Buscar

Unidade de Aprendizagem - COMUNICAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIDADE DE APRENDIZAGEM: Comunicação
Questão 1
Uma comunicação descendente que seja adequada pode ser especialmente valiosa em momentos difíceis. Durante o processo de fusões e aquisições, os colaboradores demonstram muita ansiedade em imaginar como as mudanças os afetarão.
Identifique como uma decisão da alta administração em restringir a comunicação ocasiona que tipo de atitude entre os funcionários.
R: A alta administração ao se fechar acaba ocasionando rumores e ansiedade no ambiente de trabalho.
Comentários da resposta:
Quando a administração não compartilha as informações que atingem os funcionários isto acaba ocasionando ansiedade e rumores entre os colaboradores. Deixando a transparência de lado e desmotivando a equipe motivação e consequente perda de colaboradores.
Questão 2
Para avaliar informações e chegar a decisões, as pessoas dos grupos mais eficazes comunicam se com os membros de suas equipes (uma rede altamente conectada). As equipes mais produtivas alternam entre o uso de redes centralizadas e redes altamente conectadas. Esses padrões de comunicação podem incluir comunicações de fluxo descendente, ascendente, horizontal e informal dentro da empresa.”
O que ocorre com as mensagens, ao usar a comunicação descendente, quando a organização possui muitos níveis hierárquicos?
R: Ocorre perda de informação aos níveis hierárquicos.
Comentários da resposta:
Ocorre perda de informação por conta que a empresa quando é estruturada em muitos níveis hierárquicos, as mensagens vão se “perdendo” à medida que passam pelos níveis, a menos que mude a sua cultura.
Questão 3
“A gestão de livro aberto é a prática de compartilhar com funcionários de todos os níveis da empresa informações vitais anteriormente reservadas à administração. Abrir os livros, quando feito da maneira correta, representa um sistema completo de comunicação que faz sentido tanto para o pessoal do chão de fábrica quanto para os altos executivos”.
Identifique quais são os passos fundamentais desta gestão.
R: Fornece informação; ensinar fundamentos de finanças e negócios; Auxiliar as pessoas a tomarem decisões com base no que sabem; e certificar se de os colaboradores compartilham diretamente do sucesso e dos riscos da empresa.
Comentários da resposta:
O processo inclui o fornecimento de informação inclusive os fundamentos de finanças e gestão em negócios de maneira que as pessoas saibam tomar decisões e que os colaboradores compartilham do sucesso e dos riscos. O que não envolve o ensino de fundamentos do marketing e gestão contábil.
Questão 4
A comunicação ascendente em contraponto à comunicação descendente é de valor inestimável para a administração. Sendo assim, a comunicação ascendente vai dos níveis hierárquicos mais baixos para os mais altos.
Quais motivos tornam a comunicação ascendente importante?
R: Oportunidade de os funcionários realizarem a comunicação ascendente; os gestores ficam sabendo de tudo o que ocorre na empresa; existe um ambiente favorável para a comunicação ascendente e a descendente.
Comentários da resposta:
Os funcionários têm a oportunidade de comunicar-se ascendentemente, permitindo que os gestores tomem conhecimento do que acontece na empresa além de existir uma reciprocidade entre a comunicação ascendente e a descendente.
Questão 5
Pessoas em um mesmo nível hierárquico precisam compartilhar muitas informações. Esse contexto é o que chamamos de comunicação horizontal, que pode ocorrer entre pessoas de uma mesma equipe de trabalho ou em departamentos diferentes, e também com pessoas fora da instituição, como por exemplo, os investidores em potencial.
A importância da comunicação horizontal é representada pelas seguintes funções:
R: As unidades compartilham informações; auxilia na solução de conflitos e fornece apoio social e emocional aos pares.
Comentários da resposta:
O fato de as unidades compartilharem informações, possibilita a coordenação de trabalhos e solução de problemas comuns e de conflitos, além dos pares interagirem e, receberem apoio social e emocional.

Outros materiais