Buscar

Planejamento e Gestão de Eventos em Educação Física - Avaliação On-Line 1 (AOL 1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Planejamento e Gestão de Eventos em Educação Física - Avaliação On-Line 1 (AOL 1)
1. Pergunta 1
Leia o trecho e assinale a opção que preenche corretamente as lacunas abaixo:
Estratégias de marketing envolvem um conjunto de ações e planos desenvolvidos pelas empresas para atingir seus objetivos de marketing. A segmentação de mercado é uma dessas estratégias fundamentais. A segmentação de mercado refere-se ao processo de dividir o mercado em grupos distintos de consumidores com características semelhantes, com a finalidade de direcionar estrategicamente os esforços de marketing para cada segmento específico. Esses segmentos podem ser definidos com base em diferentes critérios, como ________________ (idade, gênero, renda), _________________ (região, país), ____________ (valores, estilo de vida) ou ____________ (padrões de compra, uso do produto).
1. Demográficos, geográficos, psicográficos, comportamentais Resposta correta
2. Pergunta 2
Quando se fala em marketing esportivo observam-se alguns momentos históricos. Sendo o primeiro em 1870, ano em que os cartões de tabaco traziam jogadores de beisebol estampados. 
Considerando os elementos históricos do marketing esportivo, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. [...] Na década de 20 a Hillerich & Bradsby desenvolveram uma ação voltada para venda de tacos de beisebol, criando uma grande procura pelos produtos e sendo classificada como “de sucesso”.
II. [...] No Brasil, a primeira ação, que correlaciona esporte ou atletas com produtos foi a ação desenvolvida pela Instituto Brasileiro do Café (IBC) com Garrinha e Pelé.
III. [...] no contexto nacional, o Campeonato Mundial de Tênis, na década de 70 é mais um ótimo exemplo de eventos patrocinados por uma empresa provada, nesse caso a Colgate Palmolive
IV. [...] no mundo do futebol, o Campeonato Brasileiro de 1987 apresentou pela primeira vez os times com patrocinadores estampados na camisa.
Assinale a alternativa com a sequência correta.
1. V, V, V, V. Resposta correta
3. Pergunta 3
Influenciar o comportamento do consumidor, no universo esportivo, é uma importante ferramenta para as empresas e equipes esportivas aumentarem suas rendas e lucros. Para tanto, é necessário perceber os fatores envolvidos nesse processo.
Observe as alternativas abaixo e marque apenas a alternativa incorreta.
1. O fator motivacional pode ser intrínseco, quando surge de dentro do indivíduo, como a busca por ganhar/vencer o jogo por conta do prazer, reconhecimento, realização etc., ou extrínseca, quando é impulsionada por fatores externos, no momento que ele busca ganhar o jogo por conta de uma recompensa financeira, status social ou para minimizar uma pressão social. Resposta correta
4. Pergunta 4
Uma estratégia de marketing esportivo é um plano de ação projetado para promover uma marca, produto, serviço ou evento relacionado ao mundo do esporte. Ela envolve a identificação de objetivos, análise do mercado-alvo, desenvolvimento de táticas e implementação de ações específicas para alcançar o sucesso no ambiente esportivo.
Qual das seguintes alternativas não é uma estratégia comum de marketing esportivo?
1. Publicidade em meios de comunicação tradicionais  Resposta correta
5. Pergunta 5
Os "4 Cs dos clientes" representam uma abordagem alternativa aos elementos tradicionais do composto de marketing, concentrando-se na perspectiva do consumidor. Essa perspectiva visa entender as necessidades, desejos e percepções dos clientes, colocando-os no centro das estratégias de marketing. 
Observe a aplicação dos “4 Cs dos clientes" nas alternativas abaixo e marque apenas a alternativa incorreta.
1. No marketing esportivo, a concorrência diz respeito às marcas autorizadas a vender os produtos do seu clube ou time. Um clube pode licenciar mais de uma marca para vender seus produtos, dessa forma, o fã poderá comparar e comprar produtos, do mesmo estilo, contudo com valores mais baratos. Resposta correta
6. Pergunta 6
O marketing esportivo é uma área do marketing que se concentra na promoção de marcas, produtos ou serviços por meio do envolvimento com o esporte e com eventos esportivos. Ele envolve a criação e a implementação de estratégias de marketing para alcançar os fãs e consumidores ligados ao mundo esportivo. No processo de planejamento das ações é necessário levar em consideração o mix marketing. 
Observe a aplicação do composto do marketing, nas alternativas abaixo e marque apenas a alternativa incorreta.
1. Pessoas: reconhece a importância dos indivíduos envolvidos no processo de marketing, tanto os clientes quanto os funcionários da empresa. Afinal, são eles que influenciam a experiência do cliente, a satisfação, a fidelidade com a marca e a percepção geral do produto ou do serviço oferecido. Resposta correta
7. Pergunta 7
 “O marketing é um processo social e gerencial através do qual indivíduos obtém aquilo que desejam e necessitam, criando e trocando produtos uns com os outros, indo além do entendemos por publicidade.”
Fonte: KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. Rio de Janeiro: Pretince, 1998.
I – O Marketing deve ser visto com uma ação de promoção de um produto ou serviço.
II – A publicidade e o marketing são ferramentas que buscam a promoção do produto ou serviço.
III – A propaganda é o principal elemento do composto do marketing.
1. Todas as afirmações são falsas Resposta correta
8. Pergunta 8
O posicionamento envolve identificar um espaço único e relevante para a empresa ou produto ocupar na mente dos consumidores. Isso é feito com base nas características distintivas, benefícios, valores ou atributos exclusivos que a empresa ou produto oferece. O objetivo é criar uma associação positiva e duradoura na mente dos consumidores, que os levará a escolher a empresa ou produto em detrimento dos concorrentes.
I - Diferenciação busca apresentar as características únicas e distintivas de seus produtos ou serviços. 
II - A preocupação com a relevância do público-alvo aumenta a probabilidade de os possíveis consumidores identificarem-se, de forma mais efetiva, com a marca 
III - Uma forte reputação solidifica a marca no mercado, criando um sentimento de segurança e lealdade nos consumidores.
IV - A aplicação do conceito de vantagem competitiva a empresa buscará apresentar um produto único e valioso, em relação, aos seus concorrentes que serão “normais e comuns”
1. Todas as afirmações são verdadeiras Resposta correta
9. Pergunta 9
A estratégia do marketing pode fazer uso da segmentação do mercado, como objetivo de ofertar o produto certo, para o consumidor certo, na hora certa, no local correto. Nesse sentido, é necessário realizar pesquisas demográficas, geográficas, psicográficas e comportamentais.
Observe as alternativas abaixo e depois marque apenas a correta.
I - Segmentação demográfica: uma empresa pode desenvolver estratégias específicas para atender às necessidades e aos interesses de jovens atletas, mulheres que praticam esportes ou pessoas mais velhas que buscam atividades físicas adequadas à sua faixa etária. 
II - Segmentação geográfica: uma equipe de futebol pode segmentar seu mercado com base na localização geográfica dos fãs. Ela pode desenvolver estratégias de marketing direcionadas aos torcedores da região onde está sendo sediada ou até em uma ação, dentro de uma região, com poucostorcedores, com o objetivo de aumentar seus torcedores. 
III - Segmentação psicográfica: uma empresa que vende roupas e acessórios para praticantes de esportes ao ar livre pode segmentar seu mercado com base nos valores de sustentabilidade e preocupação com o meio ambiente.
IV - Segmentação comportamental: uma empresa que oferece serviços de streaming de eventos esportivos pode segmentar seu mercado com base no comportamento de consumo. Se o consumo maior for de basquete, ela poderá ofertar novos campeonatos de basquete na sua grade de programação.
1. Todas as afirmações são verdadeiras Resposta correta
10. Pergunta 10
Leia o trecho e assinale a opção que preenche corretamente as lacunas abaixo:
Os compostos de marketing são combinações de ferramentas de que dispõem os gerentes de marketing de modo a satisfazer os clientes e os objetivos da empresa. Chamado de ‘oferta’ pela ótica do cliente, o composto de marketing é geralmente associado ao _________, _________, _________ e _________.
1. Produto, preço, promoção e praça Resposta correta

Outros materiais