Buscar

Modelo de Relatorio Individual

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP (CAMPUS ANCHIETA)
2º RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO 
Disciplina: Práticas Sociais e Subjetividade
Supervisor: Flávio Martins
Data da Observação: 23/08/2023 das 17h às 19h 
Local da Observação: Residência localizada na zona norte de São Paulo.
Estagiário: Julia Oliveira dos Santos
A residência se localiza no bairro Vila Guilherme, na zona norte paulista. Nela, estiveram presentes 5 pessoas, que serão os participantes da observação. O participante 1 (P1), participante 2 (P2) e participante 3 (P3) são homens, na faixa etária de 25 a 50 anos. Já a participante 4 (P4) e participante 5 (P5) são mulheres entre 35 a 45 anos. P1 e P4 são casados, P2 e P5 formam o segundo casal e, P3 é filho de P1 e P4. A observadora se posicionou em uma cadeira presenta na sala de estar e deu início ao registro dos comportamentos. 
Naquele momento, P1 e P2 estão sentados no sofá da sala de estar, enquanto P3 está deitado em um tapete no chão da sala. Naquele momento, os 3 participantes homens estavam assistindo um programa que passou na televisão. Já P4 e P5 estavam na cozinha, preparando alimentos para o jantar.
O P2 levantou-se do sofá, andou em direção a cozinha, abriu a geladeira e pegou uma garrafa de refrigerante, serviu-se e retornou para o sofá onde estava sentado. Em seguida, P1 verbalizou olhando para P2: “já já vou matar quem está me matando”, P2 sorriu olhando em direção para P1. Após isso, P2 levantou-se, andou em direção a cozinha, beijou abraçou a P5 e verbalizou: “já tá pronto, amor?”, P5 olha em direção à P2 e verbaliza: “tá sim, já vou por a mesa”. O P2 se direciona para a mesa de jantar presente na sala, P1 e P3 se levantaram e acomodaram na mesa. Em seguida, P4 e P5 levam as panelas, talheres e pratos para a mesa. 
Primeiramente, P1, P2, P3 serviram-se, colocando os alimentos em seus pratos e começaram a comer, depois, P4 e P5 montaram seus respectivos pratos e também começaram a se alimentarem. Assim permaneceram por aproximadamente 30 minutos.
Após finalizarem o jantar, P3 verbaliza: “deu até sono, já já vou ir deitar pra dar uma descansada” (SIC), P4 olha em direção a P3 e verbaliza: “tá cansado e não fez nada o dia todo, eu que trabalhei não tô assim” (SIC). Em seguida, P3 levantou-se, levou seu prato em direção a cuba da pia da cozinha e o apoiou na superfície. P2 e P1 realizaram a mesma ação. 
Em seguida, P4 e P5 também recolheram seus pratos, levaram em direção a pia da cozinha e os apoiaram no balcão. P4 olha em direção a P5 e verbaliza: “você lava aí, porque eu vou fazer um doce pra gente”. A P5 começa a lavar as louças que haviam sujado no jantar, enquanto P4 separa ingredientes para preparar uma sobremesa. 
Ainda naquele momento, P1, P2 e P3 andaram em direção ao sofá e lá permaneceram sentados, olhando em direção a televisão e conversando entre si. Em seguida, a observadora finalizou o registro de observação e interagiu com os participantes que lá estiveram presentes.

Outros materiais