Buscar

PTI nota 10 SENAC - Gestão de canais de marketing

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) De acordo com o texto sobre a Natura, cite e justifique quais tipos de varejo a empresa vem operando ao longo de sua trajetória (5,0 pontos). 
A empresa Natura é um exemplo de inovação e aprimoramento de seus negócios. A Natura é conhecida por operar como uma rede de varejo, oferecendo seus produtos através de lojas físicas, além de canais de venda online. A empresa possui uma presença significativa em shoppings, centros comerciais e lojas de rua em diversas regiões. Além de suas lojas próprias, a Natura também utiliza o modelo de franquias em sua operação, o que permite expandir sua presença de forma eficiente, aproveitando o investimento dos franqueados.
No início, a empresa não tinha lojas físicas, utilizava-se a venda direta entre as consultoras que atuam como revendedoras dos produtos da marca, como “aposta na força das relações” já que permite consultoria personalizada sobre os produtos e suas aplicações. Posteriormente, voltou a adotar as lojas físicas no Brasil entre 2016 e 2017 para proporcionar uma experiência de compra imersiva, onde os clientes podem experimentar os produtos e receber assistência dos funcionários da Natura. 
De acordo com o site da Natura, em 2015, o Rede Natura, foi a primeira plataforma de vendas on-line, alcança todo o território brasileiro e chega ao Chile, fortalecendo a marca no ecommerce. Essa estratégia também permite à Natura adaptar-se às mudanças nas preferências dos consumidores em relação ao comércio online.
2) Ainda de acordo com o texto sobre a Natura, avalie e justifique se pode haver conflito de canal entre os atuais canais de marketing da empresa (5,0 pontos). 
A citação inicial de Kotler e Keller (2012) enfatiza que o varejo se concentra na satisfação pessoal ou familiar do consumidor, independentemente do canal de venda. A presença da Natura em múltiplos canais de marketing pode, sim, gerar potencialmente conflitos de canal. Porém o fato acontecerá, caso haja uma falha no gerenciamento desses canais, levando à disputa por clientes e potencialmente canibalizando as vendas.
Outro ponto é em relação a logística e os custos. Pois dentro de uma empresa, esse gerenciamento de múltiplos canais pode aumentar os valores gastos na manutenção operacional e logística. Cada canal pode exigir infraestrutura, recursos e processos específicos. Se esses custos não forem controlados, podem prejudicar a rentabilidade da empresa.
Em contrapartida, são possibilidades. A Natura é uma empresa consolidada e reconhecida no segmento de beleza e cosméticos, sendo a quarta maior e já tendo recebido premiações importantes, como ocupar o 42º lugar nas empresas de maior reputação do mundo segundo Rep Track Global 100 – 2021. Ou seja, trata-se de uma empresa que entende como gerenciar seus canais e como aplicar as melhores estratégias para o seu negócio. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Premiações e Reconhecimento. Disponível em: <https://ri.naturaeco.com/esg/premiacoes-e-reconhecimento/>. Acesso em: 2 sep. 2023.
NATURA. Nossa História. Disponível em: <https://www.natura.com.br/a-natura/nossa-historia>. Acesso em: 2 sep. 2023c.
BBC NEWS BRASIL. A história e as estratégias da Natura, empresa brasileira que comprou a Avon. BBC, 23 May 2019.

Outros materiais