Buscar

entomologia forense

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1. A maioria dos insetos é ovípara e os embriões completam o seu desenvolvimento fora do corpo da mãe, entretanto, espécies ovovíparas e vivíparas também são conhecidas, sofrendo mudanças drásticas até atingirem o estágio adulto. Esse processo é conhecido como metamorfose. Esta pode ser dividida em três tipos: hemimetábola, holometábola ou ametábola. Com base nessas informações, assinale a alternativa que condiz com um inseto que sofre metamorfose holometabólica. 
Você acertou!
A. 
Insetos holometábolos apresentam metamorfose completa, ou seja, a larva cresce, sofre diversas mudas e desenvolve-se em uma pupa, que permanece enclausurada dentro de um casulo. Nesse estágio, o inseto passa por mudanças consideráveis em sua forma, até emergir sob a forma de um adulto ou imago. As borboletas e mariposas são exemplos desse tipo de metamorfose.
A metamorfose é um processo complexo que envolve mudas periódicas, uma vez que os estágios imaturos se desenvolvem e aumentam em tamanho. Insetos holometábolos são aqueles que apresentam metamorfose completa, larva, pupa e adulto ou imago. De um estágio a outro, o inseto passa por diversas modificações, tendo estágios morfofisiológicos diferenciados. Exemplos: borboletas e mariposas.
2. As perdas causadas durante o armazenamento de grãos podem ser quantitativas, o que significa a redução de peso ou volume; e qualitativas, caracterizadas por alterações na qualidade do produto, em razão da diminuição do valor nutricional, devido à presença de contaminantes nas fases de pré e pós-colheita (BACALTCHUK; LORINI, 2008). Esses contaminantes podem ser de origem química, física ou biológica.
Qual alternativa apresenta contaminantes de origem química, física ou biológica, respectivamente?
Você acertou!
C. 
Químicos: micotoxinas, resíduos de pesticidas e metais pesados; físicos: fragmentos de insetos, vidros, pedras e materiais estranhos; e biológicos: microrganismos patogênicos, pombos e roedores.
O enunciado estabelece que a ordem deve ser: química, física e biológica. Nessa resposta, as características são apresentadas na ordem solicitada pela questão, não estando invertidas.
3. A entomologia é o estudo científico dos insetos, sendo um ramo das artropodologia. Muitas vezes, tal definição é utilizada para incluir o estudo de outros artrópodes terrestres não pertencentes à classe Insecta, como aracnídeos e miriápodes. Dentro da entomologia está inserida a entomologia forense, que aplica o estudo do comportamento dos insetos e outros artrópodes associados a três subáreas: entomologia urbana, entomologia médico-legal e entomologia de produtos estocados. Cada subárea dedica-se a utilizar os insetos para responder a uma investigação processual.
Assinale a alternativa que relaciona a subárea em estudo com o tipo de infestação que possa colaborar para determinada investigação. 
Você acertou!
C. 
Entomologia urbana: aplicada à presença de infestações por insetos em imóveis ou outros bens estruturais, desde que haja dano ou perda do bem; entomologia médico-legal: estuda insetos úteis em investigações criminais; entomologia de produtos estocados: estuda as relações entre insetos e infestações em produtos estocados/armazenados para avaliar a responsabilidade sobre o prejuízo ocasionado.
Essa alternativa apresenta o foco para cada subárea dentro da entomologia forense, que está voltada a sanar impasses jurídicos em processos civil ou criminal. 
4. Para a realização de uma perícia entomológica de produtos armazenados é necessário associar informações biológicas, ecológicas, de distribuição geográfica e demais variações que possam ocorrer entre as diferentes espécies que estão presentes neste meio, além da correta identificação do inseto. Esse último parâmetro, normalmente, demanda mais tempo, pois alguns fatores podem contribuir para dificultar essa avaliação, tais como diferenças morfológicas tênues entre algumas espécies e ausência de chaves taxonômicas para certos grupos ou descrição insuficiente nas existentes, visto que alguns indivíduos coletados são imaturos, exigindo que sejam levados ao laboratório para completar o seu desenvolvimento. Para tanto, as técnicas de biologia molecular têm sido amplamente utilizadas para auxiliar a identificação de insetos de importância forense. 
Assinale a alternativa em que a técnica biológica molecular está corretamente associada às características que permitem a sua utilização na identificação de amostras, ainda que pobremente conservadas.
Você acertou!
C. 
DNAmt. O DNA mitocondrial tem organização simples e uniforme do genoma mitocondrial, baixo número de recombinações e alta taxa de substituições de nucleotídeos. Além disso, há uma ampla gama de iniciadores universais disponíveis para o DNAmt de insetos, permitindo amplificações confiáveis de genes ou regiões homólogas em vários grupos de insetos. A sua capacidade de recuperar informações genéticas de amostras pobremente preservadas ou extremamente danificadas facilita a sua utilização.
O DNA mitocondrial tem organização simples e uniforme do genoma mitocondrial, baixo número de recombinações e alta taxa de substituições de nucleotídeos. Conforme consta na assertiva, há uma ampla gama de iniciadores universais disponíveis para o DNAmt de insetos, permitindo amplificações confiáveis de genes ou regiões homólogas em vários grupos de insetos. A sua capacidade de recuperar informações genéticas de amostras pobremente preservadas ou extremamente danificadas facilita a sua utilização.
5. 
O número de casos analisados por meio de estudos da entomologia forense de produtos estocados tem aumentado. Para tanto, foi verificado que, geralmente, as pragas que infestam esses produtos têm determinadas características. Assinale a alternativa correta sobre essas características.
Você acertou!
B. 
Animais de tamanho pequeno, bem-adaptados ao ambiente antropizado (locais de armazenagem), capazes de voar para se dispersarem com facilidade. A reprodutividade deve ser eficiente se tiverem acesso à matéria da qual se alimentam, podendo causar infestações cruzadas, infectando, assim, produtos próximos.
Animais pequenos e bem-adaptados aos locais de estocagem, com capacidade de dispersão. Estes se reproduzem com facilidade, infectando o produto do qual se alimentam, causando infestações cruzadas, assim como produtos próximos, de forma a garantir sua sobrevivência e proliferação.

Continue navegando