Buscar

Tática e técnica aspectos relevantes na iniciação e na formação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tática e técnica: aspectos relevantes na iniciação e na formação
Para ganhar uma partida, não basta que os jogadores de uma equipe de futebol ou de futsal se destaquem individualmente. É preciso a ação conjunta dos distintos integrantes do grupo para que, de forma integrada, consigam coordenar as jogadas ofensivas, na busca do gol, e defensivas, retomando a bola e evitando as jogadas adversárias.
Conseguir identificar os padrões defensivos e ofensivos empregados pelas equipes é muito importante no futebol.
Neste Desafio, imagine que você assumiu o cargo de treinador de uma equipe juvenil da modalidade e, buscando se preparar para o primeiro jogo de um campeonato local, foi assistir a um amistoso da equipe que será sua adversária. Após assistir ao jogo, reconheceu que vai enfrentar uma equipe de jogadores muito rápidos, de bons dribles e com pouca habilidade nos chutes de longa e média distâncias.
Sendo assim, responda às seguintes perguntas:
a) Considerando que a equipe tem jogadores rápidos, mas pouco efetivos nos chutes de longa distância, explique qual seria a melhor opção de tática defensiva a ser empregada.
b) Levando em conta que a equipe adversária sinaliza uma marcação por zona e tem jogadores menores que os seus, principalmente em relação aos dois atacantes que dispõe, explique qual seria a tática ofensiva a ser empregada.
c) Ao receber novas informações da equipe adversária, você descobriu que, possivelmente, um jogador meia-armador de excelentes passes e dribles pode integrar a equipe. Caso a informação se concretize, que tipo de alteração defensiva você poderia realizar para neutralizar esse jogador?
Padrão de resposta esperado
a) Em uma situação na qual a equipe adversária apresenta jogadores rápidos e bom dribladores, diminuir os espaços da defesa pode ser uma boa alternativa. Assim, a marcação por zona, com a diminuição dos espaços de deslocamento próximos à área e à utilização do líbero são alternativas. Também, o ataque deve ser posicional, evitando que a bola seja perdida e que a equipe adversária avance em contra-ataques.
b) Considerando que a equipe adversária tem jogadores baixos e realiza uma marcação por zona, pode-se utilizar um esquema ofensivo que priorize os ataques de segunda bola, com os atacantes disputando bolas aéreas. Além disso, podem ser utilizados esquemas com alas, jogando pelas extremidades do campo e efetuando lançamentos para a área, com o intuito de finalizar com cabeceios dos atacantes.
c) Considerando o ingresso do novo jogador e a manutenção das outras características da equipe, pode-se optar por uma marcação mista, na qual um jogador marca, de forma individual, o meia armador adversário, evitando ou dificultando suas recepções, seus passes e seus dribles; e os outros defensores em uma marcação por zona, dificultando o ingresso dos demais atacantes na área.
1. 
No ensino do futebol ou do futsal, os fundamentos técnicos são essenciais para que uma equipe consiga desenvolver as suas jogadas em uma partida. Observe as seguintes afirmativas sobre os fundamentos técnicos desses esportes e marque aquela que se apresenta de maneira correta.
E. 
A marcação e o combate são essenciais para que uma equipe retome a posse de bola.
Os fundamentos técnicos do futebol e do futsal são essenciais para o êxito da equipe. Em especial, o passe e o domínio de bola que, em uma partida de futebol e futsal, são os fundamentos mais executados. Assim, os passes, os dribles, as fintas, a marcação e o combate são fundamentos que devem ser desenvolvidos com todos os jogadores.
2. 
O profissional de Educação Física, ao proporcionar o ensino das habilidades técnicas dos jogadores, deve compreender cada uma delas e sua aplicação em jogo. Relacione os fundamentos técnicos enumerados às suas respectivas aplicabilidades em jogo.
(1) Passe
(2) Chute
(3) Recepção de bola
(4) Controle de bola
( ) Pode ser realizado com os pés, com as coxas, com o peito ou com diversas outras partes do corpo, no intuito de fazer com que a bola chegue de maneira precisa ao local onde está ou deverá estar o companheiro.
( ) É utilizado para manter o controle e o domínio da bola de maneira eficiente após um passe ou outra situação de contato com a bola, evitando que um adversário a tome e possibilitando o início de uma outra habilidade técnica.
( ) Consiste em, após um passe do companheiro ou outra situação de jogo, efetuar uma finalização com os pés, com o objetivo de marcar um gol.
( ) Está relacionado ao deslocamento do jogador de posse da bola de um local a outro da quadra ou do campo.
Agora, assinale a opção que apresenta a sequência correta.
C. 
1, 3, 2 e 4.
O passe é um dos principais fundamentos, podendo ser realizado com diversas partes do corpo, consiste em fazer a bola chegar até um companheiro. Os chutes são as principais formas de realizar finalizações em partidas de futebol ou futsal. A recepção consite em receber o passe de um companheiro, mantendo o domínio sobre a bola. A condução é o ato de se deslocar, de posse e controle sobre a bola, de um local a outro da quadra ou campo de jogo.
3. 
As diversas formações ofensivas e defensivas podem ser aplicadas em diferentes situações de jogo, apresentando possibilidades e limitações às equipes. Nesse sentido, observe as afirmativas a seguir e assinale a que se refere aos ataques posicionais no futebol.
A. 
Baseiam-se na insistente troca de passes, avançando gradativamente em direção ao gol adversário.
Os ataques posicionais se baseiam na insistente troca de passes, avançando gradativamente em direção ao gol adversário. Além desse tipo de ataque, você pode considerar que os ataques rápidos buscam realizar jogadas ofensivas no menor tempo possível; os contra-ataques buscam realizar ataques após uma jogada ofensiva adversária, buscando pegar a defesa desprevenida; e os ataques de segunda-bola se baseiam nas jogadas cuja bola é disputada em sua trajetória aérea pelos atacantes.
4. 
As formações defensivas são extremamente importantes, já que consistem na recuperação da bola para dar início às jogadas ofensivas. No entanto, cada uma das possibilidades defensivas apresenta desvantagens. Observe as afirmações relacionadas às formações defensivas no futebol e no futsal e assinale V, de verdadeiro, para aquelas que estão corretas ou F, de falso, para aquelas que estão incorretas.
( ) A principal desvantagem da formação individual é exigir muita leitura de jogo e entrosamento entre os defensores.
( ) A formação por zona pode causar confusão na marcação dos defensores, quando os atacantes adversários estão no limite de uma e outra zona de marcação.
( ) A formação defensiva do tipo pressão, por realizar diversas vezes a marcação dupla, permite que um jogador adversário fique desmarcado.
( ) A única formação defensiva que não apresenta desvantagens à equipe é a do tipo mista.
A seguir, assinale a opção que apresenta a sequência correta.
B. 
F, V, V e F.
A principal desvantagem da marcação individual é a facilidade concedida à equipe adversária nas penetrações nas zonas defensivas; a formação por zona, se não for bem treinada, pode causar confusões entre os zagueiros quanto à sua área de atuação; a formação do tipo pressão, entre suas desvantagens, permite que um jogador adversário fique desmarcado; e a formação mista, como desvantagem, permite que determinadas zonas do campo fiquem desprotegidas.
5. 
Os sistemas táticos do futebol e do futsal evoluíram historicamente e continuam evoluindo, apresentando posições e funções mais eficientes dos jogadores em campo. Observe as alternativas a seguir e assinale aquela que apresenta as características dos sistemas de formação atuais.​​​​​​
E. 
Na iniciação ao futebol, é bastante comum o sistema 4-4-2 pela facilidade com que cada jogador desempenha sua função.
Na iniciação ao futebol, o sistema 4-4-2 é muito comum pela facilidade com que cada jogador desempenha sua função. Outras formações também são possíveis no futebol, como o sistema 3-5-2, que inclui a presença do líbero, e o sistema 4-2-4, embora este último não sejatão utilizado na atualidade. No futsal, também são opções os sistemas 3-1, bastante utilizado para iniciantes, o sistema 4-0, bastante utilizado por equipes de alto rendimento e o sistema 0-4, com características puramente ofensivas.

Continue navegando