Buscar

exercicio funcional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sobre o conceito de Alimentos Funcionais, é correto afirmar:
A. 
a) A American Dietetic Association (ADA), por meio de pesquisas, padronizou o conceito de alimentos funcionais e solicitou dos demais países que seja estabelecido o mesmo conceito.
B. 
b) Com o avanço das pesquisas e regulamentações já estabelecidas até então, a OMS padronizou a definição de Alimentos Funcionais.
C. 
c) O Japão foi pioneiro na formulação de lei específica de alimentos funcionais e os demais países reproduziram da mesma maneira em suas regulamentações.
D. 
d) Ainda não existem regulamentações no Brasil sobre as alegações de propriedades funcionais.
E. 
e) Apesar de cada país ter suas regulamentações e conceitos, alguns adotaram suas definições específicas sobre os alimentos funcionais com princípios similares aos estabelecidos no Brasil.
Sobre a definição dos alimentos funcionais e dos seus compostos bioativos, assinale a alternativa correta:
A. 
Para a sua definição, os alimentos foram classificados de acordo com a sua função. A função primária é relativa à capacidade de nutrir; a secundária diz respeito à palatabilidade e a terciária se relaciona com a saciedade.
B. 
Os alimentos funcionais são definidos como alimentos ou suplementos dietéticos e plantas medicinais que auxiliam na promoção da saúde e redução de doenças.
C. 
As substâncias bioativas presentes nos alimentos funcionais também são conhecidos como antioxidantes.
D. 
Os alimentos funcionais e os nutracêuticos são termos idênticos.
E. 
Os fitoquímicos são componentes de plantas que possuem propriedades de promoção da saúde e são melhor absorvidos quando consumidos como parte de um alimento.
A legislação brasileira define alegação de propriedade funcional e alegação de propriedade de saúde e não de alimento funcional, além de estabelecer as diretrizes para a sua utilização, as condições de registros para os alimentos com alegação de propriedade funcional ou de saúde. Assim, o alimento ou ingrediente que alegar propriedades funcionais ou de saúde pode, além das funções nutricionais básicas, quando se tratar de nutriente, produzir efeitos metabólicos e/ou fisiológicos e/ou efeitos benéficos à saúde, devendo ser seguro para consumo sem supervisão médica. Sobre a legislação brasileira dos alimentos funcionais, assinale a alternativa correta:
A. 
O registro de alimentos com alegações de propriedades funcionais pode ser realizado após a comprovada eficácia através de pesquisas in vitro e em animais.
B. 
A legislação brasileira reconhece oficialmente o termo “nutracêutico” e o utiliza nas recomendações do Ministério da Saúde.
C. 
Os alimentos com alegações de propriedades funcionais não se diferem das substâncias bioativas.
D. 
Os alimentos com alegações de propriedades funcionais previnem contra doenças e as substâncias bioativas podem ser utilizadas no tratamento de doenças a curto prazo.
E. 
Quando não há comprovação da eficácia de propriedades nutricionais, os alimentos devem ser registrados na categoria de “novos alimentos”.

Continue navegando