Buscar

REVISÃO TÉCNICAS DE INVESTIGAÇÃO DA PERSONALIDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

REVISÃO TÉCNICAS DE INVESTIGAÇÃO DA PERSONALIDADE
AS ORIGENS DO MÉTODO DE RORSCHACH
#Justinus Kerner - psiquiatra alemão, primeiro a empregar manchas de tinta, assim como Binet e Simon posteriormente. Inicialmente abordando o aspecto da IMAGINAÇÃO.
#Rorschach aborda as respostas às manchas como características formais das produções conceituais. Não era o que o sujeito via, mas a maneira que ele manuseava o material de estimulação. Trabalhava a estrutura de personalidade do sujeito em categorias formais de personalidade. Tinha interesse na psicanálise Junguiana. Estudou seitas religiosas suiças. Fez crítica à psicanálise fechada e fisiologista, crítica à Freud. A jornada de 3 anos para escrever sua teoria/livro sobre o trabalho com as manchas se deu em uma pequena clínica de neuropsiquiatria, longe das universidades e laboratórios.
#Avaliação Psicológica - conjunto de ações para se investigar a fim de estabelecer hipóteses. A avaliação cognitiva atua na área da atenção, memória e inteligência. Utilização de INSTRUMENTOS e FERRAMENTAS. Possui objetivos definidos.
#Tipos de Avaliação: Psicodiagnóstico, Avaliação Psicológica no trabalho e Avaliação Neuropsicológica.
#Psicodiagnóstico - Tipos projetivos (Método Rorschach, HTP, Teste de Apercepção Temática (TAT), CAT, Palográfico) - têm fundamentação psicanalista.
Testes psicométricos (NEOFFI, FP)
#Fontes fundamentais de informação (é obrigatório): instrumentos exclusivos ao psicólogo = Testes psicológicos aprovados pelo CFP para uso profissional da psicóloga e do psicólogo e/ou; Entrevistas psicológicas, Anamnese e/ou; Protocolos ou registros de observação de comportamentos obtidos individualmente ou por meio de processo grupal e/ou técnicas de grupo.
#Fontes complementares de informação: informações de fontes científicas de ciências afins à psicologia ou documentos multiprofissionais que complementam a informação das fontes fundamentais.
#Documentos de responsabilidade do psicólogo: Laudo Psicológico, Parecer Psicológico e Atestado Psicológico (oriundos da avaliação psicológica). Além da Declaração, Relatório Psicológico e Relatório Multiprofissional.
1- O documento psicológico constitui instrumento de comunicação que tem como objetivo registrar o serviço prestado pela(o) psicóloga(o). Sobre o documento psicológico, assinale a alternativa correta:
a) A(o) psicóloga(o), ao redigir o documento psicológico, deve expressar-se de maneira precisa, expondo o raciocínio psicológico resultante da sua atuação profissional.
b) O texto do documento não necessita ser construído com frases e parágrafos que resultem de uma articulação de ideias, caracterizando uma sequência lógica de posicionamentos que representem o nexo causal resultante de seu raciocínio.
c) A linguagem escrita deve basear-se nas normas cultas da língua portuguesa, na técnica da Psicologia, na objetividade da comunicação e que não deve necessariamente ir de encontro aos direitos humanos.
d) Os documentos psicológicos devem apresentar descrições literais dos atendimentos realizados, salvo quando tais descrições se justifiquem tecnicamente.
2- Constituem modalidades de documentos psicológicos:
a) Relatório Psicológico, Anamnese, Laudo Psicológico.
b) Declaração, Atestado Psicológico, Relatório: a) Psicológico; b) Multiprofissional, Laudo Psicológico, Parecer Psicológico.
c) Relatório Psicológico, Parecer Psicológico e Atestado.
d) Relatório Psicológico, Parecer Psicológico, Atestado e Anamnese.
3 - O _____________ deve apresentar as informações da estrutura detalhada, em forma de 6 (seis) itens: a) Identificação; b) Descrição da demanda; c) Procedimento; d) Análise; e) Conclusão; f) Referências.
a) Relatório Psicológico
b) Laudo Psicológico
c) Atestado Psicológico
d) Laudo Psicológico
4 - A aplicação, correção e interpretação dos testes psicológicos devem seguir rigorosamente as orientações, padronização e normatização contidas no manual técnico aprovado no:
a) SATEPSI
b) SISU kkkkkkk
c) Conselho Federal de Psicologia
d) Conselho Regional de Psicologia
5 - Os métodos, técnicas e instrumentos considerados fontes fundamentais de informação são:
a) Testes psicológicos aprovados pelo CFP para uso profissional da psicóloga e do psicólogo, entrevistas psicológicas e anamneses, protocolos ou registros de observação de comportamentos obtidos individualmente ou por meio de processo grupal e/ou técnicas de grupo.
b) Técnicas e instrumentos não psicológicos que possuam respaldo da literatura científica da área, que respeitem o Código de Ética Profissional do Psicólogo e as garantias da legislação da profissão.
c) Documentos técnicos, tais como protocolos ou relatórios de equipes multiprofissionais.
d) Apenas testes psicológicos com o parecer favorável no SATEPSI. 
6 - A anamnese constitui uma entrevista diretiva que possibilita a investigação de aspectos relevantes do desenvolvimento. 
Certo ( X ) Errado ( )

Outros materiais