Buscar

EXERCICIOS ATIVIDADES 01 DE LIBRAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXERCICIOS ATIVIDADES 01 DE LIBRAS
Em meados dos anos 1980 e 1990 iniciou-se um movimento que reivindicava na comunidade surda a utilização _______________________ na educação, portanto, juntamente com o aprendizado da língua oral, eram ensinadas e praticadas de modo independente.
Sobre os direitos de pessoas surdas na educação, escolha a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
Resposta: da língua de sinais.
Para mim, a língua de sinais corresponde a minha voz, meus olhos são meus ouvidos. Sinceramente nada me falta. é a sociedade que me torna excepcional, que me torna dependente dos ouvintes: necessitando de que me traduzam uma conversa, de que peça ajuda para telefonar, impossibilitada de contatar um médico diretamente, dependente das legendas da televisão." (LABORIT, 1994, p. 131).
Ao abordar a surdez pelo viés do conceito de identidade, Emmanuelle Laborit (1994) enfatiza em seu excerto:
Resposta: As relações de poder envolvendo diferença e identidade, que partem da visão etnocêntrica do ouvinte para determinar quem são os normais e os excepcionais.
Os surdos que têm perda auditiva profunda podem (se assim desejarem!) produzir fala [vocal] inteligível: basta estarem com seu aparato vocal intacto. A prova disso é o grande número de surdos que falam a língua majoritária oral, por exemplo". (GESSER, 2009, p. 55-56)
Nesse trecho, Audrei Gesser enfatiza que pessoas com uma surdez profunda são capazes de serem oralizadas.
Essa afirmação pode ser justificada, pois:
Resposta: A perda auditiva acomete o ouvido ou o tronco cerebral, regiões subcorticais e córtex cerebral, e não os órgãos fonadores.
O 'batismo"; do sinal pessoal faz parte da Cultura Surda";. Todas as pessoas podem ter seu sinal em Libras. O ato de 'dar um sinal"; a uma pessoa recebe o nome de batismo. Uma pessoa possuidora de um sinal próprio, sempre que for apresentada a um surdo, soletrará seu nome através da datilologia, ou seja, soletrar cada letra do seu nome por meio do alfabeto manual e em seguida o sinal. Este sinal deve ser criado e é dado por um surdo, pois o batismo faz parte da Cultura Surda. O surdo, após conversar e observar a pessoa conversar, irá atribuir o sinal de identificação pessoal, não podendo mais ser alterado.
Disponível em: <http://revistalingua.uol.com.br>. Acesso em: 1 fev. 2016.
Em relação às características que facilitam na definição de um apelido pelo surdo, preencha as lacunas da sentença a seguir.
Este sinal é usado como uma forma mais prática e visual de identificação das pessoas dentro da comunidade surda. O sinal é atribuído a partir da observação de três aspectos principais: a _____________________________, o ___________________________ e o __________________________________.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.
Resposta: Característica Física / Comportamento Marcante / Apelido.
Cinderela Surda
Cinderela e o Príncipe eram surdos e aprenderam a Língua de Sinais Francesa quando eram crianças. Cinderela era filha de nobres franceses e aprendeu a Língua de Sinais Francesa com a comunidade de surdos, nas ruas de Paris. O rei e a rainha contrataram o mestre L'Epeé para ensinar a Língua de Sinais Francesa ao príncipe herdeiro do trono." (HESSEL, C.; ROSA, F.; KARNOPP, L. Cinderela Surda. 2 ed. Canoas/RS: Ulbra, 2007, p. 6-8).
Cinderela Surda é uma adaptação do clássico. Nesse enredo, os personagens são surdos e, ao invés do sapato de cristal, há uma luva (aludindo ao uso das mãos para comunicação).
Com base no excerto e nos conhecimentos sobre a história da educação de surdos, é possível inferir que:
 RESPOSTA: A história se passa na Idade Moderna.
 Art. 1o é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais - Libras e outros recursos de expressão a ela associados.
Parágrafo único. Entende-se como Língua Brasileira de Sinais - Libras a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil." (BRASIL, 2002).
O reconhecimento da Libras provoca desdobramentos na educação de surdos. A Lei nº 10.426/02, o Decreto nº 5.626/05 e o Plano Nacional de Educação regulamentado pela Lei nº 13.005 asseguram o direito dos surdos serem educados a partir:
RESPOSTA: Do Bilinguismo.

Outros materiais