Logo Passei Direto
Buscar
LiveAo vivo

Avaliação I economia setor publico - Individual

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Após o impeachment de Fernando Collor, Itamar Franco assumiu a presidência da República. Foi no governo Itamar que o Plano Real tomou forma, com um conjunto de medidas de estabilização dos agregados macroeconômicos, principalmente, a inflação. Levando em consideração as características do Plano Real, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O Plano Real previa a privatização de algumas empresas estatais, como forma de reduzir custos e gerar caixa para o governo.
II- O Plano Real previa a adoção de medidas protecionistas, como a elevação das tarifas de importação, de modo a proteger a indústria nacional.
III- O Plano Real previa uma diminuição da arrecadação tributária e uma elevação significativa dos gastos públicos.
IV- O Plano Real previa aumento dos impostos e da taxa de juros, como forma de elevar a poupança.
A Somente as alternativas I e IV estão corretas.
B Somente as alternativas II e III estão corretas.
C Somente a alternativa III está correta.
D Somente as alternativas I, III e IV estão corretas.

Com o fim da Ditadura Militar, José Sarney assumiu a presidência do Brasil, ocupando o cargo que seria de Tancredo Neves, que faleceu antes de tomar posse. Muitos eram os desafios da época, como por exemplo, os relacionados ao restabelecimento da democracia, a necessidade de promulgação na nova Constituição e os problemas de ordem macroeconômica. No âmbito do planejamento econômico, o governo Sarney lançou mão do Plano de Ação Governamental, de autoria de Aníbal Teixeira e João Sayad. Levando em consideração as características do Plano de Ação Governamental implementado no governo de José Sarney, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O Plano de Ação Governamental tinha como propostas projetos de curto prazo, com ênfase no setor de serviços.
II- O Plano de Ação Governamental teve êxito na sua aplicação, resolvendo dois dos principais problemas macroeconômicos da época, a inflação e o endividamento público.
III- Dentre as ações propostas no Plano de Ação Governamental, pode-se citar a efetivação de programas de gastos públicos em infraestrutura social, como saúde e saneamento.
IV- Dentre as ações propostas no Plano de Ação Governamental, pode-se citar os investimentos em infraestrutura e a criação de novas empresas estatais relacionadas à geração de energia.
A Somente a alternativa III está correta.
B Somente as alternativas I e IV estão corretas.
C Somente as alternativas II e III estão corretas.
D Somente as alternativas I, II e IV estão corretas.

O Programa Estratégico de Desenvolvimento (PED) foi implementado durante a ditadura militar, no governo Costa e Silva (1967 – 1969). Dentre os principais objetivos contidos neste plano econômico, estavam os investimentos em áreas consideradas estratégicas para o desenvolvimento nacional, bem como o controle inflacionário. De certa maneira, o PED complementava e corrigia algumas ações e caminhos adotados no plano anterior, isto é, no Programa de Ação Econômica do Governo (PAEG). Tendo presente as características do Programa Estratégico de Desenvolvimento (PED), avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O PED é considerado um plano econômico com características mais “socialistas” do que o PAEG, na medida em que viabilizou políticas que acabavam tirando recursos financeiros das empresas e os repassando para os cofres públicos e para a população.
II- A viabilização das ações do PED foi mais fácil do que a do PAEG. Apesar de ser menos popular, fortaleceu o crescimento da economia, com uma taxa média de crescimento anual de 6% ao ano, o que colocou o Brasil como a 9ª economia do mundo.
A As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
B A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
C A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
D As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

De autoria de Delfim Neto e João Paulo dos Reis Veloso, o Programa de Metas e Bases para a Ação do Governo foi implementado no governo Médici. Seu objetivo era manter o ritmo de crescimento que a economia brasileira estava experimentando entre o final da década de 1960 e início da década de 1970. Levando em consideração este contexto, assinale a alternativa CORRETA acerca do que se afirma sobre o Programa de Metas e Bases para a Ação do Governo:
A O Programa de Metas e Bases para a Ação do Governo estava divido em 30 objetivos, distribuídos em cinco grandes metas prioritárias.
B O Programa de Metas e Bases para a Ação do Governo previa a privatização de estatais e a abertura democrática.
C O Programa de Metas e Bases para a Ação do Governo deveria servir de base para um primeiro Plano Nacional de Desenvolvimento.
D O Programa de Metas e Bases para a Ação do Governo deveria servir de base para a implementação do Plano de Metas.

Após a renúncia de Jânio Quadros e a alteração do regime de governo no Brasil para o parlamentarismo, João Goulart assumiu a presidência. No âmbito das políticas públicas propostas pelo governo de Jango, merece destaque o Plano Trienal de Desenvolvimento Econômico e Social, cujo mentor foi o economista Celso Furtado. Tendo presente o Plano Trienal de João Goulart, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta sequência CORRETA:
( ) Um dos objetivos do Plano Trienal era encerrar o modelo de "substituição de importações" iniciado no governo de Getúlio Vargas.
( ) Dentre as propostas do Plano Trienal estava a concessão do direito a voto aos analfabetos e o controle do investimento econômico estrangeiro.
( ) O Plano Trienal de João Goulart propunha algumas reformas de base, como a agrária, a bancária, a fiscal, a universitária, a urbana e a administrativa.
( ) O Plano Trienal de João Goulart se baseava em uma política de austeridade fiscal, controle inflacionário e diversas medidas impopulares, como a proibição de lança-perfume nos bailes de Carnaval.
A F, V, V, F.
B F, F, V, F.
C F, V, F, V.
D V, F, V, V.

Com o sucesso do Plano Real, Fernando Henrique Cardoso foi eleito presidente da República. Após seu primeiro mandato, foi reeleito em 1998, com 53,06% dos votos. O desafio era dar continuidade às políticas implementadas no seu primeiro governo. O conjunto de medidas estavam condensadas no Programa Avança Brasil, cujas diretrizes estratégicas voltavam-se para vários setores, como a consolidação da estabilidade econômica com crescimento sustentado, a promoção do desenvolvimento sustentável voltado para a geração de empregos e de oportunidades de renda, bem como ações de combate à pobreza e a promoção da cidadania e inclusão social. Tendo presente o segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso e os resultados das políticas do Programa Avança Brasil, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso foi mais austero e contou com políticas públicas de sustentação menos ousados que aquelas do primeiro mandado.
II- As políticas públicas do Programa Avança Brasil alcançaram mais sucesso do que fracasso, já que suas metas eram mais “humildes”, sendo atingidas com maior facilidade.
A A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
B A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
C As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
D As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

Fernando Henrique Cardoso se reelegeu presidente do Brasil em 1998 com 53,06% dos votos. Dentre os seus desafios estava a necessidade de continuidade e de melhora das políticas públicas implementadas em seu primeiro governo (1994 - 1998). Para tanto, entrou em vigor o Programa Avança Brasil, que continha a estratégia de desenvolvimento para seu segundo mandato. Levando em consideração este contexto, é uma estratégia presente no Programa Avança Brasil:
A Aumento das exportações, como forma de tornar o comércio brasileiro mais competitivo.
B Substituição do regime monetário de metas inflacionárias pelo regime monetário atrelado a defesa do câmbio fixo e de bandas cambiais.
C Ampliação do programa de estatização de empresas consideradas estratégias ao desenvolvimento econômico nacional.
D Criação do Orçamento Monetário, que permitia ao Banco Central emprestar dinheiro ao cofres públicos, ampliando o volume de recursos disponíveis no orçamento da União.

Juscelino Kubitschek de Oliveira (JK) governou o Brasil de 1956 a 1961. Tendo herdado um país com certa estrutura desenvolvimentista organizada, promoveu algumas ações importantes, como a intensificação das relações comerciais com o exterior, a descentralização do poder político e a implementação do Plano de Metas. Tendo presente o Plano de Metas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta sequência CORRETA:
( ) O Plano de Metas baseava-se em 30 objetivos, distribuídos em cinco grandes metas: energia, transporte, alimentação, educação e indústrias de base.
( ) No âmbito da política de educação contida no Plano de Metas, os maiores investimentos foram direcionados ao ensino técnico.
( ) No âmbito da política de infraestrutura, algumas indústrias estatais criadas por Getúlio Vargas foram reativadas e incrementadas.
( ) No âmbito da política de segurança pública, foram tomadas medidas impopulares como a proibição de biquínis nas praias.
A V, F, V, F.
B V, V, V, F.
C F, F, F, V.
D V, F, F, F.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Após o impeachment de Fernando Collor, Itamar Franco assumiu a presidência da República. Foi no governo Itamar que o Plano Real tomou forma, com um conjunto de medidas de estabilização dos agregados macroeconômicos, principalmente, a inflação. Levando em consideração as características do Plano Real, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O Plano Real previa a privatização de algumas empresas estatais, como forma de reduzir custos e gerar caixa para o governo.
II- O Plano Real previa a adoção de medidas protecionistas, como a elevação das tarifas de importação, de modo a proteger a indústria nacional.
III- O Plano Real previa uma diminuição da arrecadação tributária e uma elevação significativa dos gastos públicos.
IV- O Plano Real previa aumento dos impostos e da taxa de juros, como forma de elevar a poupança.
A Somente as alternativas I e IV estão corretas.
B Somente as alternativas II e III estão corretas.
C Somente a alternativa III está correta.
D Somente as alternativas I, III e IV estão corretas.

Com o fim da Ditadura Militar, José Sarney assumiu a presidência do Brasil, ocupando o cargo que seria de Tancredo Neves, que faleceu antes de tomar posse. Muitos eram os desafios da época, como por exemplo, os relacionados ao restabelecimento da democracia, a necessidade de promulgação na nova Constituição e os problemas de ordem macroeconômica. No âmbito do planejamento econômico, o governo Sarney lançou mão do Plano de Ação Governamental, de autoria de Aníbal Teixeira e João Sayad. Levando em consideração as características do Plano de Ação Governamental implementado no governo de José Sarney, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O Plano de Ação Governamental tinha como propostas projetos de curto prazo, com ênfase no setor de serviços.
II- O Plano de Ação Governamental teve êxito na sua aplicação, resolvendo dois dos principais problemas macroeconômicos da época, a inflação e o endividamento público.
III- Dentre as ações propostas no Plano de Ação Governamental, pode-se citar a efetivação de programas de gastos públicos em infraestrutura social, como saúde e saneamento.
IV- Dentre as ações propostas no Plano de Ação Governamental, pode-se citar os investimentos em infraestrutura e a criação de novas empresas estatais relacionadas à geração de energia.
A Somente a alternativa III está correta.
B Somente as alternativas I e IV estão corretas.
C Somente as alternativas II e III estão corretas.
D Somente as alternativas I, II e IV estão corretas.

O Programa Estratégico de Desenvolvimento (PED) foi implementado durante a ditadura militar, no governo Costa e Silva (1967 – 1969). Dentre os principais objetivos contidos neste plano econômico, estavam os investimentos em áreas consideradas estratégicas para o desenvolvimento nacional, bem como o controle inflacionário. De certa maneira, o PED complementava e corrigia algumas ações e caminhos adotados no plano anterior, isto é, no Programa de Ação Econômica do Governo (PAEG). Tendo presente as características do Programa Estratégico de Desenvolvimento (PED), avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O PED é considerado um plano econômico com características mais “socialistas” do que o PAEG, na medida em que viabilizou políticas que acabavam tirando recursos financeiros das empresas e os repassando para os cofres públicos e para a população.
II- A viabilização das ações do PED foi mais fácil do que a do PAEG. Apesar de ser menos popular, fortaleceu o crescimento da economia, com uma taxa média de crescimento anual de 6% ao ano, o que colocou o Brasil como a 9ª economia do mundo.
A As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
B A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
C A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
D As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

De autoria de Delfim Neto e João Paulo dos Reis Veloso, o Programa de Metas e Bases para a Ação do Governo foi implementado no governo Médici. Seu objetivo era manter o ritmo de crescimento que a economia brasileira estava experimentando entre o final da década de 1960 e início da década de 1970. Levando em consideração este contexto, assinale a alternativa CORRETA acerca do que se afirma sobre o Programa de Metas e Bases para a Ação do Governo:
A O Programa de Metas e Bases para a Ação do Governo estava divido em 30 objetivos, distribuídos em cinco grandes metas prioritárias.
B O Programa de Metas e Bases para a Ação do Governo previa a privatização de estatais e a abertura democrática.
C O Programa de Metas e Bases para a Ação do Governo deveria servir de base para um primeiro Plano Nacional de Desenvolvimento.
D O Programa de Metas e Bases para a Ação do Governo deveria servir de base para a implementação do Plano de Metas.

Após a renúncia de Jânio Quadros e a alteração do regime de governo no Brasil para o parlamentarismo, João Goulart assumiu a presidência. No âmbito das políticas públicas propostas pelo governo de Jango, merece destaque o Plano Trienal de Desenvolvimento Econômico e Social, cujo mentor foi o economista Celso Furtado. Tendo presente o Plano Trienal de João Goulart, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta sequência CORRETA:
( ) Um dos objetivos do Plano Trienal era encerrar o modelo de "substituição de importações" iniciado no governo de Getúlio Vargas.
( ) Dentre as propostas do Plano Trienal estava a concessão do direito a voto aos analfabetos e o controle do investimento econômico estrangeiro.
( ) O Plano Trienal de João Goulart propunha algumas reformas de base, como a agrária, a bancária, a fiscal, a universitária, a urbana e a administrativa.
( ) O Plano Trienal de João Goulart se baseava em uma política de austeridade fiscal, controle inflacionário e diversas medidas impopulares, como a proibição de lança-perfume nos bailes de Carnaval.
A F, V, V, F.
B F, F, V, F.
C F, V, F, V.
D V, F, V, V.

Com o sucesso do Plano Real, Fernando Henrique Cardoso foi eleito presidente da República. Após seu primeiro mandato, foi reeleito em 1998, com 53,06% dos votos. O desafio era dar continuidade às políticas implementadas no seu primeiro governo. O conjunto de medidas estavam condensadas no Programa Avança Brasil, cujas diretrizes estratégicas voltavam-se para vários setores, como a consolidação da estabilidade econômica com crescimento sustentado, a promoção do desenvolvimento sustentável voltado para a geração de empregos e de oportunidades de renda, bem como ações de combate à pobreza e a promoção da cidadania e inclusão social. Tendo presente o segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso e os resultados das políticas do Programa Avança Brasil, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso foi mais austero e contou com políticas públicas de sustentação menos ousados que aquelas do primeiro mandado.
II- As políticas públicas do Programa Avança Brasil alcançaram mais sucesso do que fracasso, já que suas metas eram mais “humildes”, sendo atingidas com maior facilidade.
A A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
B A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
C As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
D As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

Fernando Henrique Cardoso se reelegeu presidente do Brasil em 1998 com 53,06% dos votos. Dentre os seus desafios estava a necessidade de continuidade e de melhora das políticas públicas implementadas em seu primeiro governo (1994 - 1998). Para tanto, entrou em vigor o Programa Avança Brasil, que continha a estratégia de desenvolvimento para seu segundo mandato. Levando em consideração este contexto, é uma estratégia presente no Programa Avança Brasil:
A Aumento das exportações, como forma de tornar o comércio brasileiro mais competitivo.
B Substituição do regime monetário de metas inflacionárias pelo regime monetário atrelado a defesa do câmbio fixo e de bandas cambiais.
C Ampliação do programa de estatização de empresas consideradas estratégias ao desenvolvimento econômico nacional.
D Criação do Orçamento Monetário, que permitia ao Banco Central emprestar dinheiro ao cofres públicos, ampliando o volume de recursos disponíveis no orçamento da União.

Juscelino Kubitschek de Oliveira (JK) governou o Brasil de 1956 a 1961. Tendo herdado um país com certa estrutura desenvolvimentista organizada, promoveu algumas ações importantes, como a intensificação das relações comerciais com o exterior, a descentralização do poder político e a implementação do Plano de Metas. Tendo presente o Plano de Metas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta sequência CORRETA:
( ) O Plano de Metas baseava-se em 30 objetivos, distribuídos em cinco grandes metas: energia, transporte, alimentação, educação e indústrias de base.
( ) No âmbito da política de educação contida no Plano de Metas, os maiores investimentos foram direcionados ao ensino técnico.
( ) No âmbito da política de infraestrutura, algumas indústrias estatais criadas por Getúlio Vargas foram reativadas e incrementadas.
( ) No âmbito da política de segurança pública, foram tomadas medidas impopulares como a proibição de biquínis nas praias.
A V, F, V, F.
B V, V, V, F.
C F, F, F, V.
D V, F, F, F.

Prévia do material em texto

Prova Impressa
GABARITO | Avaliação I - Individual (Cod.:887530)
Peso da Avaliação 1,50
Prova 69781801
Qtd. de Questões 10
Acertos/Erros 10/0
Nota 10,00
Após o impeachment de Fernando Collor, Itamar Franco assumiu a presidência da República. 
Foi no governo Itamar que o Plano Real tomou forma, com um conjunto de medidas de estabilização 
dos agregados macroeconômicos, principalmente, a inflação. Levando em consideração as 
características do Plano Real, analise as sentenças a seguir:
I- O Plano Real previa a privatização de algumas empresas estatais, como forma de reduzir custos e 
gerar caixa para o governo.
II- O Plano Real previa a adoção de medidas protecionistas, como a elevação das tarifas de 
importação, de modo a proteger a indústria nacional.
III- O Plano Real previa uma diminuição da arrecadação tributária e uma elevação significativa dos 
gastos públicos.
IV- O Plano Real previa aumento dos impostos e da taxa de juros, como forma de elevar a poupança.
Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente as alternativas I e IV estão corretas.
B Somente as alternativas II e III estão corretas.
C Somente a alternativa III está correta.
D Somente as alternativas I, III e IV estão corretas.
Com o fim da Ditadura Militar, José Sarney assumiu a presidência do Brasil, ocupando o cargo 
que seria de Tancredo Neves, que faleceu antes de tomar posse. Muitos eram os desafios da época, 
como por exemplo, os relacionados ao restabelecimento da democracia, a necessidade de 
promulgação na nova Constituição e os problemas de ordem macroeconômica. No âmbito do 
planejamento econômico, o governo Sarney lançou mão do Plano de Ação Governamental, de autoria 
de Aníbal Teixeira e João Sayad. Levando em consideração as características do Plano de Ação 
Governamental implementado no governo de José Sarney, analise as sentenças a seguir:
I- O Plano de Ação Governamental tinha como propostas projetos de curto prazo, com ênfase no setor 
de serviços.
II- O Plano de Ação Governamental teve êxito na sua aplicação, resolvendo dois dos principais 
problemas macroeconômicos da época, a inflação e o endividamento público.
III- Dentre as ações propostas no Plano de Ação Governamental, pode-se citar a efetivação de 
programas de gastos públicos em infraestrutura social, como saúde e saneamento.
IV- Dentre as ações propostas no Plano de Ação Governamental, pode-se citar os investimentos em 
infraestrutura e a criação de novas empresas estatais relacionadas à geração de energia.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
 VOLTAR
A+ Alterar modo de visualização
1
2
Somente a alternativa III está correta.
B Somente as alternativas I e IV estão corretas.
C Somente as alternativas II e III estão corretas.
D Somente as alternativas I, II e IV estão corretas.
O Programa Estratégico de Desenvolvimento (PED) foi implementado durante a ditadura militar, no 
governo Costa e Silva (1967 – 1969). Dentre os principais objetivos contidos neste plano econômico, 
estavam os investimentos em áreas consideradas estratégicas para o desenvolvimento nacional, bem 
como o controle inflacionário. De certa maneira, o PED complementava e corrigia algumas ações e 
caminhos adotados no plano anterior, isto é, no Programa de Ação Econômica do Governo 
(PAEG). Tendo presente as características do Programa Estratégico de Desenvolvimento (PED), 
avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- O PED é considerado um plano econômico com características mais “socialistas” do que o PAEG, 
na medida em que viabilizou políticas que acabavam tirando recursos financeiros das empresas e os 
repassando para os cofres públicos e para a população.
PORQUE
II- A viabilização das ações do PED foi mais fácil do que a do PAEG. Apesar de ser menos popular, 
fortaleceu o crescimento da economia, com uma taxa média de crescimento anual de 6% ao ano, o 
que colocou o Brasil como a 9ª economia do mundo.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da
primeira.
B As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da
primeira.
C A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
D A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
Os planos e programas de governo estiveram presentes no período da ditadura militar. Durante o 
governo Costa e Silva (1967 - 1969) foi implementado o Programa Estratégico de Desenvolvimento 
(PED), que complementou e corrigiu algumas questões do PAEG, implementado no governo anterior. 
Sobre o Programa Estratégico de Desenvolvimento (PED), assinale a alternativa CORRETA:
A Quanto a política externa, as ações do PED previam a rápida expansão das exportações e o baixo
crescimento das importações.
B O Programa Estratégico de Desenvolvimento (PED) promoveu a privatização da maioria das
empresas estatais.
C O Programa Estratégico de Desenvolvimento (PED) tinha características mais socialistas que o
PAEG, tanto que suas ações eram consideradas mais populares.
D Quanto a política fiscal, as ações do PED buscavam elevar a carga tributária e controlar o nível
da despesa governamental.
3
4
De autoria de Delfim Neto e João Paulo dos Reis Veloso, o Programa de Metas e Bases para a 
Ação do Governo foi implementado no governo Médici. Seu objetivo era manter o ritmo de 
crescimento que a economia brasileira estava experimentando entre o final da década de 1960 e início 
da década de 1970. Levando em consideração este contexto, assinale a alternativa CORRETA acerca 
do que se afirma sobre o Programa de Metas e Bases para a Ação do Governo:
A O Programa de Metas e Bases para a Ação do Governo estava divido em 30 objetivos,
distribuídos em cinco grandes metas prioritárias.
B O Programa de Metas e Bases para a Ação do Governo previa a privatização de estatais e a
abertura democrática.
C O Programa de Metas e Bases para a Ação do Governo deveria servir de base para um primeiro
Plano Nacional de Desenvolvimento.
D O Programa de Metas e Bases para a Ação do Governo deveria servir de base para a
implementação do Plano de Metas.
O Programa Avança Brasil sintetizou o conjunto de políticas públicas que definiam a estratégia 
de desenvolvimento para o segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso (1998 - 2002). O 
desafio era dar continuidade às políticas públicas que obtiveram sucesso em seu primeiro mandato, 
além de manter a estabilidade econômica. Levando em consideração as características das políticas 
públicas presentes no Programa Avança Brasil, analise as sentenças a seguir:
I- Uma das ações do Programa Avança Brasil foi a substituição do regime monetário atrelado às 
bandas cambias pelo sistema de metas inflacionárias.
II- Dentre as ações do Programa Avança Brasil pode-se citar o compromisso de manutenção do 
superávit primário elevado.
III- Dentre as ações do Programa Avança Brasil pode-se citar o programa de aceleração de 
crescimento, via estatização de empresas estratégicas ao desenvolvimento nacional.
IV- Uma das ações do Programa Avança Brasil foi a ampliação do programa de substituição de 
importações.
Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente as alternativas I e II estão corretas.
B Somente as alternativas I e IV estão corretas.
C Somente as alternativas II, III e IV estão corretas.
D Somente as alternativas I, II e III estão corretas.
Após a renúncia de Jânio Quadros e a alteração do regime de governo no Brasil para o 
parlamentarismo, João Goulart assumiu a presidência. No âmbito das políticas públicas propostas 
pelo governo de Jango, merece destaque o Plano Trienal de Desenvolvimento Econômico e Social, 
cujo mentor foi o economista Celso Furtado. Tendo presente o Plano Trienal de João Goulart, 
classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Um dos objetivos do Plano Trienal era encerrar o modelo de "substituição de importações" 
iniciado no governo de Getúlio Vargas.
( ) Dentre as propostas do PlanoTrienal estava a concessão do direito a voto aos analfabetos e o 
5
6
7
controle do investimento econômico estrangeiro.
( ) O Plano Trienal de João Goulart propunha algumas reformas de base, como a agrária, a bancária, 
a fiscal, a universitária, a urbana e a administrativa.
( ) O Plano Trienal de João Goulart se baseava em uma política de austeridade fiscal, controle 
inflacionário e diversas medidas impopulares, como a proibição de lança-perfume nos bailes de 
Carnaval.
Assinale a alternativa que apresenta sequência CORRETA:
A F, V, V, F.
B F, F, V, F.
C F, V, F, V.
D V, F, V, V.
Com o sucesso do Plano Real, Fernando Henrique Cardoso foi eleito presidente da República. Após 
seu primeiro mandato, foi reeleito em 1998, com 53,06% dos votos. O desafio era dar continuidade às 
políticas implementadas no seu primeiro governo. O conjunto de medidas estavam condensadas no 
Programa Avança Brasil, cujas diretrizes estratégicas voltavam-se para vários setores, como a 
consolidação da estabilidade econômica com crescimento sustentado, a promoção do 
desenvolvimento sustentável voltado para a geração de empregos e de oportunidades de renda, bem 
como ações de combate à pobreza e a promoção da cidadania e inclusão social. Tendo presente o 
segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso e os resultados das políticas do Programa Avança 
Brasil, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- O segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso foi mais austero e contou com políticas 
públicas de sustentação menos ousados que aquelas do primeiro mandado.
PORQUE
II- As políticas públicas do Programa Avança Brasil alcançaram mais sucesso do que fracasso, já que 
suas metas eram mais “humildes”, sendo atingidas com maior facilidade.
Assinale a alternativa CORRETA:
A A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
B A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
C As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da
primeira.
D As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da
primeira.
Fernando Henrique Cardoso se reelegeu presidente do Brasil em 1998 com 53,06% dos votos. 
Dentre os seus desafios estava a necessidade de continuidade e de melhora das políticas públicas 
implementadas em seu primeiro governo (1994 - 1998). Para tanto, entrou em vigor o Programa 
Avança Brasil, que continha a estratégia de desenvolvimento para seu segundo mandato. Levando em 
consideração este contexto, é uma estratégia presente no Programa Avança Brasil:
A Aumento das exportações, como forma de tornar o comércio brasileiro mais competitivo.
8
9
B Substituição do regime monetário de metas inflacionárias pelo regime monetário atrelado a
defesa do câmbio fixo e de bandas cambiais.
C Ampliação do programa de estatização de empresas consideradas estratégias ao
desenvolvimento econômico nacional.
D Criação do Orçamento Monetário, que permitia ao Banco Central emprestar dinheiro ao cofres
públicos, ampliando o volume de recursos disponíveis no orçamento da União.
Juscelino Kubitschek de Oliveira (JK) governou o Brasil de 1956 a 1961. Tendo herdado um 
país com certa estrutura desenvolvimentista organizada, promoveu algumas ações importantes, como 
a intensificação das relações comerciais com o exterior, a descentralização do poder político e a 
implementação do Plano de Metas. Tendo presente o Plano de Metas, classifique V para as sentenças 
verdadeiras e F para as falsas:
( ) O Plano de Metas baseava-se em 30 objetivos, distribuídos em cinco grandes metas: energia, 
transporte, alimentação, educação e indústrias de base.
( ) No âmbito da política de educação contida no Plano de Metas, os maiores investimentos foram 
direcionados ao ensino técnico.
( ) No âmbito da política de infraestrutura, algumas indústrias estatais criadas por Getúlio Vargas 
foram reativadas e incrementadas.
( ) No âmbito da política de segurança pública, foram tomadas medidas impopulares como a 
proibição de biquínis nas praias.
Assinale a alternativa que apresenta sequência CORRETA:
A V, F, V, F.
B V, V, V, F.
C F, F, F, V.
D V, F, F, F.
10
Imprimir