Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação Final (Objetiva) - Individual reogranizalao]

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Para um processo de fusão, não é necessário as empresas possuírem o mesmo tipo societário, dessa forma, organizações de tipos diferentes podem se fundir, formando uma nova organização com natureza jurídica. No procedimento de fusão, merecem destaque as assembleias gerais.
Sobre elas, assinale a alternativa CORRETA:
A São duas: uma preliminar de uma sociedade e uma definitiva.
B São duas: uma preliminar e duas definitivas (uma em cada sociedade).
C São três: todas definitivas.
D São três: duas preliminares (uma em cada sociedade) e uma, definitiva, para a constituição da nova sociedade.

Na fusão, as várias sociedades deixam de existir, e uma nova sociedade é criada e será a sucessora de suas personalidades jurídicas, assim como de seus direitos e obrigações. O registro contábil da fusão segue os mesmos moldes da incorporação, onde, para que haja a contabilização se faz necessário também a criação de contas transitórias nas empresas que serão extintas e na empresa que irá absorver o patrimônio destas empresas extintas, para que através destas contas sejam ajustadas as participações que irá deter a nova empresa após a fusão, onde, através destas contas, se registre o aumento de capital na empresa detentora da fusão.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o lançamento na empresa A e B, pela transferência de ativos e passivos para a sociedade C (fusão):
D – Conta de fusão.
C – Ativos circulantes.
A – Ativos não circulantes.
D – Passivo circulante.
D – Passivos não circulantes.
D – Patrimônio líquido.

Os tipos societários vigentes são classificados em personificados e não personificados, sendo os primeiros subdivididos em sociedades simples e empresárias. As sociedades simples possuem a característica da pessoalidade no desempenho da atividade econômica, já que os sócios a prestam direta e pessoalmente, sem a organização de fatores de produção. Registradas no Registro Civil das Pessoas Jurídicas, podem adotar algumas formas.
Sobre essas formas, assinale a alternativa CORRETA:
A Sociedades em comum e sociedades em conta de participação.
B Simples puras, nome coletivo, comandita simples, limitadas e cooperativas.
C Nome coletivo, comandita simples e simples puras.
D Nome coletivo, comandita simples, limitadas, comandita por ações e sociedades anônimas.

Estrutura de capital refere-se à forma como as empresas utilizam capital próprio e capital de terceiros para financiar os seus ativos.
Quando os recursos são disponibilizados por sócios ou acionistas da empresa, estamos falando de qual custo?
A Misto.
B De terceiros.
C Variável.
D Próprio.

O valuation é um conceito importante para quem trabalha na área financeira. Ele deve ser aprendido por meio de cursos para gerente financeiro, que precisam ser fundamentados na teoria, mas ter uma aplicação prática bastante forte.
Sobre o valuation, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) É o exercício de atribuir valor econômico para ativos ou empresas.
( ) Requer muito estudo e aplicação de esforços.
( ) É uma prática simples de ser realizada.
( ) Existe, pelo menos, quatro variações para aplicação do método de avaliação.
A F - F - V - V.
B V - F - F - V.
C V - V - F - V.
D F - V - V - F.

Acerca dos aspectos legais e societários que tratam da modificação das sociedades podemos observar várias legislações aplicáveis. O Pronunciamento Técnico (CPC) 15 aborda vários conceitos importantes sobre essa temática, entre eles "é o negócio, ou negócios, cujo controle é obtido pelo adquirente, por meio da combinação de negócios".
A qual conceito essa definição refere-se?
A Negócio.
B Controle.
C Adquirida.
D Adquirente.

A internacionalização das empresas brasileiras tornou-se crescente principalmente a partir de 2001, quando se observa a tendência de aumento dos investimentos diretos no exterior, através da criação de subsidiárias, controladas e coligadas e de joint venture. Para a tradução das demonstrações contábeis, utilizada nos casos da consolidação das demonstrações financeiras, o cálculo e a contabilização da equivalência patrimonial permitem avaliar uma situação.
Sobre essa situação, assinale a alternativa CORRETA:
A O quanto o lucro advindo da venda de produtos/serviços contribuirá para cobrir todos os custos e despesas fixas da sua empresa.
B O valor que uma empresa tem para custear e manter suas despesas operacionais do dia a dia, sejam elas fixas ou variáveis.
C O poder de ganho da empresa relacionando seu lucro líquido com seu faturamento total.
D O desempenho da subsidiária no país no qual está desenvolvendo as atividades dela.

É uma empresa que possui como atividade principal a participação acionária majoritária em uma ou mais empresas, ou seja, uma empresa que possui a maioria das ações de outras empresas e que detém o controle de sua administração e políticas empresariais.
A que empresa estamos nos referindo?
A Conglomerado.
B Holding.
C Investidor anjo.
D Time.

O testamento é um documento por meio do qual uma pessoa, chamada de testador, registra a forma como quer que seu patrimônio seja distribuído após sua morte. No Brasil, a lei define que 50% do patrimônio do falecido seja direcionado aos chamados herdeiros necessários.
Sobre o testamento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O autor da herança pode planejar, de forma restrita, como serão distribuídos os seus bens após o seu falecimento.
( ) Sua abertura terá que ser realizada impreterivelmente por meio do procedimento do inventário judicial.
( ) No instrumento de testamento não poderá constar cláusulas restritivas do direito de propriedade dos sucessores.
A F - F - V.
B V - V - F.
C F - V - V.
D V - F - F.

Com a globalização, as empresas realizam negócios fora de seu país de origem, o que torna necessário que estas empresas convertam suas Demonstrações Contábeis para uma moeda considerada forte, moeda esta que não sofre tanto com os efeitos das taxas de inflação, e que elas estejam em conformidade com os Princípios Fundamentais de Contabilidade adotados nos países com os quais se deseja realizar negócios.
Sobre a tradução das demonstrações contábeis, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A taxa de câmbio é fornecida pelas autoridades competentes e muda mensalmente.
( ) A adoção da prática da tradução indica quantos reais serão necessários para adquirir uma unidade de moeda estrangeira.
( ) A variação da taxa de câmbio depende da inflação do país que está utilizando a taxa para tradução.
( ) As contas de resultado (DRE) utilizam a taxa média para a tradução.
A V - V - F - V.
B F - V - V - F.
C F - V - V - V.
D V - F - F - V.

(ENADE, 2012) Uma empresa considerou os benefícios econômicos futuros e a mensuração confiável do custo de um bem do seu ativo imobilizado.
Esse procedimento se refere a qual etapa na avaliação dos ativos fixos tangíveis?
A Reavaliação.
B Mensuração.
C Reconhecimento.
D Identificação de benefícios e riscos.

(ENADE, 2015) Conforme o artigo 248 da Lei nº 6.404/1976, atualizado pela Lei nº 11.638/2007 e pela Lei nº 11.941/2009, os Investimentos em Controladas, Coligadas e em outras sociedades que fazem parte de um mesmo grupo ou que estejam sob controle comum serão avaliados pelo Método de Equivalência Patrimonial.
De acordo com a legislação vigente, para a determinação do valor do investimento por esse método, aplica-se o percentual de participação no:
A Capital Social sobre o valor do Patrimônio Líquido da Coligada e da Controlada, não se computando os resultados não realizados decorrentes de negócios com a Companhia, Coligadas ou Controladas.
B Capital Social sobre o valor do Patrimônio Líquido da Coligada e da Controlada, somando-se a esse montante os resultados não realizados líquidos dos efeitos fiscais.
C Capital Social sobre o valor do Lucro Líquido da Coligada e da Controlada, não se computando os resultados não realizados.
D Capital Social sobre o valor do Patrimônio Líquido da investidora, subtraindo-se desse montante os resultados não realizados decorrentes de negócios com a Companhia, Coligadas ou Controladas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Para um processo de fusão, não é necessário as empresas possuírem o mesmo tipo societário, dessa forma, organizações de tipos diferentes podem se fundir, formando uma nova organização com natureza jurídica. No procedimento de fusão, merecem destaque as assembleias gerais.
Sobre elas, assinale a alternativa CORRETA:
A São duas: uma preliminar de uma sociedade e uma definitiva.
B São duas: uma preliminar e duas definitivas (uma em cada sociedade).
C São três: todas definitivas.
D São três: duas preliminares (uma em cada sociedade) e uma, definitiva, para a constituição da nova sociedade.

Na fusão, as várias sociedades deixam de existir, e uma nova sociedade é criada e será a sucessora de suas personalidades jurídicas, assim como de seus direitos e obrigações. O registro contábil da fusão segue os mesmos moldes da incorporação, onde, para que haja a contabilização se faz necessário também a criação de contas transitórias nas empresas que serão extintas e na empresa que irá absorver o patrimônio destas empresas extintas, para que através destas contas sejam ajustadas as participações que irá deter a nova empresa após a fusão, onde, através destas contas, se registre o aumento de capital na empresa detentora da fusão.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o lançamento na empresa A e B, pela transferência de ativos e passivos para a sociedade C (fusão):
D – Conta de fusão.
C – Ativos circulantes.
A – Ativos não circulantes.
D – Passivo circulante.
D – Passivos não circulantes.
D – Patrimônio líquido.

Os tipos societários vigentes são classificados em personificados e não personificados, sendo os primeiros subdivididos em sociedades simples e empresárias. As sociedades simples possuem a característica da pessoalidade no desempenho da atividade econômica, já que os sócios a prestam direta e pessoalmente, sem a organização de fatores de produção. Registradas no Registro Civil das Pessoas Jurídicas, podem adotar algumas formas.
Sobre essas formas, assinale a alternativa CORRETA:
A Sociedades em comum e sociedades em conta de participação.
B Simples puras, nome coletivo, comandita simples, limitadas e cooperativas.
C Nome coletivo, comandita simples e simples puras.
D Nome coletivo, comandita simples, limitadas, comandita por ações e sociedades anônimas.

Estrutura de capital refere-se à forma como as empresas utilizam capital próprio e capital de terceiros para financiar os seus ativos.
Quando os recursos são disponibilizados por sócios ou acionistas da empresa, estamos falando de qual custo?
A Misto.
B De terceiros.
C Variável.
D Próprio.

O valuation é um conceito importante para quem trabalha na área financeira. Ele deve ser aprendido por meio de cursos para gerente financeiro, que precisam ser fundamentados na teoria, mas ter uma aplicação prática bastante forte.
Sobre o valuation, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) É o exercício de atribuir valor econômico para ativos ou empresas.
( ) Requer muito estudo e aplicação de esforços.
( ) É uma prática simples de ser realizada.
( ) Existe, pelo menos, quatro variações para aplicação do método de avaliação.
A F - F - V - V.
B V - F - F - V.
C V - V - F - V.
D F - V - V - F.

Acerca dos aspectos legais e societários que tratam da modificação das sociedades podemos observar várias legislações aplicáveis. O Pronunciamento Técnico (CPC) 15 aborda vários conceitos importantes sobre essa temática, entre eles "é o negócio, ou negócios, cujo controle é obtido pelo adquirente, por meio da combinação de negócios".
A qual conceito essa definição refere-se?
A Negócio.
B Controle.
C Adquirida.
D Adquirente.

A internacionalização das empresas brasileiras tornou-se crescente principalmente a partir de 2001, quando se observa a tendência de aumento dos investimentos diretos no exterior, através da criação de subsidiárias, controladas e coligadas e de joint venture. Para a tradução das demonstrações contábeis, utilizada nos casos da consolidação das demonstrações financeiras, o cálculo e a contabilização da equivalência patrimonial permitem avaliar uma situação.
Sobre essa situação, assinale a alternativa CORRETA:
A O quanto o lucro advindo da venda de produtos/serviços contribuirá para cobrir todos os custos e despesas fixas da sua empresa.
B O valor que uma empresa tem para custear e manter suas despesas operacionais do dia a dia, sejam elas fixas ou variáveis.
C O poder de ganho da empresa relacionando seu lucro líquido com seu faturamento total.
D O desempenho da subsidiária no país no qual está desenvolvendo as atividades dela.

É uma empresa que possui como atividade principal a participação acionária majoritária em uma ou mais empresas, ou seja, uma empresa que possui a maioria das ações de outras empresas e que detém o controle de sua administração e políticas empresariais.
A que empresa estamos nos referindo?
A Conglomerado.
B Holding.
C Investidor anjo.
D Time.

O testamento é um documento por meio do qual uma pessoa, chamada de testador, registra a forma como quer que seu patrimônio seja distribuído após sua morte. No Brasil, a lei define que 50% do patrimônio do falecido seja direcionado aos chamados herdeiros necessários.
Sobre o testamento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O autor da herança pode planejar, de forma restrita, como serão distribuídos os seus bens após o seu falecimento.
( ) Sua abertura terá que ser realizada impreterivelmente por meio do procedimento do inventário judicial.
( ) No instrumento de testamento não poderá constar cláusulas restritivas do direito de propriedade dos sucessores.
A F - F - V.
B V - V - F.
C F - V - V.
D V - F - F.

Com a globalização, as empresas realizam negócios fora de seu país de origem, o que torna necessário que estas empresas convertam suas Demonstrações Contábeis para uma moeda considerada forte, moeda esta que não sofre tanto com os efeitos das taxas de inflação, e que elas estejam em conformidade com os Princípios Fundamentais de Contabilidade adotados nos países com os quais se deseja realizar negócios.
Sobre a tradução das demonstrações contábeis, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A taxa de câmbio é fornecida pelas autoridades competentes e muda mensalmente.
( ) A adoção da prática da tradução indica quantos reais serão necessários para adquirir uma unidade de moeda estrangeira.
( ) A variação da taxa de câmbio depende da inflação do país que está utilizando a taxa para tradução.
( ) As contas de resultado (DRE) utilizam a taxa média para a tradução.
A V - V - F - V.
B F - V - V - F.
C F - V - V - V.
D V - F - F - V.

(ENADE, 2012) Uma empresa considerou os benefícios econômicos futuros e a mensuração confiável do custo de um bem do seu ativo imobilizado.
Esse procedimento se refere a qual etapa na avaliação dos ativos fixos tangíveis?
A Reavaliação.
B Mensuração.
C Reconhecimento.
D Identificação de benefícios e riscos.

(ENADE, 2015) Conforme o artigo 248 da Lei nº 6.404/1976, atualizado pela Lei nº 11.638/2007 e pela Lei nº 11.941/2009, os Investimentos em Controladas, Coligadas e em outras sociedades que fazem parte de um mesmo grupo ou que estejam sob controle comum serão avaliados pelo Método de Equivalência Patrimonial.
De acordo com a legislação vigente, para a determinação do valor do investimento por esse método, aplica-se o percentual de participação no:
A Capital Social sobre o valor do Patrimônio Líquido da Coligada e da Controlada, não se computando os resultados não realizados decorrentes de negócios com a Companhia, Coligadas ou Controladas.
B Capital Social sobre o valor do Patrimônio Líquido da Coligada e da Controlada, somando-se a esse montante os resultados não realizados líquidos dos efeitos fiscais.
C Capital Social sobre o valor do Lucro Líquido da Coligada e da Controlada, não se computando os resultados não realizados.
D Capital Social sobre o valor do Patrimônio Líquido da investidora, subtraindo-se desse montante os resultados não realizados decorrentes de negócios com a Companhia, Coligadas ou Controladas.

Prévia do material em texto

17/10/2023, 22:25 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 1/8
Prova Impressa
GABARITO | Avaliação Final (Objetiva) - Individual
(Cod.:823604)
Peso da Avaliação 3,00
Prova 67276660
Qtd. de Questões 12
Acertos/Erros 12/0
Nota 10,00
Para um processo de fusão, não é necessário as empresas possuírem o mesmo tipo societário, dessa 
forma, organizações de tipos diferentes podem se fundir, formando uma nova organização com 
natureza jurídica. No procedimento de fusão, merecem destaque as assembleias gerais.
Sobre elas, assinale a alternativa CORRETA:
A São duas: uma preliminar e duas definitivas (uma em cada sociedade).
B São três: duas preliminares (uma em cada sociedade) e uma, definitiva, para a constituição da
nova sociedade.
C São duas: uma preliminar de uma sociedade e uma definitiva.
D São três: todas definitivas.
Na fusão, as várias sociedades deixam de existir, e uma nova sociedade é criada e será a sucessora de 
suas personalidades jurídicas, assim como de seus direitos e obrigações. O registro contábil da fusão 
segue os mesmos moldes da incorporação, onde, para que haja a contabilização se faz necessário 
também a criação de contas transitórias nas empresas que serão extintas e na empresa que irá absorver 
o patrimônio destas empresas extintas, para que através destas contas sejam ajustadas as participações 
que irá deter a nova empresa após a fusão, onde, através destas contas, se registre o aumento de 
capital na empresa detentora da fusão. 
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o lançamento na empresa A e B, pela transferência de 
ativos e passivos para a sociedade C (fusão):
D – Conta de fusão.
C – Ativos circulantes.
 VOLTAR
A+
Alterar modo de visualização
1
2
17/10/2023, 22:25 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 2/8
A
C – Ativos não circulantes.
D – Passivo circulante.
D – Passivos não circulantes.
D – Patrimônio líquido.
C – Conta de fusão.
B
D – Conta de fusão.
C – Passivos circulantes.
C – Ativos não circulantes.
D – Ativo circulante.
D – Passivos não circulantes.
D – Capital Social.
C – Conta de fusão.
C
D – Conta de fusão.
C – Ativos Imobilizados.
C – Ativos não circulantes.
D – Ativo circulante.
D – Passivos não circulantes.
D – Patrimônio líquido.
C – Conta de fusão.
D
D – Conta de fusão.
C – Ativos circulantes.
C – Passivo não circulantes.
D – Passivo circulante.
D – Passivos não circulantes.
D – Lucro líquido.
C – Conta de fusão.
17/10/2023, 22:25 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 3/8
Os tipos societários vigentes são classificados em personificados e não personificados, sendo os 
primeiros subdivididos em sociedades simples e empresárias. As sociedades simples possuem a 
característica da pessoalidade no desempenho da atividade econômica, já que os sócios a prestam 
direta e pessoalmente, sem a organização de fatores de produção. Registradas no Registro Civil das 
Pessoas Jurídicas, podem adotar algumas formas.
Sobre essas formas, assinale a alternativa CORRETA:
A Sociedades em comum e sociedades em conta de participação.
B Nome coletivo, comandita simples, limitadas, comandita por ações e sociedades anônimas.
C Simples puras, nome coletivo, comandita simples, limitadas e cooperativas.
D Nome coletivo, comandita simples e simples puras.
Estrutura de capital refere-se à forma como as empresas utilizam capital próprio e capital de terceiros 
para financiar os seus ativos. 
Quando os recursos são disponibilizados por sócios ou acionistas da empresa, estamos falando de 
qual custo?
A Misto.
B De terceiros.
C Variável.
D Próprio.
O valuation é um conceito importante para quem trabalha na área financeira. Ele deve ser aprendido 
por meio de cursos para gerente financeiro, que precisam ser fundamentados na teoria, mas ter uma 
3
4
5
17/10/2023, 22:25 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 4/8
aplicação prática bastante forte. Sobre o valuation, classifique V para as sentenças verdadeiras e F 
para as falsas:
( ) É o exercício de atribuir valor econômico para ativos ou empresas.
( ) Requer muito estudo e aplicação de esforços.
( ) É uma prática simples de ser realizada.
( ) Existe, pelo menos, quatro variações para aplicação do método de avaliação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - F - V.
B F - F - V - V.
C F - V - V - F.
D V - V - F - V.
Acerca dos aspectos legais e societários que tratam da modificação das sociedades podemos observar 
várias legislações aplicáveis. O Pronunciamento Técnico (CPC) 15 aborda vários conceitos 
importantes sobre essa temática, entre eles "é o negócio, ou negócios, cujo controle é obtido pelo 
adquirente, por meio da combinação de negócios". A qual conceito essa definição refere-se?
Assinale a alternativa CORRETA: 
A Adquirida.
B Negócio.
C Controle.
6
17/10/2023, 22:25 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 5/8
D Adquirente.
A internacionalização das empresas brasileiras tornou-se crescente principalmente a partir de 2001, 
quando se observa a tendência de aumento dos investimentos diretos no exterior, através da criação de 
subsidiárias, controladas e coligadas e de joint venture. Para a tradução das demonstrações contábeis, 
utilizada nos casos da consolidação das demonstrações financeiras, o cálculo e a contabilização da 
equivalência patrimonial permitem avaliar uma situação.
Sobre essa situação, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www.anpad.org.br/diversos/down_zips/33/CON-A2620.pdf Acesso em: 5 ago. 2022.
A O quanto o lucro advindo da venda de produtos/serviços contribuirá para cobrir todos os custos e
despesas fixas da sua empresa.
B O valor que uma empresa tem para custear e manter suas despesas operacionais do dia a dia,
sejam elas fixas ou variáveis.
C O poder de ganho da empresa relacionando seu lucro líquido com seu faturamento total.
D O desempenho da subsidiária no país no qual está desenvolvendo as atividades dela.
É uma empresa que possui como atividade principal a participação acionária majoritária em uma ou 
mais empresas, ou seja, uma empresa que possui a maioria das ações de outras empresas e que detém 
o controle de sua administração e políticas empresariais. 
A que empresa estamos nos referindo?
A Investidor anjo.
B Time.
C Conglomerado.
7
8
17/10/2023, 22:25 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 6/8
D Holding.
O testamento é um documento por meio do qual uma pessoa, chamada de testador, registra a forma 
como quer que seu patrimônio seja distribuído após sua morte. No Brasil, a lei define que 50% do 
patrimônio do falecido seja direcionado aos chamados herdeiros necessários. Sobre o testamento, 
classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O autor da herança pode planejar, de forma restrita, como serão distribuídos os seus bens após o 
seu falecimento.
( ) Sua abertura terá que ser realizada impreterivelmente por meio do procedimento do inventário 
judicial.
( ) No instrumento de testamento não poderá constar cláusulas restritivas do direito de propriedade 
dos sucessores.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Fonte: JUNIOR, R. Rede Jornal Contábil, 2020. Disponível em: 
https://www.jornalcontabil.com.br/testamento-saiba-o-que-e-quem-pode-fazer-e-como-fazer/. Acesso 
em: 21 jan 2022.
A F - F - V.
B V - F - F.
C F - V - V.
D V - V - F.
Com a globalização, as empresas realizam negócios fora de seu país de origem, o que torna necessário 
que estas empresas convertam suas Demonstrações Contábeis para uma moeda considerada forte, 
moeda esta que não sofre tanto com os efeitos das taxas de inflação, e que elas estejam em 
conformidade com os Princípios Fundamentais de Contabilidade adotados nos países com os quais se 
9
10
17/10/2023, 22:25 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 7/8
deseja realizar negócios. Sobre a tradução das demonstrações contábeis, classifique V para as 
sentenças verdadeirase F para as falsas:
( ) A taxa de câmbio é fornecida pelas autoridades competentes e muda mensalmente.
( ) A adoção da prática da tradução indica quantos reais serão necessários para adquirir uma unidade 
de moeda estrangeira.
( ) A variação da taxa de câmbio depende da inflação do país que está utilizando a taxa para 
tradução.
( ) As contas de resultado (DRE) utilizam a taxa média para a tradução.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - F - V.
B V - V - F - V.
C F - V - V - F.
D F - V - V - V.
(ENADE, 2012) Uma empresa considerou os benefícios econômicos futuros e a mensuração 
confiável do custo de um bem do seu ativo imobilizado. 
Esse procedimento se refere a qual etapa na avaliação dos ativos fixos tangíveis?
A Mensuração.
B Reconhecimento.
C Reavaliação.
11
17/10/2023, 22:25 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 8/8
D Identificação de benefícios e riscos.
(ENADE, 2015) Conforme o artigo 248 da Lei nº 6.404/1976, atualizado pela Lei nº 11.638/2007 e 
pela Lei nº 11.941/2009, os Investimentos em Controladas, Coligadas e em outras sociedades que 
façam parte de um mesmo grupo ou que estejam sob controle comum serão avaliados pelo Método de 
Equivalência Patrimonial. 
De acordo com a legislação vigente, para a determinação do valor do investimento por esse método, 
aplica-se o percentual de participação no:
A Capital Social sobre o valor do Patrimônio Líquido da Coligada e da Controlada, somando-se a
esse montante os resultados não realizados líquidos dos efeitos fiscais.
B
Capital Social sobre o valor do Patrimônio Líquido da Coligada e da Controlada, não se
computando os resultados não realizados decorrentes de negócios com a Companhia, Coligadas
ou Controladas.
C
Capital Social sobre o valor do Patrimônio Líquido da investidora, subtraindo-se desse montante
os resultados não realizados decorrentes de negócios com a Companhia, Coligadas ou
Controladas.
D Capital Social sobre o valor do Lucro Líquido da Coligada e da Controlada, não se computando
os resultados não realizados.
12
Imprimir

Mais conteúdos dessa disciplina