Buscar

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO AVANÇADO - A1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO AVANÇADO
ATIVIDADE A1
Anderson Capello
NOTA – 
ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços): Critério de Materialidade: Incide sobre a circulação de mercadorias e a prestação de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação.
Exemplo: Uma empresa de venda e prestação de serviço em relógios de ponto em Campinas, SP, vende seu produto para consumidores finais para consumidores finais dentro e fora de SP.
Forma de Incidência e Cálculo: Calcular o ICMS sobre o valor total da venda, de acordo com a alíquota interna do estado de SP, exemplo, a alíquota interna é 12%, e a venda foi de R$ 2.200,00, o ICMS será de R$ 264,00.
ICMS-ST Progressivo (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços com Substituição Tributária Progressiva): Critério de Materialidade: O ICMS-ST incide quando há a substituição tributária, ou seja, quando um terceiro é responsável pelo recolhimento do ICMS, isto é, quando ele é pago antecipadamente ao ICMS, sendo abatido no valor final do ICMS.
Exemplo: Um distribuidor de eletrônicos que vende para lojistas.
Forma de Incidência e Cálculo: O distribuidor deve calcular primeiro a base do ICM-ST que é: base do ICMS-ST = (valor do produto + valor do IPI + frete + seguro + outras despesas acessórias – descontos) x 1+(% MVA/100); onde MVA é a Margem de valor Agregado, que é calculado pelo estado e disponibilizado por uma tabela em documentos oficiais, após encontrar a base usa-se a formula: ICMS-ST = (base do ICMS-ST x (alíquota do ICMS Intra / 100)) – valor do ICMS Inter.
IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores): Critério de Materialidade: O IPVA incide sobre a propriedade de veículos automotores.
Exemplo: Qualquer empresa de qualquer segmento que deseja adquirir um carro, ou no caso de empresas onde o veículo seja o objeto principal temos como exemplo, locadoras de automóveis, transportes.
Forma de Incidência e Cálculo: É uma alíquota definida por cada estado que incide sobre o valor venal do veículo.No caso de SP a alíquota é 4%

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes