Buscar

MOVIMENTO MUSICA E ARTE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AV1 – ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
Módulo B - 140673 . 7 - Movimento, Musicalidade e Arte - D1.20231.B
Aluno: Ageu de Lima Pereira
Número da matrícula: 11002999
Curso: Licenciatura em Pedagogia
Conforme estudamos a música é algo que encanta a todos. Acredito que não exista uma pessoa que não goste de algum tipo de música. E muitas vezes conseguimos decorar a letra denossas músicas favoritas em pouco tempo. E quando gostamos muito da música em todo o momento ela vem em nossas mentes, mesmo quando estamos distraídos com outras coisas, as vezes sem querer a música favorita vem em nossas memórias e, de repente nos surpreendemos cantarolando ela. Partindo dessa característica marcante e motivadora, a musicalidade na forma de movimento e arte tem vários objetivos específicos, dentre eles podemos citar: Contribuir para tornar a criança sensível e receptiva aos sons é promover o contatocom o mundo musical que já existe dentro dela. As musicalizações para crianças favorecem o desenvolvimento da sensibilidade geral e investigar o uso da música como linguagem e quais os benefícios na utilização da mesma no cotidiano escolar e no aprendizado da criança. Além disso é possível aprender a música de forma lúdica possibilitando a construção do conhecimento.
A utilização da musicalidade, movimento e arte, bem como o uso de outros meios artísticos, pode incentivar a participação, a cooperação, socialização, e assim destruir as barreiras que atrasam o desenvolvimento curricular do ensino. Para isso acontecer é necessário a revisão dos métodos, da fundamentação, das bases que orientam as várias atitudes didático-pedagógicas dos conteúdos disciplinares. A interdisciplinaridade ainda não se apresenta com muita visibilidade em nossa educação, tanto nas áreas de pesquisa como no ensino, o que acontece são diferentes posições multidisciplinares.
A volta das expressões artísticas como parte do currículo das escolas, concretiza e forma esperanças de uma evolução do ensino brasileiro. Incentivar a arte como disciplina obrigatória é dar aos alunos oportunidades de crescimento, aprimoramento intelectual, de raciocínio, mas principalmente forma seres humanizados e sensibilizados. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998) menciona que a música é fundamental para o desenvolvimento de uma identidade, pois auxilia na autonomia do indivíduo, trabalha imaginação, criatividade, capacidade de concentração, fixação de dados, experimentação de regras e papeis sociais, desenvolvem a expressão, o equilíbrio, a autoestima, autoconhecimento e integração social (BRASIL, 1998).
REFERÊNCIAS:
______, Teca Alencar de. Koellreutter educador – o humano como objetivo da educação musical. São Paulo, Peirópolis, 2001.
BRITO, Teca Alencar de. Música na educação infantil. São Paulo; Peirópolis, 2003.
BEYER, Esther / KEBACH, Patrícia (orgs). Pedagogia da música: experiências de apreciação musical. Porto Alegre; Mediação, 2011.
LARI, Beatriz / BROOCK, Angelita (orgs). Música e educação infantil. Campinas, SP; Papirus, 2013.
	Livro Paradidático
	Livro Paradidático: Contos da Floresta
Yaguarê yamã (Autor)
Editora: ‎ Peiropolis 1ª edição.
(1 janeiro 2012)
	
Tema
	Musicalidade, artes e danças
Da cultura indígena brasileira.
	Justificativa
	Neste livro, o leitor Recria mitos e lendas de povos indígenas maraguá conhecidona região do baixo Amazonas como o povo das histórias assombradas
Por meio dessa abordagem, utilizando elementos da natureza e da cultura indígena, os alunos poderão desenvolver atividades como: criação de instrumentos musicais e brinquedos indígenas utilizando materiais reciclados; reproduzir sons da natureza utilizando barulhos feitos com a boca, mãos e pés;ouvir músicas da cultura indígena e reproduzir por meio de gestos e mímicas; apresentar de forma coletiva e individual uma dança e encenação baseada no livro paradidático em que estejam presentes os pais, responsáveis e toda comunidade escolar.
	Objetivos de acordo
com a BNCC
	
EI03EO06: Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.
EI03TS03: Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre), utilizando-as em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.
EI03EF02: Inventar brincadeiras cantadas, poemas e canções, criando rimas, aliterações e ritmos.
EI03CG01: Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.
	Público alvo
	Crianças entre 7 a 8 anos
(Anos iniciais do Ensino Fundamental)
	Sequência organizada
De forma gradativa
	
1° - Os alunos farão a leitura e interpretação do livro didático.
2° - O professor fará a explicação sobre Musicalidade, artes e danças da cultura indígena brasileira.
3° - Cada aluno vai reproduzir por meio de sons feitos com a boca, mãos, pés e gestos, alguns fenômenos da natureza, animais e objetos indígenas. Por exemplo: o barulho da chuva, do vento, som de alguns animais, de instrumentos musicais, de brincadeiras indígenas ou ritmos musicais.
4° - Com o auxílio do professor, os alunos vão construir instrumentos musicais e brinquedos indígenas que farão parte da apresentação. Observação: Durante a produção, os alunos estarão ouvindo músicas e sons indígenas que os incentivará a reproduzir os sons e movimentos por meio de danças e gestos. 
	Fechamento
	No final da aula e com a chegada dos pais e responsáveis, os alunos com a participação do professor, farão a apresentação com os instrumentos musicais e brinquedos indígenas que foram confeccionados.
Também será realizada a dança da chuva, danças de roda indígena e a reprodução de vários sons que representem os sons da natureza e de animais silvestres. 
Os integrantes da apresentação estarão caracterizados com adereços, pinturas e objetos indígenas e chamarão para os pais e responsáveis para dançar e participar da roda de artes, movimentos e músicas indígenas.

Continue navegando