Buscar

EXERCÍCIOS AULA 01

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS AULA 01
		1.
		Com relação a atuação da Psicologia Hospitalar podemos dizer:
	
	
	
	Que ela possui uma prática clínica baseada na psicoterapia breve
	
	
	Que ela não possui uma prática clínica específica e única a ser seguida
	
	
	Que ela possui uma prática clínica baseada na psicanálise
	
	
	Que ela possui uma prática clínica baseada na terapia humanista
	
	
	Que ela possui uma prática clínica baseada no existencialismo
	
Explicação:
A psicologia hospitalar não possui uma prática clínica específica, cabe ao psicólogo hospitalar ter uma escuta sensível ao sofrimento humano no momento de sua maior fragilidade. Deve ter a habilidade necessária para estar do lado não só do paciente, mas também de sua família e ajuda-los a atravessar, muitas vezes, situações limites de dor e sofrimento.  
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		2.
		A psicologia hospitalar coordena as atitudes dos profissionais da saúde e administra as melhores intervenções diante dos momentos de dor e sofrimento. Sobre este assunto leia as afirmativas abaixo e marque a resposta correta:
I - A função da Psicologia Hospitalar é ensinar aos profissionais da saúde a melhor maneira de atender os mais variados perfis de pacientes que chegam ao espaço da internação.
II - O psicólogo hospitalar visita os leitos, atende os pacientes da emergência, dá suporte às mães de recém-nascidos, ajuda a fornecer notícias de perdas familiares e ajuda os pacientes a enfrentar a doença com vigor e fé na recuperação.
III - A escuta é considerada o caminho menos indicado para a recuperação e tratamento.
Está correto apenas o que se afirma em:
 
	
	
	          
	II
	
	          
	I e III
	
	          
	I, II e III
	
	          
	II e III
	
	          
	I e II
	
Explicação:
A III está incorreta, porque a escuta clínica é uma das possibilidades de atuação do psicólogo hospitalar. Através da escuta o profissional pode compreender a demanda emocional e auliar o paciente no enfrentamento da doença e na sua recuperação.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Com relação a atuação da Psicologia Hospitalar os textos deixam bem claro que seu objetivo não é buscar uma prática clínica, mas sim usar das ferramentas necessárias com o intuito de:
	
	
	
	Servir de base conceitual para o estudo da Psicologia.
	
	
	Diferenciar a Psicologia da Saúde da Psicologia Hospitalar.
	
	
	Proporcionar o bem estar aquele que se encontra no espaço hospitalar.
	
	
	Diferenciar a Psicologia Clínica da Psicologia Hospitalar.
	
	
	Conhecer melhor as técnicas de intervenção de todas as abordagens.
	
Explicação:
A psicologia hospitalar não possui uma prática clínica específica, cabe ao psicólogo hospitalar ter uma escuta sensível ao sofrimento humano no momento de sua maior fragilidade. Deve ter a habilidade necessária para estar do lado não só do paciente, mas também de sua família e ajuda-los a atravessar, muitas vezes, situações limites de dor e sofrimento. Seu objetivo fundamental é, através de suas ferramentas, proporcionar o bem-estar a pessoa internada.
 
	
	
	
	 
		
	
		4.
		A Psicologia no ambiente hospitalar não tem o papel de prestar tratamento, pois não se sabe quanto tempo este paciente ficará internado e este não é o espaço para tocar em feridas passadas e resolver problemas. É muito importante ressaltar que a Psicologia hospitalar tem como objetivo:
	
	
	
	trazer ao paciente uma atenção primária, secundária e terciária.
	
	
	melhorar a assistência integral do paciente que se encontra hospitalizado, com controle dos sintomas que causam o mal estar.
	
	
	providenciar a cura do paciente e familiares
	
	
	prestar tratamento prolongado aos os familiares dos pacientes
	
	
	perceber quais são os problemas que poderão acontecer no futuro e criar medidas para que eles não existam ou que não cresçam.
	
Explicação:
Não cabe ao psicólogo hospitalar desenvolver uma relação duradoura com o paciente, pois sua permanência não pode ser prevista e além disso tocar em dores pode prejudicar a recuperação do paciente.  Mas, cabe ao profissional de psicologia, com sua escuta atenta, está atento aquelas condições que podem interferir no bem-estar do paciente
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Uma aluna do curso de psicologia perguntou ao professor qual a definição de psicologia hospitalar e ele respondeu:
	
	
	
	É uma área da psicologia que visa promover a saúde, a comunicação, as relações interpessoais, a liderança e a melhora do desempenho esportivo.
	
	
	É o conjunto de contribuições científicas, educativas e profissionais que as diferentes disciplinas psicológicas fornecem para dar melhor assistência aos pacientes no hospital.
	
	
	Compreende o estudo, a explicação, a avaliação, a prevenção, a assessoria e o tratamento dos fenômenos psicológicos, comportamentais e relacionais que incidem no comportamento legal e jurídico das pessoas.
	
	
	Campo de atuação da Psicologia que analisa e intervém nos processos e interações, produzidos em torno do processo ensino-aprendizagem, nas unidades escolares.
	
	
	Ramo da psicologia que estuda e analisa os comportamentos humanos em função das normas ou leis que buscam a segurança e a integridade de todos que se locomovem.
	
Explicação:
Psicologia Hospitalar tem sua função centrada nos âmbitos secundário e terciário de atenção à saúde, atuando em instituições de saúde e realizando atividades como: atendimento psicoterapêutico; grupos psicoterapêuticos; grupos de psicoprofilaxia; atendimentos em ambulatório e unidade de terapia intensiva; pronto atendimento; enfermarias em geral; psicomotricidade no contexto hospitalar; avaliação diagnóstica; psicodiagnóstico; consultoria e interconsultoria. Portanto, a partir da contribuição de diversas disciplinas, a psicologia hospitalar construiu seu saber teórico e prático.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		A definição: "conjunto de contribuições científicas, educativas e profissionais que as diferentes disciplinas psicológicas fornecem para dar melhor assistência aos pacientes no hospital" (Rodríguez-Marín 2003, apud Castro e Bernhold, 2004, p. 51) está relacionada a que área da Psicologia?
	
	
	
	Psicologia da Saúde
	
	
	Psico-Oncologia
	
	
	Psicologia Comunitária
	
	
	Psicologia Clínica
	
	
	Psicologia Hospitalar
	
Explicação:
Psicologia Hospitalar tem sua função centrada nos âmbitos secundário e terciário de atenção à saúde, atuando em instituições de saúde e realizando atividades como: atendimento psicoterapêutico; grupos psicoterapêuticos; grupos de psicoprofilaxia; atendimentos em ambulatório e unidade de terapia intensiva; pronto atendimento; enfermarias em geral; psicomotricidade no contexto hospitalar; avaliação diagnóstica; psicodiagnóstico; consultoria e interconsultoria. Portanto, sua construção se deu a partir da contribuição de diversas disciplinas, de diversos saberes.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Dentre os principais nomes da psicologia hospitalar, identifique a alternativa que apresenta os principais teóricos e profissionais relacionados a história da psicologia hospitalar.
	
	
	
	Sigmund Freud, Aaron Beck e Pearls.
	
	
	Sigmund Freud, Matilde Neder e Pearls.
	
	
	Jeffrey Young, Carl Young e Sigmund Freud.
	
	
	Bellkiss Lamosa, Aaron Beck e Angerami-Camom .
	
	
	Matilde Neder, Bellkiss Lamosa e Angerami-Camom.
	
Explicação:
São três nomes fundamentais para a construção da teoria e da prática hospitalar. A Psicologia Hospitalar no Brasil teve início com Matide Neder, que desenvolveu atividades clínica ortopédica e traumatológica da USP. Belkiss Wilma Romana Lamosa é convidada em 1974 para a organização e implantação do Serviço de Psicologia no Instituto do Coração ¿ Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina. E mais recentemente Angerami-Camon que foi fundamental para a construção da teoria e prática da psicologia hospitalar.
F
F
F
F
V

Continue navegando