Buscar

AVALIAÇÃO MÉTODO E TÉCNICAS DE CONTAÇÃO E SONORIZAÇÃO DE HISTÓRIAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO: MÉTODO E TÉCNICAS DE CONTAÇÃO E SONORIZAÇÃO DE HISTÓRIAS
De acordo com nossa apostila, marque a assertiva correta:
· Espera-se que hoje, contadores e público não sejam tão passageiros quanto o tempo que os reúne.
· Que os contadores de histórias, de antigamente, tenham mais um tempo e um espaço naturalmente reservado para ele - como os contadores atuais.
· Entrementes, não nos esqueçamos de que é no decorrer da interação social que os objetos adquirem significado para a coletividade.
· Tenhamos como norte uma tradição milenar que nos autoriza na tomada da palavra bem-dita calcada na experiência de quem escuta.
De acordo com o nosso material de estudo, quem nos ensina sobre os sabedores das experiências dos idosos?
· Monica Fantin.
· Manoel Pinto.
· Guimarães Rosa.
· Éclea Bose.
Para nós o fundamento do conto é:
· A troca de experiências.
· A oralidade.
· A atenção entre os envolvidos.
· A escuta ativa.
O livro “Mídia-educação: Olhares e experiências no Brasil e na Itália (2004)” foi escrito por:
· Guimarães Rosa.
· Monica Fantin.
· Manoel Pinto.
· Éclea Bose.
Marque V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas: ( 	) Os tradicionais contadores de histórias repassam os procedimentos éticos de um contador de histórias como um conhecimento milenar, que garante a conservação e a transmissão de tudo o que deve ser aprendido, assim como o "aedo" o faz. ( 	) A tradição da arte narrativa está por toda a parte na Índia. País simbólico, enigmático, cheio de encantos, desencantos e mistérios, cores e odores e muitas, muitas histórias. ( ) País dono de uma misticidade única, espalhada pelo aroma e pela sonoridade dos mantras - reza hindu. Marque a alternativa correta:
· V, F, V
· F, V, F
· F, F, F
· V, V, V
O valor simbólico é, assim, desmantelado, como diz Dufour (2005), em proveito do valor monetário das mercadorias, de tal forma que outra consideração dificilmente pode fazer frente a sua livre circulação. Essas outras considerações podem ser, exceto:
· Transcendência.
· Tradição.
· Ascensão.
· Moral.
Podemos dizer que todos os seres humanos gostam muito de ouvir histórias, parece que como diz Bruno Bettelheim (1984) os contos tradicionais falam ao ego em germinação, oferece estrutura e força para a lida com as adversidades:
· Do imaginário.
· Da vida cotidiana.
· Da morte.
· Dos sonhos.
De acordo com nosso material de estudos, marque a assertiva incorreta:
· Os contos, as histórias, aqui tratadas como os contos de tradição oral, certamente desenvolvem competências psicoafetivas e, com isso, podem desenvolver as necessárias experiência de não ir além dos limites da destruição do nosso próprio semelhante.
· No quadro do século XXI, comportamentos antissociais, raivosos, vandalismo e descrença em tudo e o desrespeito pelos semelhantes revelam os resultados de uma sociedade onde as pessoas já não se encontram para conversar, para contar e ouvir histórias, para trocarem suas experiências.
· As crianças, principalmente, já não brincam mais, não conhecem as brincadeiras de convívio (roda, pega-pega, mãe-da-rua, cabra-cega, etc).
· Na onda da vez, as angústias existenciais, que animam cada fim de século, contribuem para a aproximação do lugar do conto de tradição oral nas rotinas das escolas e dos lares.
É a arte da educação que faz parte de um todo indivisível (educação é arte e arte é educação) que está a serviço da vida humana com qualidade:
· A arte de pensar.
· A arte de escrever.
· A arte de viver.
· A arte de estudar.
“Devemos tomar cuidado com a escolha de histórias para crianças e adolescentes, porque assim como as histórias podem libertar - porque trabalham especialmente com valores _____________ - elas podem confinar.” Complete a frase de forma correta:
· Políticos
· Sociais
· Humanos
· Econômicos

Continue navegando