Buscar

prova 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1. “Com as atenções voltadas para o desenvolvimento sustentável e o incentivo da sociedade por processos menos agressivos ao meio ambiente, surgiu a necessidade de novas estratégias para promoção de produtos diversos, incluindo os florestais. Dentro desse contexto está o marketing verde que visa à valorização dos produtos internalizando questões sociais e ambientais durante e após a produção.” Em relação ao marketing verde, faça as associações corretas. Posteriormente, marque a alternativa contendo a sequência correta:
1. Rotulagem ambiental que comprova que uma empresa segue boas práticas socioambientais e que seus produtos são economicamente viáveis.
2. Sua promoção se caracteriza como um dos papéis mais importantes do marketing verde.
3. Recursos utilizados para garantir a preservação do meio ambiente durante o processo de produção.
4. Consumidores mais conscientes que geralmente buscam por produtos ambientalmente amigáveis.
( ) Custos ambientais
( ) Selo verde
( ) Ética ambiental
( ) Público-alvo
3, 1, 2, 4.
4, 3, 1, 2.
1, 4, 2, 3.
2, 4, 3, 1.
2. “O marketing pode ser definido como um conjunto de estratégias que visam promover determinados produtos, negócios ou pessoas. Assim, para um empreendimento, o marketing inteligente e bem feito é de suma importância para dar maior visibilidade, confiabilidade e agregar valor aos produtos e, ao mesmo tempo, conquistar clientes e gerar retorno financeiro. Na prática, estratégias de marketing são as ações que levam os produtos e serviços até os consumidores, assim como as formas e caminhos necessários para alcançar esse público.”
Em relação às estratégias de marketing, faça as associações corretas de acordo com suas características de implementação e de desenvolvimento:
Pós-venda Visa garantir a fidelização do cliente. Nessa etapa o consumidor tem a oportunidade de verificar a seriedade e a importância que a empresa oferece aos seus compradores. Como consequência, a empresa amplia sua influência no mercado.
Posicionamento É a etapa de partida da estratégia de marketing em que a empresa projeta seu produto com uma imagem diferenciada dos seus benefícios para o público-alvo.
Praça  Leva em consideração as características do consumidor na hora da compra para optar pela melhor forma de disponibilizar o produto. Aqui ocorre o contato direto do produto com o público-alvo.
Preço É proposto levando em consideração as características financeiras do público-alvo e as ofertas da concorrência.
Produto Seu desenvolvimento é feito visando suprir as necessidades do público-alvo. Posteriormente ele é negociado no mercado mediante um determinado valor de troca.
Comunicação  Etapa em que é feita a divulgação da marca por meio da mídia.
3. “A indústria madeireira se destaca por representar um setor da economia brasileira de grande representatividade e incluído no ranking dos setores que mais contribuem para a geração de superávits comerciais, além da grande geração de emprego (NUNES; MELO & TEIXEIRA, 2012). Inclui desde o plantio, passando pelo corte, extração, armazenamento até o processamento e transformação da madeira no produto final.” Sobre a análise da indústria madeireira, é correto afirmar que:
A análise de sensibilidade é uma ferramenta utilizada no âmbito social de projetos de investimento.
Tem como principal objetivo avaliar questões qualitativas dos processos industriais.
A falta de certificação de qualidade dificulta o desenvolvimento da indústria.
Utiliza a taxa mínima de atratividade (TMA) como um importante instrumento para análise de investimentos.
4. “Uma cadeia produtiva consiste no conjunto de etapas consecutivas em que insumos são transferidos e transformados, sendo o resultado da interação entre todos os agentes econômicos envolvidos no processo. Esses agentes (interdependentes) são o financiador da atividade, o fornecedor de insumos agrícolas, o produtor rural, as empresas de transporte e distribuição, entre outros.” Acerca desse tema, pode-se afirmar que:
As segmentações das cadeias produtivas e suas variáveis são as mesmas independente do setor, seja agropecuário ou florestal.
A integralização vertical da cadeia produtiva é especialmente benéfica para os pequenos produtores já que terão auxílio de terceiros.
De modo geral, os três principais segmentos das cadeias produtivas envolvem o fornecimento de insumos, a produção no campo e o beneficiamento e distribuição do produto.
O agronegócio trata unicamente das atividades voltadas para o processo de produção.
5. Em relação ao uso do marketing nos mercados de produtos florestais, julgue os itens:
Verdadeiro Atualmente, diversos produtos florestais têm forte posicionamento no mercado devido a fatores como qualidade, poder de competitividade com produtos oriundos de outras matérias-primas, dentre outros. Ainda assim, como estratégia para aumentar seu retorno lucrativo, empresas vêm utilizando espécies madeireiras não tradicionais em seus produtos.
Falso Para produção dos produtos florestais, o processo de exploração da madeira se equivale a outras matérias-primas, como o ferro, no sentido de degradação ambiental. Dessa forma, as empresas florestais utilizam como principal forma de marketing a redução de custos dos produtos para atrair a atenção dos consumidores.
Verdadeiro  Produtos florestais podem, em muitos casos, serem substitutos de materiais convencionais utilizados no setor de construção civil, por exemplo. Assim, pode-se dizer que uma das principais justificativas de realizar o marketing desses produtos é proporcionar o aumento da visibilidade de seus benefícios frente a outras matérias-primas e assim, obter maior aceitação da sociedade.
Falso  O interesse dos países desenvolvidos por produtos que sejam ambientalmente amigáveis é benéfico para a exportação dos produtos florestais brasileiros, tendo em vista a grande oferta de matéria-prima e o fato de que produtos à base de madeira por si só já são considerados sustentáveis.

Continue navegando