Buscar

AVALIAÇÃO - LITERATURA E LINGUAGEM INFANTIL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO – LITERATURA E LINGUAGEM INFANTIL
1) No que se refere a literatura infantil é correto afirmar:
I. É uma linguagem específica capaz de atuar sobre as mentes e proporcionar ao homem a oportunidade de ampliar, transformar ou enriquecer sua própria experiência de vida. Da mesma forma, pode-se dizer que a literatura infantil, em sua essência possui a mesma natureza, entretanto, alguns autores afirmam que a sua diferença reside no seu destinatário, isto é, aquele que recebe a mensagem, ou seja, a criança.
II. Literatura é a arte ou profissão que utiliza a palavra como meio de expressão, ajustando-se a códigos estéticos que variam nos diferentes períodos históricos, movimentos artísticos ou autores individuais, enquanto que a literatura infantil é próprio de crianças ou feito para elas.
III. A literatura infantil, como seu adjetivo determina, é a literatura destinada às crianças, que tem como objetivo principal oferecer-lhes, através do fictício e da fantasia, padrões para interpretar o mundo e desenvolver seus próprios conceitos.
IV. A literatura infantil é o produto histórico de relações objetivas e também subjetivas que o ser humano mantém com seu meio social, linguístico, cultural, intelectual, político e econômico, além de ser resultado de algumas concepções (do artista que a produz e dos adultos que contribuem para disseminação das obras literárias) filosóficas, educacionais e até mesmo políticas no que diz respeito à educação ofertada em determinado período histórico.
· Apenas uma afirmativa está correta.
· Apenas duas afirmativas estão corretas.
· Apenas três afirmativas estão corretas.
· Todas as afirmativas estão corretas.
2) Assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as Falsas
( ) O aparecimento da literatura infantil no Brasil foi iniciado pelo aceleramento da urbanização que ocorreu entre o fim do século XIX e o começo do século XX.
(  ) No Brasil, foi somente a partir do século XIX que surgiram livros nacionais de literatura endereçados a crianças, embora a maior parte fosse constituída por traduções e adaptações de obras europeias tradicionais, especialmente portuguesas, que visavam difundir regras e padrões de comportamentos, doutrinando-se as crianças.
( ) Entre as décadas de 1970 e 1980, a literatura infantil apresentou uma diminuição considerável na sua produção, em que boa parte se deve ao fato de as escolas tornarem-se um dos espaços que refugaram esse gênero literário em declínio  num cenário de lutas pela liberdade de expressão.
( ) Os primeiros livros para crianças surgiram no século XVIII. Escritores como La Fontaine e Charles Perrault concentraram seu trabalho em contos de fadas. Desde então, a literatura infantil vem ocupando seu espaço e assumindo sua relevância. Como resultado, surgiram muitos escritores, como Andersen, Machado de Assis, Graciliano Ramos, os Irmãos Grimm e o Monteiro Lobato, imortalizados pela grandiosidade de suas obras.
· V. V. V. F.
· V. V. F. F.
· F. F. F. V.
· F. F. V. V.
3) De acordo com texto, assinale a lacuna  que complete o seu sentido:
Para formar um leitor é imprescindível que entre a pessoa que lê e o texto se estabeleça uma espécie de comunhão baseada no––––––––, na––––––––, no––––– e na–––––––––. É necessário também que haja esforço e este se justifica e se legitima justamente através da comunhão estabelecida.
· Compromisso, identificação, interesse, imparcialidade.
· Prazer, imparcialidade, compromisso, seriedade.
· Prazer, identificação, interesse, liberdade de interpretação.
· Compromisso, imparcialidade, prazer, liberdade de interpretação.
4) A literatura infantil traz em suas obras algumas características distintas que definem seu gênero literário. EXCETO:
· Literatura infantil, em lugar de ser a que se escreve para as crianças, seria a que as crianças leem com agrado.
· Uma obra de literatura infantil deve possuir o cuidado de ser demasiadamente “infantilizada”. Ou seja, deve partir do pressuposto de que as crianças, ao se depararem com ela, não teriam dificuldades de entendimento suficiente caso fosse escrita/produzida com maior grau de rigor literário.
· Alguns livros infantis são desprezados pelas crianças, pois apresentam em seus textos a puerilidade que chega a aparentar a banalização da inteligência infantil, não preenchem as exigências intelectuais e sentimentais da criança.
· A criança exige que o adulto e, por consequência, as obras de literatura infantil apresentem um texto claro, de fácil compreensão, porém que não menospreze sua capacidade e habilidade de leitora.
5) A maioria das obras de literatura infantil apresenta uma estrutura específica ao desenvolver seus textos. Essa estrutura tem, segundo Faria (2009), os seguintes itens. Assinale a alternativa INCORRETA.
· Introdução;
· Situação inicial de equilíbrio;
· Desenvolvimento;
· Desenlace.
6) O que significa uma abordagem metodológica da leitura?
· Significa que, no processo de formação docente, os indivíduos devem ser contidos à diversidade oferecida pelas literaturas e que também devem se abster das possibilidades de trabalho em sala de aula com cada uma delas.
· Significa que, no processo de formação da criança, os indivíduos devem ser expostos à individualidade oferecida pelas regras e que também devem conhecer as possibilidades de trabalho em sala de aula com cada uma delas.
· Significa que, no processo de formação da criança, os indivíduos devem se abster à diversidade oferecida pelas literaturas e que também devem abster das possibilidades de trabalho em sala de aula.
· Significa que, no processo de formação docente, os indivíduos devem ser expostos à diversidade oferecida pelas literaturas e que também devem conhecer as possibilidades de trabalho em sala de aula com cada uma delas.
7) Para Piaget (1994), são identificáveis quatro períodos no processo de desenvolvimento humano. São eles: 
1. sensório-motor (0 a 2 anos); 
2. pré-operatório (2 a 7 anos); 
3. operações concretas (7 a 11 ou 12 anos); 
4. operações formais (11 ou 12 anos em diante).
É nessa fase, sobretudo, que a criança desenvolve a imaginação e a memória. Dessa forma, torna-se evidente que o trabalho com a literatura é imprescindível nessa etapa. Nesse estágio simbólico em que a criança se encontra, há egocentrismo, pois ela não percebe o mundo para além dela mesma; tudo no mundo é dela: “meu papai”, “minha mamãe”, “meu livro”, “meu carro da minha mamãe”, etc. Portanto, com a inserção da literatura, do mundo da imaginação e da fantasia, o professor estimula o desenvolvimento da linguagem e também amplia a capacidade de socialização da criança pelo uso da linguagem; isso deve ser praticado por meio da contação de histórias, dos desenhos e das dramatizações. O texto se refere:
· Sensório-motor.
· Pré-operatório.
· Operações concretas.
· Operações formais.
8) O grande signo simbólico desse nacionalismo na literatura infantil brasileira está consubstanciado nos textos de ––––––––––––––––, que trouxeram para o mundo literário: o cotidiano da população rural; folclore nacional, retratando a língua dos brasileiros, comportamento, relação com a natureza e questões sociais.
· Esopo;
· Andersen;
· Os Irmãos Grimm;
· Monteiro Lobato;
· Além de divertir a criança, o próprio conto de fadas é atraente e propício ao desenvolvimento da personalidade dela, pois:
· 1. Desenvolve a parte motora da criança.
· 2. Fornece significado em tantos níveis diferentes e enriquece a existência de uma criança de tantas maneiras que nenhum livro pode fazer justiça às muitas contribuições e diversidade dessas histórias para a vida de uma criança.
· 3. Além de divertir a criança, o próprio conto de fadas é atraente e propício ao desenvolvimento da personalidade dela.
9) Algumas histórias podem trazer traumas como Cuca, Saci dentre outros.
· Apenas 1 afirmativa está correta.
· Apenas 2 afirmativas estão corretas.
· Apenas 3 afirmativas estão corretas.
· Todas as afirmativas estão corretas.
10) O pré-leitor, uma categoria que abrange duas etapas: primeira Infância (dos 15/17 meses aos 3 anos), nesta fase, a criançacomeça a reconhecer o mundo ao seu redor através do toque e relações afetivas. Por esta razão, ela se sente compelida a pegar ou tocar tudo ao seu alcance. Outro momento marcante nessa fase é a aquisição da linguagem, onde a criança começa a nomear tudo ao seu redor. A julgar pela percepção da criança sobre seu ambiente de vida, ela pode ser estimulada dando-lhe brinquedos, álbuns, chocalhos musicais, etc. Assim, ela poderá processá-los e nomeá-los e, com a ajuda de um adulto, poderá relacioná-los para proporcionar situações de fácil leitura. Pode-se dizer que esse texto é:
· Verdadeiro.
· Falso.
Total 10 / 10

Continue navegando