Buscar

ATIVIDADE Caso clínico Unidade I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE Caso clínico Unidade I
	Disciplina:
	Ciências Morfofuncionais dos Sistemas Imune e Hematológico
	Curso:
	
	
	Docente:
	Adriana M. da R. Maués Alves 
	Semestre:
	2023.2
	Discente:
	1.
2.
3.
4.
5.
6.
7.
8.
9.
10.
	Data:
	 / / 2023
	
	
	Nota:
	
SITUAÇÃO PROBLEMA
Um homem de meia idade, 54 anos, trabalhador rural, queixava-se já há algum tempo de dores de cabeça. Numa certa manhã, ao levantar-se da cama, começou a vomitar e queixou-se de fortes dores no peito. Sua esposa e sua filha o levaram ao hospital, ao Pronto Atendimento, aonde chegou inconsciente. Durante o atendimento de emergência o paciente sofreu duas paradas cardiorrespiratórias, foi reanimado e encaminhado para o setor de unidade intensiva devido ao seu estado grave. No exame físico foi sugerido infarto do miocárdio e acidente vascular encefálico. Foram colhidas amostras de sangue para dosagem de creatina quinase e outras enzimas que são indicadoras de lesão celular. Posteriormente o paciente foi avaliado pelo neurologista e cardiologista, que informaram a família de que ele havia entrado em estado de coma. Realizou-se o exame de imagem ressonância magnética e foi diagnosticada lesão cerebral devido ao infarto agudo do miocárdio e às duas paradas cardiorrespiratórias. Depois de quatro semanas o paciente já havia saído do estado de coma e voltado ao seu estado de consciência, porém com sequelas significativas. Recebeu alta hospitalar e iniciou acompanhamento médico e fisioterapêutico periodicamente. Na consulta com o neurologista, a esposa relatou que o paciente era fumante há 36 anos, que fazia ingestão de bebida alcoólica todos os dias e que era hipertenso, porém não tomava o medicamento diariamente, como recomendado pelo médico. Na avaliação fisioterapêutica foi observada sequela de hemiplegia à direita, associada à perda da sensibilidade, da fala (afasia) e da visão. Encontra-se acamado, em processo de reabilitação.
Responda as seguintes questões:
1. Quais adaptações celulares este paciente possui? Indique o estímulo que causou cada uma delas.
2. Qual a relação da ingestão de álcool com a lesão celular? Explique. Qual outro processo patológico poderia ser acrescentado no diagnóstico clínico deste paciente?
3. No caso do infarto agudo do miocárdio, pode haver alguma relação com o mecanismo de lesão por acúmulo de gordura? Justifique sua resposta.
4. Qual a relação do infarto do miocárdio com a lesão cerebral? Descreva o mecanismo de lesão.
5. O paciente sofreu infarto agudo do miocárdio, o que gerou uma área de necrose celular do tecido cardíaco. Qual o tipo de necrose que pode ter desenvolvido? Cite pelo menos 3 padrões morfológicos deste tipo de necrose.

Outros materiais