Buscar

Esponjas são animais com organização corporal simples

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Esponjas são animais com organização corporal simples, sem tecidos nem órgãos, que vivem fixados a substratos submersos como rochas, madeira, conchas, etc.
Organização corporal: o corpo das diversas espécies de porífero varia quanto à forma, à cor, e ao tamanho. Apesar da variedade de formas, o corpo de um porífero pode ser descrito simplificadamente como um cilindro oco,fechado na base e com uma abertura relativamente grande no topo, o ósculo. Externamente o corpo de um porífero é revestido por células achatadas, os pinacócitos, entre as quais se distribuem, a espaços regulares, os porcinos. Estas células apresentam um poro central que as atravessa de lado a lado, pelo qual a água penetra no corpo do animal. Nas espécies com forma simples, a água que atravessa os pórocitos atinge diretamente a cavidade interna, a espongiocela, saindo em seguida através do ósculo. A espongiocela de polímeros simples e certas câmaras internas de poríferos mais complexos é revestida por células dotadas de flagelos, os coanócitos. O batimento desses flagelos gera um fluxo contínuo de água através do corpo do animal, trazendo partículas nutritivas e gás oxigênio, e removendo excreções e gás carbônico produzidos na atividade celular. Ao passar entre as projeções citoplasmáticas que formam um funil na base do flagelo do coanócito, as partículas alimentares são capturadas por fagocitose e por pinocitose e digeridas intracelularmente. Entre as camadas de pinacócitos e coanócitos há uma fina matriz gelatinosa, o mexo-hilo, onde se deslocam células amebóides totipotentes, capazes de originar todos os tipos, celulares do animal, são os amebócitos, ou arquiócitos.
Sustentação esquelética:
No meso-hilo localizam-se os elementos de sustentação esquelética das esponjas produzidos por células especiais, os escleroblastos. Epiculas são estruturas microscópicas de carbonato de cálcio ou de sílica com formatos de pequenas agulhas, estrelas, etc. elas compõem o escleroblastos.
REPRODUÇÃO
Reprodução assexuada :
 na reprodução assexuada por brotamento formam-se expansões, ou brotos, que crescem e se separam do organismo genitor. Em condições ambientais adversas certas esponjas de água doce formam estruturas resistentes, as gêmulas.
Regeneração:
 Um pedaço descartado do corpo de uma esponja pode originar um animal completo.
Reprodução sexuada:
 A maioria dos poríferos é hermafrodita ou seja, forma gametas de ambos os sexos. A espécies também dióicas, em que os sexos são separados. Os óvulos em geral permanecem na esponja enquanto os espermatozóides são liberados. A fecundação acontece no mexo-hilo.

Continue navegando