Buscar

Avaliação MUSICOTERAPIA DO DESENVOLVIMENTO E PRÁTICA DE CONJUNTO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina: MUSICOTERAPIA DO DESENVOLVIMENTO E PRÁTICA DE CONJUNTO
 AVALIAÇÃO
· Você tem 120 minutos para responder esta avaliação.
· Clique no botão ENCERRAR quando você terminar de responder.
Preencha a lacuna CORRETAMENTE: O objetivo primordial da ________ não é o saber música, mas o alívio do sofrimento psíquico através de produções no mundo dos sons. Não interessa que tipo de sons, de música ou de ruídos que os indivíduos produzem, mas que os produzam, que os criem, que através deles expressem os seus sentimentos e emoções.
· Música.
· Linguagem musical.
· Arte e da música.
· Musicoterapia.
De acordo com Sekeff (2002), preencha a lacuna CORRETAMENTE: A ____________é muitos mais do que um recurso de combinação e exploração de ruídos, sons e silêncios na procura do chamado lado estético, é também um meio de expressão de comunicação, de gratificação, de mobilização e de autorrealização.
· Linguagem musical.
· Musica.
· Audição .
· Musicoterapia.
Preencha a lacuna CORRETAMENTE: _____________ é uma técnica terapêutica que auxilia no desenvolvimento comportamental e cognitivo. As canções e ritmos auxiliam na harmonia entre o corpo e a mente, sem contar que a música torna o ambiente de ensino, propício ao desenvolvimento de atividades estimulem e despertem emoções, reações, sensações e sentimentos.
· Musicoterapeuta.
· Musica.
· Instrumentos musicais.
· Musicoterapia.
Em musicoterapia e Síndrome de Down, Augusto (2003), afirma em seus relatos, que os estímulos das funções sensoriais, certamente facilitarão a compreensão pelas crianças do que ocorre ao seu redor. Sendo assim, a musicoterapia auxilia no desenvolvimento de estímulo, assinale a alternativa CORRETA, que contempla os estímulos que são desenvolvidos:
· Auditivo, sensorial, motor.
· Perceptivo, sensorial, motor.
· Auditivo, linguístico, motor.
· Linguístico, motor, perceptivo.
Preencha as lacunas abaixo CORRETAMENTE: A _________ possui uma força de associação e evocação extraordinárias, mesmo nos indivíduos considerados não musicais. Através dela são criadas___________, sendo ao mesmo tempo uma atividade concreta e positiva com as suas leis físicas e lógicas em domínios muito diferentes.
· Música, imagens mentais.
· Musicoterapia, melodias.
· Musicoterapia, imagens mentais.
· Música, melodias.
Analise as seguintes alternativas e marque (V) para verdadeiro e (F) para falso: ( ) O prazer musical desencadeia, a nível químico no corpo, efeitos fisiológicos que aumentam as defesas naturais e diminui a dor. ( ) Na musicoterapia o musicoterapeuta não recorre a técnicas, usando somente as músicas na qual o paciente tem papel apenas de ouvinte. ( ) A Musicoterapia contempla objetivos claros que contêm sempre um propósito. O paciente recorre sempre a esta prática por razões específicas e o musicoterapeuta trabalha sempre com estas intenções e objetivos específicos na sua mente.
· VVF
· VVV
· FVF
· VFV
Analise as alternativas a seguir: I. A música é uma linguagem universal, com capacidades para transcender as emoções próprias dos humanos, ultrapassando quaisquer barreiras culturais e linguísticas. II. Por causa da música, mas principalmente pelo que fazemos dela, podemos afirmar que o som contém em si mesmo, e quanto baste, partículas orgânicas e semânticas com alto potencial e um fascinante sistema de comunicação. III. O relacionamento do ser humano com a música é algo recente, sendo utilizada como meio de comunicação nas mais variadas áreas como religião, medicina e sociedade.
· Todas as asserções são verdadeiras.
· Todas as asserções são falsas.
· As asserções I e III estão corretas e a II é uma asserção falsa.
· As asserções I e II estão corretas e a III é uma asserção falsa.
De acordo com Benenzon (1985), marque (V) para verdadeira e (F) para falsa: ( ) O recurso da música é utilizado com o objetivo de conservar a saúde, a felicidade e o conforto do homem. ( ) A boa música harmoniza o ser humano, trazendo-o de volta a padrões mais saudáveis de pensamento, sentimento e ação, conseguindo renovar a divina harmonia e o ritmo do corpo, das emoções e do espírito. ( ) A função educativa da música amplia-se para dar lugar à função terapêutica, dependendo dela, em parte, o encaminhamento do indivíduo no sentido da sua recuperação.
· FFV.
· VVF.
· VVV.
· VFV.
Analise as alternativas a seguir e marque a alternativa INCORRETA:
· Entende-se por terapia todos os meios que se utilizam para curar ou prevenir transtornos físicos e psíquicos no homem. Musicoterapia consiste em utilizar a música como terapia para curar.
· Os componentes da terapia, assim como os elementos da música são numerosos e sobrepõem-se às experiências dentro da própria terapia, tais como as experiências musicais que são muito variadas e dão-se em muitos níveis.
· Os musicoterapeutas usam o mundo visual e auditivo para facilitar processos terapêuticos e baseiam-se em duas dimensões gerais do indivíduo: física e social.
· A fusão da música com a terapia é em simultâneo uma arte, uma ciência e um processo interpessoal.
Analise as alternativas a seguir e marque a alternativa INCORRETA:
· A expressão musical do indivíduo é não é necessário para proporcionar ao musicoterapeuta os meios ideais que tornam exequível o procedimento musicoterapêutico.
· A interação entre o paciente e o musicoterapeuta no decorrer do processo musicoterapêutico ocorre através da linguagem musical, ou seja, recorre-se à música como ponto de partida para o crescimento do processo terapêutico. Pretende-se que as pessoas tomem consciência da sua dimensão musical.
· Para se estabelecer a comunicação na Musicoterapia são utilizados os recursos da música nomeadamente outras formas de expressão tais como movimentos corporais, dinâmicas, e atividades criativas dinamizadas.
· O desenvolvimento de capacidades musicais e da aprendizagem de instrumentos, embora não seja a grande meta da musicoterapia, pode ser usada para atingir determinados objetivos do processo terapêutico.

Continue navegando