Buscar

Atividade Motora e Ludicidade AOL 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Motora e Ludicidade - Avaliação On-Line 1 (AOL 1)
1. Pergunta 1
A escola tem o papel de transmitir conteúdo, mas também proporcionar um ambiente que estimule o desenvolvimento social, físico e intelectual do indivíduo. Nela é possível, colocar em prática atividades que podem favorecer o desenvolvimento especifico de cada criança, principalmente se a atividade controlada for aplicada na primeira infância. Isso deve acontecer de forma lúdica e leve, para que as crianças e jovens comecem a absorver os estímulos gradualmente e de forma natural. 
Assim, considerando o texto acima e o material estudado sobre as relações entre jogo, recreação e desenvolvimento humano, podemos dizer que: 
1. a escola deve fornecer um equilíbrio entre jogo e recreação para alcançar um melhor desenvolvimento do aluno. 
2. Pergunta 2
O jogo simbólico vai cedendo lugar ao jogo de regras, porque a criança passa do exercício simples às combinações sem finalidade e depois com finalidade. Esse exercício vai se tornando coletivo, tendendo a evoluir para o aparecimento de regras que constituem a base do contrato moral. As regras pressupõem relações sociais ou interpessoais. Elas substituem o símbolo, enquadrando o exercício nas relações sociais. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o desenvolvimento infantil, podemos afirmar que as regras são um marco no desenvolvimento porque: 
1. são a prova concreta do desenvolvimento da criança.
3. Pergunta 3
A formação da civilização brasileira, principalmente por índios, negros e brancos traz consigo também o lúdico, a recreação, a junção de tradições e culturas que originaram diversos jogos. No passado, não apenas as crianças, mas os adultos também compartilhavam estes jogos recreacionais. Atualmente, a prática destes jogos foi quase que totalmente abandonada pelos adultos, no entanto, ainda carrega consigo os valores recreacionais que envolve as crianças.
De acordo com o que foi estudado em recreação e associando ao texto acima, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) A recreação deve ser orientada e direcionada por um profissional qualificado para que não haja prejuízos à saúde.
II. ( ) A atividade recreativa faz parte integral do jogo e, mesmo que seja associada ao entretenimento, ela necessita de regras.
III. ( ) Recreação é uma atividade na qual o tempo e lugar devem estar livres de qualquer restrição
IV. ( ) Quem está envolvido na atividade recreativa decide sobre a prática e o entretenimento que devem fazer parte da atividade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. F, F, V, V.
4. Pergunta 4
É através do brincar que a criança se encontra com o mundo de corpo e alma. Percebe como ele é e dele recebe elementos importantes para a sua vida, desde os mais insignificantes hábitos, até fatores determinantes da cultura de seu tempo. Acreditava-se erroneamente que o conteúdo imaginário do brinquedo é que determinava as brincadeiras infantis, quando na verdade quem faz isso é a criança. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a brincadeira e o brinquedo podemos afirmar que:
1. quanto mais atraente for o brinquedo, com mais tecnologia inserida, mais distante ele estará de seu valor como instrumentos do brincar.
5. Pergunta 5
Leia o trecho a seguir:
“Ao ensinar, relembrar e expor esse saber (originado do saber de outros que o aprendem a partir do nosso), nós o aumentamos em ciclos indefinidos de crescimento positivo que, por vezes, ficam bloqueados pela estupidez da obediência.” 
Fonte: SERRES, M. Variações sobre o Corpo. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 2004. p. 67.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os conceitos de jogo, brinquedo e brincadeira, podemos afirmar que o ensino das atividades deve ser:
1. espontâneo, divertido, interessante e sem regras que deixem a atividade engessada.
6. Pergunta 6
Leia o trecho a seguir:
“A Educação Física é sobretudo educação, envolve o homem como unidade em relação a dialética com a realidade social. Os valores-fins da Educação em geral e seus respectivos objetivos estendem-se em sua totalidade, à Educação Física que, como ato educativo, está voltada para a formação do homem, tanto em sua dimensão pessoal como social”
Fonte: GONÇALVES, M.A.S. Sentir, Pensar, Agir – Corporeidade e Educação. 2. ed. Campinas: Papirus, 1997. p. 117.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os conceitos de jogo, brinquedo e brincadeira, analise as afirmativas a seguir:
I. Na educação física, o jogo deve ser utilizado como uma atividade que permita interação social
II. É papel da educação física fornecer atividades que possam colaborar com a individualidade 
III. A educação física precisa orientar que os alunos possam desenvolver noções lógicas. 
IV. Na educação física a criança precisa apender a brincar entendendo o compromisso com o resultado.
Está correto apenas o que se afirma em:
1. I e III
7. Pergunta 7
Como conteúdo da Educação Física, o jogo favorece o processo de aprendizagem. Nessa perspectiva é que vemos o jogo, a brincadeira e o brinquedo como objetos a serem aprendidos e como um meio que permite a aprendizagem e o desenvolvimento dos indivíduos. Os mesmos permitem que conhecimentos afetivos e cognitivos sejam aprendidos, assim como o desenvolvimento de habilidades intelectuais e motoras. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre jogo, brinquedo e brincadeira, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) O professor deve ser capaz de fazer com que os alunos vivenciem experiências de criação e recriação de jogos.
II. ( ) O professor deve definir as regras que os alunos devem seguir para que o jogo possa ser entendido como conteúdo de uma disciplina.
III. ( ) O professor deve permitir que o aluno possa experimentar e criar diferentes formas de jogar; reconhecer e apropriar-se dos jogos considerando o outro.
IV. ( ) O professor deve organizar os indivíduos pelo nível de desempenho para criar uma competição agradável e incentivar a vitória para que os alunos possam se adaptar às derrotas e vitórias nos jogos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. V, F, V, F.
8. Pergunta 8
As habilidades motoras fundamentais aparecem em uma ampla variedade de esportes, de jogos e de outras atividades motoras nas quais nos engajamos. É
durante essa fase que o professor de Educação Física terá maior contato e maior chance de trabalhar com as crianças. O desenvolvimento das habilidades fundamentais ocorre em todas as fases da vida e cada movimento deve passar por três estágios distintos. Esses movimentos apresentam uma progressão natural. 
De acordo com o texto acima e o conteúdo estudado sobre o desenvolvimento humano, analise os estágios dispostos a seguir e associe-os com suas respectivas características:
1) Inicial.
2) Elementar.
3) Maduro.
( ) O movimento tem uma estrutura melhor definida, como a preparação, a ação principal e a finalização do movimento. 
( ) O movimento tem uma estrutura espaço-temporal dos componentes do movimento apropriada. É considerada um desempenho habilidoso.
( ) O movimento tem uma forma rudimentar, faltando vários componentes da estrutura.
( ) Há um controle maior sobre o movimento especifico, mas ainda sem a especificidade da modalidade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. 2, 3, 1, 2.
9. Pergunta 9
Quando atuamos na construção da identidade pessoal da criança devemos direcionar o ensino de forma a fornecer e ampliar o conhecimento. Precisamos necessariamente abordar uma organização didática que será desenvolvida através de situações significativas estruturadas por eixos organizadores.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre recreação e jogos, podemos afirmar que os eixos organizadores são:
1. a linguagem, a brincadeira e as interações sociais.
10. Pergunta 10
Analise o quadro a seguir: 
Fonte: BERNARDO, A. Videogame: nolimite entre o bem e o mal. Veja Saúde, 2020. Disponível em: https://saude.abril.com.br/medicina/videogame-no-limite-entre-o-bem-e-o-mal/. Acesso em: 27 jul. 2021
Considerando as informações do quadro acima e o conteúdo estudado sobre os jogos, podemos afirmar que:
1. o vídeo game pode ser uma alternativa para o ensino dos jogos em momentos nos quais a atividade de campo não pode ser executada.

Outros materiais