Buscar

2 AVALIAÇÃO DE FUND DO DTO CIVIL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Personalidade jurídica é a ideia de que uma pessoa, seja física, seja jurídica, tenha capacidade de adquirir direitos e contrair deveres na sociedade. No que tange às pessoas físicas, responda o seguinte questionamento: o marco final da personalidade jurídica da pessoa física é a: 
Morte.
2. Pedro vendeu para Murilo um imóvel localizado na Rua 3, bairro das Flores, local em que Murilo pretendia abrir sua loja de roupas. Eis que três dias após a celebração do contrato, enquanto realizava as reformas, Murilo foi surpreendido por um oficial de justiça que informou que o imóvel era de um terceiro e que Murilo deveria sair imediatamente do imóvel. O caso fictício trata-se de um típico caso de: 
 
Evicção
 
3. Com relação às pessoas físicas e jurídicas, analise os seguintes itens: I – Por meio do nome civil a pessoa natural é identificada no seu ambiente familiar e no meio social; por isso o nome é imutável, exceto se a mudança decorrer da adoção de menor ou do casamento. II – Os bens pertencentes à pessoa jurídica e os bens que integrem o estabelecimento empresarial são de propriedade dos seus sócios, em comunhão ou condomínio, na proporção representada pelas quotas da sociedade limitada ou pelas ações da sociedade anônima. III – A sociedade de fato ou irregular não tem personalidade jurídica, mas possui capacidade de ser parte no processo, tem autonomia patrimonial em relação aos sócios e responsabilidade própria. Quais itens são verdadeiros? 
Nenhum item está correto.
4. A personalidade jurídica dispõe de atributos, como, por exemplo, nome, domicílio, estado civil e capacidade, onde os seus conceitos permitem que um indivíduo seja diferido dos demais. Quanto ao domicílio, marque a alternativa correta:  
É o local em que a pessoa estabelece sua residência fixa, sua morada com fim definitivo.
 
5. Paula comprou a moto de Sheila no dia 03 de setembro e no dia 07 de setembro, durante o feriado, ao sair do supermercado, a moto de Paula parou de funcionar. Ao procurar um mecânico, Paula foi informada que o defeito fora ocasionado por falta de manutenção de Sheila. O defeito apresentado pela moto, em termos contratuais, trata-se de um (a): 
Vício redibitório.
 
6. Analise o seguinte caso: Carla é tia de Maura e deixou a sobrinha residir em seu apartamento localizado na praia das conchas o tempo que Maura precisasse. Maura é quem paga o condomínio, IPTU e cuida da conservação do imóvel. Nesse caso, pode-se dizer que, em relação ao imóvel, Maura é: 
Possuidora.
 
7. Isabela e Ana Clara são netas de Dona Odete, que, em testamento, deixou para Isabela uma pintura feita pela própria Dona Odete na época em que ela morava na França; e para Ana Clara um vestido feito por um estilista francês utilizado pela Dona Odete em seus quinze anos. Considerando a classificação de bens, eles podem ser considerados, respectivamente: 
Infungíveis.
 
8. Com relação aos tipos de benfeitorias, analise o seguinte caso: Paulo é locador de um imóvel e, recentemente, por conta das fortes chuvas que ocorreram na cidade, parte do teto do imóvel desabou. A obra a ser realizada de reconstrução do teto é classificada como benfeitoria: 
Necessária.
 
9. Com relação aos diferentes tipos de obrigações, analise o seguinte trecho: As obrigações _________ ocorrem quando há mais de um devedor ou credor e entre ambos existe um vínculo. Qual alternativa contém o tipo de obrigação que preenche adequadamente a lacuna? 
Solidárias.
 
10. A propriedade faz parte do direito das coisas, consistindo em um direito que a pessoa possui de usar, gozar, dispor ou reivindicar do bem de quem injustamente o possua. Com relação à propriedade, marque a seguir a alternativa que constitui uma das formas de sua extinção: 
Desapropriação

Outros materiais