Buscar

AVALIAÇÃO I - BRASIL REPUBLICANO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO I – BRASIL REPUBLICANO 
1. O governo Floriano Peixoto foi denominado de certa forma e encerra um período da história brasileira também denominado tradicionalmente.Quais são, respectivamente, tais denominações?
A) Marechal de Pedra, República da Espingarda.
B) Marechal de Ferro, República da Espada.
C) Marechal de Ferro, República do Café com Leite.
D) Marechal Deodoro, República da Faca.
2. A Revolta da Chibata, ocorrida em 1910, tem sua explicação a partir de questões internas da Marinha de Guerra. No entanto, o pano de fundo envolve uma questão social. Embora com o advento da República, na qual todos eram considerados cidadãos iguais perante as leis, a Marinha republicana ainda praticava costumes do Império, legitimando a escravidão.Com relação ao estopim da revolta, assinale a alternativa CORRETA:
A) Ocorreu devido ao aumento de trabalhos insalubres para os marujos da armada.
B) Ocorreu porque a técnica naval não foi aprimorada para a vida a bordo.
C) Ocorreu pela excessiva punição física a um marinheiro insubmisso. 
D) Ocorreu porque as condições de vida no interior das embarcações não se alteraram.
3. A insatisfação dos marujos com os castigos físicos e com o rigor da Marinha era crescente. Relatos contam que, pouco antes da revolta, durante uma viagem nas proximidades da costa chilena, os marujos haviam demonstrado insatisfação com a punição dedicada a um marujo. O estopim para o início da revolta ocorreu quando Marcelino Rodrigues Menezes foi punido com 250 chibatadas sem direito a tratamento médico. Sobre a Revolta da Chibata, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( )A Revolta da Chibata é considerada pelos historiadores também como uma revolta contra a desigualdade social e racial existente tanto na Marinha como na sociedade como um todo.
( ) A revolta organizada pelos marinheiros ocorreu em embarcações da Marinha que estavam atracadas na Baía de Guanabara.
( ) O castigo físico aplicado era a chibatada, praticada pela Marinha contra todos os marujos que violassem as regras da corporação.
( ) Os marujos do encouraçado São Paulo e Minas Gerais, em 1910, se insubordinaram a seus oficiais, realizando um motim.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F - F - V - V.
B )V - F - V - F.
C) V - V - V - V.
D) V - F - F - V.
4. O Brasil sofreu as consequências da Crise Mundial de 1929, em especial, com a desvalorização do preço do café no mercado internacional. Com isso, o Brasil precisou adotar algumas medidas para sustentar sua economia.Sobre esse tema, assinale a alternativa INCORRETA:
A) O governo Getúlio Vargas incentivou a industrialização com a criação de companhias estatais.
B) Durante o nacional-desenvolvimentismo, o Brasil contou com a criação de uma moeda nacional, o Cruzeiro.
C) O governo Juscelino Kubistchek dinamizou o processo de industrialização brasileiro com a abertura do capital para as multinacionais.
D) Uma das soluções para a monocultura do café foi a industrialização, que ocorreu primeiramente na Região Sudeste.
5. A política cultural do Estado Novo, com relação aos intelectuais, se caracterizou por certo aspecto.Qual é esse aspecto?
A) Uma política seletiva, através da qual só os adversários frontais do regime foram reprimidos.
B) A indiferença, pois os intelectuais não tinham expressão, e o governo se baseava nas forças militares.
C) A repressão indiscriminada, por serem os intelectuais considerados adversários de regimes ditatoriais.
D) Um clima de ampla liberdade, pois o governo cortejava os intelectuais para obter o apoio ao seu projeto nacional.
6. A Revolta da Vacina Obrigatória, ocorrida no Rio de Janeiro em 1904, foi motivada por diversos fatores.Sobre tais fatores, assinale a alternativa INCORRETA:
A) A política “bota abaixo” e a população pobre, que vivia nos chamados cortiços ou casas de cômodos em péssimas condições sanitárias.
B) A população pobre moradora dos cortiços abandonou espontaneamente o centro da cidade. Alguns se deslocaram para as regiões mais afastadas do subúrbio, pois apoiavam as reformas urbanas de Pereira Passos, as medidas sanitaristas e a vacinação obrigatória do médico Oswaldo Cruz.
C) As reformas urbanas de Pereira Passos, o crescimento desordenado da capital federal, além das questões políticas dos militares positivistas.
D) O higienismo no Brasil, os problemas de saúde pública como a peste bubônica e a febre amarela e a urbanização do Rio de Janeiro.
7. As questões políticas do Brasil, na Primeira República, revelam um alto grau de complexidade. Podemos compreender que muitos grupos buscavam a hegemonia no campo político. O Brasil ainda era um país de população majoritariamente rural, todavia, amplamente integrado nas dinâmicas da economia global, como produtor de produtos primários, mais notadamente o café. Do ponto de vista social, tínhamos uma grande concentração de renda, que foi amenizada com o fim da escravidão, o que possibilitou a liberação de capitais (antes concentrados no comércio de seres humanos) em atividades produtivas.
Diante do exposto, sobre os principais líderes do Partido Republicano Paulista, assinale a alternativa INCORRETA:
A) Francisco Glicério.
B) Quintino Bocaiúva.
C) Silva Jardim.
D) Conde D'Eu.
8. A compreensão do fim da monarquia Bragança no Brasil pode ser explicada através de um conjunto de fatores e motivações que levaram ao desgaste do império e, consequentemente, ao crescimento das ideias republicanas.A que se deve o fim do Império?
A) As tensões entre D. Pedro II e as lideranças eclesiásticas brasileiras, devido a questões de ordem econômica.
B) A abolição da escravatura, devido fato de a Lei de 13 de maio de 1888 prejudicar diretamente a aristocracia rural do Vale do Paraíba do Sul, grupo que apoiava o imperador.
C) O Catolicismo foi a religião oficial do Império. O Papa Pio IX publicou um documento no qual ordenava que maçons deveriam fazer parte das confrarias religiosas. As elites provinciais e da corte eram compostas por membros da Maçonaria. Tal fato motivou ao imperador revogar esse dispositivo das ordens vindas do Vaticano, gerando uma crise entre Império e Igreja.
D) A aliança entre a Igreja Católica e a Monarquia Bragança desde o início da colonização, com a vinda dos jesuítas ao Brasil até o último dia do império.
9. A sucessão presidencial de Floriano Peixoto por Prudente de Moraes inicia um período da História da República Brasileira denominado de República Oligárquica ou República do Café com Leite.Sobre esse tema, assinale a alternativa INCORRETA:
A) Eram comuns as chamadas eleições a bico-de-pena, isso é, a população era coagida a votar em candidatos indicados pelos mandatários políticos locais.
B) O poder político desse período era dividido entre as lideranças de São Paulo e Rio de Janeiro.
C) As eleições, nesse período, não eram secretas, e apenas os homens poderiam votar.
D) Os mandatários locais eram denominados coronéis, devido ao fato de muitos proprietários rurais comprarem a patente de coronel da antiga Guarda Nacional, que foi criada no Império e subsistiu até 1918. Tal sistema político era autoritário e excludente.
10. Existem vários pontos a serem considerados quando se trata das dinâmicas econômicas da primeira República. Sobre esse tema, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O Brasil da Primeira República era uma nação agrário-exportadora.
( ) A moeda brasileira se chamava Real Republicano, conhecida pelo termo Mil-Réis.
( ) O capital inglês e norte-americano não era presente no Brasil da Primeira República.
( ) As companhias de eletricidade nas cidades foram formadas no período da Primeira República.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) V - V - F - V.
B) V - F - F - V.
C) V - F - F - F.
D) F - V - V - F.

Continue navegando