Buscar

Questionário - conceitos parte 1 a 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questionário- conceitos de VISA - parte 1 a 4
3.Em conformidade com a Lei nº 8.080/90 - SUS, analisar o item abaixo: I - Vigilância sanitária é um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde.
CERTO
ERRADO
4.Analise a seguinte afirmativa em relação à ação regulatória na vigilância de produtos, de serviços e de ambientes, como um dos eixos de discussão do Plano Diretor de Vigilância Sanitária: ( ) A atribuição legal da Vigilância Sanitária diz respeito aos processos de regulação do risco sanitário, tendo como exclusividade a perspectiva fiscalizatória.
CERTO
ERRADO
5.Segundo a Lei Orgânica de Saúde no 8.080/90, o conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde denomina-se Vigilância epidemiológica
CERTO
ERRADO
6.Um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir, ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse à saúde. (§1º, inciso XI, artigo 6º da Lei 8.080/90 – Lei Orgânica da Saúde.) São áreas de atuação da Vigilância Sanitária, EXCETO:
Imunobiológicos e suas substâncias ativas, sangue e hemoderivados.
Radioisótopos para uso diagnóstico in vivo, radiofármacos e produtos radioativos utilizados em diagnóstico e terapia.
Saneantes destinados à higienização, desinfecção ou desinfestação em ambientes domiciliares, hospitalares e coletivos.
nenhuma das alternativas apresentadas na questão
7.Com a Constituição de 1988, a saúde foi definida como um direito de todos e uma responsabilidade do Estado, em que a vigilância sanitária foi reconhecida como competência legal do Sistema Único de Saúde (SUS), para o alcance da ampliação do direito social da saúde. Dessa forma se definiu e consolidou o conceito de vigilância sanitária que atualmente se conhece no Brasil, enunciado como um conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse à saúde.
certo
errado
8.Entre as áreas prioritárias de atuação da Vigilância Sanitária, a área de “Bens da Saúde” inclui:
hospitais e clínicas, serviços diagnósticos, clubes, domissanitários e saneantes.
medicamentos, alimentos, saneantes, sangue, hemoderivados e domissanitários.
medicamentos, creches, cemitérios, sangue, cosméticos e hemoderivados.
9.Uma pluralidade de ciências participa das ações da área de Vigilância Sanitária, dentre elas, está a ciência jurídica. Para este campo da ciência, efetividade significa
a combinação de insumos da forma mais eficaz pelo fato de as funções de produção descreverem o maior volume de produção possível para um determinado conjunto de insumos em um sistema tecnicamente eficiente.
a produção, ao menor custo social, de bens e serviços que mais valorizam a sociedade e a distribuição destes de forma socialmente ótima.
a capacidade de a norma ser atendida tanto pelos destinatários quanto pelos aplicadores do direito. É indispensável, então, o cumprimento, por parte dos indivíduos, daquilo que está prescrito no ordenamento, para que se alcance a efetividade.
10.É correto afirmar que a vigilância sanitária tem “poder de polícia”, pois compete à vigilância sanitária
normatizar produtos, substâncias e serviços de interesse em saúde.
interditar locais de produção de bens e serviços e proibir a comercialização de produtos que violem a legislação e/ou produtos e bens de risco sanitário.
definir a política nacional de vigilância sanitária

Continue navegando