Buscar

RESUMO AULA 1 HEMATO PROVA 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Sangue e Hematopoiese
- Parte líquida: plasma;										 - Parte sólida: hemácias, leucócitos e plaquetas;							 Função: Transporte de O2, CO2 e nutrientes, regula pH, temperatura e quantidade de água na célula; Mecanismo de proteção contra perda de sangue (plaquetas – coagulação) e defesa do organismo (leucócitos). 					 - Constituição do plasma: água, Na+, K+, O2, CO2, aa, glicose, lipídeos, proteínas.			 	 
4 principais proteínas: Albumina, Globulina, Fibrinogênio e Transferrina. Albumina (fígado), transporte e controle da pressão coloidosmótica;					 Globulinas (fígado/tecido linfático), transporte e fator enzimático de coagulação e defesa; Fibrinogênio (fígado), fator de coagulação e defesa; 					 Transferrina (fígado), transporte do ferro; *importante na anemia ferropriva e anemia de doença crônica.		 Características das células sanguíneas: 										 	- Glóbulos vermelhos (hemácias): Anucleadas, transporte de gases respiratórios; 		Homem: 5.000.000/mm3, Mulher: 4.500.000/mm3.									- Glóbulos brancos (leucócitos): Nucleadas, defesa do organismo; 4.000 a 10.500/mm3.					- Plaquetas: coagular o sangue; 150.00 a 450.000/mm3.
ANGIOGÊNESE											 A partir da medula óssea são produzidos elementos figurados do sangue (medula óssea vermelha), que ao passar do tempo é substituída por tecido gorduroso (medula óssea amarela). Na artéria central, localizada próximo a medula óssea, possui sinusóides, onde fica o tecido hematopoiético que é precursor na produção de células sanguínea.
- Ocorre 4 fases do desenvolvimento celular: proliferação celular, diferenciação celular, maturação celular e morte celular programada.	PROLIFERAÇÃO CELULAR: Acontece através da célula tronco totipotente, que da origem as demais células. A CT da origem a	duas CT pluripotentes por mitose (Autorrenovação). A CT pluripotente sofre divisão simétrica onde ocorre a renovação da	população celular. 											- A CT pluripotente produz linhagem mieloide e linfoide, que com auxílio dos fatores de crescimento viram células maduras. 
FATORES DE CRESCIMENTO: interleucinas, GM-CSF, IFN (alfa, beta, gama), G-CSF.					 - Citocinas envolvidas na eritropoiese: CSFs: interleucinas e fator de célula-troco, produzidas no endotélio. Tem como função regulamentar a produção/desenvolvimento de leucócitos (leucopoiese). EPO (Eritropoietina), hormônio produzido nos rins. Influência no crescimento de eritrócitos. TPO (Trombopoietina), produzida no fígado. Influência no crescimento de megacariócitos.
ERITROPOIESE
- Até eritroblasto policromático tem produção de hemoglobina. A partir dos reticulócitos não produz mais, então o núcleo perde a função, por isso reticulócitos não tem mais núcleo. 									 - O citoplasma do proeritroblasto é mais azulado pois tem grande tem grande quantidade de RNA, à medida que o RNA é traduzido em Hb o citoplasma vai perdendo a cor azul e ficando laranja (perde a cor basofílica do RNA). Todo esse processo também significa que a cromatina que era frouxa vai compactando e ficando densa (quanto mais densa mais maturada a célula). 			 - O núcleo vai ficando excêntrico e picnótico a partir do eritroblasto policromático, para então ser expulso (cariorrexe). 	 *** Nunca vê proeritroblasto em sangue periférico, só na medula.
MEGACARIOCITOPOESE
- Dependendo do tamanho dos fragmentos do megacariocito e da necessidade é o tamanho das plaquetas. Função: mecanismo da coagulação sanguínea, produz tromboplastina ou tromboquinase. Armazenam setotonina em grânulos densos (absorvida no plasma) que atua como vasoconstritor; revestimento celular rico em glicoproteínas (adesividade plaquetária e absorção); a coagulação atua derivando de duas vias; extrínseca (tromboplastina) e intrínseca (colágeno da parede vascular).
LEUCOPOESE
- Leucócitos podem ser diferenciados uns dos outros pela forma e tamanho, núcleo e características de coloração. - Leucopoiese é regulada pelos próprios leucócitos, o que permite que o desenvolvimento dessas células seja muito específico. - Número de leucócitos está relacionado com as necessidades do corpo.
GRANULOPOIESE
- neutrófilos (60-70%), eosinófilos (2-4%), basófilos. (0,5- 1%). 						 - Os grânulos começam nos promielócitos, que tem granulação 1ária e um pouco de 2ária que são as que permanecem durante a maturação. 			 - Essa abertura no núcleo do bastonete se chama chanfradura. - Nos basófilos o núcleo é amorfo, mas as granulações são intensas. 					 - Tempo de vida: granulócitos vivem de 4 a 8h no sangue e até 5 dias nos tecidos.
NEUTROFILOS: Segmentado: jovem e bastonete: adulto.								 - Saem da circulação e liberam mediadores químicos da resposta inflamatória sobretudo as citocinas, os próprios neutrófilos regulam a Leucopoiese. 
EUSINÓFILOS: Saem da circulação e liberam substâncias para destruição dos parasitas e citocinas. 				 - Propensão para se concentrar em tecidos alérgicos.
BASÓFILOS: Saem do sangue e atuam sobre as infecções e respostas alérgicas. 						 - Liberam diversas substâncias vasoativas.										 - Seus grânulos contêm heparina, histamina, bradicinina e serotonina.
AGRANULOPOIESE
MONOPOIESE
- No sangue periférico temos monoblastos, promonócitos e monócitos.
MONÓCITOS: No sangue: monócito e no tecido: macrófófago (combate a infecções virais e bacterianas). 			 - Principal função é fagocitose. - Inserção na membrada de fragmentos do antígeno como reconhecimento, por isso são chamadas de células apresentadoras de antígenos. - Duram de 10-20h no sangue e podem ficar meses nos tecidos.
LINFOPOIESE
- O linfócito grande pode ter grânulos no citoplasma mas é bem pouquinho e sobreposto, e estes podem ser as Natural Killer. - Plasmócitos: linfócito B ativado. 										 - Responsável pela imunidade adquirida contra vírus e células cancerígenas. 						 - T: reconhecimento de antígenos e atuam na resposta contra agentes intra e extracelulares. 			 - B: produção de anticorpos. - Tempo de vida: meses na circulação.

Continue navegando