Buscar

TEORIA DA DECISÃO E SIMULAÇÕES EM NEGÓCIOS - atv 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 - As afirmativas a seguir dizem respeito ao Modelo da Racionalidade Limitada, também conhecido como Modelo Carnegie (diz que o tomador de decisão não tem acesso sobre todas as soluções ou ações a serem tomadas, devido à incapacidade de alcance a todas as informações, sendo que isso levaria também a um maior custo e tempo para resolver). Sendo assim, na racionalidade limitada, os gestores possuem informações satisfatórias, ou seja, informações que atendam às dificuldades de forma simplificada.
 Analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 ( ) Um tomador de decisões consegue ter acesso a todas as possibilidades de ação, observando totalmente as opções, incluindo no contexto a probabilidade física de ter acesso a todas as informações e processá-las.
( ) Um tomador de decisões não pode ter acesso a todas as probabilidades de ação, observando totalmente as alternativas, tendo em vista o alto custo envolvido nesse processo.
( ) Os gestores e os diretores aspiram todas as soluções prováveis para um problema essencial, não se restringindo apenas a soluções satisfatórias e possíveis.
( ) O processo decisório é feito de acordo com critérios próprios que limitam o processo de escolha e o número de opções prováveis.
( ) Por meio das diversas opções propostas em uma situação de tomada de decisões, quando uma delas é escolhida de acordo com o processo determinado, essa possibilidade é considerada satisfatória e possível, mas não se trata da melhor escolha, uma vez que essa é uma visão.
 Assinale a alternativa que apresenta a sequência adequada:
Resp: F, V, F, V, V.
Resposta correta. A alternativa está correta, pois quando tratamos de decisões precisamos passar por esses momentos de descoberta, análise da disponibilidade dos recursos e capacitar as pessoas para poderem superar suas limitações cognitivas para melhor desempenharem seus papéis, sempre considerando o fator da limitação de recursos, principalmente, tempo e financeiro, que são fundamentais para atividades e estratégias das empresas.
2 - Reginaldo, gestor sênior de uma multinacional, frequentemente se vê envolvido em processos de tomada de decisão que impactam no resultado do seu setor e de atuação de trabalho, assim como também afetam o curso das ações da empresa em seu mercado de atuação, por consequência, da organização em que atua.
 Sobre o processo de tomada de decisão, é correto afirmar que:
Resp: Para avaliar as alternativas desenvolvidas, Reginaldo pode utilizar, por exemplo, a árvore de decisão e a matriz de resultados.
Resposta correta: A alternativa está correta, pois as árvores de decisão são um dos modelos mais práticos e mais usados em dedução indutiva. Esse método apresenta formas práticas e bem definidas a partir da análise da condição que estamos tratando, assim como a matriz de resultado explora muito bem as alternativas mais aderentes para resolução do problema em questão.
3 - Independente de qual atividade hierárquica o gestor tem, ele sempre terá de tomar decisões que favoreçam à estrutura. Para isso, ele precisa ter em mente: qual o problema e os impactos que essa decisão irá provocar à organização. Essa decisão pode ser programada ou não programada. Sobre o processo decisório dentro das empresas, decisões programadas e decisões não programadas, analise as frases a seguir:
 I. As decisões programadas consideram problemas que já foram enfrentados antes e que se comportam sempre da mesma maneira.
II. As decisões programadas controlam tempo e energia, impedindo e reduzindo a escassez de recursos.
III. As decisões não programadas são definidas individualmente, dependem de condições diferentes, isto é, não padronizadas.
 Está correto apenas o que se afirma em:
Resp: I, II, III
Resposta correta. A alternativa está correta, quando conseguimos identificar algumas questões e suas recorrências dentro da organização, podemos tratar todas como programadas e, dessa forma, economizar recursos, definir estratégias, ações e atividades para lidar com essas decisões programadas, bem como tratá-las pontualmente de acordo com suas ocorrências dentro da organização.
4 - Conforme Maximiano (2015), administração é o processo de tomar decisões acerca de objetivos e utilização de recursos disponíveis no momento que estamos tomando essa decisão, assim, como também precisamos considerar recursos disponíveis e adequados para a tomada das decisões.
 MAXIMIANO, A. C. Introdução À Teoria Geral da Administração. São Paulo: Editora Atlas. 2015.
 Com relação à importância da administração, assinale a alternativa correta.
Resp: A administração é importante para organizações que atuem em diferentes segmentos de mercado e, dessa maneira, diversificarem suas probabilidades de lucros, estratégias de atuação e inserção nos mercados em que atua.
Resposta correta: A alternativa está correta, pois a administração/gestão sempre é fundamental para organizações que atuem em diferentes segmentos de mercado e, com isso, têm estratégias diferenciais para atuar nesses segmentos de atuação, assim, entendemos a necessidade e importância de conhecermos e de dominarmos o processo de tomada de decisão.
5 - Segundo os postulados de Herbert Simon, a decisão é um processo de escolha entre possibilidades acessíveis e disponíveis no momento de tomarmos a decisão e analisando a situação e o objeto de tomada de decisão, bem como as situações que influenciam os tomadores de decisões.
 Fonte:
 Considerando a teoria da decisão, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 I. ( ) A boa decisão caracteriza-se por um processo de racionalidade que reúne todas as informações acerca do problema.
II. ( ) As decisões são tomadas em função dos objetivos definidos frente aos problemas identificados.
III. ( ) A percepção de uma situação e a decisão sofrem influência em relação ao que o decisor aprecia e deseja.
 A seguir, assinale a alternativa que apresente a sequência correta.
Resp: F, V e V.
Resposta correta: A alternativa está correta, pois apresenta sequência adequada. Quando consideramos a teoria da decisão, precisamos sempre ter em mente que tomamos as decisões ou buscamos soluções para buscar resoluções e lembrar de que a decisão sempre terá impactos influenciados por desejos e escolhas do decisor.
6 - O termo intraempreendedor mostra aquele que, dentro da organização, assume a obrigação de realizar uma inovação de qualquer tipo, a qualquer momento, em qualquer lugar na organização. O intraempreendedor deve ter conhecimentos que precisam realizar competências. Nesse sentido, a competência para produzir as atividades operacionais de uma organização e entender o seu desempenho como um todo representa qual competência?
Resp: Negocio.
Resposta correta: Correta! Quando o colaborador está sempre em busca de novidades para a empresa, avaliando e assumindo os riscos, gerando e compartilhando ideias com os seus gestores e pares, procurando sempre uma melhoria contínua do processo de negócio para o qual trabalha ou mesmo para a organização como um todo, estamos diante de uma visão de negócio que só favorece a organização.
7 - Diversas vezes, não tomamos decisões, não pelo fato de não sabermos o que precisamos, mas sim porque na maior parte das vezes não apresentamos nosso processo decisório. Para se tomar uma decisão não basta saber o que se quer, mas é importante existirem algumas condições para compreender o objetivo definido e os aspectos, como sua análise e estimativa dos processos para obtê-lo. Em descrição aos elementos do processo decisório, determine a possibilidade a seguir, que não apresenta um dos elementos que constituem o processo decisório:
Resp: O estado integrador.
Resposta correta. A alternativa está correta, pois temos alguns elementos que utilizamos e dependemos deles para realizar corretamente o processo de tomada de decisão, mas certamente - quando falamos de integração ou estado integrador - este não faz parte desses elementos do processo de tomada de decisão, compondo outros momentose consequências posteriores à tomada de decisão.
8 - Ao aplicarem o sistema racional de tomada de decisões, as empresas dispõem de quatro fases para ajudar os gestores a considerarem alternativas e recursos disponíveis dentro das possibilidades e escolher a que tiver melhor possibilidade de sucesso para a resolução do objeto de toda a de decisão. Indique a opção que apresenta a ordem correta do processo racional de tomada de decisão.
Resp: Analisar a situação – criar alternativas – avaliar as alternativas e escolher a melhor – implementar e monitorar a decisão
Resposta correta: A alternativa está correta, todo processo racional de tomada de decisão é pautado por criar, verificar e validar alternativas e, em seguida, escolher as melhores alternativas e, destas, a melhor para ser aplicada. Após essas etapas precisamos sempre nesse processo monitorar e acompanhar o resultado do processo.
9 - Com o objetivo de refletir sobre um dos processos de sua área de trabalho em busca de melhoria, Pedro Santos convidou sua equipe para a realização de um brainstorming (é mais que uma técnica de atividade de grupo, sendo uma prática desenvolvida para explorar a capacidade criativa de uma pessoa ou de um grupo - criatividade em equipe - colocando-a a serviço de objetivos pré-determinados).
 Sobre brainstorming e suas características, analise as afirmativas a seguir:
 I- Indefinição de tempo.
II- Presença de julgamento prévio.
III- Registro de ideias.
IV- Liberação da criatividade.
 Assinale a alternativa que apresenta quais são as características de brainstorming:
Resp: III e IV apenas
Resposta correta. A alternativa está correta. Quando consideramos o processo cognitivo, entendemos e valorizamos as experiências vividas pelo indivíduo e todas suas associações e conexões entre suas informações e divergências.
10 - Processo decisório é o processo de determinar o caminho mais adequado à empresa em uma certa situação. Uma instituição precisa ser capaz de melhorar recursos e atividades, assim como criar um modelo competitivo que a permita superar os concorrentes no processo decisório. É determinada uma direção em referência à alternativa definida, devendo, dessa forma, haver uma racionalidade objetiva dos gestores.
 Qual das opções a seguir qual é uma das etapas do processo decisório.
Resp: Análise e comparação das soluções alternativas
Resposta correta. A alternativa está correta, pois no processo decisório consideramos vários fatores fundamentais para a resolução do problema e, uma vez feita a escolha pela melhor e mais adequada alternativa, não mais tratamos as alternativas descartadas no processo, pois precisamos que recursos sejam utilizados na implementação e no acompanhamento do resultado do problema em questão.

Continue navegando