Buscar

PRE TESTE FTA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PRE TESTE FTA-ABS
A sífilis é uma doença infecciosa crônica que acomete praticamente todos os órgãos e sistemas, e, apesar de ter tratamento eficaz e de baixo custo, ainda se mantém como um problema de saúde pública. A respeito da sífilis, analise as afirmativas a seguir:
I. A sífilis é uma doença causada pela bactéria gram-positiva Treponema pallidum, do grupo das espiroquetas.
II. É uma infecção sistêmica, crônica, curável e exclusiva do ser humano.
III. É uma infecção sistêmica, crônica, incurável e que também acomete o ser humano.
IV. Tem múltiplas manifestações, de acordo com sua progressão temporal.
É correto o que se afirma em:
Resposta: 
A sífilis é uma doença curável e exclusiva do ser humano. Suas manifestações dependem de sua progressão temporal.
2. 
A sífilis pode afetar quase todos os sistemas do organismo humano. Se não tratada, progride por anos. Uma das classificações dessa doença é de acordo com sua forma de transmissão. Quando é transmitida por contato sexual ou transfusão sanguínea, é classificada como: 
Resposta:
É classificada como adquirida a sífilis transmitida por contato sexual ou transfusão sanguínea.
3. 
A sífilis é uma doença infecciosa crônica que depende de um diagnóstico rápido e correto para seu tratamento e cura. Entre os testes para diagnóstico de sífilis, temos os que realizam a pesquisa de T. pallidum em amostras coletadas diretamente das lesões sifilíticas. Quais são esses testes? 
Exames diretos são os testes que realizam a pesquisa de T. pallidum em amostras coletadas diretamente das lesões sifilíticas. 
4-Apesar dos testes rápidos e dos tratamentos eficazes, a sífilis ainda se mantém como um problema de saúde pública. Qual pode ser a principal razão para a prevalência dessa doença? 
A descrição clássica do sítio primário de infecção é a região genital, mas outras áreas podem passar despercebidas pela dificuldade de visualização da lesão. 
5. 
A técnica de imunofluorescência direta se baseia em uma reação antígeno-anticorpo. Essa técnica permite a visualização de antígenos em tecidos ou suspensões celulares utilizando corantes fluorescentes (como o isotiocianato de fluoresceína). Qual é o padrão de fluorescência para se indicar um teste positivo para sífilis? 
Teste positivo: presença de fluorescência amarelo-esverdeada da espiroqueta (T. pallidum), ou seja, título mínimo igual ou superior a 1/5. Soros que apresentam reação positiva são informados como reagentes e indicam indivíduos infectados por T. pallidum ou infecção pregressa com títulos iguais ou superiores a 1/5. 
POS TESTE
1. A sífilis é uma infecção com múltiplas manifestações de acordo com sua progressão temporal. O quadro clínico do indivíduo com sífilis varia de acordo com o estágio da doença. O que caracteriza a sífilis terciária? 
A sífilis terciária é caracterizada por sintomas neurológicos, cardiovasculares e ósseos
2. 
O teste FTA-Abs (do inglês fluorescent treponemal antibody absorption test) é a metodologia considerada padrão ouro para sífilis, ou seja, é a melhor opção de exame, aquela que apresenta menor probabilidade de erro. Analise as afirmativas a seguir sobre o teste FTA-Abs:
I. É a primeira prova sorológica que apresenta resultado reagente em pacientes com sífilis primária.
II. Detecta a doença em pacientes com manifestações clínicas compatíveis com sífilis, porém com resultado não reagente em provas não treponêmicas.
III. Detecta a doença em estágio de sífilis primária, latente recente ou tardia.
IV. Não apresenta reações falso-positivas em casos de cirrose, herpes genital e lúpus eritematoso sistêmico, como testes não treponêmicos costumam apresentar.
A justificativa para ser considerado o teste de referência para a sífilis encontra-se
O FTA-Abs é a primeira prova sorológica que apresenta resultado reagente em pacientes com sífilis primária. Detecta a doença em pacientes com manifestações clínicas compatíveis com sífilis, porém com resultado não reagente em provas não treponêmicas, situação possível em pacientes em estágio de sífilis primária, latente recente ou tardia. 
3. 
A técnica de imunofluorescência direta se baseia em uma reação antígeno-anticorpo. Essa técnica permite a visualização de antígenos em tecidos ou suspensões celulares utilizando corantes fluorescentes. Ao realizar um teste FTA-Abs para sífilis, você observou o seguinte padrão: título de 1/5 de fluorescência amarelo-esverdeada da espiroqueta (T. pallidum). O resultado a ser apresentado no laudo desse exame deve ser: 
Título igual ou superior a 1/5 de fluorescência amarelo-esverdeada da espiroqueta (T. pallidum) é considerado reagente, positivo para sífilis. 
4. 
Os testes sorológicos para detecção de sífilis são divididos em não treponêmicos (TNT) e treponêmicos (TT). O termo “treponêmico” é referente à pesquisa da bactéria Treponema pallidum. Considerando esse conceito, qual é a alternativa correta a respeito do alvo das pesquisas dos testes treponêmicos e não treponêmicos? 
Os testes treponêmicos, como o nome indica, pesquisam os próprios treponemas, ou seja, os antígenos da bactéria Treponema pallidum. 
5. 
Os testes para detecção de T. pallidum podem ser utilizados não só para diagnóstico, mas também para acompanhamento do tratamento da sífilis. Qual teste é o mais recomendado para avaliar a eficácia do tratamento da sífilis? 
Por essa característica, os testes não treponêmicos são os mais utilizados no monitoramento da resposta ao tratamento e no controle de cura da doença. Por essa característica, os testes não treponêmicos são os mais utilizados no monitoramento da resposta ao tratamento e no controle de cura da doença.

Continue navegando