Buscar

AVALIAÇÃO POLÍTICAS PÚBLICAS E ORGANIZAÇÃO DA EDU BÁSICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO POLÍTICAS PÚBLICAS E ORGANIZAÇÃO DA EDU. BÁSICA
1 - A Constituição de 1988 anuncia que o ensino será ministrado com base em alguns princípios fundamentais. Sobre tais princípios, analise os itens:
I. Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola
II. Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber
III. Valorização e incentivo da religião oficial no país
IV. Coexistência de instituições públicas e privadas de ensino
V. Os Estados e os Municípios definirão formas de colaboração para assegurar a universalização do ensino obrigatório.
Estão corretos somente os itens: I, II, IV e V
2 - A Constituição de 1988 rege nosso país e os governantes, inclusive o presidente, se guia por ela. Sobre a história da nossa Constituição e sua relação com a educação, é correto dizer que: 
Resposta: A Constituição de 1988 foi gestada após o término da ditadura militar no Brasil, é chamada de Constituição cidadã e reforça a Educação como um direito de todos os brasileiros.
3 - Em um país com as dimensões continentais que o Brasil tem e com as desigualdades econômicas e sociais que possuímos é lógico pensar que a construção de uma base curricular única seria uma atividade extremamente complexa. A reforma do Ensino Médio, ocorrida em 2017, criou qual opção para os alunos? Resposta: Áreas de conhecimento - Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e formação técnica
4 - Cumprindo o mandamento constitucional de inclusão, pluralismo e democracia, a educação brasileira possui diferentes frentes. Analise os itens abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta corretamente modalidades de educação previstas pelo ordenamento jurídico brasileiro.
I. Educação profissional.
II. Educação para estrangeiros.
III. Educação indígena.
IV. Educação especial.
Estão corretos os itens: I, III e IV, apenas.
5 - Na Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva da educação inclusiva, o atendimento educacional especializado é organizado para apoiar o desenvolvimento dos alunos, constituindo oferta obrigatória em todos os níveis e modalidades de ensino. De acordo com os pressupostos da inclusão escolar expressos na referida política, avalie as afirmações a seguir.
I - A inclusão educacional expressa um paradigma fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis.
II - Com base na Constituição, a LDB, desdobrada na consecução da lei em questão, propõe a educação inclusiva e prevê o seu acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares.
III - O princípio educacional de educar a todos é uma proposta de romper a dicotomia e o entendimento de uma política de Estado para inclusão. Sendo assim, a diretriz é a mesma para ensino privado e público, com financiamento do governo para as instituições privadas que acolherem jovens em situação de inclusão.
É correto apenas o que se afirma em: I e II.
6 - Com o fim da ditadura civil-militar no Brasil, em 5 de outubro de 1988 foi promulgada a Constituição da República, também conhecida como "Constituição Cidadã". Sobre as características da Constituição de 1988, analise as proposições abaixo e a relação entre elas.
I. A Constituição é considerada um marco no período da redemocratização brasileira.
PORQUE
II. Ela firmou seu compromisso com a democracia através da previsão de direitos individuais, tais como liberdade, segurança, bem-estar, desenvolvimento e igualdade, assim como direitos sociais, como o direito à educação, saúde, consagrando uma sociedade plural e sem preconceitos.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
7 - Em 2016, foi aprovada a Emenda Constitucional 95 que influenciou diretamente a formulação e execução de políticas públicas em diversos setores, dentre eles a educação. Qual é o impacto da Emenda Constitucional n. 95, de dezembro de 2016, nas políticas públicas de educação no Brasil?
Interditou o aumento dos gastos públicos por 20 anos, prejudicando o desenvolvimento de políticas educacionais.
8 - A política educacional é entendida como um direito público subjetivo de todos os cidadãos. Qual é o papel da Base Nacional Comum Curricular na garantia desse direito? A BNCC é uma política educacional que tem como objetivo garantir o acesso de todos os alunos a uma educação de qualidade.
9 - É correto afirmar que as políticas públicas para a formação docente: Estão inseridas no contexto mais amplo das políticas públicas educacionais.
10 - Com relação às reformas educacionais realizadas durante o período militar (1964-1985) e seus impactos para a formação docente, é correto afirmar que:
Foi instituída uma habilitação para docência, dentre muitas possíveis na época.

Continue navegando