Buscar

AUDITORIA UNIP - Apanhado Discursivas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) A partir de 1º de janeiro de 2010 passaram a serem adotadas as Normas Internacionais de Auditoria. Uma das mudanças foi a nomenclatura em relação à estrutura, em que foram adotados dois grupos básicos de normas, as NBCs, PAs e as NBC-T. Explique o que representam essas nomenclaturas e as diferenças entre um grupo e outro.
R: As NBCs de Auditoria (NBC-A) são normas que tratam dos procedimentos e técnicas a serem aplicados pelos auditores durante a realização da auditoria. Elas estabelecem diretrizes sobre planejamento, execução, documentação e relatório de auditoria. Já as NBCs de Auditoria Independente (NBC-T) são normas que tratam dos requisitos e responsabilidades dos auditores independentes. Elas estabelecem diretrizes sobre a independência do auditor, a ética profissional, a aceitação do cliente, a continuidade operacional, entre outros aspectos relacionados à auditoria independente. Portanto, as diferenças entre os dois grupos de normas estão relacionadas ao foco e aos aspectos abordados. As NBCs de Auditoria (NBC-A) tratam dos procedimentos e técnicas de auditoria, enquanto as NBCs de Auditoria Independente (NBC-T) tratam dos requisitos e responsabilidades dos auditores independentes.
2) Sabe-se que para muitos usuários de demonstrações financeiras, o relatório do auditor é de extrema importância. Por isso, é necessário que sejam preparados de modo profissional. Crepaldi (2006) cita quatro normas para a preparação do relatório de auditoria. Diante das informações mencionadas, comente uma das quatro normas que servem de orientação global.
R: há quatro normas que servem de orientação global para a preparação do relatório, que diz o seguinte: • o relatório deve declarar se as demonstrações financeiras são apresentadas em conformidade com os princípios fundamentais de contabilidade; • o relatório deve declarar se os princípios contábeis foram aplicados consistentemente no período corrente em relação ao período anterior; • as divulgações de informações nas demonstrações financeiras devem ser consideradas adequadas, salvo declaração em contrário, no relatório; • o relatório deve conter um parecer relativo às demonstrações financeiras tomadas em conjunto, ou qualquer declaração de que não pode ser emitido o parecer. Se não for possível emitir parecer global, devemse declarar os motivos e, em todos os casos em que o nome do auditor estiver ligado às demonstrações financeiras, o relatório deve conter explicações bem claras da natureza do exame do auditor, se é que foi feito algum, e do grau de responsabilidade que ele está assumindo.
3) Uma determinada empresa do ramo industrial elaborou suas demonstrações financeiras, e no próximo exercício social pretende exportar parte de sua produção para a China. Você, como auditor contratado por essa empresa, trataria essa informação como um fato importante e adicionaria na “documentação de auditoria” (antiga denominação para “papeis de auditoria”)? Explique.
R: Sim, como auditor contratado pela empresa, você consideraria essa informação como um fato importante e adicionaria na documentação de auditoria. A exportação de parte da produção para a China pode ter impactos significativos nos resultados financeiros da empresa, como aumento nas receitas, mudanças nos custos de produção e possíveis riscos relacionados ao comércio internacional. Portanto, é fundamental registrar essa informação na documentação de auditoria para garantir a transparência e a precisão das demonstrações financeiras.
4) “Ciência formadora de uma especialização denominada auditoria, que tem como base uma ferramenta de controle da própria contabilidade”. A partir dessa afirmação, explique o(s) motivo(s) Du surgimento da ciência “auditoria”.
R: A auditoria surgiu então da necessidade de confirmação, por parte dos investidores e proprietários, dos valores retratados no patrimônio das empresas que possuíam ou as que pretendiam realizar seus investimentos, principalmente com o grande crescimento econômicofinanceiro e com o aparecimento das grandes empresas que são representadas em vários países.
5) De posse do conceito básico da contabilidade na gestão organizacional, podemos assim conceituar a auditoria como sendo a especialização contábil voltada a testar a eficiência e a eficácia do controle patrimonial implantado, com o objetivo de expressar uma opinião sobre determinado dado. Diante dessa afirmativa, diferencie eficiência de eficácia. 
R: A eficiência está relacionada ao processo que ocorre e eficácia decorre do resultado obtido.
6) Inspeção de documentos, conferencia de cálculos, confirmação com terceiros, contagem física. Papeis de trabalho são procedimentos aplicados apenas para a auditoria externa. Você concorda? Justifique sua resposta.
R: Não concordo com a afirmação de que os papéis de trabalho são procedimentos aplicados apenas para a auditoria externa. Os papéis de trabalho são utilizados tanto na auditoria externa quanto na auditoria interna. Eles são documentos que registram as evidências coletadas, os procedimentos realizados e as conclusões obtidas durante o processo de auditoria. Esses registros são importantes para garantir a qualidade e a consistência do trabalho realizado, além de servirem como base para futuras revisões e referências. Portanto, os papéis de trabalho são aplicados em ambos os tipos de auditoria.
7) O auditor, ao realizar os procedimentos de auditoria no grupo de estoques, costuma verificar e confirmar a existência física desses estoques. Explique como pode ser efetuada essa verificação.
 R: O exame físico é a verificação in loco e deve proporcionar ao auditor a formação de opinião relativa à existência física do item examinado. Deve descrever as seguintes características: • quantidade; • existência física; • identificação; • autenticidade; • qualidade
8) A auditoria pode ser classificada em três tipos: interna ou operacional, externa ou independente , a auditoria da Fazenda (Federal, Municipal e Estadual). Que profissional exerce a auditoria interna e qual sua função?
R: Exercida por funcionários da empresa, mediante contrato de trabalho regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), sua principal função é o exame dos controles internos e a avaliação da eficiência e eficácia da gestão, com a finalidade de promover melhoria dos controles operacionais e da gestão de recursos. Em seu relatório, constam recomendações para melhoria dos controles internos e para maior eficiência administrativa. Sua responsabilidade é meramente trabalhista e seu principal usuário é a própria empresa
9) “O relatório de auditoria, denominado como produto final do trabalho de auditoria, é a fase mais esperada por todos”. Explique essa afirmação.
R: Por ser a fase final do processo de auditoria, consiste na narração ou descrição, ordenada e minuciosa, dos fatos investigados e constatados, com base em evidências obtidas no curso dos exames realizados
10) Qual o objetivo da auditoria?
R: A auditoria tem por objetivo expressar, a respeito das demonstrações financeiras de uma entidade, opinião que assegure com propriedade se elas representam de forma fiel a posição patrimonial e financeira da empresa, seus resultados e operações, os recursos correspondentes aos períodos examinados, de acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade. De forma geral, podemos descrever o objetivo principal da auditoria como o processo pelo qual o auditor certifica, por meio da emissão de um relatório de expressão de opinião, tido por asseguração razoável, a veracidade das demonstrações financeiras elaboradas pela entidade
11) Qual é a principal função da auditoria interna?
R: sua principal função é o exame dos controles internos e a avaliação da eficiência e eficácia da gestão, com a finalidade de promover melhoria dos controles operacionais e da gestão de recursos
12) Qual a principal função da auditoria externa?
R: Sua principal finalidade é emitir relatório sobre a adequação das demonstrações contábeis por meio de relatório independente. Sua responsabilidade é civile criminal, tendo como usuários a própria empresa e o público em geral
13) Qual o objetivo da auditoria pública ou governamental? Por quem é exercida?
R: Exercida por funcionário público e por força da lei, tem por objetivo verificar a observância e o cumprimento dos preceitos legais vigentes para apuração e recolhimento dos diversos tributos nos âmbitos federal, estadual e municipal, com a finalidade de evitar a sonegação fiscal.
14) Qual é o tipo de relatório do auditor que deve ser emitido quando o auditor não conseguiu obter evidência de auditoria apropriada e suficiente para fundamentar a sua opinião?
R: Relatório com opinião modificada na condição de abstenção de opinião.
15) Qual a peça mais importante no trabalho de auditoria?
R: O relatório de auditoria
16) Cite dois benefícios de um planejamento de auditoria bem feito
R: Ajuda o auditor no trabalho de auditar as demonstrações financeiras, sobretudo, na atenção especial às áreas mais importantes da empresa, na seleção e na supervisão da equipe de trabalho, na identificação e resolução de potenciais problemas. Com um bom planejamento, o auditor organizase melhor para realizar o trabalho de maneira eficiente e eficaz.
17) O que é evidência de auditoria no âmbito das demonstrações contábeis
R: A evidência de auditoria no âmbito das demonstrações contábeis refere-se a todos os documentos, registros e informações que o auditor utiliza para embasar sua opinião sobre a veracidade e confiabilidade das informações apresentadas nas demonstrações contábeis de uma entidade. Essas evidências podem ser obtidas por meio de testes, análise de documentos, entrevistas, observação física, entre outros procedimentos. O objetivo é obter evidências suficientes e apropriadas para fundamentar a opinião do auditor sobre se as demonstrações contábeis estão livres de distorções relevantes ou não.

Continue navegando