Buscar

GABARITO - EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO - Código de ética

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO
Professora: Enfª Naiane Sousa DATA: ___________
Aluno (a): ____________________________________________
1. De acordo com o Código de Ética dos profissionais de enfermagem, qual é a responsabilidade do profissional de enfermagem em relação ao sigilo das informações dos pacientes?
A) Compartilhar as informações apenas com a equipe médica.
B) Divulgar informações apenas aos familiares próximos do paciente.
C) Respeitar o sigilo das informações em todas as situações, salvo quando autorizado ou exigido por lei.
D) Utilizar as informações dos pacientes para fins pessoais, desde que não prejudique o paciente.
2. Analise a situação: um enfermeiro delega para o técnico em Enfermagem de sua equipe a realização de uma sondagem vesical de demora. Segundo o código de ética, a atitude do enfermeiro é considerada
A) imperícia.
B) imprudência.
C) negligência. (Segundo o código de ética, a atitude do enfermeiro é considerada negligência. De acordo com a Resolução 450/2013 e a Resolução 680/2021, no âmbito da equipe de Enfermagem, a inserção de cateter vesical é privativa do Enfermeiro, que deve imprimir rigor técnico-científico ao procedimento. A negligência representa omissão, uma falta de cuidado ou desleixo relacionado a uma situação.)
D) atitude correta, visto que o técnico tem habilidade para tal.
3. No Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, Resolução COFEN nº 564/2017, o técnico de enfermagem tem o direito de:
A) abster-se de revelar informações confidenciais de que tenha conhecimento em razão de seu exercício profissional.
B) manter inscrição no Conselho Regional de Enfermagem (COREN), com jurisdição na área onde ocorrer o exercício profissional.
C) fundamentar suas relações no direito, na prudência, no respeito, na solidariedade e na diversidade de opinião e posição ideológica.
D) exercer a profissão com justiça, compromisso, equidade, resolutividade, dignidade, competência, responsabilidade, honestidade e lealdade.
Letra A: Correta. De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, Resolução COFEN nº 564/2017, o técnico de enfermagem tem o direito de Art. 12 Abster-se de revelar informações confidenciais de que tenha conhecimento em razão de seu exercício profissional.
Letra B: Incorreta. É dever Art. 32 Manter inscrição no Conselho Regional de Enfermagem, com jurisdição na área onde ocorrer o exercício profissional.
Letra C: Incorreta. É dever Art. 25 Fundamentar suas relações no direito, na prudência, no respeito, na solidariedade e na diversidade de opinião e posição ideológica.
Letra D: Incorreta. É dever Art. 24 Exercer a profissão com justiça, compromisso, equidade, resolutividade, dignidade, competência, responsabilidade, honestidade e lealdade.
4. Assinale a alternativa que contempla CORRETAMENTE um dever profissional referente ao preconizado no Código de Ética dos profissionais de Enfermagem sobre prestação de informações escritas no prontuário do paciente:
A) de forma completa e fidedigna necessária para assegurar a continuidade da assistência.
B) de forma clara e concisa, usando códigos para que o paciente não identifique o conteúdo.
C) de forma clara e concisa, usando siglas para que o paciente não identifique o conteúdo.
D) em letra legível e com linguagem informal.
5. O Código de Ética de Enfermagem (Resolução nº 564, de 06 de novembro de 2017), trata sobre direitos, deveres e proibições aos profissionais da Enfermagem. O Capítulo III trata das proibições dos profissionais de enfermagem. Assinale a alternativa correspondente as PROIBIÇÕES:
A) Fundamentar suas relações no direito, na prudência, no respeito, na solidariedade e na diversidade de opinião e posição ideológica.
B) Requerer ao Conselho Regional de Enfermagem, de forma fundamentada, medidas cabíveis para obtenção de desagravo público em decorrência de ofensa sofrida no exercício profissional ou que atinja a profissão.
C) Participar da prática multiprofissional, interdisciplinar e transdisciplinar com responsabilidade, autonomia e liberdade, observando os preceitos éticos e legais da profissão.
D) Permitir que seu nome conste no quadro de pessoal de qualquer instituição ou estabelecimento congênere, quando, nestas, não exercer funções de enfermagem estabelecidas na legislação.
6. Considerando a Resolução COFEN n.º 564/2017, que discorre sobre o Código de Ética Profissional de Enfermagem, trata-se de um direito do Profissional de Enfermagem:
A) exercer a profissão com justiça, compromisso, equidade, resolutividade, dignidade, competência, responsabilidade, honestidade e lealdade.
B) executar atividades que não sejam de sua competência técnica, científica, ética e legal ou que não ofereçam segurança ao profissional, à pessoa, à família e à coletividade.
C) participar da prática multiprofissional, interdisciplinar e transdisciplinar com responsabilidade, autonomia e liberdade, observando os preceitos éticos e legais da profissão.
D) respeitar os princípios éticos e os direitos autorais no processo de pesquisa, em todas as etapas.
E) apor nome completo e/ou nome social, ambos legíveis, número e categoria de inscrição no Conselho Regional de Enfermagem, assinatura ou rubrica nos documentos, quando no exercício profissional.
Letra A: Incorreta. Considerando a Resolução COFEN n.º 564/2017, é um dever Art. 24 Exercer a profissão com justiça, compromisso, equidade, resolutividade, dignidade, competência, responsabilidade, honestidade e lealdade.
Letra B: Incorreta. Considerando a Resolução COFEN n.º 564/2017, é proibição Art. 62 Executar atividades que não sejam de sua competência técnica, científica, ética e legal ou que não ofereçam segurança ao profissional, à pessoa, à família e à coletividade.
Letra C: Correta. Considerando a Resolução COFEN n.º 564/2017, é direito Art. 4º Participar da prática multiprofissional, interdisciplinar e transdisciplinar com responsabilidade, autonomia e liberdade, observando os preceitos éticos e legais da profissão.
Letra D: Incorreta. Considerando a Resolução COFEN n.º 564/2017, é dever Art. 58 Respeitar os princípios éticos e os direitos autorais no processo de pesquisa, em todas as etapas.
Letra E: Incorreta. Considerando a Resolução COFEN n.º 564/2017 é dever Art. 35 Apor nome completo e/ou nome social, ambos legíveis, número e categoria de inscrição no Conselho Regional de Enfermagem, assinatura ou rubrica nos documentos, quando no exercício profissional.
7. O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem é pautado pela resolução do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) N. 564 (2017). Conforme o código, “associar-se, exercer cargos e participar de Organizações da Categoria e Órgãos de Fiscalização do Exercício Profissional, atendidos os requisitos legais” é
A) princípio fundamental dos profissionais de enfermagem.
B) proibição para os profissionais de enfermagem.
C) dever dos profissionais de enfermagem.
D) direito dos profissionais da enfermagem.

Continue navegando