Buscar

AV1 - Teoria da Administração

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

IMPLANTAÇÂO DA BUROCRACIA NA ERA INDUSTRIAL
Nome: Allan Marcelo Grasse Garcia
Matrícula: 01556304
Curso: Teoria da Administração 
 Max Weber tinha a idéia de burocracia ligada ao conceito de autoridade, segundo ele existia três formas, autoridade tradicional, autoridade carismática e autoridade racional-legal. Weber acreditava que a autoridade racional-legal era a mais adequada para o meio corporativo das fabricas, vamos seguir dois caminhos a implementação da burocracia Weber e o seu funcionamento dentro do sistema empresarial.
 Weber acreditava que uma organização burocrática é aquela que detalha todas as tarefas da empresa e a forma que ela deve ser executada pelos colaboradores, ele estava vendo as fabricas evoluindo e se desenvolvendo rapidamente, porém com uma péssima administração interna para acompanhar seu crescimento, vendo isso acreditou que a burocracia era o único modo de organizar efetivamente um grande número de pessoas. A burocracia Weber começou a ser implementada em 1940 nas empresas. Organizações e grandes fabricas precisavam de mais controle e supervisão, a teoria Weber faria um mapeamento nas empresas apontando uma forma de gestão, determinando que os meios de trabalho sejam adequados para alcançar seus objetivos.
 O funcionamento da teoria burocrática de Weber, veio para agregar e doutrinar os funcionários dentro das grandes empresas e fabricas, o principio fundamental para uma boa direção são: Formalização, divisão do trabalho, impessoalidade, hierarquia, previsibilidade do funcionamento, competência técnica e meritocracia. Esse sistema ajuda o empresário a ter o controle de sua firma contando com apoio interno, dando a oportunidade para os funcionários em obter conhecimento e também o crescimento dentro da empresa, cada parte da empresa será dívida em setores e terá seus devidos responsáveis para executar suas funções e delegar o que deve ser feito, todos os colaboradores terão acesso as regras e objetivos da empresa.
 Tendo em vista essa idéia de futuro para as fabricas, Weber acreditava que todos os colaboradores deveriam cumprir as normas determinadas, essa teoria é bastante aplicada por governos e repartições públicas, a burocracia é capaz de antecipar as ocorrências negativas e garantir um bom desempenho dos negócios.