Buscar

Atividade 3 PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO EM BIM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Atividade 3 
PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO EM BIM
Leia o excerto a seguir sobre Desenho Universal no processo de projeto:
“O pré-BIM é o período antes da organização utilizar o BIM em alguma escala. Os projetos não são desenvolvidos de maneira conectada, sendo o 2D realizado em uma plataforma, o 3D em outra, e os dados referentes ao projeto sendo adicionados e atualizados manualmente, utilizando-se de processos e políticas necessárias para essa metodologia, com a compatibilização de projetos complementares sobrepondo os arquivos em autocad”. (HILGENBERG, 2020, p. 54)
Nas empresas e organizações, a implantação da modelagem BIM é um processo gradual e precisa ser iniciado com a utilização dos softwares de forma ordenada e documentada, fazendo uso dos softwares 3D para os desenhos em 2d, pois a troca de informações facilita os passos seguintes em 4D e 5D.
“A maturidade BIM se refere às melhorias graduais e contínuas em qualidade, repetibilidade e previsibilidade dentro da Capacidade BIM disponível, e é medida em cinco níveis através do Índice de Maturidade BIM” (HILGENBERG, 2020, p. 58).
Fonte: Hilgenberg (2020, p.58).
#PraCegoVer: Fluxo de maturação para implantação da plataforma BIM em 5 níveis. Nível de maturidade a - inicial, em seguida, temos passos em tecnologia, processos e políticas fase 1a, para passar ao nível de maturidade b - definido, quando as evoluções foram alcançadas. Temos passos em tecnologia, processos e políticas fase 1b para chegar ao nível de maturidade c - gerenciado. Depois, chega-se a fase de maturidade d - integrado e, por último, a fase de maturidade e - otimizado.
 
HILGENBERG, F. B.; SANTOS, G. M. Estratégias de implementação BIM nas organizações. Curitiba: Contentus, 2020. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/188070/pdf/0?code=F5ejKFt4hly9F6UswYXCuTgGCaab+JAQXKsrWNa6mzp71O9MRW4QtGvna2un6PZot6mwVj3/i8DKFbbnGGkL/w==. Acesso em: 9 maio 2021.
 
· Fase a-inicial: pratica-se o modelo convencional, sem preocupação com o aspecto colaborativo.
· Fase b-definido: há reconhecimento e interesse na integração do processo.
· Fase c-gerenciado: procura-se resolver os conflitos na plataforma BIM.
· Fase d-integrado: a organização se ajusta, criando dependência e interfaces.
· Fase e-otimizado: revisão dos modelos e processo de melhoria, sendo definidas as responsabilidades e atribuições.
Analise a evolução necessária ao projeto, o orçamento e o planejamento da obra projetada sob o prisma da tecnologia BIM. Arquivos para a migração e as vantagens e dificuldades na implantação devem constar em sua análise.
Resposta:
Apesar do modelo de desenho 2D ainda ser o mais utilizado no mundo, as informações indicadas nele são restritas, dificultando a visualização do projeto a ser executado. Isso, no geral, torna a etapa de orçamentação extremamente trabalhosa, pois demanda que todas as quantidades de materiais sejam levantadas com seus preços unitários e associadas com os serviços a serem executados por meio de planilhas, manualmente. E caso haja alguma alteração, ela deve ser realizada em cada projeto de modo individualizado. Neste sentido, a tecnologia BIM torna o processo de orçamentação muito mais eficiente. Por meio do software BIM, é possível armazenar os dados inseridos em qualquer uma das etapas do ciclo construtivo da sua obra em um modelo com dados únicos, mantendo-os sempre atualizados e disponíveis em uma só plataforma, além de gerar informações relevantes para o seu orçamento a partir da especificação dos materiais, considerando a variação de preços unitários. com isso, por meio do software BIM, é possível fazer a modelagem de elementos fidedignos à construção, para as diferentes disciplinas envolvidas na concepção de uma edificação. Como a tecnologia BIM proporciona uma integração entre o que é modelado e o que é quantificado e integra todas as etapas da obra, compatibilizando diferentes disciplinas e reunindo todas as informações utilizadas ao longo do ciclo de vida de um projeto, fazendo com que essa integração possibilite que, independentemente do tamanho da edificação, o tempo destinado para o levantamento de quantitativos seja reduzido significativamente. Diminuindo o tempo de revisões e gerando maior confiabilidade nos dados gerados, diminuindo assim os erros e conflitos; reduzindo o tempo e o custo de cada etapa do seu projeto. 
Os níveis de maturidade do BIM indicam o grau de colaboração presente no projeto e servem como um guia para os profissionais da área, a fim de medir essa evolução, uma das faces da ferramenta BIM é a colaboração, com as equipes trabalhando juntas em uma plataforma unificada, havendo uma maior possibilidade de identificação de falhas e oportunidades de melhorias. Ou seja, quanto maior o grau de colaboração em rede, maior o nível de maturidade do BIM; na classificação da implementação BIM. O estágio 1 que é a modelagem 3D baseada em objetos; o estágio 2 é o modelo baseado em colaboração; e o estágio 3 é a integração baseada em rede. Já os níveis temos:
Nível 0, que se refere as práticas tradicionais 2D, através do AutoCAD, por exemplo;
Nível 1 temos a transição de 2D para o 3D, onde o modelo passa a ser construído com elementos arquitetônicos reais, A implementação do BIM é iniciada através da inserção de parâmetros em objetos 3D, através de programas como o Revit, por exemplo;
Nível 2, existe um progresso da modelagem 3D para a colaboração e interoperabilidade, utilizando formato IFC, por exemplo. Ou seja, ocorre compartilhamento integrado de dados entre as partes envolvidas com a finalidade de suprir a abordagem colaborativa;
Nível 3, que é o estágio que passa da colaboração para a integração, refletindo a filosofia real BIM. Ou seja, é nesse nível de maturidade que os envolvidos no projeto interagem em tempo real permitindo análises complexas nas fases iniciais de projeto.
Entender os níveis de maturidade do BIM pode ajudar no processo de projeto dentro da sua empresa. Dessa forma, você deve traçar um plano para adotar essa metodologia a sua realidade. Estabelecendo ações específicas para evoluir os meios de colaboração na gestão de projetos.

Outros materiais