Buscar

TEORIA E FUNDAMENTOS DO ATLETA PROVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Teoria e Fundamentos do Atletismo Escolar - D.20232.C
O salto em distância paralímpico é disputado por atletas com deficiências de diferentes classes funcionais. O princípio no salto em distância adaptado é o mesmo que o convencional, desenvolve a parte técnica da corrida e as fases subsequentes. Porém, dependendo da deficiência, a modalidade possui regras e formas de ensino específicas. Sobre elas, assinale as asserções corretas:
I, II, IV.
No atletismo, os saltos verticais têm por objetivo transpor uma barra horizontal chamado sarrafo, que é feito de fibra de vidro ou de alumínio e é sustentado por dois postes verticais. A premissa básica é passar sem derrubar o sarrafo. A respeito da história do salto em altura, assinale a alternativa correta:
Mostrar opções de resposta 
Um grande atleta dessa prova para os homens é o cubano Javier Sotomayor, detentor do recorde mundial com a marca de 2,45 m (altura de uma trave de futebol).
Os jogos Paralímpicos ou Paraolimpíadas, assim como para as modalidades olímpicas, é o maior evento existente no mundo com pessoas com deficiências físicas e mentais. Foi realizado pela primeira vez em Roma, na Itália, em 1960. Sobre sua origem, analise as alternativas:
Apenas I, II e III estão corretas. 
O atletismo é a prática esportiva mais antiga. Geralmente, é realizado em estádios e engloba uma série de modalidades esportivas. Sobre essas modalidades, marque a alternativa correta:
Corrida, salto e arremesso.
Também conhecidas como meio-fundo, fundo, obstáculo e marcha atlética, as corridas de resistência agrupam uma enorme quantidade de provas dentro da modalidade do atletismo, desde as corridas de pista até as corridas de rua. Existem provas de corrida acima de 400 metros, de meio-fundo para a categoria adulta, 800 metros e 1.500 metros rasos além dos 3.000 metros com obstáculo. Já nas provas de fundo estão os 5.000 metros e 10.000 metros rasos que ocorrem na pista e a maratona, com 42.195 m, que acontece na maioria das vezes na rua. A respeito das corridas do atletismo, assinale as asserções corretas:
I e III.
Os arremessos e lançamentos são provas do atletismo que podem ser usadas como estratégias para superar esses desafios na escola. Podem ser executados a partir da posição estática ou depois de movimentos preliminares, que se dividem em partes as fases de cada uma das provas. A análise das sequências de movimentos das variadas provas leva a entender que existem quatro fases: preparação, construção do movimento, arremesso ou lançamento e recuperação. E é importante deixar claro que ser forte não é a principal qualidade para se tornar um bom arremessador. Cada vez mais, a técnica de cada atleta é o principal diferencial nas competições. 
Sobre a progressão pedagógica para o arremesso de peso e lançamento de dardo, analise as sentenças e marque a alternativa correta:
V, V, V, F, F
O Rio de Janeiro foi o berço da história atlética do Brasil, com início no século XIX. Já, a primeira competição oficial realizada no país, aconteceu em São Paulo, no Clube Espéria, em 1914. Sobre o Atletismo no Brasil, analise as alternativas e marque a(s) correta(s):
Apenas I, II e IV.
O atletismo é considerado como um dos conteúdos clássicos da Educação Física. No entanto, não se pode afirmar muito sobre sua história, que gira em torno de registros antigos e pouco assertivos. A maioria dos estudos acadêmicos dirige seus objetivos à:
Área de treinamento da modalidade.
As técnicas de partida/ saída em uma corrida de atletismo parecem simples, porém, é preciso ter conhecimento das regras que envolvem as largadas e também ter e o domínio dos princípios técnicos básicos da técnica de partida. Uma partida de corrida somente ocorre após o:
Sinal sonoro efetuado pelo árbitro.
Para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos na prova do revezamento, alguns métodos podem ser utilizados. Esses métodos estão voltados para a maneira pela qual o bastão deve ser conduzido durante a trajetória da corrida, ou seja, a mão na qual o bastão deve ser transportado. Para isso, são utilizados dois métodos: uniforme e o alternado. Sobre o método uniforme, assinale a alternativa correta:
Caracterizado pela troca de mãos feita pelo corredor ao receber o bastão
Na escola, o professor tem diversas possibilidades de trabalhar os saltos, utilizando materiais alternativos como cordas ou semelhantes, caixas de papelão como obstáculos para superar e para trabalhar a impulsão e voo, garrafas PET e arcos (bambolês). Para a área de queda, utilizar colchonetes e espumas pode ser uma boa estratégia. Na realidade, para trabalhar o salto em distância é preciso apenas de um espaço para realizar a corrida, uma marca no solo que pode ser feita com giz, fita, cone para sinalizar a tábua de impulsão, e um local para a aterrissagem. Nos primeiros momentos, a aterrissagem pode ser feita em pé, então não exigirá a confecção de materiais sofisticados. A partir desta premissa, relacione o objetivo com a atividade proposta a ser trabalhada na escola:
II, I, III.
O trabalho da prova de lançamento do martelo dentro da escola deve partir da experimentação livre do objeto, posteriormente, do conhecimento da prova, com imagens e vídeos, pesquisas a respeito da modalidade e, em seguida, explorando as atividades lúdicas. No processo de ensino-aprendizagem, em um primeiro momento, aprender a fazer a empunhadura e os molinetes é o suficiente para assimilação dos alunos. A parte mais difícil são os giros 3 ou 4 como fazem os atletas profissionais. Essa fase não deve ser negligenciada, cabendo ao professor propor exercícios isolados para trabalhar essa fase, seja no aquecimento ou até mesmo no volta à calma no final da aula. Pode-se desenhar um círculo no chão e propor aos alunos que façam giros no movimento calcanhar ponta, atividades relacionadas a dança, movimentos do ballet que contribuem para o aprendizado dessa fase do lançamento. 
Dentro desse contexto, analise as proposições a seguir e a relação entre elas:
Como toda escola tem pelo menos uma bola, lançar essa bola a partir de um movimento giratório é a melhor maneira para começar a trabalhar a prova de lançamento de martelo. Uma simples sacola de supermercado amarrada com uma bola no fundo é uma maneira fácil para começar a explorar a técnica desta modalidade. 
Porque
O lançamento do martelo, assim como nas demais provas do atletismo, pode ser trabalhado dentro do ambiente escolar. Adaptações serão necessárias, mas nada que impeça o bom desenvolvimento e aprendizagem dos alunos. 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.:
Dificilmente todos os aparatos, conforme os utilizados nas grandes competições de atletismo, estarão disponíveis para trabalhar o salto em altura no ambiente escolar. A principal dificuldade é o alto custo desses materiais, mas isso não se limita à escola, poucos clubes no país possuem o colchão e os postes que sustentam o sarrafo (barra transversal que o atleta deve ultrapassar) específicos da prova . Dessa forma, assinale as asserções que demonstram maneiras de trabalhar o salto em altura na escola:
I, III, IV, V.
Segundo Homero, a primeira corrida de velocidade como prova atlética surgiu em 1496 a. C, organizada por Hércules. Assim, a corrida é considerada um movimento natural do ser humano, em que o objetivo é se locomover mais veloz do que o andar. Ao longo dos séculos, os objetivos das corridas foram diversos. Na pré-história, era simplesmente se locomover de uma forma mais rápida, seja para fugir ou para ir atrás da caça, que serviria como alimento. Sobre as corridas de velocidades, assinale a alternativa correta:
As corridas de velocidade tiveram sua primeira aparição nos Jogos Olímpicos da Grécia Antiga, com a corrida chamada stadium,com uma distância de 192,27 metros, até as atuais provas de 100, 200 e 400 metros rasos, que fazem parte do programa Olímpico.
A prova de lançamento do martelo é oriunda dos Jogos Atléticos dos povos celta, realizados na Irlanda, desde2 mil anos a.C. Segundo os registros históricos, há a lenda de Cuchulain, um herói celta que fazia grandes proezas envolvendo força e destreza. Em um belo dia, tiveram a ideia de amarrar uma grande pedra ao eixo de uma carruagem, foi quando, então, o herói Cuchulain rodopiou sobre o próprio corpo e lançou o aparato a uma distância inigualável. Nascia, assim, o lançamento do martelo (CBAT, 2019). Sobre a história e curiosidades dessa modalidade, assinale a alternativa correta:
Dentre as provas do atletismo, juntamente à prova do salto com vara, o lançamento do martelo é uma das que exige maior capacidade técnica e física do atleta, visto que os atletas têm que sustentar o peso do implemento, fazendo molinetes, posteriormente, os giros (pivoteios), para efetuar o lançamento.
Muitas vezes, o conteúdo das provas do grupo de lançamento (arremesso do peso, lançamento do dardo, lançamento do disco e lançamento do martelo) é considerado pouco motivador para os alunos, então cabe ao professor desenvolver uma metodologia que o aborde de forma dinâmica e lúdica para despertar o interesse dos educandos pelas atividades propostas. Sendo assim, assinale a alternativa que corretamente delimita as formas de trabalho dessa modalidade na escola:
Propor atividades para desenvolver as ações coordenativas desse movimento e, consequentemente, desenvolver a força nos membros superiores.
Para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos na prova do revezamento, alguns métodos podem ser utilizados. Esses métodos estão voltados para a maneira pela qual o bastão deve ser conduzido durante a trajetória da corrida, ou seja, a mão na qual o bastão deve ser transportado. Para isso, são utilizados dois métodos: uniforme e o alternado. Sobre o método uniforme, assinale a alternativa correta:
Caracterizado pela troca de mãos feita pelo corredor ao receber o bastão. 
Na escola, em muitos momentos, será possível observar uma corrida acompanhada na sequência de um salto, às vezes para o lado, às vezes somente para cima e às vezes para a frente, ou seja, falta apenas lapidar colocando os elementos do salto para aprimorar o que eles já fazem por natureza. Neste sentido, assinale as afirmativas que garantem um bom aprendizado do conteúdo salto em distância na escola:
I, II
A corrida é uma técnica e tem que ser apreendida imediatamente nas idades mais baixas. Para Rolim e Garcia, (2012), é tarefa do professor desenvolver essa técnica, corrigindo os principais erros logo nos primeiros ensaios sobre essa temática. Para isso, é importante o professor ensinar para essas crianças o que é, qual a importância e como se executa uma boa técnica de corrida, ou seja - a noção das fases da passada, a distinção entre apoio e balanço à frente e a retaguarda, recepção, impulsão e suspensão - devem ser familiarizados. Existem ideias preconcebidas sobre a possibilidade de o professor ou treinador intervir na melhoria motora nos jovens, e determinadas concepções de que a velocidade depende em elevada percentagem de fatores genéticos. Sobre a corrida de velocidade, analise as sentenças e marque a alternativa correta:
Apenas I, II e IV.

Outros materiais

Outros materiais