Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação Final (Objetiva) - Individual Cultura Popular Brasileira

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A música, sobretudo a chamada "música popular", ocupa no Brasil um lugar privilegiado na história sociocultural, lugar de mediações, fusões, encontros de diversas etnias, classes e regiões que formam o nosso grande mosaico nacional. Além disso, a música tem sido, ao menos em boa parte do século XX, a tradutora dos nossos dilemas nacionais e veículo de nossas utopias sociais. Sobre a música no Brasil, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Década de 1930.
II- Década de 1960.
III- Década de 1970.
( ) A Jovem Guarda e os Festivais de Música Popular Brasileira movimentam o cenário musical do país e apresentam importantes nomes da música brasileira.
( ) Temos a expansão do rádio e o surgimento de muitos artistas talentosos, por isso esse período ficou conhecido como Época de Ouro.
( ) Ganham destaque artistas de diversas regiões, surgem muitos gêneros e subgêneros, não ficando mais um período histórico marcado por um estilo musical preponderante.
A I - III - II.
B II - I - III.
C III - II - I.
D I - II - III.

A culinária no Brasil é a mais diversificada possível, sendo que cada região tem um consumo maior de determinados alimentos, devido à colonização, à posição geográfica e ao clima que facilita o cultivo de determinados alimentos, em detrimento de outros. Analise a culinária e relacione-as com sua respectiva região:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Região Sul.
II- Região Sudeste.
III- Região Centro-Oeste.
IV- Região Nordeste.
V- Região Norte.
( ) Caldeirada de peixe, peixe na folha de bananeira, tacacá, pirarucu à casaca, saltenha, quibe de macaxeira.
( ) Sarapatel, buchada, mata-fome, arroz de cuchá, mingaus, sarrabulho, mocotó, Arrumadinho.
( ) Feijão pagão, empadão goiano, bolo de arroz, chouriço, farofa de banana, arroz com pequi, sopa paraguaia, carnes de caça.
( ) Angu, pão de queijo, tutu com couve, feijão troupeiro, vaca-atolada, galinha com quiabo, goiabada com queijo, arroz-doce, doces em calda e doce de leite.
( ) Caldeiradas de peixe, marrecos e patos recheados e os doces como a cuca e o strudell, barreado.
A A sequência correta é: III - V - II - I - IV.
B A sequência correta é: I - II - III - IV - V.
C A sequência correta é: V - IV - III - II - I.
D A sequência correta é: II - I - IV - V - III.

A produção artesanal de panela de barro é uma das maiores expressões da cultura popular do Espírito Santo. A técnica de produção pouco mudou em mais de 400 anos, desde quando a panela de barro era produzida em comunidades indígenas. Atualmente, apresenta-se com modelagem própria e original, adaptada às necessidades funcionais da culinária típica da região. As artesãs, vinculadas à Associação das Paneleiras de Goiabeiras, do município de Vitória-ES, trabalham em um galpão com cabines individuais preparadas para a realização de todas as etapas de produção. Para fazer as panelas, as artesãs retiram a argila do Vale do Mulembá e do manguezal que margeia a região e coletam a casca da Rhysophora mangle, popularmente chamada de mangue vermelho. Da casca dessa planta as artesãs retiram a tintura impermeabilizante com a qual açoitam as panelas ainda quentes. Por tradição, as autênticas moqueca e torta capixabas, dois pratos típicos regionais, devem ser servidas nas panelas de barro assim produzidas. Essa fusão entre as panelas de barro e os pratos preparados com frutos do mar, principalmente a moqueca, pelo menos no estado do Espírito Santo, faz parte das tradições deixadas pelas comunidades indígenas.
Com base nas informações apresentadas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A produção das panelas de barro abrange inter-relações com a natureza local, de onde se extrai a matéria-prima indispensável à confecção das peças ceramistas.
( ) A relação entre as tradições das panelas de barro e o prato típico da culinária indígena permanece inalterada, o que viabiliza a manutenção da identidade cultural capixaba.
( ) A demanda por bens culturais produzidos por comunidades tradicionais insere o ofício das paneleiras no mercado comercial, com retornos positivos para a comunidade.
( ) A inserção das panelas de barro no mercado turístico reduz a dimensão histórica, cultural e estética do ofício das paneleiras à dimensão econômica da comercialização de produtos artesanais.
A V - F - F - F.
B V - F - V - V.
C V - V - F - F.
D F - V - F - V.

Os primeiros estudos do folclore foram realizados a partir do século XIX e se caracterizaram por abordar uma área do conhecimento humano até então não estudada. Com estes estudos, passamos a ter um melhor entendimento e conhecimento sobre as sociedades, o que elevou o objeto folclórico a outro patamar dentro dos estudos científicos. Sobre o folclore, analise as sentenças a seguir:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- O termo folclore vem de Folk, que significa povo, e Lore, que é instrução, conhecimento.
II- O termo folclore foi criado pelo inglês William John Thoms, ao publicar um artigo na revista inglesa "The Athenaeum".
III- O folclore é popular e realizado pelo povo, porém nem tudo que é popular pode ser denominado folclore.
IV- Uma atividade folclórica precisa respeitar o anonimato, oralidade, aceitação coletiva, transmissão oral, tradicionalidade e funcionalidade.
A As sentenças I, II e III estão corretas.
B As sentenças III e IV estão corretas.
C As sentenças II e IV estão corretas.
D As sentenças I e IV estão corretas.

Os indígenas encontrados no litoral brasileiro pelos portugueses eram principalmente das tribos Tupi. Sua alimentação era baseada no plantio efetuado por eles, permitindo ter alimentos disponíveis durante todo o ano. O plantio da mandioca foi considerado uma planta preciosa. Com ela, eles produziam uma bebida chamada Cauim que atualmente é pouco conhecida no Brasil.
Em qual Estado Brasileiro esta bebida foi consumida? Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A Piauí.
B Maranhão.
C Mato Grosso.
D Amazonas.

Muitas práticas culturais dos nativos que viviam no território brasileiro no período da colonização chamaram a atenção dos europeus. Algumas das peculiaridades da cultura indígena acabaram por influenciar drasticamente a formação da identidade cultural brasileira, como, por exemplo, o 'cunhadismo'.
Sobre o cunhadismo, assinale a alternativa CORRETA:
a) Ritual religioso de origem indígena.
b) Hábito indígena de incorporar estranhos à sua comunidade.
c) Língua falada pelo povo indígena.
d) Forma de catequização utilizada pela Companhia de Jesus.

A Constituição brasileira é abundante no tratamento da cultura. Isso fica evidente no fato de que em todos os seus títulos há alguma ou até mesmo farta disciplina jurídica sobre o assunto. Poderia, por isso, ser chamada de "Constituição cultural", mas também pelo fato de possuir seção específica para o tema, em cujo artigo inaugural - 215 - se lê que "o Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais" (CUNHA, 2011, p. 119). As manifestações culturais no Brasil são extremamente ricas porque são reforçadas pelas diferenças das raças e pela distribuição da população em grandes espaços.
Sobre essas manifestações, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Festa da Uva, Boi-de-mamão.
II- Carnaval, Festa de Iemanjá.
III- Malocas, Seringueiro, Culto da Lua, Boi-Bumbá.
IV- Candomblé, Berimbau, Carrancas, Folguedo.
V- Procissão de Corpus Christi, Arte Barroca.
( ) Bahia.
( ) Rio de Janeiro.
( ) Minas Gerais.
( ) Região Sul do Brasil.
( ) Amazonas, Roraima, Acre e Rondônia.

Para Rocha (2009), pode-se identificar três fases constitutivas na formação do conceito de cultura popular no Brasil: A primeira fase, compreendida entre as décadas de 1920 e 1960, é marcada por grande disputa metodológica, entre os estudos folclóricos e a emergente sociologia paulista, a respeito da autoridade e legitimidade científica do campo. A segunda, desenvolvida no período que vai dos anos 1960 até os 1980, caracteriza-se pela ampla divulgação do conceito de cultura popular com um sentido acentuadamente político e ideológico. A terceira fase, a partir dos anos 1990, coincide com a revitalização do conceito de patrimônio cultural, principalmente no sentido de patrimônio imaterial quando então, efetivamente, a cultura popular parece adquirir significado etnográfico tout court.
Sobre a cultura popular, assinale a alternativa CORRETA:
A A cultura popular impede o enfrentamento da globalização, reforçando a perspectiva de existência de diferentes significados sociais.
B A cultura popular, apesar de suas estruturas dinâmicas, é uma forma estática de cultura.
C A cultura popular possibilita um campo de lutas e conflitos sociais em torno das questões culturais.
D A cultura popular dificulta o resgate ou a reconstrução da possível autonomia dos setores populares.

A cultura popular brasileira é ampla e diversificada pela miscigenação, que revela justamente a mistura das etnias e das culturas dos povos que constituíram nossa identidade. Sobre a cultura popular e com base na imagem anexa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) O carnaval é uma festa popular brasileira, que teve origem no estado da Bahia, a partir de 1800.
( ) Nosso folclore é muito rico e apresenta características e costumes dos povos indígenas, africanos e europeus. Por exemplo, o Fandango, característico do litoral paranaense, é de origem portuguesa.
( ) Uma importante contribuição dos povos indígenas são as lendas, que fazem parte de nossa cultura e estão apresentadas em vários quadros e poemas.
( ) Levando-se em conta a questão do seu processo produtivo, podemos identificar uma oposição entre duas formas de cultura: uma, produzida pelo e para o povo, chamada de "cultura popular", e, outra, produzida para a elite, denominada de "cultura erudita". Entretanto, podemos afirmar que essas duas culturas estão, cada vez mais, se inserindo uma na outra.
A V - F - V - V.
B F - V - V - V.
C F - V - V - F.
D V - V - F - V.

Em nossa sociedade errante, constantemente transformada pela mobilidade e ubiquidade de seu presente, patrimônio histórico tornou-se uma das palavras-chave. Ela remete a uma instituição e a uma mentalidade. Constituindo-se de bens materiais, imateriais e naturais de importância artística, cultural, religiosa, documental ou estética para a sociedade, entendemos que a noção de patrimônio é construída ao longo da história como o sentido de pertencimento dos indivíduos a um ou mais grupos sociais, assegurando-lhes uma identidade cultural e uma continuidade de saberes, fundamentais como suporte para a formação do sujeito como cidadão. O culto que se rende hoje ao patrimônio histórico deve merecer de nós mais do que simples aprovação. Ele requer um questionamento porque se constitui elemento revelador, negligenciado, mas, brilhante, de uma condição da sociedade e das questões que ela encerra.
Considerando a atualidade do tema apresentado no texto acima e a necessidade da conscientização do sujeito ainda no contexto escolar, é preciso:
A Sensibilizar a sociedade para a reprodução das práticas e técnicas características das manifestações culturais regionais do nosso país, promovendo uma forma de mecanização das tradições e de valorização de novas propostas culturais.
B Exercitar o espírito cidadão, tornando-o mais ativo no processo de reconhecimento e conservação dos bens materiais em detrimento dos bens imateriais, sendo estes desnecessários à cultura contemporânea.
C Recolher provas da importância da obra ou do objeto que será mantido em um museu para ser contemplado, pois só assim é possível preservar os bens materiais.
D Reconhecer os saberes e ofícios tradicionais, celebrações, festas e danças populares, formas de expressão e vestuário, como fonte do patrimônio e da cultura imaterial.

As obras abaixo são de autoria de artistas afrobrasileiros. Considerando as figuras apresentadas, analise as seguintes afirmacoes a respeito da arte afrobrasileira:
É correto apenas o que se afirma em:
I- É uma arte religiosa ligada ao universo cultural afrobrasileiro, restrita aos espaços sagrados.
II- É uma arte produzida por artistas brasileiros que se identificam com a temática afrobrasileira.
III- É uma arte impregnada pelo universo popular brasileiro, o que dificultou sua difusão na História da Arte.
IV- É uma arte que reflete a sensibilidade e o discurso identitário negro por intermédio de formas universais do diálogo artístico.
A I e II.
B III e IV.
C I, II e III.
D II e IV.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

A música, sobretudo a chamada "música popular", ocupa no Brasil um lugar privilegiado na história sociocultural, lugar de mediações, fusões, encontros de diversas etnias, classes e regiões que formam o nosso grande mosaico nacional. Além disso, a música tem sido, ao menos em boa parte do século XX, a tradutora dos nossos dilemas nacionais e veículo de nossas utopias sociais. Sobre a música no Brasil, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Década de 1930.
II- Década de 1960.
III- Década de 1970.
( ) A Jovem Guarda e os Festivais de Música Popular Brasileira movimentam o cenário musical do país e apresentam importantes nomes da música brasileira.
( ) Temos a expansão do rádio e o surgimento de muitos artistas talentosos, por isso esse período ficou conhecido como Época de Ouro.
( ) Ganham destaque artistas de diversas regiões, surgem muitos gêneros e subgêneros, não ficando mais um período histórico marcado por um estilo musical preponderante.
A I - III - II.
B II - I - III.
C III - II - I.
D I - II - III.

A culinária no Brasil é a mais diversificada possível, sendo que cada região tem um consumo maior de determinados alimentos, devido à colonização, à posição geográfica e ao clima que facilita o cultivo de determinados alimentos, em detrimento de outros. Analise a culinária e relacione-as com sua respectiva região:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Região Sul.
II- Região Sudeste.
III- Região Centro-Oeste.
IV- Região Nordeste.
V- Região Norte.
( ) Caldeirada de peixe, peixe na folha de bananeira, tacacá, pirarucu à casaca, saltenha, quibe de macaxeira.
( ) Sarapatel, buchada, mata-fome, arroz de cuchá, mingaus, sarrabulho, mocotó, Arrumadinho.
( ) Feijão pagão, empadão goiano, bolo de arroz, chouriço, farofa de banana, arroz com pequi, sopa paraguaia, carnes de caça.
( ) Angu, pão de queijo, tutu com couve, feijão troupeiro, vaca-atolada, galinha com quiabo, goiabada com queijo, arroz-doce, doces em calda e doce de leite.
( ) Caldeiradas de peixe, marrecos e patos recheados e os doces como a cuca e o strudell, barreado.
A A sequência correta é: III - V - II - I - IV.
B A sequência correta é: I - II - III - IV - V.
C A sequência correta é: V - IV - III - II - I.
D A sequência correta é: II - I - IV - V - III.

A produção artesanal de panela de barro é uma das maiores expressões da cultura popular do Espírito Santo. A técnica de produção pouco mudou em mais de 400 anos, desde quando a panela de barro era produzida em comunidades indígenas. Atualmente, apresenta-se com modelagem própria e original, adaptada às necessidades funcionais da culinária típica da região. As artesãs, vinculadas à Associação das Paneleiras de Goiabeiras, do município de Vitória-ES, trabalham em um galpão com cabines individuais preparadas para a realização de todas as etapas de produção. Para fazer as panelas, as artesãs retiram a argila do Vale do Mulembá e do manguezal que margeia a região e coletam a casca da Rhysophora mangle, popularmente chamada de mangue vermelho. Da casca dessa planta as artesãs retiram a tintura impermeabilizante com a qual açoitam as panelas ainda quentes. Por tradição, as autênticas moqueca e torta capixabas, dois pratos típicos regionais, devem ser servidas nas panelas de barro assim produzidas. Essa fusão entre as panelas de barro e os pratos preparados com frutos do mar, principalmente a moqueca, pelo menos no estado do Espírito Santo, faz parte das tradições deixadas pelas comunidades indígenas.
Com base nas informações apresentadas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A produção das panelas de barro abrange inter-relações com a natureza local, de onde se extrai a matéria-prima indispensável à confecção das peças ceramistas.
( ) A relação entre as tradições das panelas de barro e o prato típico da culinária indígena permanece inalterada, o que viabiliza a manutenção da identidade cultural capixaba.
( ) A demanda por bens culturais produzidos por comunidades tradicionais insere o ofício das paneleiras no mercado comercial, com retornos positivos para a comunidade.
( ) A inserção das panelas de barro no mercado turístico reduz a dimensão histórica, cultural e estética do ofício das paneleiras à dimensão econômica da comercialização de produtos artesanais.
A V - F - F - F.
B V - F - V - V.
C V - V - F - F.
D F - V - F - V.

Os primeiros estudos do folclore foram realizados a partir do século XIX e se caracterizaram por abordar uma área do conhecimento humano até então não estudada. Com estes estudos, passamos a ter um melhor entendimento e conhecimento sobre as sociedades, o que elevou o objeto folclórico a outro patamar dentro dos estudos científicos. Sobre o folclore, analise as sentenças a seguir:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- O termo folclore vem de Folk, que significa povo, e Lore, que é instrução, conhecimento.
II- O termo folclore foi criado pelo inglês William John Thoms, ao publicar um artigo na revista inglesa "The Athenaeum".
III- O folclore é popular e realizado pelo povo, porém nem tudo que é popular pode ser denominado folclore.
IV- Uma atividade folclórica precisa respeitar o anonimato, oralidade, aceitação coletiva, transmissão oral, tradicionalidade e funcionalidade.
A As sentenças I, II e III estão corretas.
B As sentenças III e IV estão corretas.
C As sentenças II e IV estão corretas.
D As sentenças I e IV estão corretas.

Os indígenas encontrados no litoral brasileiro pelos portugueses eram principalmente das tribos Tupi. Sua alimentação era baseada no plantio efetuado por eles, permitindo ter alimentos disponíveis durante todo o ano. O plantio da mandioca foi considerado uma planta preciosa. Com ela, eles produziam uma bebida chamada Cauim que atualmente é pouco conhecida no Brasil.
Em qual Estado Brasileiro esta bebida foi consumida? Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A Piauí.
B Maranhão.
C Mato Grosso.
D Amazonas.

Muitas práticas culturais dos nativos que viviam no território brasileiro no período da colonização chamaram a atenção dos europeus. Algumas das peculiaridades da cultura indígena acabaram por influenciar drasticamente a formação da identidade cultural brasileira, como, por exemplo, o 'cunhadismo'.
Sobre o cunhadismo, assinale a alternativa CORRETA:
a) Ritual religioso de origem indígena.
b) Hábito indígena de incorporar estranhos à sua comunidade.
c) Língua falada pelo povo indígena.
d) Forma de catequização utilizada pela Companhia de Jesus.

A Constituição brasileira é abundante no tratamento da cultura. Isso fica evidente no fato de que em todos os seus títulos há alguma ou até mesmo farta disciplina jurídica sobre o assunto. Poderia, por isso, ser chamada de "Constituição cultural", mas também pelo fato de possuir seção específica para o tema, em cujo artigo inaugural - 215 - se lê que "o Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais" (CUNHA, 2011, p. 119). As manifestações culturais no Brasil são extremamente ricas porque são reforçadas pelas diferenças das raças e pela distribuição da população em grandes espaços.
Sobre essas manifestações, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Festa da Uva, Boi-de-mamão.
II- Carnaval, Festa de Iemanjá.
III- Malocas, Seringueiro, Culto da Lua, Boi-Bumbá.
IV- Candomblé, Berimbau, Carrancas, Folguedo.
V- Procissão de Corpus Christi, Arte Barroca.
( ) Bahia.
( ) Rio de Janeiro.
( ) Minas Gerais.
( ) Região Sul do Brasil.
( ) Amazonas, Roraima, Acre e Rondônia.

Para Rocha (2009), pode-se identificar três fases constitutivas na formação do conceito de cultura popular no Brasil: A primeira fase, compreendida entre as décadas de 1920 e 1960, é marcada por grande disputa metodológica, entre os estudos folclóricos e a emergente sociologia paulista, a respeito da autoridade e legitimidade científica do campo. A segunda, desenvolvida no período que vai dos anos 1960 até os 1980, caracteriza-se pela ampla divulgação do conceito de cultura popular com um sentido acentuadamente político e ideológico. A terceira fase, a partir dos anos 1990, coincide com a revitalização do conceito de patrimônio cultural, principalmente no sentido de patrimônio imaterial quando então, efetivamente, a cultura popular parece adquirir significado etnográfico tout court.
Sobre a cultura popular, assinale a alternativa CORRETA:
A A cultura popular impede o enfrentamento da globalização, reforçando a perspectiva de existência de diferentes significados sociais.
B A cultura popular, apesar de suas estruturas dinâmicas, é uma forma estática de cultura.
C A cultura popular possibilita um campo de lutas e conflitos sociais em torno das questões culturais.
D A cultura popular dificulta o resgate ou a reconstrução da possível autonomia dos setores populares.

A cultura popular brasileira é ampla e diversificada pela miscigenação, que revela justamente a mistura das etnias e das culturas dos povos que constituíram nossa identidade. Sobre a cultura popular e com base na imagem anexa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) O carnaval é uma festa popular brasileira, que teve origem no estado da Bahia, a partir de 1800.
( ) Nosso folclore é muito rico e apresenta características e costumes dos povos indígenas, africanos e europeus. Por exemplo, o Fandango, característico do litoral paranaense, é de origem portuguesa.
( ) Uma importante contribuição dos povos indígenas são as lendas, que fazem parte de nossa cultura e estão apresentadas em vários quadros e poemas.
( ) Levando-se em conta a questão do seu processo produtivo, podemos identificar uma oposição entre duas formas de cultura: uma, produzida pelo e para o povo, chamada de "cultura popular", e, outra, produzida para a elite, denominada de "cultura erudita". Entretanto, podemos afirmar que essas duas culturas estão, cada vez mais, se inserindo uma na outra.
A V - F - V - V.
B F - V - V - V.
C F - V - V - F.
D V - V - F - V.

Em nossa sociedade errante, constantemente transformada pela mobilidade e ubiquidade de seu presente, patrimônio histórico tornou-se uma das palavras-chave. Ela remete a uma instituição e a uma mentalidade. Constituindo-se de bens materiais, imateriais e naturais de importância artística, cultural, religiosa, documental ou estética para a sociedade, entendemos que a noção de patrimônio é construída ao longo da história como o sentido de pertencimento dos indivíduos a um ou mais grupos sociais, assegurando-lhes uma identidade cultural e uma continuidade de saberes, fundamentais como suporte para a formação do sujeito como cidadão. O culto que se rende hoje ao patrimônio histórico deve merecer de nós mais do que simples aprovação. Ele requer um questionamento porque se constitui elemento revelador, negligenciado, mas, brilhante, de uma condição da sociedade e das questões que ela encerra.
Considerando a atualidade do tema apresentado no texto acima e a necessidade da conscientização do sujeito ainda no contexto escolar, é preciso:
A Sensibilizar a sociedade para a reprodução das práticas e técnicas características das manifestações culturais regionais do nosso país, promovendo uma forma de mecanização das tradições e de valorização de novas propostas culturais.
B Exercitar o espírito cidadão, tornando-o mais ativo no processo de reconhecimento e conservação dos bens materiais em detrimento dos bens imateriais, sendo estes desnecessários à cultura contemporânea.
C Recolher provas da importância da obra ou do objeto que será mantido em um museu para ser contemplado, pois só assim é possível preservar os bens materiais.
D Reconhecer os saberes e ofícios tradicionais, celebrações, festas e danças populares, formas de expressão e vestuário, como fonte do patrimônio e da cultura imaterial.

As obras abaixo são de autoria de artistas afrobrasileiros. Considerando as figuras apresentadas, analise as seguintes afirmacoes a respeito da arte afrobrasileira:
É correto apenas o que se afirma em:
I- É uma arte religiosa ligada ao universo cultural afrobrasileiro, restrita aos espaços sagrados.
II- É uma arte produzida por artistas brasileiros que se identificam com a temática afrobrasileira.
III- É uma arte impregnada pelo universo popular brasileiro, o que dificultou sua difusão na História da Arte.
IV- É uma arte que reflete a sensibilidade e o discurso identitário negro por intermédio de formas universais do diálogo artístico.
A I e II.
B III e IV.
C I, II e III.
D II e IV.

Prévia do material em texto

26/09/2023, 11:42 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 1/8
Prova Impressa
GABARITO | Avaliação Final (Objetiva) - Individual
(Cod.:686925)
Peso da Avaliação 3,00
Prova 38110226
Qtd. de Questões 12
Acertos/Erros 9/3
Nota 9,00
A música, sobretudo a chamada "música popular", ocupa no Brasil um lugar privilegiado na 
história sociocultural, lugar de mediações, fusões, encontros de diversas etnias, classes e regiões que 
formam o nosso grande mosaico nacional. Além disso, a música tem sido, ao menos em boa parte do 
século XX, a tradutora dos nossos dilemas nacionais e veículo de nossas utopias sociais. Sobre a 
música no Brasil, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
 
I- Década de 1930.
II- Década de 1960.
III- Década de 1970.
( ) A Jovem Guarda e os Festivais de Música Popular Brasileira movimentam o cenário musical do 
país e apresentam importantes nomes da música brasileira. 
( ) Temos a expansão do rádio e o surgimento de muitos artistas talentosos, por isso esse período 
ficou conhecido como Época de Ouro. 
( ) Ganham destaque artistas de diversas regiões, surgem muitos gêneros e subgêneros, não ficando 
mais um período histórico marcado por um estilo musical preponderante. 
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: NAPOLITANO, Marcos. História e música: história cultural da música popular. Belo 
Horizonte: Autêntica, 2002.
A I - III - II.
B II - I - III.
C III - II - I.
D I - II - III.
A culinária no Brasil é a mais diversificada possível, sendo que cada região tem um consumo 
maior de determinados alimentos, devido à colonização, à posição geográfica e ao clima que facilita o 
cultivo de determinados alimentos, em detrimento de outros. Analise a culinária e relacione-as com 
sua respectiva região: 
I- Região Sul.
II- Região Sudeste.
III- Região Centro-Oeste.
IV- Região Nordeste.
V- Região Norte.
( ) Caldeirada de peixe, peixe na folha de bananeira, tacacá, pirarucu à casaca, saltenha, quibe de 
 VOLTAR
A+
Alterar modo de visualização
1
2
26/09/2023, 11:42 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 2/8
macaxeira. 
( ) Sarapatel, buchada, mata-fome, arroz de cuchá, mingaus, sarrabulho, mocotó,
Arrumadinho. 
( ) Feijão pagão, empadão goiano, bolo de arroz, chouriço, farofa de banana, arroz com pequi, sopa 
paraguaia, carnes de caça . 
( ) Angu, pão de queijo, tutu com couve, feijão troupeiro, vaca-atolada, galinha com quiabo, 
goiabada com queijo, arroz-doce, doces em calda e doce de leite. 
( ) Caldeiradas de peixe, marrecos e patos recheados e os doces como a cuca e o strudell, barreado. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A A sequência correta é: III - V - II - I - IV.
B A sequência correta é: I - II - III - IV - V.
C A sequência correta é: V - IV - III - II - I.
D A sequência correta é: II - I - IV - V - III.
A produção artesanal de panela de barro é uma das maiores expressões da cultura popular do 
Espírito Santo. A técnica de produção pouco mudou em mais de 400 anos, desde quando a panela de 
barro era produzida em comunidades indígenas. Atualmente, apresenta-se com modelagem própria e 
original, adaptada às necessidades funcionais da culinária típica da região. As artesãs, vinculadas à 
Associação das Paneleiras de Goiabeiras, do município de Vitória-ES, trabalham em um galpão com 
cabines individuais preparadas para a realização de todas as etapas de produção. Para fazer as 
panelas, as artesãs retiram a argila do Vale do Mulembá e do manguezal que margeia a região e 
coletam a casca da Rhysophora mangle, popularmente chamada de mangue vermelho. Da casca dessa 
planta as artesãs retiram a tintura impermeabilizante com a qual açoitam as panelas ainda quentes. Por 
tradição, as autênticas moqueca e torta capixabas, dois pratos típicos regionais, devem ser servidas 
nas panelas de barro assim produzidas. Essa fusão entre as panelas de barro e os pratos preparados 
com frutos do mar, principalmente a moqueca, pelo menos no estado do Espírito Santo, faz parte das 
tradições deixadas pelas comunidades indígenas. Como principal elemento cultural na elaboração de 
pratos típicos da cultura capixaba, a panela de barro de Goiabeiras foi tombada, em 2002, tornando-se 
a primeira indicação geográfica brasileira na área do artesanato, considerada bem imaterial, registrado 
e protegido no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan), no Livro de Registro dos Saberes 
e declarada patrimônio cultural do Brasil. Atualmente, o trabalho foi profissionalizado e a 
concorrência para atender ao mercado ficou mais acirrada, a produção que se desenvolve no galpão 
ganhou um ritmo mais empresarial com maior visibilidade publicitária, enquanto as paneleiras de 
fundo de quintal se queixam de ficarem ofuscadas comercialmente depois que o galpão ganhou 
notoriedade. Com base nas informações apresentadas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F 
para as falsas:
( ) A produção das panelas de barro abrange inter-relações com a natureza local, de onde se extrai a 
matéria-prima indispensável à confecção das peças ceramistas.
( ) A relação entre as tradições das panelas de barro e o prato típico da culinária indígena permanece 
inalterada, o que viabiliza a manutenção da identidade cultural capixaba.
( ) A demanda por bens culturais produzidos por comunidades tradicionais insere o ofício das 
paneleiras no mercado comercial, com retornos positivos para a comunidade.
( ) A inserção das panelas de barro no mercado turístico reduz a dimensão histórica, cultural e 
estética do ofício das paneleiras à dimensão econômica da comercialização de produtos artesanais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: http://www.vitoria.es.gov.br. Acesso em: 14 jul. 2017 (adaptado).
3
26/09/2023, 11:42 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 3/8
MERLO, P. Repensando a tradição: a moqueca capixaba e a construção da identidade local. 
Interseções. Rio de Janeiro. v. 13, n.1, 2011 (adaptado).
 
SILVA, A. Comunidade tradicional, práticas coletivas e reconhecimento: narrativas contemporâneas 
do patrimônio cultural. 40° Encontro Anual da Anpocs. Caxambu, 2016 (adaptado).
A V - F - F - F.
B V - F - V - V.
C V - V - F - F.
D F - V - F - V.
Os primeiros estudos do folclore foram realizados a partir do século XIX e se caracterizaram por 
abordar uma área do conhecimento humano até então não estudada. Com estes estudos, passamos a 
ter um melhor entendimento e conhecimento sobre as sociedades, o que elevou o objeto folclórico a 
outro patamar dentro dos estudos científicos. Sobre o folclore, analise as sentenças a seguir:
I- O termo folclore vem de Folk, que significa povo, e Lore, que é instrução, conhecimento. 
II- O termo folclore foi criado pelo inglês William John Thoms, ao publicar um artigo na revista 
inglesa "The Athenaeum".
III- O folclore é popular e realizado pelo povo, porém nem tudo que é popular pode ser denominado 
folclore.
IV- Uma atividade folclórica precisa respeitar o anonimato, oralidade, aceitação coletiva, transmissão 
oral, tradicionalidade e funcionalidade.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I, II e III estão corretas.
B As sentenças III e IV estão corretas.
C As sentenças II e IV estão corretas.
D As sentenças I e IV estão corretas.
Os indígenas influenciaram a cultura brasileira não somente com seu trabalho e costumes, mas 
também na maneira como viviam, sua relação com a natureza e como se relacionavam em sociedade. 
Sobre os primeiros habitantes brasileiros, analise as afirmativas a seguir:
I- No cultivo de plantas e na agricultura, os indígenas participavam e se ajudavam mutuamente.
II- As mulheres caçavam e comandavam a tribo, influenciando na educação e nosvalores do grupo.
III- A planta conhecida como aipim é venenosa, porém, ao tirar o ácido cianídrico, ela se torna 
comestível.
IV- O tratamento social para os indígenas é igualitário, permitindo o direito ao uso da terra a todos.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As afirmativas I, II e III estão corretas.
4
5
26/09/2023, 11:42 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 4/8
B As afirmativas II e IV estão corretas.
C As afirmativas I, III e IV estão corretas.
D As afirmativas I e II estão corretas.
Os indígenas encontrados no litoral brasileiro pelos portugueses eram principalmente das tribos 
Tupi. Sua alimentação era baseada no plantio efetuado por eles, permitindo ter alimentos disponíveis 
durante todo o ano. O plantio da mandioca foi considerado uma planta preciosa. Com ela, eles 
produziam uma bebiba chamada Cauim que atualmente é pouco conhecida no Brasil. Em qual Estado 
Brasileiro esta bebida foi consumida?
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A Piauí.
B Maranhão.
C Mato Grosso.
D Amazonas.
Muitas práticas culturais dos nativos que viviam no território brasileiro no período da 
colonização chamaram a atenção dos europeus. Algumas das peculiaridades da cultura indígena 
acabaram por influenciar drasticamente a formação da identidade cultural brasileira, como, por 
exemplo, o "cunhadismo". Sobre o cunhadismo, assinale a alternativa CORRETA:
A Ritual religioso de origem indígena.
B Forma de catequização utilizada pela Companhia de Jesus.
C Língua falada pelo povo indígena.
D Hábito indígena de incorporar estranhos à sua comunidade.
A Constituição brasileira é abundante no tratamento da cultura. Isso fica evidente no fato de que 
em todos os seus títulos há alguma ou até mesmo farta disciplina jurídica sobre o assunto. Poderia, 
por isso, ser chamada de "Constituição cultural", mas também pelo fato de possuir seção específica 
para o tema, em cujo artigo inaugural - 215 - se lê que "o Estado garantirá a todos o pleno exercício 
dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a 
difusão das manifestações culturais" (CUNHA, 2011, p. 119). As manifestações culturais no Brasil 
são extremamente ricas porque são reforçadas pelas diferenças das raças e pela distribuição da 
população em grandes espaços. Sobre essas manifestações, associe os itens, utilizando o código a 
seguir:
I- Festa da Uva, Boi-de-mamão. 
II- Carnaval, Festa de Iemanjá. 
III- Malocas, Seringueiro, Culto da Lua, Boi-Bumbá. 
IV- Candomblé, Berimbau, Carrancas, Folguedo. 
6
7
8
26/09/2023, 11:42 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 5/8
V- Procissão de Corpus Christi, Arte Barroca. 
( ) Bahia. 
( ) Rio de Janeiro. 
( ) Minas Gerais. 
( ) Região Sul do Brasil. 
( ) Amazonas, Roraima, Acre e Rondônia. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CUNHA FILHO, Francisco Humberto. Direitos culturais no Brasil. In: Revista Observatório 
Itaú Cultural / OIC - n. 11 (jan./abr. 2011) - São Paulo, SP: Itaú Cultural, 2011, p. 115-126.
A IV - II - V - I - III.
B V - IV - III - II - I.
C III - II - V - I - IV.
D IV - III - V - I - II.
Para Rocha (2009), pode-se identificar três fases constitutivas na formação do conceito de 
cultura popular no Brasil: A primeira fase, compreendida entre as décadas de 1920 e 1960, é marcada 
por grande disputa metodológica, entre os estudos folclóricos e a emergente sociologia paulista, a 
respeito da autoridade e legitimidade científica do campo. A segunda, desenvolvida no período que 
vai dos anos 1960 até os 1980, caracteriza-se pela ampla divulgação do conceito de cultura popular 
com um sentido acentuadamente político e ideológico. A terceira fase, a partir dos anos 1990, 
coincide com a revitalização do conceito de patrimônio cultural, principalmente no sentido de 
patrimônio imaterial quando então, efetivamente, a cultura popular parece adquirir significado 
etnográfico tout court. Tais fases devem ser compreendidas como pontos de um processo de "longa-
duração" no qual elementos de um significado conceitual mesclam-se em outro, sugerindo certa 
impressão de continuidade, sem apagar, contudo, as mudanças de sentido sofridas pelo conceito ao 
longo do tempo. Sobre a cultura popular, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ROCHA, Gilmar. Cultura popular: do folclore ao patrimônio. Mediações-Revista de 
Ciências Sociais, v. 14, n. 1, p. 218-236, 2009.
A A cultura popular impede o enfrentamento da globalização, reforçando a perspectiva de
existência de diferentes significados sociais.
B A cultura popular, apesar de suas estruturas dinâmicas, é uma forma estática de cultura.
C A cultura popular possibilita um campo de lutas e conflitos sociais em torno das questões
culturais.
D A cultura popular dificulta o resgate ou a reconstrução da possível autonomia dos setores
populares.
Analise a imagem abaixo:
 
A cultura popular brasileira é ampla e diversificada pela miscigenação, que revela justamente a 
mistura das etnias e das culturas dos povos que constituíram nossa identidade. Sobre a cultura popular 
e com base na imagem anexa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
9
10
26/09/2023, 11:42 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 6/8
 
( ) O carnaval é uma festa popular brasileira, que teve origem no estado da Bahia, a partir de 1800. 
( ) Nosso folclore é muito rico e apresenta características e costumes dos povos indígenas, africanos 
e europeus. Por exemplo, o Fandango, característico do litoral paranaense, é de origem portuguesa. 
( ) Uma importante contribuição dos povos indígenas são as lendas, que fazem parte de nossa 
cultura e estão apresentadas em vários quadros e poemas. 
( ) Levando-se em conta a questão do seu processo produtivo, podemos identificar uma oposição 
entre duas formas de cultura: uma, produzida pelo e para o povo, chamada de "cultura popular", e, 
outra, produzida para a elite, denominada de "cultura erudita". Entretanto, podemos afirmar que essas 
duas culturas estão, cada vez mais, se inserindo uma na outra. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: CANCLINI, N. Culturas híbridas. São Paulo: Edusp, 1989. P. 206.
A V - F - V - V.
B F - V - V - V.
C F - V - V - F.
D V - V - F - V.
(ENADE, 2011) Em nossa sociedade errante, constantemente transformada pela mobilidade e 
ubiquidade de seu presente, patrimônio histórico tornou-se uma das palavras-chave. Ela remete a uma 
instituição e a uma mentalidade. Constituindo-se de bens materiais, imateriais e naturais de 
importância artística, cultural, religiosa, documental ou estética para a sociedade, entendemos que a 
noção de patrimônio é construída ao longo da história como o sentido de pertencimento dos 
indivíduos a um ou mais grupos sociais, assegurando-lhes uma identidade cultural e uma 
continuidade de saberes, fundamentais como suporte para a formação do sujeito como cidadão. O 
culto que se rende hoje ao patrimônio histórico deve merecer de nós mais do que simples aprovação. 
Ele requer um questionamento porque se constitui elemento revelador, negligenciado, mas, brilhante, 
de uma condição da sociedade e das questões que ela encerra.
FONTE: CHOAY, F. A alegoria do patrimônio. Trad. Luciano Vieira Machado. São Paulo: Editora 
UNESP, 2001.
Considerando a atualidade do tema apresentado no texto acima e a necessidade da conscientização do 
sujeito ainda no contexto escolar, é preciso:
A
Sensibilizar a sociedade para a reprodução das práticas e técnicas características das
manifestações culturais regionais do nosso país, promovendo uma forma de mecanização das
tradições e de valorização de novas propostas culturais.
B
Exercitar o espírito cidadão, tornando-o mais ativo no processo de reconhecimento e conservação
dos bens materiais em detrimento dos bens imateriais, sendo estes desnecessários à cultura
contemporânea.
C Recolher provas da importância da obra ou do objeto que será mantidoem um museu para ser
contemplado, pois só assim é possível preservar os bens materiais.
11
26/09/2023, 11:42 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 7/8
D Reconhecer os saberes e ofícios tradicionais, celebrações, festas e danças populares, formas de
expressão e vestuário, como fonte do patrimônio e da cultura imaterial.
As obras abaixo são de autoria de artistas afrobrasileiros. Considerando as figuras apresentadas, 
analise as seguintes afirmações a respeito da arte afrobrasileira:
I- É uma arte religiosa ligada ao universo cultural afrobrasileiro, restrita aos espaços sagrados.
II- É uma arte produzida por artistas brasileiros que se identificam com a temática afrobrasileira.
III- É uma arte impregnada pelo universo popular brasileiro, o que dificultou sua difusão na História 
da Arte.
IV- É uma arte que reflete a sensibilidade e o discurso identitário negro por intermédio de formas 
universais do diálogo artístico.
É correto apenas o que se afirma em:
A I e II.
B III e IV.
C I, II e III.
12
26/09/2023, 11:42 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 8/8
D II e IV.
Imprimir

Mais conteúdos dessa disciplina