Buscar

AV1 - Desenvolvimento Sustentavel

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

IMPACTO DAS FAKE NEWS NO BRASIL
Nome: Allan Marcelo Grasse Garcia
Matrícula: 01556304
Curso: Desenvolvimento Sustentável e Direitos Individuais
 O Brasil está passando por muitas provações hoje, devido as “Fake News”, algumas notícias foram muito prejudiciais, poderíamos citar vários assuntos, mas como foco, foi selecionado os mais importantes: O movimento antivacina e a Disseminação de ódio e conflito.
 O Movimento antivacina foi um grande problema para o país, com a chegada do novo vírus COVID-19 no ano de 2019, em um contexto de crise sanitária muitas notícias falsas rolaram sobre as vacinas que estavam sendo fabricadas para combater a vírus, alegando não ser eficaz e de que a vacina estava sendo um potencializador de doenças, as quais matariam muitas pessoas. Devido a tantas notícias falsas sobre a vacinação muitas pessoas foram contra a vacinação no país, elevando os casos de doenças que já tinha sido erradicada do Brasil como o sarampo, rubéola, difteria e poliomielite. O que as pessoas custam entender é que, as vacinas passam por diversos testes de qualidade e eficaz, baseados em estudos sérios de pesquisadores altamente qualificados.
 A disseminação do ódio e do conflito é outro caso sério em nosso país, qualquer assunto abordado no corrente momento se torna motivos para insultos e conflitos. Como exemplo, podemos citar a nossa política que gera muito ódio e discussão entre as partes. São vários os assuntos que podemos abordar e mencionar casos de repúdio e violência, mas um em especial chocou o Brasil. Esse caso ocorreu no país devido a uma fake News no ano de 2014, no Guarujá cidade São Paulo, um administrador de uma página de Facebook postou uma notícia alertando a população que uma mulher sequestrava crianças para rituais de feitiçaria, uma mulher de 33 anos mãe de 2 filhos, foi identificada e linchada por dezenas de pessoas e foi filmada por câmeras. A mulher morreu 2 dias depois e 5 pessoas foram acusadas do crime, condenadas a 30 anos de prisão, já o administrado do Facebook que criou a notícia fake passou ileso, já que a legislação da época não previa punição a quem incitasse violência por meio da internet.
 Com tantas histórias surgindo no dia a dia, a população do Brasil deve ficar mais atenta com as notícias postadas nas redes sociais, buscando meios de verificar o que é de fato Verdadeiro ou Falso, se permanecemos na ignorância, o país terá um futuro trágico, sempre seguiremos as Fake News, caindo nas mãos de vigaristas, que levarão o país a calamidade e caos.