Buscar

Aprendizagem motora aplicada ao futebol e ao futsal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aprendizagem motora aplicada ao futebol e ao futsal
No futebol e no futsal, as habilidades técnicas específicas são bastante comuns. O desempenho nos passes, os cabeceios, as finalizações, as fintas, os lançamentos e o domínio de bola, em ação conjunta e realizada por todos os jogadores, determina o desempenho da equipe durante um jogo formal. ​​​​​​​ 
a) Com os jogadores iniciantes, a aprendizagem das habilidades motoras do passe, das finalizações e do domínio de bola devem ser realizadas repetidas vezes para que haja a automatização motora. Para esses jogadores, como as atividades devem ser estruturadas?
b) Com os jogadores experientes, é provável que as habilidades motoras específicas já estejam consideravelmente instituídas. No entanto, sua aplicação em situações de jogo pode não ser tão produtiva. Considerando uma abordagem fundamentada em jogos que simulam a vivência durante o jogo, como você estruturaria uma atividade que buscasse desenvolver a habilidade motora de finalização para esses jogadores?
c) Em determinado jogo formal, você percebeu que, em uma jogada, um dos jogadores, tendo a chance de realizar a finalização com o cabeceio e marcar um gol, acabou errando essa habilidade. Diante disso, justifique se você promoveria ou não um programa de intervenção motora voltado à habilidade motora do cabeceio para seus atletas.
Padrão de resposta esperado
a) Considerando a pouca vivência em jogos formais, com jogadores iniciantes, é preferível que a intervenção motora se baseie na repetição de movimentos. Assim, as atividades devem se estruturar de forma que ofereçam minimamente situações imprevisíveis na realização das habilidades motoras.
b) Em jogadores experientes, o domínio das habilidades motoras realizadas de forma fechada tende a já estar constituído. Considerando o exemplo, para o aprimoramento da finalização como atividades abertas, é preferível que minijogos, como o 1x1, o 2x2, a realização da finalização em tempos delimitados, por inúmeras vezes e simulando as situações que ocorrem nos jogos formais, façam parte dos programas de intervenção.
c) A incidência de cabeceios em jogos de futsal é pequena em razão das dimensões da quadra e do peso da bola. Por esse motivo, ainda que sejam abordadas para o aprimoramento global das habilidades motoras específicas do futsal, o cabeceio não deve ser o centro das aprendizagens dos jogadores.
1. 
Embora a intervenção motora esteja bastante ligada aos programas de reabilitação, é possível que tais propostas também se apresentem nos processos de aprendizagem dos esportes. No futebol e no futsal não é diferente, haja vista que nessas modalidades são exigidas habilidades motoras específicas. A aplicação dos programas de intervenção motora nos esportes se baseia em alguns princípios. Analise as alternativas a seguir e assinale aquela que se apresenta de maneira correta quanto à aplicação da intervenção motora no futebol e no futsal.
A. 
A intervenção motora consiste na observância e na avaliação diagnóstica do profissional quanto às habilidades desenvolvidas pelos jogadores, à estruturação de tarefas que busquem o aperfeiçoamento destas e à constante avaliação, adaptando novos objetivos ao que foi atingido e ao que ainda se espera atingir.
A intervenção motora consiste em uma avaliação diagnóstica, na qual o profissional busca identificar quais habilidades necessitam ser aperfeiçoadas, num programa de tarefas específicas à habilidade motora e à avaliação constante. As avaliações podem seguir protocolos específicos ou serem sustentadas a partir da observância do profissional quanto ao desempenho dos atletas.
2. 
De modo geral, as abordagens pedagógicas dos esportes podem ser classificadas em dois grandes grupos, conforme as características das atividades que são propostas. Dentre estas opções, encontra-se aquela que se destina à decomposição dos elementos do jogo e ao aumento gradual da complexidade das tarefas motoras, que pode ser chamada, dentre outras nomenclaturas, de analítico-sintética. Observe as afirmações relacionadas às possibilidades e limitações da abordagem analítico-sintética, assinale V, de verdadeiro, para aquelas que estão corretas, ou F, de falso, para aquelas que estão incorretas.
( ) As propostas que visam à aprendizagem por meio da decomposição dos elementos do jogo apresentam, como principal benefício, a vivência em situações que se aproximam daquelas vivenciadas no jogo.
( ) As abordagens que buscam elaborar as propostas de ensino baseadas na decomposição dos elementos do jogo apresentam, como principal benefício, as elevadas situações em que um jogador é exposto à determinada ação motora, facilitando a automatização dos movimentos.
( ) Por se pautarem na decomposição dos elementos do jogo, a aprendizagem das movimentações táticas durante a complexidade do jogo pode ser prejudicada na abordagem analítico-sintética.
( ) Apesar de pouco promover a aprendizagem de habilidades motoras específicas do futebol e do futsal, a abordagem analítico-sintética apresenta benefícios somente ao profissional de Educação Física, já que possibilita maior controle sobre os jogadores.
Agora, assinale a opção que apresenta a sequência correta.
A. 
F, V, V e F.
A opção correta é F, V, V e F. As abordagens que buscam elaborar propostas de ensino de habilidades, decompondo os elementos do jogo e geralmente referenciadas na literatura como analítico-sintéticas ou centradas na técnica, apresentam como principal benefício as recorrentes situações em que os jogadores podem desempenhar a tarefa motora, minimizando os aspectos imprevisíveis que surgem durante o jogo formal e, consequentemente, facilitando a automatização dos movimentos.
3. 
A abordagem global-funcional, também chamada de centrada no jogo ou métodos ativos, busca sistematizar a aprendizagem motora baseada em atividades situacionais. Essa técnica, que é pouco utilizada pelos profissionais de Educação Física, por possibilitar menor controle sobre os jogadores, pode apresentar inúmeros benefícios. Analise as alternativas a seguir e assinale aquela que melhor apresenta os benefícios apresentados em uma abordagem global-funcional.​​​​​​​
C. 
A abordagem global-funcional apresenta como benefícios a aprendizagem das habilidades a partir de jogos situacionais, condicionando os jogadores às situações de imprevisibilidade que regem o jogo formal.
A abordagem global-funcional, que se fundamenta nas vivências de jogos que se assemelham ao jogo formal, tem como benefício a aquisição de experiências por parte dos atletas nas situações imprevistas que ocorrem durante a realização dos jogos. Essa técnica, embora pouco utilizada por profissionais de Educação Física, apresenta maiores possibilidades de aprendizagem dos fundamentos táticos do futsal e do futebol.
4. 
Um profissional de Educação Física, ao perceber que sua equipe errava inúmeros passes durante o jogo, apesar do domínio dessa habilidade quando executada em atividades fechadas, resolveu incorporar ao programa de treinamentos uma atividade que buscasse desenvolver a habilidade do passe em situações de atividades abertas. Observe as afirmações relacionadas às necessidades do profissional de Educação Física, assinale V, de verdadeiro, para aquelas que estão corretas, ou F, de falso, para aquelas que estão incorretas.
( ) Uma atividade que se realiza com um jogador passando a bola para o companheiro por repetidas vezes não é uma opção ao professor, já que se trata de uma atividade fechada.
( ) O bobinho pode ser uma atividade que busca melhorar as habilidades dos jogadores em questão, já que é uma atividade aberta que se baseia nos passes, assemelhando-se às situações do jogo.
( ) Uma partida de futebol, em sua estrutura formal, sempre é a melhor opção para aperfeiçoar a capacidade de efetuar passes.
( ) Em relação à habilidade específica do passe, embora estratégias sejam criadas pelo profissional de Educação Física, esta pouco se aprimora, já que faz parte das características hereditárias de cada jogador.
Agora, assinale a opção que apresenta asequência correta.
D. 
V, V, F e F.
Considerando a necessidade de aprimoramento do passe em atividades abertas, o bobinho pode ser uma excelente tarefa, já que se assemelha à habilidade motora que é desempenhada durante o jogo. Outras atividades, como a vivência do jogo formal ou a simples troca de passes, reduzem as aprendizagens dos jogadores, já que, respectivamente, podem não ser oportunizadas tantas possibilidades de efetuar passes e podem não apresentar as situações imprevistas que regem um jogo formal. Assim como qualquer outra habilidade motora, o passe é um fundamento técnico possível de ser aprimorado.
5. 
As habilidades motoras específicas do futebol e do futsal são muito parecidas. No entanto, algumas habilidades, por decorrência das características que diferenciam as duas modalidades, se apresentam com maior ou menor frequência em cada uma delas. Analise as alternativas a seguir e assinale a afirmativa correta em relação à diferença da incidência de habilidades técnicas específicas do futebol e do futsal.​​​​​​​
A. 
Nos jogos de futebol, são mais comuns as oportunidades em que os jogadores desenvolvem os cabeceios e os lançamentos quando estas mesmas habilidades são comparadas ao futsal.
Embora as modalidades motoras sejam comuns à prática do futebol e do futsal, algumas delas se apresentam com maior incidência em uma das modalidades, como é o caso do cabeceio e do lançamento. Ainda assim, todas as habilidades motoras devem ser desenvolvidas pelos jogadores de ambas as modalidades, uma vez que as situações geradas pelo jogo podem exigir dos jogadores a sua execução.

Continue navegando