Prévia do material em texto
Questão 1/10 - Teologia Patrística
Leia a citação:
“Meditamos nos meses passados sobre as figuras de cada um dos Apóstolos e sobre as primeiras testemunhas da fé cristã, que os textos neotestamentários mencionam. Agora dedicamos a nossa atenção aos Padres apostólicos, isto é, à primeira e à segunda geração na Igreja depois dos Apóstolos. E assim podemos ver o início do caminho da Igreja na história”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BENTO XVI. São Clemente Romano. Audiência Geral, 7 de mar. 2007. <http://w2.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2007/documents/hf_ben-xvi_aud_20070307.html>. Acesso em 15 out. 2019.
Considerando esta citação e os conteúdos do texto-base A Igreja no período Patrístico sobre quem são os “Pais e Mães da Igreja”, assinale a alternativa correta:
A
São os patriarcas e as matriarcas do Antigo Testamento que prefiguram a Igreja.
B
Fundadores e fundadoras de congregações religiosas masculinas e femininas, no período da Idade Antiga.
C
Padres e irmãs que morreram defendendo o cristianismo, durante a Segunda Guerra Mundial.
D
São todos os santos e santas que testemunharam a fé cristã no final da Idade Média.
E
Pessoas que, pela doutrina ou pelo empenho e testemunho de vida, alicerçaram a fé e a doutrina cristãs, nos sete primeiros séculos do cristianismo.
Você assinalou essa alternativa (E)
Questão 2/10 - Teologia Patrística
Leia a passagem de texto:
“[...] ele procurou por muito tempo a verdade, peregrinando nas várias escolas da tradição filosófica grega. Finalmente como ele mesmo narra nos primeiros capítulos do seu Diálogo com Trifão uma personagem misteriosa, um idoso encontrado à beira-mar, inicialmente pô-lo em dificuldade, demonstrando-lhe a incapacidade do homem de satisfazer unicamente com as suas forças a aspiração pelo divino”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BENTO XVI. Santo Ambrósio. In: Audiência Geral, 21 de março de 2007. <http://w2.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2007/documents/hf_ben-xvi_aud_20070321.html>. Acesso em 25 out. 2019.
Levando em consideração a passagem de texto e os conteúdos do texto-base As fontes Patrísticas: importância e atualidade para a Igreja, o apologista autor da obra “Diálogo com Trifão” foi:
A
Tomás de Aquino.
B
Justino.
Você assinalou essa alternativa (B)
C
Basílio
D
Agostinho
E
Gregório de Nissa.
Questão 3/10 - Teologia Patrística
Leia a passagem de texto:
“Deste modo Justino, mesmo contestando à filosofia grega as suas contradições, orienta decididamente para o Logos toda a verdade filosófica, motivando do ponto de vista racional a singular ‘pretensão’ de verdade e de universalidade da religião cristã”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BENTO XVI. São Justino, filósofo e mártir. Audiência Geral, 21 mar. 2007. < http://w2.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2007/documents/hf_ben-xvi_aud_20070321.html>. Acesso em 18 out. 2019.
Levando em consideração a passagem de texto e os conteúdos do texto-base A Igreja no período Patrístico sobre a inculturação nos Padres da Igreja, assinale a alternativa correta:
A
Foi necessário muitos Sínodos e Concílios para promover a inculturação dos “Pais e Mães” da Igreja.
B
Um exemplo de fracasso no processo de inculturação do cristianismo nascente é a atuação do apóstolo Paulo.
C
Os Padres da Igreja não conseguiram inculturar o cristianismo no mundo grego.
D
A inserção na cultura helenista foi tranquila porque a filosofia platônica e neoplatônica tinha uma visão concreta da realidade e incitava buscar a verdade no mundo real.
E
A inculturação foi natural e uma das consequências foi o cristianismo se apropriar da cultura helenista a ponto de a verdade cristã ser fixada em categorias dogmáticas.
Você assinalou essa alternativa (E)
Questão 4/10 - Teologia Patrística
Considere o fragmento de texto:
“Jerônimo ressaltava a alegria e a importância de se familiarizar com os textos bíblicos: [...]. Aproximar-se dos textos bíblicos, sobretudo do Novo Testamento, é essencial para o crente, porque ‘ignorar a Escritura é ignorar Cristo’. É sua esta célebre frase, citada também pelo Concílio Vaticano II na Constituição Dei Verbum, n. 25”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BENTO XVI. São Jerônimo (2). In: Audiência Geral, 14 de novembro de 2007. <http://w2.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2007/documents/hf_ben-xvi_aud_20071114.html>. Acesso em 25 out. 2019.
Considerando esse fragmento e os conteúdos do texto-base As fontes Patrísticas: importância e atualidade para a Igreja sobre os Padres e o retorno às fontes do Concílio Vaticano II, assinale a alternativa correta:
A
Somente nos Decretos do Vaticano II é que aparecem citações dos Padres
B
Nos documentos do Concílio há muitas citações dos Padres da Igreja.
Você assinalou essa alternativa (B)
C
Apenas três citações dos Padres da Igreja podem ser encontradas nos documentos do Vaticano II.
D
É um equívoco afirmar que o Vaticano II citou os Padres da Igreja.
E
Na Dei Verbum há somente citações de Santo Agostinho.
Questão 5/10 - Teologia Patrística
Considere a seguinte informação:
“Inácio foi enviado a Roma para ser lançado às feras, por causa do testemunho por ele dado a Cristo. Realizando a sua viagem através da Ásia, [...] nas várias cidades por onde passava, com pregações e admoestações, ia consolidando as Igrejas; sobretudo exortava, muito fervorosamente, a evitar as heresias, que na época começavam a pulular, e recomendava que não se separassem da tradição apostólica”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BENTO XVI. Santo Inácio de Antioquia. Audiência Geral, 14 mar 2007. <http://w2.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2007/documents/hf_ben-xvi_aud_20070314.html>. Acesso em 17 out. 2019.
Levando em consideração estas informações e os conteúdos do texto-base A Igreja no período Patrístico sobre as divergências teológicas com as quais os Padres tiveram que lidar, assinale a alternativa que aponta o tema que originou as maiores heresias nesse período:
A
As principais heresias estavam relacionadas à Maria.
B
A principal de todas as heresias foi sobre o Espírito Santo.
C
Heresia sobre a existência dos anjos e demiurgos.
D
As heresias maiores giravam em torno da pessoa de Jesus Cristo.
Você assinalou essa alternativa (D)
E
Inácio de Antioquia foi um grande herege.
Questão 6/10 - Teologia Patrística
Leia extrato de texto:
“O lugar privilegiado da leitura e da escuta da Palavra de Deus é a liturgia, na qual, celebrando a Palavra e tornando presente no Sacramento o Corpo de Cristo, atualizamos a Palavra na nossa vida e tornamo-la presente entre nós. Nunca devemos esquecer que a Palavra de Deus transcende os tempos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BENTO XVI. São Jerônimo (1). In: Audiência Geral, 7 de novembro de 2007. <http://w2.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2007/documents/hf_ben-xvi_aud_20071107.html>. Acesso em 25 out. 2019.
Levando em consideração extrato de texto e os conteúdos do texto-base As fontes Patrísticas: importância e atualidade para a Igreja sobre a liturgia e a atualidade dos Padres da Igreja, assinale a alternativa correta:
A
Eles nos ensinam que a liturgia deve ser bem assistida como a um show.
B
Com os Padres aprendemos que a liturgia é a ação de todo povo de Deus
Você assinalou essa alternativa (B)
C
A liturgia deve ter o clero como protagonista.
D
Segundo os Padres a liturgia é um apêndice da vida cristã.
E
Sobre liturgia temos pouco a aprender com os Padres da Igreja.
Questão 7/10 - Teologia Patrística
Leia o seguinte fragmento de texto:
“No Oriente, a partir do século V, foi-se difundindo a ideia da Pentarquia [Antioquia,Alexandria, Constantinopla, Roma e Jerusalém], segundo a qual, à cabeça da Igreja se encontram os cincos Patriarcas, com a Igreja de Roma a ocupar o primeiro lugar entre as Igrejas irmãs patriarcais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARMO, Octávio. Papa Toma Posse de sua Catedral. Audiência Geral, 06 maio 2005. < http://www.agencia.ecclesia.pt/noticias/vaticano/papa-toma-posse-da-sua-catedral/>. Acesso em 30 out. 2019.
Levando em consideração os dados deste fragmento de texto e os conteúdos do texto-base A Igreja no período Patrístico sobre as duas grandes escolas teológicas desse período, uma mais concreta e a outra mais espiritual, assinale a alternativa que indica corretamente estas escolas:
A
Escola de Alexandria e Escola de Jerusalém.
B
Academia de Atenas e Escola de Alexandria.
C
Escola de Antioquia e Escola de Roma.
D
Academia de Constantinopla e Escola de Antioquia.
E
Escola de Antioquia e Escola de Alexandria.
Você assinalou essa alternativa (E)
Questão 8/10 - Teologia Patrística
Leia o fragmento de texto:
“O primeiro Concílio ecumênico de Niceia, em 325, confessou no seu Credo que o Filho de Deus é ‘gerado, não criado, consubstancial ('homoúsios') ao Pai’; e condenou [...], o qual afirmava que ‘o Filho de Deus saiu do nada’ e devia ser ‘duma substância diferente da do Pai’”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA. N. 465. <http://www.vatican.va/archive/cathechism_po/index_new/p1s2cap2_422-682_po.html>. Acesso em 21 out. 2019.
Levando em consideração esse fragmento e os conteúdos do texto-base O Espírito Santo nos padres da Igreja sobre a heresia que o Concílio de Niceia combateu ferrenhamente, assinale a alternativa correta:
A
Arianismo.
Você assinalou essa alternativa (A)
B
Nestorianismo.
C
Gnosticismo.
D
Monofisismo.
E
Pelagianismo.
Questão 9/10 - Teologia Patrística
Considere o extrato de texto:
“[...] a Tradição apostólica é como ele diz na língua grega na qual escreveu o seu livro, ‘pneumática’, isto é, espiritual, guiada pelo Espírito Santo: em grego espírito diz-se pneuma. De facto, não se trata de uma transmissão confiada à habilidade de homens mais ou menos doutos, mas ao Espírito de Deus, que garante a fidelidade da transmissão da fé”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BENTO XVI. Catequese sobre os Padres. Audiência Geral, 28 mar. 2007. <http://w2.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2007/documents/hf_ben-xvi_aud_20070328.html>. Acesso em 18 out. 2019.
Levando em consideração o extrato de texto e os conteúdos do texto-base O Espírito Santo nos padres da Igreja sobre a teologia do Espírito Santo, assinale a alternativa que apresenta corretamente um dos autores que começou a refletir sobre essa temática no século II d.C.:
A
São João Crisóstomo.
B
Santo Anselmo.
C
São Tomás de Aquino.
D
Santo Ireneu.
Você assinalou essa alternativa (D)
E
Santo Agostinho.
Questão 10/10 - Teologia Patrística
Leia o extrato de texto:
“Ireneu é antes de tudo um homem de fé e Pastor. Do bom Pastor tem o sentido da medida, a riqueza da doutrina, o fervor missionário. Como escritor, busca uma dupla finalidade: defender a verdadeira doutrina contra os ataques heréticos, e expor com clareza a verdade da fé”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BENTO XVI. Santo Ireneu de Lyon. Audiência Geral, 28 mar. 2007. <http://w2.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2007/documents/hf_ben-xvi_aud_20070328.html>. Acesso em 17 out. 2019.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do texto-base A Igreja no período Patrístico sobre a preocupação pastoral dos Padres, assinale a alternativa correta:
Você não pontuou essa questão
A
Elaborar um código de leis e normas pra controlar a propagação da fé.
B
Converter os pagãos e judeus para a fé cristã e alimentar os convertidos com uma sólida doutrina.
C
Provar que o Espírito Santo veio depois do Filho e que sem Ele não há Trindade.
Você assinalou essa alternativa (C)
D
Impor duras penas aos hereges para educa-los na fé cristã.
E
Definir os quatro dogmas marianos, especialmente o da Imaculada Conceição.