Buscar

POLÍTICAS PÚBLICAS E ORGANIZAÇÃO DA EDU BÁSICA 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

POLÍTICAS PÚBLICAS E ORGANIZAÇÃO DA EDU. BÁSICA 2 
1 - Vimos, a partir da definição de Estado, que existe uma diferença entre o período imperial e o da república. Com relação a isso, é correto dizer que:
A República Federativa do Brasil deve atender às necessidades da maioria de forma democrática, formulando políticas públicas que atendam à sociedade civil.
2 - Em um Estado democrático, as políticas públicas são fundamentais para a sociedade civil. Por isso, é importante dizer que: Elas são formuladas para atender às necessidades da sociedade civil, tendo como foco o que é de fato público.
3 - A Constituição de 1988 anuncia que o ensino será ministrado com base em alguns princípios fundamentais. Sobre tais princípios, analise os itens:
I. Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola
II. Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber
III. Valorização e incentivo da religião oficial no país
IV. Coexistência de instituições públicas e privadas de ensino
V. Os Estados e os Municípios definirão formas de colaboração para assegurar a universalização do ensino obrigatório.
Estão corretos somente os itens: I, II, IV e V
4 - Cumprindo o mandamento constitucional de inclusão, pluralismo e democracia, a educação brasileira possui diferentes frentes. Analise os itens abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta corretamente modalidades de educação previstas pelo ordenamento jurídico brasileiro.
I. Educação profissional.
II. Educação para estrangeiros.
III. Educação indígena.
IV. Educação especial.
Estão corretos os itens:
I, III e IV, apenas.
5 - Um dos aspectos previstos na LDB 9394/96 é garantir aos sistemas de ensino autonomia e flexibilidade na organização curricular com o objetivo de propiciar-lhes condições de perceberem as diferentes demandas de seus estudantes e atendê-los de forma equânime. Nesse sentido, a organização da educação básica pode ser: Por séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.
6 - O financiamento e a gestão do Ensino no Brasil representam questões centrais que dizem respeito à autonomia financeira do sistema educacional. No que diz respeito ao financiamento, a partir das regras da Constituição da República de 1988, é correto afirmar que:
18% da receita resultante de impostos arrecadados pela União e 25% dos que arrecadado pelos estados e municípios devem ser aplicados no sistema de ensino brasileiro. 18% da receita resultante de impostos arrecadados pela União e 25% dos que arrecadado pelos estados e municípios devem ser aplicados no sistema de ensino brasileiro.
7 - Em 2016, foi aprovada a Emenda Constitucional 95 que influenciou diretamente a formulação e execução de políticas públicas em diversos setores, dentre eles a educação. Qual é o impacto da Emenda Constitucional n. 95, de dezembro de 2016, nas políticas públicas de educação no Brasil?
Interditou o aumento dos gastos públicos por 20 anos, prejudicando o desenvolvimento de políticas educacionais.
8 - Segundo Theodoro Lowi, as políticas públicas podem ser divididas em quatro formatos. Quais são as principais diferenças entre as políticas distributivas, regulatórias, constitutivas e redistributivas?
As políticas distributivas selecionam grupos sociais específicos, enquanto as políticas regulatórias definem normas.
9 - Segundo José Carlos Libâneo, "formação profissional é um processo pedagógico, intencional e organizado, de preparação teórico-científica e técnica do professor para dirigir competentemente o processo de ensino". Nessa perspectiva, a formação do professor abrange duas dimensões:
Formação acadêmica específica e formação pedagógica.
10 - Com o fim da ditadura civil militar em 1985, nosso país passou por uma série de transformações importantes em sua trajetória democrática. Um dos maiores símbolos dessa nova fase em nossa nação ocorreu em 1988. Qual importante documento foi publicado nesse período e que definiu claramente a educação como uma função e um dever do estado ?
Constituição Federal de 1988

Outros materiais