Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação Final (Objetiva) - Individual

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A evolução da sociedade foi guiada por importantes mudanças tecnológicas, desde o período agrícola, era industrial até chegar na sociedade da informação. A expressão sociedade da informação é identificada por uma sociedade que tem como base a produção de valores informacionais, fazendo a informação e a comunicação elementos tão importantes em nossa vida.
Considerando a sociedade da informação e as mudanças tecnológicas, avalie as afirmacoes a seguir sobre a utilização das redes sociais e aplicativos como ferramenta de comunicação organizacional:
I. A utilização de aplicativos, como Uber ou Rappi, facilitaram a contratação de serviços de entrega e de deslocamento, aproximando as organizações de seus clientes.
II. As redes sociais têm sido utilizadas pelas empresas para a divulgação de seus produtos, realização de campanhas promocionais e acompanhamento da imagem da empresa junto aos consumidores.
III. A conectividade proporcionada pela internet é um fator de suma importância para que vivamos na sociedade da informação, pois o avanço da internet permitiu uma revolução na comunicação entre as pessoas.
IV. Os aplicativos de conversação, como o WhatsApp, também são ferramentas de comunicação, entretanto, ainda não geram grande impacto social, e a aderência das organizações a esse tipo de ferramenta ainda é pequena.
A ) I, II, III e IV.
B ) I e II, apenas.
C ) I, II e III, apenas.
D ) II e III, apenas.

Produzir um texto implica pensar na interação, seja com o outro ou com nós mesmos. Ao nos comunicar com outros interlocutores, devemos considerar os princípios da intencionalidade (que pode ser informar, anunciar, argumentar, ordenar etc.) e da aceitabilidade (o fato de o leitor do texto considerá-lo coerente). A produção de textos implica, pois leva em conta as condições de produção e de recepção do texto.
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A linguagem é uma forma de interação.
( ) Ao interagir com nossos interlocutores, produzimos textos e planejamos nosso discurso.
( ) O texto é resultado de um processo simples de produção de linguagem e não requer interação.
( ) A linguagem é um espaço de interação humana, que permite a produção de efeitos de sentidos.
A F - F - V - F.
B V - V - F - F.
C V - V - F - V.

Compreendemos por comunicação interna a estratégia utilizada nas empresas e/ou organizações para estabelecer caminhos que possibilitem o bom relacionamento com os setores internos. Tal estratégia tem o papel de tornar comum a mensagem destinada aos colaboradores, com o objetivo de motivar e estimular o grupo, bem como o de difundir os ideais da empresa.
Sobre a comunicação interna, analise as sentenças a seguir:
I- Ela busca mais facilmente a troca de opiniões e ideias e transmitir com mais clareza decisões e mudanças.
II- A comunicação interna melhora o relacionamento entre colegas, equipes e unidades.
III- Ela mantém alguns colaboradores bem informados sobre o trabalho, outros nem tanto, devido à limitação que toda a comunicação apresenta.
A Somente a sentença II está correta.
B As sentenças II e III estão corretas.
C As sentenças I e II estão corretas.
D Somente a sentença III está correta.

A oratória, também conhecida como a “arte de falar em público”, começou a ser usada desde o antigo Egito e se desenvolveu ao longo do tempo. Civilizações como a grega e a romana tinham na oratória uma base para suas atividades políticas. O primeiro a apresentar um modelo de comunicação para servir de base para a oratória foi o filósofo grego Aristóteles que apresentava alguns elementos básicos do processo de comunicação.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os três componentes da arte da oratória:
A A pessoa que fala (aquele que recebe a mensagem), o discurso que faz (a própria mensagem), a pessoa que ouve (aqueles que escutam a mensagem).
B O orador (aquele que transmite a mensagem), o auditório (as pessoas que receberão a mensagem) e o meio de comunicação (o caminho por onde a mensagem será enviada).
C O emissor (aquele que escreve a mensagem), a pessoa que fala (aquela que projeta a mensagem) e o receptor (quem entende a mensagem).
D O canal (que são os símbolos utilizados), o feedback (a resposta esperada pelo receptor) e o receptor (aquele que ouve e questiona a mensagem).

Ter uma boa oratória e expressar suas ideias com clareza é o diferencial de muitos profissionais, principalmente executivos. Desenvolver as habilidades comunicativas e a oratória é fundamental para qualquer profissional, não importa a função que ele exerça. No entanto, se comunicar bem é ainda mais importante para os profissionais que ocupam cargos executivos de alta gestão, pois eles representam a empresa e devem defender os seus interesses.
Sobre a comunicação institucional, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Em um processo de comunicação institucional em que um executivo de alta gestão ocupa o papel de representante da organização, deve-se selecionar os melhores e mais adequados canais de comunicação ao transmitir uma informação para o seu público de interesse, seja interno ou externo.
II. Assim, poderá controlar todo o processo, evitando ruídos e visando ao alcance dos resultados desejados.
A As asserções I e II são proposições falsas.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
C A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Saber como se apresentar é importantíssimo para qualquer profissional, independente do cargo que ocupa. É importante porque sempre existe a possibilidade de falar em uma reunião, apresentação de projeto, apresentação acadêmica ou até mesmo ministração de cursos ou palestras.
Sobre o medo e as formas de se apresentar para o público, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Falar em público é algo extremante difícil para muitos. A maioria das pessoas tem medo de se apresentar, seja para poucas ou muitas pessoas, se sente incomodada e sofre quando sabe que vai precisar realizar uma apresentação. Apesar desse medo, é possível treinar os diferentes tipos de apresentação para poder melhorar a forma como se expressa perante outras pessoas.
II. Saber se comunicar, falar de forma convincente e se apresentar para diferentes públicos pode ser considerado como um diferencial profissional e também pode ajudar na vida pessoal do indivíduo.
A As asserções I e II são proposições falsas.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras e complementares.
C A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

As barreiras de comunicação podem causar grandes prejuízos na compreensão da mensagem que está sendo enviada, mas para saber se o receptor compreendeu a mensagem é possível usar um elemento que nos informa se a mensagem foi compreendida.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o elemento que diminui o impacto das barreiras da comunicação:
A Canais múltiplos.
B Linguagem.
C Mensagem.
D Feedback.

A comunicação é de extrema importância para o desenvolvimento de relações pessoais e profissionais. No caso de empresas imobiliárias, a comunicação pode ser encarada como uma verdadeira ferramenta de trabalho, por isso é importante saber como o processo comunicacional acontece.
Para ajudar a organizar a forma como a mensagem é transmitida e recebida, é possível identificar que acontece um processo de comunicação. Nesse sentido, sobre os elementos do processo de comunicação, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
( ) Fonte.
( ) Emissor.
( ) Decisor.
( ) Receptor.
A V, V, V, V.
B F, F, V, F.
C F, V, V, F.
D V, V, F, V.

No dia a dia do trabalho, as ações e as formas de comunicar vão gerando consequências a médio e longo prazo. Esses atos envolvem comunicação entre setores, funcionários, solicitações de demandas, envio e recebimento de documentos, entre outros.
A respeito do endomarketing e correlatos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Endomarketing tem relação com a comunicação interna, no entanto, são diferentes.
( ) Comunicação interna e endomarketing são diferentes nomes para a mesma ação.
( ) Os canais de comunicação são o foco tanto do endomarketing quanto da comunicação interna.
( ) Endomarketing interessa-se pela satisfação do colaborador.
A F - V - V - F.
B F - F - V - V.
C V - V - F - V.
D V - F - F - V.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A evolução da sociedade foi guiada por importantes mudanças tecnológicas, desde o período agrícola, era industrial até chegar na sociedade da informação. A expressão sociedade da informação é identificada por uma sociedade que tem como base a produção de valores informacionais, fazendo a informação e a comunicação elementos tão importantes em nossa vida.
Considerando a sociedade da informação e as mudanças tecnológicas, avalie as afirmacoes a seguir sobre a utilização das redes sociais e aplicativos como ferramenta de comunicação organizacional:
I. A utilização de aplicativos, como Uber ou Rappi, facilitaram a contratação de serviços de entrega e de deslocamento, aproximando as organizações de seus clientes.
II. As redes sociais têm sido utilizadas pelas empresas para a divulgação de seus produtos, realização de campanhas promocionais e acompanhamento da imagem da empresa junto aos consumidores.
III. A conectividade proporcionada pela internet é um fator de suma importância para que vivamos na sociedade da informação, pois o avanço da internet permitiu uma revolução na comunicação entre as pessoas.
IV. Os aplicativos de conversação, como o WhatsApp, também são ferramentas de comunicação, entretanto, ainda não geram grande impacto social, e a aderência das organizações a esse tipo de ferramenta ainda é pequena.
A ) I, II, III e IV.
B ) I e II, apenas.
C ) I, II e III, apenas.
D ) II e III, apenas.

Produzir um texto implica pensar na interação, seja com o outro ou com nós mesmos. Ao nos comunicar com outros interlocutores, devemos considerar os princípios da intencionalidade (que pode ser informar, anunciar, argumentar, ordenar etc.) e da aceitabilidade (o fato de o leitor do texto considerá-lo coerente). A produção de textos implica, pois leva em conta as condições de produção e de recepção do texto.
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A linguagem é uma forma de interação.
( ) Ao interagir com nossos interlocutores, produzimos textos e planejamos nosso discurso.
( ) O texto é resultado de um processo simples de produção de linguagem e não requer interação.
( ) A linguagem é um espaço de interação humana, que permite a produção de efeitos de sentidos.
A F - F - V - F.
B V - V - F - F.
C V - V - F - V.

Compreendemos por comunicação interna a estratégia utilizada nas empresas e/ou organizações para estabelecer caminhos que possibilitem o bom relacionamento com os setores internos. Tal estratégia tem o papel de tornar comum a mensagem destinada aos colaboradores, com o objetivo de motivar e estimular o grupo, bem como o de difundir os ideais da empresa.
Sobre a comunicação interna, analise as sentenças a seguir:
I- Ela busca mais facilmente a troca de opiniões e ideias e transmitir com mais clareza decisões e mudanças.
II- A comunicação interna melhora o relacionamento entre colegas, equipes e unidades.
III- Ela mantém alguns colaboradores bem informados sobre o trabalho, outros nem tanto, devido à limitação que toda a comunicação apresenta.
A Somente a sentença II está correta.
B As sentenças II e III estão corretas.
C As sentenças I e II estão corretas.
D Somente a sentença III está correta.

A oratória, também conhecida como a “arte de falar em público”, começou a ser usada desde o antigo Egito e se desenvolveu ao longo do tempo. Civilizações como a grega e a romana tinham na oratória uma base para suas atividades políticas. O primeiro a apresentar um modelo de comunicação para servir de base para a oratória foi o filósofo grego Aristóteles que apresentava alguns elementos básicos do processo de comunicação.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os três componentes da arte da oratória:
A A pessoa que fala (aquele que recebe a mensagem), o discurso que faz (a própria mensagem), a pessoa que ouve (aqueles que escutam a mensagem).
B O orador (aquele que transmite a mensagem), o auditório (as pessoas que receberão a mensagem) e o meio de comunicação (o caminho por onde a mensagem será enviada).
C O emissor (aquele que escreve a mensagem), a pessoa que fala (aquela que projeta a mensagem) e o receptor (quem entende a mensagem).
D O canal (que são os símbolos utilizados), o feedback (a resposta esperada pelo receptor) e o receptor (aquele que ouve e questiona a mensagem).

Ter uma boa oratória e expressar suas ideias com clareza é o diferencial de muitos profissionais, principalmente executivos. Desenvolver as habilidades comunicativas e a oratória é fundamental para qualquer profissional, não importa a função que ele exerça. No entanto, se comunicar bem é ainda mais importante para os profissionais que ocupam cargos executivos de alta gestão, pois eles representam a empresa e devem defender os seus interesses.
Sobre a comunicação institucional, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Em um processo de comunicação institucional em que um executivo de alta gestão ocupa o papel de representante da organização, deve-se selecionar os melhores e mais adequados canais de comunicação ao transmitir uma informação para o seu público de interesse, seja interno ou externo.
II. Assim, poderá controlar todo o processo, evitando ruídos e visando ao alcance dos resultados desejados.
A As asserções I e II são proposições falsas.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
C A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Saber como se apresentar é importantíssimo para qualquer profissional, independente do cargo que ocupa. É importante porque sempre existe a possibilidade de falar em uma reunião, apresentação de projeto, apresentação acadêmica ou até mesmo ministração de cursos ou palestras.
Sobre o medo e as formas de se apresentar para o público, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Falar em público é algo extremante difícil para muitos. A maioria das pessoas tem medo de se apresentar, seja para poucas ou muitas pessoas, se sente incomodada e sofre quando sabe que vai precisar realizar uma apresentação. Apesar desse medo, é possível treinar os diferentes tipos de apresentação para poder melhorar a forma como se expressa perante outras pessoas.
II. Saber se comunicar, falar de forma convincente e se apresentar para diferentes públicos pode ser considerado como um diferencial profissional e também pode ajudar na vida pessoal do indivíduo.
A As asserções I e II são proposições falsas.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras e complementares.
C A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

As barreiras de comunicação podem causar grandes prejuízos na compreensão da mensagem que está sendo enviada, mas para saber se o receptor compreendeu a mensagem é possível usar um elemento que nos informa se a mensagem foi compreendida.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o elemento que diminui o impacto das barreiras da comunicação:
A Canais múltiplos.
B Linguagem.
C Mensagem.
D Feedback.

A comunicação é de extrema importância para o desenvolvimento de relações pessoais e profissionais. No caso de empresas imobiliárias, a comunicação pode ser encarada como uma verdadeira ferramenta de trabalho, por isso é importante saber como o processo comunicacional acontece.
Para ajudar a organizar a forma como a mensagem é transmitida e recebida, é possível identificar que acontece um processo de comunicação. Nesse sentido, sobre os elementos do processo de comunicação, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
( ) Fonte.
( ) Emissor.
( ) Decisor.
( ) Receptor.
A V, V, V, V.
B F, F, V, F.
C F, V, V, F.
D V, V, F, V.

No dia a dia do trabalho, as ações e as formas de comunicar vão gerando consequências a médio e longo prazo. Esses atos envolvem comunicação entre setores, funcionários, solicitações de demandas, envio e recebimento de documentos, entre outros.
A respeito do endomarketing e correlatos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Endomarketing tem relação com a comunicação interna, no entanto, são diferentes.
( ) Comunicação interna e endomarketing são diferentes nomes para a mesma ação.
( ) Os canais de comunicação são o foco tanto do endomarketing quanto da comunicação interna.
( ) Endomarketing interessa-se pela satisfação do colaborador.
A F - V - V - F.
B F - F - V - V.
C V - V - F - V.
D V - F - F - V.

Prévia do material em texto

10/10/2023, 08:10 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 1/8
Prova Impressa
GABARITO | Avaliação Final (Objetiva) - Individual
(Cod.:890188)
Peso da Avaliação 3,00
Prova 71862158
Qtd. de Questões 10
Acertos/Erros 10/0
Nota 10,00
A evolução da sociedade foi guiada por importantes mudanças tecnológicas, desde o período agrícola, 
era industrial até chegar na sociedade da informação. A expressão sociedade da informação é 
identificada por uma sociedade que tem como base a produção de valores informacionais, fazendo a 
informação e a comunicação elementos tão importantes em nossa vida.
CARDOSO, L. A. Z.; ALBUQUERQUE, R. A. L.; MINÉ, T. L. R. Comunicação Empresarial e 
Oratória. Indaial: Arqué, 2023. (adaptado).
Considerando a sociedade da informação e as mudanças tecnológicas, avalie as afirmações a seguir 
sobre a utilização das redes sociais e aplicativos como ferramenta de comunicação organizacional:
 
I. A utilização de aplicativos, como Uber ou Rappi, facilitaram a contratação de serviços de entrega e 
de deslocamento, aproximando as organizações de seus clientes.
II. As redes sociais têm sido utilizadas pelas empresas para a divulgação de seus produtos, realização 
de campanhas promocionais e acompanhamento da imagem da empresa junto aos consumidores.
III. A conectividade proporcionada pela internet é um fator de suma importância para que vivamos na 
sociedade da informação, pois o avanço da internet permitiu uma revolução na comunicação entre as 
pessoas.
IV. Os aplicativos de conversação, como o WhatsApp, também são ferramentas de comunicação, 
entretanto, ainda não geram grande impacto social, e a aderência das organizações a esse tipo de 
ferramenta ainda é pequena.
 VOLTAR
A+
Alterar modo de visualização
1
10/10/2023, 08:10 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 2/8
 
É correto o que se afirma em:
A II e III, apenas.
B I e II, apenas.
C I, II, III e IV.
D I, II e III, apenas.
Produzir um texto implica pensar na interação, seja com o outro ou com nós mesmos. Ao nos 
comunicar com outros interlocutores, devemos considerar os princípios da intencionalidade (que pode 
ser informar, anunciar, argumentar, ordenar etc.) e da aceitabilidade (o fato de o leitor do texto 
considerá-lo coerente). A produção de textos implica, pois leva em conta as condições de produção e 
de recepção do texto. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A linguagem é uma forma de interação. 
( ) Ao interagir com nossos interlocutores, produzimos textos e planejamos nosso discurso.
( ) O texto é resultado de um processo simples de produção de linguagem e não requer interação.
( ) A linguagem é um espaço de interação humana, que permite a produção de efeitos de sentidos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - F - V - F.
B V - V - F - F.
C V - V - F - V.
2
10/10/2023, 08:10 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 3/8
D F - V - V - F.
Compreendemos por comunicação interna a estratégia utilizada nas empresas e/ou organizações para 
estabelecer caminhos que possibilitem o bom relacionamento com os setores internos. Tal estratégia 
tem o papel de tornar comum a mensagem destinada aos colaboradores, com o objetivo de motivar e 
estimular o grupo, bem como o de difundir os ideais da empresa. Sobre a comunicação interna, 
analise as sentenças a seguir:
I- Ela busca mais facilmente a troca de opiniões e ideias e transmitir com mais clareza decisões e 
mudanças.
II- A comunicação interna melhora o relacionamento entre colegas, equipes e unidades.
III- Ela mantém alguns colaboradores bem informados sobre o trabalho, outros nem tanto, devido à 
limitação que toda a comunicação apresenta.
Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença II está correta.
B As sentenças II e III estão corretas.
C As sentenças I e II estão corretas.
D Somente a sentença III está correta.
A oratória, também conhecida como a “arte de falar em público”, começou a ser usada desde o antigo 
Egito e se desenvolveu ao longo do tempo. Civilizações como a grega e a romana tinham na oratória 
uma base para suas atividades políticas. O primeiro a apresentar um modelo de comunicação para 
servir de base para a oratória foi o filósofo grego Aristóteles que apresentava alguns elementos 
básicos do processo de comunicação. A construção da arte da oratória depende da junção de três 
componentes.
3
4
10/10/2023, 08:10 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 4/8
CARDOSO, L. A. Z.; ALBUQUERQUE, R. A. L.; MINÉ, T. L. R. Comunicação Empresarial e 
Oratória. Indaial: Arqué, 2023.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os três componentes da arte da oratória:
A A pessoa que fala (aquele que recebe a mensagem), o discurso que faz (a própria mensagem), a
pessoa que ouve (aqueles que escutam a mensagem).
B O orador (aquele que transmite a mensagem), o auditório (as pessoas que receberão a mensagem)
e o meio de comunicação (o caminho por onde a mensagem será enviada).
C O emissor (aquele que escreve a mensagem), a pessoa que fala (aquela que projeta a mensagem)
e o receptor (quem entende a mensagem).
D O canal (que são os símbolos utilizados), o feedback (a resposta esperada pelo receptor) e o
receptor (aquele que ouve e questiona a mensagem).
Ter uma boa oratória e expressar suas ideias com clareza é o diferencial de muitos profissionais, 
principalmente executivos. Desenvolver as habilidades comunicativas e a oratória é fundamental para 
qualquer profissional, não importa a função que ele exerça. No entanto, se comunicar bem é ainda 
mais importante para os profissionais que ocupam cargos executivos de alta gestão, pois eles 
representam a empresa e devem defender os seus interesses. Além disso, um bom orador transmite 
credibilidade e essa é uma qualidade que um bom líder deve deter. É muito mais fácil confiar em um 
líder que transmite segurança ao falar, tem boa postura corporal e expõe suas ideias com clareza do 
que em um líder que não sabe se expressar, não cuida da sua postura corporal ou não fala nada de 
relevante.
BELLO, L. A importância da comunicação e da oratória para executivos de alta gestão. TERRA 
Economia, 2022. Disponível em: https://bit.ly/3maHdSY. Acesso em: 31 maio 2022.
Sobre a comunicação institucional, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Em um processo de comunicação institucional em que um executivo de alta gestão ocupa o papel 
de representante da organização, deve-se selecionar os melhores e mais adequados canais de 
comunicação ao transmitir uma informação para o seu público de interesse, seja interno ou externo.
PORQUE
II. Assim, poderá controlar todo o processo, evitando ruídos e visando ao alcance dos resultados 
desejados.
Assinale a alternativa CORRETA: 
5
10/10/2023, 08:10 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 5/8
A As asserções I e II são proposições falsas.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
C A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Saber como se apresentar é importantíssimo para qualquer profissional, independente do cargo que 
ocupa. É importante porque sempre existe a possibilidade de falar em uma reunião, apresentação de 
projeto, apresentação acadêmica ou até mesmo ministração de cursos ou palestras. No caso de 
profissionais que trabalham no ramo imobiliário, ainda existe a possibilidade do profissional 
encabeçar a apresentação de novos empreendimentos para potenciais clientes e parceiros. Para manter 
a tranquilidade e se apresentar da melhor forma, é preciso conhecer os diferentes tipos de 
apresentação, que podem ser estruturados de acordo com a mensagem, o público e a reação dos 
ouvintes que se espera atingir. Sobre o medo e as formas de se apresentar para o público, avalie asasserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Falar em público é algo extremante difícil para muitos. A maioria das pessoas tem medo de se 
apresentar, seja para poucas ou muitas pessoas, se sente incomodada e sofre quando sabe que vai 
precisar realizar uma apresentação. Apesar desse medo, é possível treinar os diferentes tipos de 
apresentação para poder melhorar a forma como se expressa perante outras pessoas.
PORQUE
II. Saber se comunicar, falar de forma convincente e se apresentar para diferentes públicos pode ser 
considerado como um diferencial profissional e também pode ajudar na vida pessoal do indivíduo.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As asserções I e II são proposições falsas.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras e complementares.
C A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
6
10/10/2023, 08:10 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 6/8
A coesão e a coerência são mecanismos que estão bastante relacionados no texto. Geralmente, quanto 
mais coeso for um texto, mais ele será coerente, pois sua organização gramatical irá influenciar em 
seu sentido. Sobre a coesão e a coerência textual, analise as sentenças a seguir:
I- A coerência estabelece uma relação de sentido entre as ideias e, no plano do conteúdo textual, 
envolve a conexão entre palavras, orações e parágrafos.
II- A coesão diz respeito aos recursos da língua usados para articular as partes do texto e está ligada 
ao plano gramatical, a exemplo dos conectivos (então, porém, a esse respeito, logo, por fim etc.), que 
fazem ligações entre as partes de um texto.
III- A construção de um bom texto depende dos elementos linguísticos e de sua organização, bem 
como do conhecimento de mundo partilhado pelo autor e pelo leitor, além do contexto de situação 
comunicativa em que o texto foi produzido.
IV- O uso inadequado dos elementos coesivos (além disso, ao contrário, porém, realmente, exceto 
etc.) pode gerar mudanças nos aspectos formais do texto, mas não gera mudança nas ideias.
Assinale a alternativa CORRETA: 
A As sentenças III e IV estão corretas.
B As sentenças I, II e IV estão corretas.
C As sentenças I, II e III estão corretas.
D As sentenças II e IV estão corretas.
As barreiras de comunicação podem causar grandes prejuízos na compreensão da mensagem que está 
sendo enviada, mas para saber se o receptor compreendeu a mensagem é possível usar um elemento 
que nos informa se a mensagem foi compreendida.
Adaptado de: CARDOSO, L. A. Z.; ALBUQUERQUE, R. A. L.; MINÉ, T. L. R. Comunicação 
Empresarial e Oratória. Indaial: Arqué, 2023.
7
8
10/10/2023, 08:10 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 7/8
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o elemento que diminui o impacto das barreiras da 
comunicação:
A Canais múltiplos.
B Feedback.
C Mensagem.
D Linguagem.
A comunicação é de extrema importância para o desenvolvimento de relações pessoais e 
profissionais. No caso de empresas imobiliárias, a comunicação pode ser encarada como uma 
verdadeira ferramenta de trabalho, por isso é importante saber como o processo comunicacional 
acontece. Sendo assim, é possível dizer que a comunicação acontece quando esta mensagem enviada, 
ao ser recebida pelo receptor, seja compreendida, interpretada e devolvida para o emissor. Nesse 
sentido, o retorno da informação deve ocorrer como em um diálogo.
 
CARDOSO, L. A. Z.; ALBUQUERQUE, R. A. L.; MINÉ, T. L. R. Comunicação Empresarial e 
Oratória. Indaial: Arqué, 2023.
 
Para ajudar a organizar a forma como a mensagem é transmitida e recebida, é possível identificar que 
acontece um processo de comunicação. Nesse sentido, sobre os elementos do processo de 
comunicação, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
 
( ) Fonte.
( ) Emissor.
( ) Decisor.
( ) Receptor.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F, V, V, F.
B F, F, V, F.
9
10/10/2023, 08:10 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 8/8
C V, V, F, V.
D V, V, V, V.
No dia a dia do trabalho, as ações e as formas de comunicar vão gerando consequências a médio e 
longo prazo. Esses atos envolvem comunicação entre setores, funcionários, solicitações de demandas, 
envio e recebimento de documentos, entre outros. Cada um desses detalhes, na soma, faz a diferença 
no cotidiano das organizações e na forma com que são vistas por clientes e colaboradores. A respeito 
do endomarketing e correlatos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) Endomarketing tem relação com a comunicação interna, no entanto, são diferentes.
( ) Comunicação interna e endomarketing são diferentes nomes para a mesma ação.
( ) Os canais de comunicação são o foco tanto do endomarketing quanto da comunicação interna.
( ) Endomarketing interessa-se pela satisfação do colaborador.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - V - V - F.
B F - F - V - V.
C V - V - F - V.
D V - F - F - V.
10
Imprimir

Mais conteúdos dessa disciplina