Buscar

Seminários Temáticos em Educação - Sugestão de Template

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Seminários Temáticos em Educação
	Nome do aluno(a): MARIANA CARVALHO
	RGM: 28056035
	Curso: PEDAGOGIA Semestre: 5°
	Tipo de Linguagem: LINGUAGENS LITERÁRIAS
	Trabalho analisado ( link ou nome da obra): DEZ MOTIVOS PARA AMAR OS LIVROS – JONAS RIBEIRO
	Tutor (a): FELIPE ALVES
Título da sua atividade/unidade
Seminários Temáticos em Educação
Introdução 
Segundo Paulo Freire a “leitura do mundo precede a leitura da palavra” (FREIRE, 1989), elevando a linguagem literária, entretendo reflexões do cotidiano. Desenvolvendo o saber, ao criar, o viver, através de diversas formas, ocasionando sensações únicas em qualquer um em que lê, seja um livro, uma quadrinha, uma charge, um poema e etc. Despertando vários sentidos como por exemplo: curiosidades, criatividade, sonhos, e vivencias.
Ao construir o conhecimento, através da literatura e das vivencias, faz com que o indivíduo se movimente, dinamicamente, socialmente, culturalmente, criando autonomia. Permitindo que alongue a inteligência do mundo e se alimente de todos os sentidos. Aprimorando o raciocínio, vocabulário, o conhecer diversificado e amplo, ampliando o senso crítico e a habilidade de escrever.
 
Desenvolvimento 
A linguagem literária traz com ela uma ampla e importante função, o aprender. Através da fala, da escrita e da leitura é possível ampliar o vocabulário, melhorar a escrita e a memória, criar senso crítico e obter flexibilidade analítica, desenvolver as funções cognitivas, prevenir questões de saúde como a ansiedade e o estresse por exemplo. Construindo memorias, sensações, aprendizados únicos.
Proporcionando uma descoberta sobre o mundo, o leitor consegue através do livro imergir de diversas maneiras o compreender, observando sempre o que determina a literatura, como desenvolver e aonde leva os seus saberes, analisando a história, o social, e qual e a interpretação segundo a realidade, trazendo a realidade pro próprio mundo e não só o sonhar e imaginar. Sendo assim, um mundo cheio de significados.
Através do livro “Dez motivos para amar os livros” é possível analisar e vivenciar tais afirmações, pois o livro traz consigo o despertar das crianças para o mundo da literatura, gerando curiosidade e vontade de aprender a ler e a escrever. O livro interage com as crianças de forma dinâmica, com números, letras em caixa alta, permitindo fácil entendimento para quem inicia na leitura ou até mesmo está aprendendo a escrever e a ler. Fazendo com que aprenda escutar, ter atenção, memorização, e a cuidar dos livros.
 
Considerações Finais 
Diante disso, a literatura aflora o conhecer através do mundo e a sua realidade, trazendo consigo a importância da necessidade de aprender a ler e a escrever. Logo, possibilitando com que o indivíduo consiga interagir de diversas maneiras, e não apenas sonhando, mas vivendo, e através das suas vivencias conhecendo o mundo de possibilidades em que a literatura carrega e agrega. Ler é aprender a todo momento.
 
Referências
 Freire, P. (1987). Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra. 
Freire, P. (1989). A importância do ato de ler: Em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados.
Gadotti, M. (1989). Convite à leitura de Paulo Freire. São Paulo: Scipione.

Outros materiais