Buscar

Relatório de Prática_Fisiologia e Biofísica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS - EaD
	
AULA ____
	
	
	DATA:
______/______/______
VERSÃO:01
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA: FISIOLOGIA HUMANA E BIOFÍSICA 
DADOS DO(A) ALUNO(A):
	NOME
	MATRÍCULA: 
	CURSO: Farmácia
	POLO: Guarulhos
	PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A): Rosilma Melo
RELATÓRIO:
1. A homeostase é um processo importante para diversas funções do corpo. Como a dinâmica ocorre entre o meio interno e externo das células?
A homeostase é a capacidade do organismo estar em harmonia e estável, e para que isso aconteça, necessita que cada variável esteja completamente ajustada para que o seu funcionamento ocorra de maneira correta, vários processos fisiológicos devem ocorrer de maneira organizada. O funcionamento dos sistemas cardiovascular, respiratório e excretor, por exemplo, garante que nutrientes cheguem às células e que substâncias excessivas e tóxicas sejam retiradas do nosso corpo, fazendo que o organismo permaneça em harmonia. Essa harmonia garante que o meio interno seja constante e que as células funcionem de maneira adequada.
Podemos dizer, então, que fatores externos podem influenciar o ambiente interno, porém nosso corpo apresenta mecanismos que tentam reverter essas alterações. Assim, a homeostase indica estabilidade do estado de equilíbrio do meio interno, independente do que aconteça com o meio externo, definido como o líquido, que é chamado de meio intersticial que circula nas células, onde são carreados solutos, mantendo o equilíbrio hidroeletrolítico constante. Nosso organismo conta com alguns recursos como o sistema nervoso que informa quando algo de errado está acontecendo no interior do corpo e produz uma resposta a determinado estímulo. E o sistema endócrino que secreta mensageiros químicos. Essas reações chamadas de processos fisiológicos que ocorrem de maneira coordenada no corpo, que tem os principais mecanismos de controle homeostático.
Os nossos sistemas, portanto, são responsáveis por garantir que nossa temperatura, pH dos líquidos corporais, pressão arterial e frequência cardíaca, por exemplo, mantenham-se dentro dos valores ditos normais.
O principal mecanismo de manutenção da homeostase é o feedback negativo, que atua na redução de um determinado estímulo, garantindo que uma determinada variável permaneça no nível adequado para o nosso corpo.
Na aula prática, foi avaliada como as diferentes concentrações de soluto e solvente interferem no metabolismo da membrana plasmática, quando se refere ao soluto que transita entre a membrana na parte externa e interna, no solvente quando se refere à osmose. Assim, o comportamento da membrana celular dependerá de qual tipo de solução será submetida para entrada ou saída de soluto e solvente. 
Em solução isotônica, a membrana se equilibra e não tem mudança em sua composição celular, não haverá entrada ou saída de solvente ou soluto na célula.
Já em solução hipotônica, devido a pequena concentração de sal da solução, o solvente entrará na célula e esta aumentará de dimensão.
Na solução hipertônica devido à alta concentração de sal na solução, a água sairá da célula e irá para a solução, onde a célula irá drenar e diminuir de tamanho. Da mesma forma que acontece com a solução de sacarose.
Na amostra do sangue para o transporte de membrana visualizada através do microscópio o sangue com a solução hipertônica, as células apresentam-se cremadas por perda de água para o meio externo. Na amostra de sangue com a solução hipotônica, as células apresentam-se se turgidas e tumefeitas por absorverem água do meio externo. Na amostra de sangue com solução isotônica, as células apresentam a morfologia normal, sem alteração.
2. Os reflexos neurológicos são importantes para verificar as atividades e tempo de resposta, bem como, a relação do SNC e o SNP. Qual teste pode ser realizado para verificar esse reflexo? Qual mecanismo fisiológico conseguimos verificar? E quais doenças podem estar relacionadas a alteração dessa função.
Os reflexos neurológicos são inatos e demonstram a capacidade do indivíduo de responder a estímulos externos. Também chamados de reflexos primitivos, estão diretamente relacionados às condições de sobrevivência do ser humano e podem indicar dificuldade para desenvolver alguma atividade básica, como andar ou falar. Fazem parte do SNC o encéfalo e a medula espinhal. É nessa parte que mensagens são identificadas e as respostas são geradas. Já no SNP encontramos nervos e gânglios, que são os responsáveis por levar a informação dos órgãos para o SNC e deste para os órgãos. O teste realizado para verificar esse reflexo é o reflexo patelar, onde temos uma resposta rápida através dos músculos esqueléticos, os neurônios aferentes recebem a informação de pressão e a medula responde com ato correspondente a informação. Diversas temperaturas ativam os neurônios que levam essas informações para a região da medula. 
As doenças relacionadas a alteração da função são esclerose múltipla, Mal de Parkinson, Mal de Alzheimer, doença de Huntington, AVC (Acidente Vascular Cerebral), Epilepsia, Cefaleias, dentre outras.
3. A aferição da glicose pode indicar diversos aspectos fisiológicos, descreva como foi realizada essa medição e sua aplicabilidade para o paciente
A glicose é um tipo de carboidrato utilizado como fonte de energia pelos seres vivos, sendo um dos principais nutrientes da célula, é obtida por meio da alimentação, e sua quantidade em nosso sangue (glicemia) é regulada pela ação de dois hormônios que agem de maneira contrária: a insulina e o glucagon. A glicose entra na célula através da insulina (um hormônio produzido pelo pâncreas). O ideal é que a glicemia de jejum esteja entre 70 e 110 mg/dL e a glicemia pós-prandial seja menor que 140mg/dL. O exame ou aferição da glicemia, detecta os níveis da glicose no sangue. O procedimento é feito através do aparelho Glicosímetro, onde deve ser higienizado o local da retirada do sangue, ligar o aparelho e colocar a fita do medidor, pressionar o dedo e furar com a lanceta, pressionar o dedo novamente para sair o sangue, colocar o sangue na fita, verificar o valor e se estiver em jejum ou alimentado. Na aula o paciente foi avaliado após 2 horas de alimentado, onde a dosagem deu o valor de 94 ml/dL, ele consumiu uma banana e uma fatia de melão e após 5 minutos que ingeriu esses alimentos foi realizada uma nova avaliação, que na dosagem já deu um valor de 108 ml/dL. A banana, melão e mamão são alimentos com alto índice de glicêmico e que não são indicados para pacientes que tem diabetes mellitus.
4. A pressão arterial é um dos mecanismos homeostáticos mais conhecidos, explique como foi realizada a medição, sua importância e associação com fisiologia cardíaca.
Pressão Arterial é a tensão que o sangue exerce contra a superfície das artérias, decorrente ao movimento de bombeamento do coração, isto é, a pulsação rítmica de contração e relaxamento (respectivamente sístole e diástole).
A medição ou aferição da pressão arterial é realizada através de um aparelho chamado de esfigmomanômetro. Onde é apresentado o valor correspondente no momento do bombeamento do sangue pelo coração (sistólico) e o valor correspondente ao relaxamento do coração a pós o bombeamento do sangue (diastólico). Normalmente, utiliza -se a medição de 120/80 mmHg (milímetros de mercúrio) para considerar a pressão normal. A primeira numeração corresponde à Pressão Sistólica - forçaque o sangue exerce dentro das artérias durante a sístole ventricular. Normalmente compreende valor da ordem de 120mmHg. Enquanto a segunda numeração corresponde à Pressão Diastólica - força que o sangue promove dentro das artérias durante a diástole ventricular. Seu valor para uma pessoa saudável adulta é da ordem de 80mmHg. 
Um dos distúrbios da pressão mais comum é a Hipertensão, onde é comum tanto a pressão sistólica quanto a pressão diastólica estarem elevadas, assim a palavra hipertensão sugere tensão excessiva. Contudo, em termos clínicos, hipertensão refere-se a um quadro de pressão arterial elevada, independentemente da causa.
Na aula prática, o paciente estava em posição confortável, braço apoiado na altura da região do coração e o local indicado para a aferição da pressão foi o braço esquerdo. A medição da pressão arterial foi feita com a insuflação do esfigmomanômetro e com o auxílio de um estetoscópio para auscultar as bulhas cardíacas, ao aparecer a primeira contração houve a sístole, ao desaparecer houve a diástole. A pressão sistólica foi de 120mmHg e a pressão diastólica a 80mmHg. O resultado indicou que a pressão estava em120/80mmHg que foi considerada normal.
Referências:
SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "O que é homeostasia?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-homeostasia.htm. Acesso em 10 de maio de 2023
Fisiologia: Homeostase. Mundo Educação. 
https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/homeostase.htm. Acesso em 10/05/2023
 
Fisiologia: O que é Homeostase? Planeta Biologia . https://planetabiologia.com/o-que-e-homeostase-o-conceito-de-equilibrio-dinamico-homeostasia 
Neurologia: Exame neurológico e análise de reflexos na Neurologia: qual a sua 
importância? Medicina Dia a Dia. https://medicinadiaadia.com.br/pos-graduacao-iefap-neurologia-exame-neurologico-analise-reflexos/. Acesso em 10/05/2023
Fisiologia do Sistema Nervoso. Mundo Educação. 
https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/fisiologia-sistema-nervoso.htm. Acesso em 10/05/2023
Bioquímica. Glicose. Mundo Educação. 
https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/glicose.htm . Acesso 10/05/2023 
 
Biologia. Pressão Arterial. Mundo da Educação. 
https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/pressao-arterial.htm. 10/05/2023
 
Anatomia e Fisiologia. Pressão Arterial. Biologia Net. 
https://www.biologianet.com/anatomia -fisiologia-animal/pressao-arterial.htm. Acesso 10/05/2023

Outros materiais