Buscar

Mundo-contemporaneo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercícios
1. Observe a figura a seguir.
Vivemos um dos mais importantes processos de desenvolvimento dos meios de comunicação e de informação, com transformações sem precedentes no estilo de vida das pessoas através da popularização da internet e do domínio das mídias sociais. Tal realidade fomentou, nos últimos anos, polêmicas e manipulação da sociedade por meio das redes sociais, como as notícias que trataram das eleições presidenciais nos Estados Unidos, na Venezuela e no Brasil.
Esse fato nos remete à questão política, mas também podemos observar reflexos em outras esferas da sociedade, como a saúde, a educação, o meio ambiente e a economia, entre outros. Identifique como esse tipo de informação é conhecido nas redes sociais e apresente quatro exemplos de seus reflexos nas diferentes esferas da sociedade. 
Nas redes sociais da Internet, este tipo de informação é conhecido como “Fake News” (notícias falsas) cuja produção e propagação ocorre com o objetivo de manipular a opinião pública. Entre os exemplos, a manipulação política com a finalidade de interferir em processos eleitorais, como a atuação da empresa Cambridge Analytica, contratada produzir notícias falsas contribuindo nas eleições de Donald Trump (Estados Unidos) e no Brexit (saída do Reino Unido da União Europeia). As notícias falsas são um instrumento da guerra cibernética que integra o conceito de Guerra Híbrida, sendo usadas na esfera geopolítica para desestabilizar governos. As “Fake News” são utilizadas por setores interessados em continuar degradando o meio ambiente, a exemplo de informações incorretas sobre desmatamento, agrotóxicos e Aquecimento Global. Foram usadas para desacreditar a eficácia de vacinas, o que estimulou o retorno de surtos e epidemias recentes de sarampo. Também são usadas na divulgação de informações científicas incorretas, a exemplo o terraplanismo. 
 
2. No processo atual da dinâmica econômica, concomitantemente globalizador e fragmentador, há uma multiplicidade de redes geográficas legais e ilegais que atuam nas escalas global, regional e nacional. As redes ilegais proliferam, dentre outros motivos, à medida que aumenta a exclusão social.
Identifique e caracterize uma dessas redes ilegais. 
Uma dentre as possibilidades:
- de tráfico humano - estabelecida através do comércio de bebês, da prostituição, do tráfico de órgãos e da migração clandestina
- do narcotráfico - cada vez mais globalizada estabelecendo vinculação com a rede capitalista "oficial", principalmente nos "paraísos financeiros" e centros bancários off-shore internacionais
- do crime organizado - em franca expansão nos países de legislação e fiscalização insuficientes, envolvendo contrabando, jogo ilícito, informações secretas, terrorismo, biopirataria, tráfico ilegal de minerais radioativos e de armamentos 
3. A globalização, apoiada nos três grandes centros de impulsão da economia mundial, não impede que os Estados, as redes ou os indivíduos se organizem em diferentes escalas regionais ou locais.
Com base no texto e no mapa acima,
a) indique duas medidas adotadas pelos países emergentes para se inserirem nos mercados globalizados;
Por vezes, com influência de políticas econômicas neoliberais, países emergentes se inserem na economia globalizada abrindo suas economias para o comércio internacional (exportações e importações), adotando medidas para atração de transnacionais como incentivos fiscais, desregulamentando o sistema financeiro para permitir livre trânsito do capital especulativo e produtivo ou privatizando empresas estatais.
b) analise a lógica de implantação das empresas transnacionais nos países em desenvolvimento;
As transnacionais cujas matrizes localizam-se nos países desenvolvidos e em alguns emergentes atuam no mundo emergente e subdesenvolvido com o objetivo de maximizar sua lucratividade. Buscam países que oferecem menor carga tributária, mão de obra barata, facilidade de acesso a terrenos, novos mercados consumidores e facilidades para exportação. Por vezes, causam desemprego em seus países de origem e contribuem para concentração de renda, uma vez que, a rentabilidade é concentrada por proprietários, acionistas e executivos devido à remessa de lucros e royalties para as matrizes.
c) avalie o papel da Organização Mundial do Comércio na regulação dos fluxos internacionais de comércio. 
 
A OMC (Organização Mundial do Comércio) estimula o comércio internacional pregando a redução das tarifas de importação. Também atua na mediação de conflitos comerciais entre países.

Continue navegando

Outros materiais