Buscar

val atividade 53 23

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prezado aluno(a), nossa atividade MAPA será desenvolvida através de uma aplicação dos conceitos que serão introduzidos na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I. Suponhamos que você seja o analista financeiro da empresa Matemáticos S.A. e que o lucro líquido (receita - despesas) dessa empresa, durante um ano, seja apresentado trimestralmente e que após o levantamento dos dados, foi construído um modelo matemático que representa o lucro líquido da empresa, representado pela função:
em que x corresponde ao período dado em trimestres.
Instruções para adequações que devem ser realizadas no modelo acima, para que a função l(x) esteja bem definida:
- As letras A, B e C devem corresponder ao quinto, sexto e sétimo algarismos de seu RA (registro acadêmico), ou seja, sendo seu RA de número 22194537-5, temos que A=4, B=5 e C=3.
- Após definir a função l(x) de acordo com os valores atribuídos às constantes A, B e C, utilize o GeoGebra para plotar o gráfico e se familiarizar com a função.
- O domínio para essa função será o intervalo [0; 4] (zero a quatro).
Agora, o sócio majoritário da empresa solicitou uma análise do lucro líquido da empresa nesse intervalo. Assim, munido dessas informações, utilize o conceito de derivadas para expressar os pontos de máximo e de mínimo do lucro líquido da empresa no intervalo solicitado, ou seja, em qual período o lucro foi máximo e em qual período o lucro foi mínimo, apresentando, também, o valor do lucro nos referidos períodos (Tome π = 3,14).
DICA: Trabalhe com a calculadora em radianos!
OBSERVAÇÃO:​ para maior facilidade na execução dessa atividade, a seguir, apresentamos mais detalhes sobre a sua realização.
a) Leia com atenção as informações contidas aqui e procure outras informações sobre o assunto que agreguem à sua atividade.
b) No MATERIAL DA DISCIPLINA encontra-se disponível um TEMPLATE para elaboração da atividade.
c) Seu texto deve ser escrito na fonte Times New Roman ou Arial, com tamanho de letra 12 e não se esqueça de apresentar todos os cálculos realizados (fotografia dos cálculos não serão aceitas!).
d) Realize uma cuidadosa revisão em sua atividade e anexe o arquivo nela, clicando sobre o botão "Selecionar Arquivo" e atente-se que o ambiente aceita apenas um arquivo.
e) Após anexar o trabalho e se certificar que se trata do arquivo correto, clique no botão "Responder" e, posteriormente, em "Finalizar Questionário" (após finalizar o questionário, não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).

Outros materiais