Buscar

Avaliação 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Leia com atenção este trecho do livro O sagrado, de Rudolf Otto: “Por ‘racional’ na ideia do divino entendemos aquilo que nela pode ser formulado com clareza, compreendido com conceitos familiares e definíveis. Afirmamos então que ao redor desse âmbito de clareza conceitual existe uma esfera misteriosa e obscura que foge não ao nosso sentir, mas ao nosso pensar conceitual, e que por isso chamamos de ‘o irracional’.”
(OTTO, p. 97-98).
Sobre as características do sagrado, tendo este texto em mente e o que você sabe sobre o pensamento de Otto, nesta aula, assinale a reposta correta:
a) O sagrado é uma potência viva que está restrita ao Cristianismo por este ser a forma de religião mais evoluída.
b) O sagrado é uma categoria completamente racional, abstrata, objetiva que pode ser apreendida pela razão.
c) O sagrado é uma categoria universal ligada à dimensão da experiência religiosa, mas que está além da razão.
d) O sagrado é uma categoria ligada à dimensão da experiência religiosa que está além da razão, mas que se restringe às religiões monoteístas.
e) O sagrado é uma categoria ligada à emoção, ao sentimento do temor, do terror, à fascinação, mas limita-se ao Cristianismo.
Resposta: C
2. Leia com atenção este texto de Mircea Eliade, que fala sobre o sagrado e a hierofania: “O homem toma conhecimento do sagrado porque este se manifesta, se mostra como algo absolutamente diferente do profano. A fim de indicarmos o ato da manifestação do sagrado, propusemos o termo hierofania. [...]. Poder-se-ia dizer que a história das religiões — desde as mais primitivas às mais elaboradas — é constituída por um número considerável de hierofanias, pelas manifestações das realidades sagradas. A partir da mais elementar hierofania — por exemplo, a manifestação do sagrado num objeto qualquer, urna pedra ou uma árvore — e até a hierofania suprema, que é, para um cristão, a encarnação de Deus em Jesus Cristo, não existe solução de continuidade. Encontramo-nos diante do mesmo ato misterioso: a manifestação de algo ‘de ordem diferente’ — de uma realidade que não pertence ao nosso mundo — em objetos que fazem parte integrante do nosso mundo ‘natural’, ‘profano’. (ELIADE, 2016, p. 13).
Tendo este texto em mente e o que você viu sobre a Fenomenologia histórica da religião, de Eliade, é possível afirmar que:
a) O sagrado manifesta-se à consciência do homem a partir do contexto histórico-social, mas limitado ao Cristianismo.
b) A hierofania é uma categoria teórica que expressa o ato de manifestação do sagrado que ocorrer em qualquer religião.
c) As manifestações da hierofania ocorrem em determinados contextos e objetos de algumas religiões.
d) O sagrado é a manifestação da hierofania no contexto histórico-social da consciência humana no Cristianismo.
e) Entre a hierofania primitiva das religiões primitivas e a hierofania do Cristianismo existe uma continuidade. 
Resposta: B
3. Leia a avaliação da Fenomenologia de van der Leeuw feita por Nicola Gasbarro, historiador e filósofo italiano: “É inútil procurar em toda a obra de van der Leeuw as motivações deste salto epistemológico que faz com que todo o horizonte de sentido e, portanto, toda a cultura dependam, de fato e de direito, da perspectiva religiosa: para um teólogo toda a natureza depende do sobrenatural, e toda a cultura nasce da tensão entre natureza e o sentido-valor do sobrenatural. Van der Leeuw nada tem de ingênuo e sabe [...] dissolver a estrutura teológica no contexto experiencial da vida, escondê-la na Filosofia da consciência, até traduzi-la em termos de epistemologia husserliana, mas, quando o sistema ganha corpo, inevitavelmente reemergem na experiência de vida do a priori seja o sublime do mysterium, seja a complexidade da experiência criatural de Otto” (GASBARRO, 2013, p. 87).
Tendo em vista este texto e a Fenomenologia da Religião da escola holandesa, assinale a alternativa correta:
a) A Fenomenologia da Religião busca, na cultura e na história, os motivos da redenção universal do ser humano.
b) A Fenomenologia da Religião procura, apenas, a apreensão dos elementos estruturais das religiões ou tradições religiosas.
c) A Fenomenologia da Religião evita interrogar as culturas e histórias humanas sobre o sentido do sagrado.
d) A Fenomenologia da Religião busca relativizar a essência do fenômeno religioso a partir da experiência religiosa vivida pelo crente ou seguidor de qualquer religião.
e) A Fenomenologia da Religião busca compreender o sagrado também a partir da experiência religiosa vivida pelo crente ou seguidor de qualquer religião.   
Resposta: E
4. Na Fenomenologia da Religião, existem três escolas teóricas básicas, a holandesa, a alemã e a histórica. Por outro lado, a Fenomenologia da Religião bebeu de várias fontes filosóficas e desenvolveu algumas ideias básicas. Sobre as ideias, assinale a afirmativa que INCORRETA:
a) A Fenomenologia da Religião desenvolveu várias escolas teóricas para pensar a experiência religiosa.
b) A Fenomenologia da Religião procura compreender a experiência religiosa a partir de conceitos como o profano.
c) Para a Fenomenologia da Religião é no contexto histórico e social das religiões que se encontra a essência da religião.
d) A Fenomenologia da Religião concebe o ser humano como naturaliter religiosus, isto é, estruturalmente aberto ao sagrado, isto é, intrinsecamente religioso.
e) Para a Fenomenologia da Religião, a descrição e a história da experiência religiosa é o último e mais importante passo do processo de compreensão do sagrado.  
Resposta: D
5. Leia atentamente este pequeno texto de um teólogo peruano: “Parece-me que a visão indígena nos ajuda a reapreciar o sagrado e a salvação no interior da criação e da corporeidade humana. [grifos do professor]. Um estudioso valoriza o existencial nas ‘cosmogonias míticas em momentos decisivos da vida individual, como é o nascimento a doença, a iniciação, a celebração do matrimônio e a morte...” e acrescenta: ‘Teologicamente têm interesse pelo contraste que representam com os relatos bíblicos da criação.’ Por minha parte, sublinho como o indígena motiva a reprojetar a situação atual e a corrigir a Teologia dominante. Em vez de coisificar e consumir a realidade — uma feição da (des)ordem moderna — nos convém mais interagir entre seres viventes, confrontar a maldade no mundo (muito presente nos mitos indo-americanos) e superar os absolutos científicos e técnicos que manipulam tudo. (FONTE: IRARRAZAVAL, 2007, p. 106).
Tendo em mente a Fenomenologia histórica e o texto acima, assinale a alternativa correta:
a) Na Fenomenologia histórica da religião de Geo Widengren não é possível separar a religião do contexto histórico-cultural, pois a cultura e o sagrado são inseparáveis.
b) Na Fenomenologia histórica da religião de Geo Widengren, ter tido uma experiência religiosa é uma condição sem a qual não se faz Ciências da Religião.
c) Na Fenomenologia histórica da religião de Geo Widengren o a priori do sagrado é absoluto, ou seja, é ponto indiscutível, acima de qualquer desconfiança.
d) Na Fenomenologia histórica da religião de Mircea Eliade, sagrado não é um elemento estrutural da consciência e não uma fase ou etapa da história.
e) Na Fenomenologia histórica da religião de Mircea Eliade, apenas algumas hierofanias trazem em si o desejo de volta às origens e a ‘pureza’.  
Resposta: A
6. Retorne à introdução e releia as situações imaginárias descritas e reveja o que foi aprendido nesta aula, em seguida, responda as questões:
a) Quais são os elementos em comum em todas essas situações?
Resposta: a) Os elementos comuns a todas as situações que envolvam religião é a manifestação do sagrado, a hierofania; 
b) Identifique os elementos das hierofanias (manifestações do sagrado); 
Resposta: b) Os elementos das hierofanias são a música, a dança, o corpo, a bíblia, as entidades, o Espírito Santo, a comunhão, Buda; 
c) Como o sagrado poderia ser definido?
Resposta: c) O sagrado pode ser definido de várias formas, mas, na Fenomenologia da Religião, ele tem dois aspectos, o racional eo metarracional, correspondendo a uma categoria universal que assume diversas formas históricas de acordo com a época, a civilização, a cultura.

Continue navegando