Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Analise a seguinte afirmação: “O termo técnico que se dá a estas ‘doses especiais’ de proteção é ______: significa conferir doses especiais de proteção a quem sempre sofreu com condições de desigualdade. Tratam-se de ______, de ações afirmativas, de políticas inclusivas, que buscam reparar injustiças históricas praticadas contra minorias e grupos vulneráveis”. Assinale a alternativa que contempla, na ordem, as palavras faltantes:
Igualdade formal / discriminações positivas.
Igualdade formal / discriminações negativas.
Igualdade substancial / discriminações positivas.
Igualdade substancial / discriminações negativas.
Universalidade / discriminações positivas.

O jurista Hélio Bicudo, respeitado teórico, ocupou importantes postos em associações de direitos humanos e no sistema internacional de sua proteção. Analise sua reflexão abaixo: “Os direitos humanos, depois de lutas que se vêm travando ao longo dos tempos, chegaram, ao final do século XX, como uma imposição da comunidade aos homens, traduzida em tratados e convenções internacionais, ingressando, por último, na legislação ordinária dos Estados, configurando todo o processo que serve de fundamento maior à própria democracia, agora, não apenas assentada na representação, mas, sobretudo, na participação. (...) Neste sentido, convém que se busquem, em primeiro lugar, as raízes sobre as quais assentaram os grandes movimentos religiosos e filosóficos, no seu desenvolvimento para reconhecer no homem o sujeito do direito, que busca proteger na dimensão da própria vida, fundamento maior do próprio Direito e da Justiça como meta capaz de alcançar a paz”
Considerando o que o autor afirma, indique a alternativa coerente:
A origem dos direitos humanos é a legislação, como conjunto de tratados e convenções internacionais.
O Direito e a Justiça foram afrontados pelas ideias religiosas e filosóficas que procuravam impor uma visão de ser humano como indigna de direitos, defendendo privilégios.
Diferentes movimentos religiosos e filosóficos permitiram desenvolver historicamente a noção de ser humano como sujeito de direitos universais.
Ideias filosóficas e instituições religiosas são reguladas pela legislação ordinária dos Estados para assegurar a universalidade dos direitos humanos.
Os direitos humanos são impostos à comunidade de maneira arbitrária contra os fundamentos maiores da democracia.

No que concerne aos Direitos Humanos, marque como "verdadeiro" ou "falso" as informações a seguir: ( ) Igualdade formal significa conferir doses especiais de proteção a quem sempre sofreu com condições de desigualdade. ( ) Pela ideia de universalidade, é preciso lembrar que os Direitos Humanos são para todos, independentemente de suas crenças, etnias, ideologias, posicionamentos políticos ou condições financeiras. ( ) Os Direitos Humanos não são restritos ao ambiente jurídico. Há forte multidisciplinaridade em torno da temática. ( ) A característica do dinamismo serve para adjetivar os Direitos Humanos como uma disciplina imutável ao longo do tempo. ( ) Liberdade, Igualdade e Fraternidade correspondem, respectivamente, às três primeiras dimensões de Direitos Humanos. A sequência correta, de cima para baixo, é:
V / V / V / V / V.
F/ F / V / V / V.
F/ F / F / F / F.
F / V / V / F / V.
F / V / F / F / V.

Jacob Gorender, historiador e pesquisador na Universidade de São Paulo, sintetiza alguns elementos da historicidade dos direitos expressos na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, no contexto da Revolução Francesa.
Considerando o que afirma o autor, analise as afirmacoes a seguir, classificando-as como (V) verdadeiras ou (F) falsas:
( ) – Os direitos proclamados na referida declaração expressam certa compreensão jurídica que decorre do chamado contratualismo moderno, com Estados nações, legislativo e judiciário com funções claras e contratos entre indivíduos;
( ) – A burguesia defendeu o direito à propriedade como direito humano que assegura a liberdade;
( ) – A afirmação do direito à igualdade entre os homens é historicamente associada ao combate aos privilégios feudais da aristocracia.
( ) – A atualidade desta declaração expressa a perenidade dos direitos humanos que permanecem historicamente válidos e inalterados.
V, V, V, F
F, V, V, V
V, F, V, V
F, V, F, V
V, V, F, V

Com relação ao Direito Humano à Liberdade, analise os seguintes itens:
I. O Direito Humano à Liberdade é ilimitado.
II. Corresponde à primeira dimensão de Direitos Humanos.
III. O Direito Humano à Liberdade também apresenta desdobramentos proibitivos, como, por exemplo, a vedação de que alguém seja preso ou privado de seus bens sem o devido processo legal.
IV. Uma de suas manifestações é o direito à liberdade religiosa. Envolve ter uma religião, trocar de religião, bem como não seguir qualquer religião.
II, III e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, apenas.
I, II, III e IV.
II e IV, apenas.

Sobre os direitos humanos avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Os direitos humanos impedem o desenvolvimento de relações amistosas entre as nações.
II. obrigam a sua proteção interna por leis nacionais e regionais.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Após a leitura do texto abaixo, assinale a alternativa correta: “Com efeito, não é razoável dar aos tratados de proteção de direitos do ser humano (a começar pelo direito fundamental à vida) o mesmo tratamento dispensado, por exemplo, a um acordo comercial de exportação de laranjas ou sapatos, ou a um acordo de isenção de vistos para turistas estrangeiros. À hierarquia de valores, deve corresponder uma hierarquia de normas, nos planos tanto nacional quanto internacional, a serem interpretadas e aplicadas mediante critérios apropriados”.
os tratados e as convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por dois quintos dos votos dos respectivos membros, terão força de lei ordinária.
os tratados e as convenções internacionais sobre direitos humanos ou não, que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, independentemente do número de votos parlamentares, terão força constitucional.
os tratados e as convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos deputados e senadores, terão força constitucional.
Os tratados tem a mesma hierarquia das leis, estando o trecho em dissonância com a realidade, eis que todos os tratados tem o mesmo valor;
O Brasil não admite a aprovação interna de tratados internacionais, o que foi celebrado no exterior, lá deverá ser cumprido.

Refletindo sobre os direitos humanos, avalie as afirmações abaixo e a correspondência proposta nas alternativas a seguir: ( ) Direitos humanos têm efeito prático mediato, pois sua aplicação depende de leis que os regulamentem. ( ) Direitos humanos estão ligados a dignidade. São direitos garantidos à pessoa pelo simples fato de ser pessoa humana. ( ) Direitos humanos são universais, pertencem a todos os sujeitos. Direitos fundamentais são próprios dos cidadãos de um determinado país. ( ) Os bandidos e acusados por crimes graves não podem ter todos os direitos humanos. ( ) A vida e à liberdade, à liberdade de opinião e de expressão são exemplos de direitos humanos. A sequência correta, de cima para baixo, é:
F; F; V; F; F
F, F, V, V, F;
F; V; V; V; V
V; F; V; V; F
F; V; V; F; V

Assinale a alternativa correta que indica como os direitos e garantias fundamentais estão positivados no plano internacional. Direitos Administrativos Direitos Empresariais. Direitos Humanos. Direitos Organizacionais. Direitos Corporativos.

Analise as afirmativas abaixo e indique a alternativa abaixo adequada:
I. A aplicação efetiva dos direitos humanos e dos direitos fundamentais, em favor da pessoa, visa à limitação do arbítrio estatal.
II. Entre as diversas características dos direitos humanos podemos mencionar a universalidade e a historicidade.
III. As terminologias “direitos humanos” e “direitos fundamentais” são expressões equivalentes, já que se relacionam aos direitos consagrados e protegidos no âmbito exclusivamente internacional.
IV. Pode o cidadão, em situações excepcionais, dispor de sua dignidade se o fizer em benefício próprio.
II, apenas;
III e IV, apenas;
I e II, apenas;
I, II e IV, apenas;
III, apenas;

Com base nas gerações ou dimensões dos direitos humanos, relacione o direito à moradia a sua geração correspondente.
Escolha uma opção:
Segunda geração.
Quinta geração
Primeira geração.
Terceira geração
Quarta geração.

Considerando o direito ao trabalho regulamentado na legislação brasileira, avalie as afirmativas abaixo:
É correto o que se afirma em:
I. É proibido o trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de 18 anos
II. É proibido qualquer trabalho a menores de 17 anos
III. É possível o trabalho como aprendiz a partir dos 14 anos
IV. É proibido o trabalho escravo ou análogo à condição de escravo
I, II e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
II e III, apenas.
II, apenas.
I, II e III, apenas.

Sobre o direito à saúde, com base na Constituição Federal, assinale a alternativa correta.
Escolha uma opção:
é garantido por políticas sociais e econômicas que visem o acesso universal e igualitário às ações e serviços.
é garantido por políticas culturais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços.
é garantido por políticas sociais, ambientais, culturais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços.
é garantido por políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços.
é garantido por políticas sociais e trabalhistas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços.

Considerando os direitos assegurados na legislação brasileira, analise as afirmativas abaixo:
A sequência correta que as classifica, considerando F para falso e V para verdadeiro, de cima para baixo, é:
( ) Educação é um direito social
( ) A moradia é um direito que depende da atuação estatal para que se implemente de forma isonômica entre os cidadãos
( ) O princípio da reserva do possível é aplicável em relação aos direitos individuais, como a liberdade de locomoção e a liberdade religiosa, eis que dependem de uma atuação estatal para a sua efetivação
( ) Constituem, entre outros, objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil construir uma sociedade livre, justa e solidária, garantir o desenvolvimento nacional.
( ) Erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais, além de promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação são alguns dos objetivos ou metas a serem alcançadas pelo Brasil
F, F, V, V, V.
V; F; V; V; F.
F; F; V; F; F
F; V; V; F; V
V; V; F; V; V

Jacob Gorender afirma que embora a escravidão seja condenada e abolida em tratados e declarações formais, este tipo de relação de exploração do trabalho ainda não foi de todo eliminada em nosso tempo.
A Convenção da ONU sobre o tema identifica como práticas similares à escravidão que ainda persistem somente o que se relata na opção abaixo:
O fim dos direitos trabalhistas e a prática de coibir a associação sindical.
As novas formas de controle tecnológico no trabalho.
A servidão por dívidas e o trabalho remunerado sem liberdade de deixar o emprego.
Somente a submissão a violência física no trabalho.
O trabalho por um salário inferior às necessidades humanas básicas para a vida.

A Lei 10.639/2003 prevê: Art. 1o A Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar acrescida dos seguintes arts. 26-A, 79-A e 79-B: "Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira."
A partir de tal enunciação legal, considere as proposições abaixo. É correto o que se afirma em:
I. A implementação de políticas voltadas para a inclusão da população negra no mercado de trabalho é de responsabilidade do poder público.
II. Medidas que visam garantir a certo grupo de minorias a superação de barreiras resultantes de desigualdade histórica e impeditivas ao exercício pleno de direitos e garantias fundamentais não devem ser consideradas discriminatórias, pois representam compromisso com a promoção de valores universais concernentes à paz e à igualdade entre diferentes povos, raças e nações.
III. O professor de história de uma escola pública de ensino fundamental está temporariamente impedido pela direção de continuar ministrando conteúdos sobre história e cultura da África. A medida foi tomada após a associação de pais ter alegado que o professor havia abordado o tema religiões africanas em uma aula, o que, para a associação, é incompatível com a educação formal. Trata-se de medida discriminatória.
IV. Igualdade também significa tratar os desiguais de forma desigual, isto é, oferecer estímulos a todos aqueles que não tiveram igualdade de oportunidade devido a discriminação e racismo.
I, II, e IV, apenas
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, apenas.
I, II, III e IV.

O sociólogo Boaventura de Sousa Santos repete sempre como princípio que “temos o direito de ser iguais sempre que a diferença nos inferioriza, e que temos o direito de ser diferentes sempre que a igualdade nos descaracteriza”.
Considerando este princípio, analise as afirmativas abaixo: Estão corretas:
I - Quando indivíduos se encontram em situação de vulnerabilidade social, passam a exigir uma discriminação positiva.
II - Aristóteles afirma que o direito justo pressupõe o não tratamento igual para indivíduos desiguais.
III - A questão das cotas, por exemplo, se insere na concepção de reciprocidade assimétrica.
IV - A igualdade não pode ser um direito puramente abstrato, mas deve considerar as relações sociais concretas.
Apenas a afirmação II
Todas as afirmacoes estão corretas.
As afirmações II e IV, somente.
As afirmações I e III, somente.
Apenas a afirmação I

Sobre os Direitos Humanos Antidiscriminatórios, assinale a alternativa correta sobre as ações afirmativas.
Escolha uma opção:
São medidas que reforçam a segregação, pois mostram que os negros são desiguais na sociedade.
São ações proibidas, porque implicam em racismo reverso na sociedade, em desfavor dos brancos.
São medidas que implicam maior desigualdade entre as pessoas e provocam maior segregação.
São medidas alternativas adotadas pelo Estado e também pela sociedade civil para reduzir as desigualdades históricas causadas sobre os negros.
São ações proibidas, porque constituem uma forma de discriminação direta positiva, nos termos da Convenção.

O “direito da antidiscriminação” cuida do enfrentamento das discriminações que, no Brasil, estão proibidas por força da Constituição Federal e dos tratados internacionais de direitos humanos dos quais o país parte.
Nesse cenário, podemos afirmar corretamente acerca da discriminação indireta:
I. É a execução, de forma manifestamente desigual, de uma lei neutra.
II. Constitui na adoção de medidas, com a aparência de neutralidade que têm o efeito ou resultam em um impacto diferenciado ilegítimo sobre um indivíduo ou grupo.
III. A norma jurídica expressa a igualdade entre as pessoas com a capacidade de promover efeitos que resultam em tratamento igualitário cotidiano pela sua discricionariedade que se antecipa e evita as ações racistas.
IV. É uma diferenciação ilegítima, com o propósito de prejuízo, por meio de tratamento menos favorável direcionado a um indivíduo ou grupo.
I, II, e IV, apenas
I, apenas.
I, II, III e IV.
II e III, apenas.
II, apenas.

Analise as alternativas a seguir:
É correto o que se afirma apenas em:
I. IDH é um indicador quantitativo, uma vez que expressa, por meio da variável valor, o nível de desenvolvimento humano de uma determinada sociedade.
II. IDH é um indicador qualitativo, uma vez que expressa, por meio da variável valor, o nível de desenvolvimento humano de uma determinada sociedade.
III. O parâmetro educação, no IDH, é composto de duas variáveis. A primeira é a previsão de anos de estudo de uma criança ao nascer, e a segunda é a média de estudos da população em geral.
IV. O IDH reflete as políticas econômicas e sociais do país, que atraem um grande volume de investimentos e auxiliam no desenvolvimento da nação.
II, III e IV
I e II
I
I, III e IV
I, II e IV

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Analise a seguinte afirmação: “O termo técnico que se dá a estas ‘doses especiais’ de proteção é ______: significa conferir doses especiais de proteção a quem sempre sofreu com condições de desigualdade. Tratam-se de ______, de ações afirmativas, de políticas inclusivas, que buscam reparar injustiças históricas praticadas contra minorias e grupos vulneráveis”. Assinale a alternativa que contempla, na ordem, as palavras faltantes:
Igualdade formal / discriminações positivas.
Igualdade formal / discriminações negativas.
Igualdade substancial / discriminações positivas.
Igualdade substancial / discriminações negativas.
Universalidade / discriminações positivas.

O jurista Hélio Bicudo, respeitado teórico, ocupou importantes postos em associações de direitos humanos e no sistema internacional de sua proteção. Analise sua reflexão abaixo: “Os direitos humanos, depois de lutas que se vêm travando ao longo dos tempos, chegaram, ao final do século XX, como uma imposição da comunidade aos homens, traduzida em tratados e convenções internacionais, ingressando, por último, na legislação ordinária dos Estados, configurando todo o processo que serve de fundamento maior à própria democracia, agora, não apenas assentada na representação, mas, sobretudo, na participação. (...) Neste sentido, convém que se busquem, em primeiro lugar, as raízes sobre as quais assentaram os grandes movimentos religiosos e filosóficos, no seu desenvolvimento para reconhecer no homem o sujeito do direito, que busca proteger na dimensão da própria vida, fundamento maior do próprio Direito e da Justiça como meta capaz de alcançar a paz”
Considerando o que o autor afirma, indique a alternativa coerente:
A origem dos direitos humanos é a legislação, como conjunto de tratados e convenções internacionais.
O Direito e a Justiça foram afrontados pelas ideias religiosas e filosóficas que procuravam impor uma visão de ser humano como indigna de direitos, defendendo privilégios.
Diferentes movimentos religiosos e filosóficos permitiram desenvolver historicamente a noção de ser humano como sujeito de direitos universais.
Ideias filosóficas e instituições religiosas são reguladas pela legislação ordinária dos Estados para assegurar a universalidade dos direitos humanos.
Os direitos humanos são impostos à comunidade de maneira arbitrária contra os fundamentos maiores da democracia.

No que concerne aos Direitos Humanos, marque como "verdadeiro" ou "falso" as informações a seguir: ( ) Igualdade formal significa conferir doses especiais de proteção a quem sempre sofreu com condições de desigualdade. ( ) Pela ideia de universalidade, é preciso lembrar que os Direitos Humanos são para todos, independentemente de suas crenças, etnias, ideologias, posicionamentos políticos ou condições financeiras. ( ) Os Direitos Humanos não são restritos ao ambiente jurídico. Há forte multidisciplinaridade em torno da temática. ( ) A característica do dinamismo serve para adjetivar os Direitos Humanos como uma disciplina imutável ao longo do tempo. ( ) Liberdade, Igualdade e Fraternidade correspondem, respectivamente, às três primeiras dimensões de Direitos Humanos. A sequência correta, de cima para baixo, é:
V / V / V / V / V.
F/ F / V / V / V.
F/ F / F / F / F.
F / V / V / F / V.
F / V / F / F / V.

Jacob Gorender, historiador e pesquisador na Universidade de São Paulo, sintetiza alguns elementos da historicidade dos direitos expressos na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, no contexto da Revolução Francesa.
Considerando o que afirma o autor, analise as afirmacoes a seguir, classificando-as como (V) verdadeiras ou (F) falsas:
( ) – Os direitos proclamados na referida declaração expressam certa compreensão jurídica que decorre do chamado contratualismo moderno, com Estados nações, legislativo e judiciário com funções claras e contratos entre indivíduos;
( ) – A burguesia defendeu o direito à propriedade como direito humano que assegura a liberdade;
( ) – A afirmação do direito à igualdade entre os homens é historicamente associada ao combate aos privilégios feudais da aristocracia.
( ) – A atualidade desta declaração expressa a perenidade dos direitos humanos que permanecem historicamente válidos e inalterados.
V, V, V, F
F, V, V, V
V, F, V, V
F, V, F, V
V, V, F, V

Com relação ao Direito Humano à Liberdade, analise os seguintes itens:
I. O Direito Humano à Liberdade é ilimitado.
II. Corresponde à primeira dimensão de Direitos Humanos.
III. O Direito Humano à Liberdade também apresenta desdobramentos proibitivos, como, por exemplo, a vedação de que alguém seja preso ou privado de seus bens sem o devido processo legal.
IV. Uma de suas manifestações é o direito à liberdade religiosa. Envolve ter uma religião, trocar de religião, bem como não seguir qualquer religião.
II, III e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, apenas.
I, II, III e IV.
II e IV, apenas.

Sobre os direitos humanos avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Os direitos humanos impedem o desenvolvimento de relações amistosas entre as nações.
II. obrigam a sua proteção interna por leis nacionais e regionais.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Após a leitura do texto abaixo, assinale a alternativa correta: “Com efeito, não é razoável dar aos tratados de proteção de direitos do ser humano (a começar pelo direito fundamental à vida) o mesmo tratamento dispensado, por exemplo, a um acordo comercial de exportação de laranjas ou sapatos, ou a um acordo de isenção de vistos para turistas estrangeiros. À hierarquia de valores, deve corresponder uma hierarquia de normas, nos planos tanto nacional quanto internacional, a serem interpretadas e aplicadas mediante critérios apropriados”.
os tratados e as convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por dois quintos dos votos dos respectivos membros, terão força de lei ordinária.
os tratados e as convenções internacionais sobre direitos humanos ou não, que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, independentemente do número de votos parlamentares, terão força constitucional.
os tratados e as convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos deputados e senadores, terão força constitucional.
Os tratados tem a mesma hierarquia das leis, estando o trecho em dissonância com a realidade, eis que todos os tratados tem o mesmo valor;
O Brasil não admite a aprovação interna de tratados internacionais, o que foi celebrado no exterior, lá deverá ser cumprido.

Refletindo sobre os direitos humanos, avalie as afirmações abaixo e a correspondência proposta nas alternativas a seguir: ( ) Direitos humanos têm efeito prático mediato, pois sua aplicação depende de leis que os regulamentem. ( ) Direitos humanos estão ligados a dignidade. São direitos garantidos à pessoa pelo simples fato de ser pessoa humana. ( ) Direitos humanos são universais, pertencem a todos os sujeitos. Direitos fundamentais são próprios dos cidadãos de um determinado país. ( ) Os bandidos e acusados por crimes graves não podem ter todos os direitos humanos. ( ) A vida e à liberdade, à liberdade de opinião e de expressão são exemplos de direitos humanos. A sequência correta, de cima para baixo, é:
F; F; V; F; F
F, F, V, V, F;
F; V; V; V; V
V; F; V; V; F
F; V; V; F; V

Assinale a alternativa correta que indica como os direitos e garantias fundamentais estão positivados no plano internacional. Direitos Administrativos Direitos Empresariais. Direitos Humanos. Direitos Organizacionais. Direitos Corporativos.

Analise as afirmativas abaixo e indique a alternativa abaixo adequada:
I. A aplicação efetiva dos direitos humanos e dos direitos fundamentais, em favor da pessoa, visa à limitação do arbítrio estatal.
II. Entre as diversas características dos direitos humanos podemos mencionar a universalidade e a historicidade.
III. As terminologias “direitos humanos” e “direitos fundamentais” são expressões equivalentes, já que se relacionam aos direitos consagrados e protegidos no âmbito exclusivamente internacional.
IV. Pode o cidadão, em situações excepcionais, dispor de sua dignidade se o fizer em benefício próprio.
II, apenas;
III e IV, apenas;
I e II, apenas;
I, II e IV, apenas;
III, apenas;

Com base nas gerações ou dimensões dos direitos humanos, relacione o direito à moradia a sua geração correspondente.
Escolha uma opção:
Segunda geração.
Quinta geração
Primeira geração.
Terceira geração
Quarta geração.

Considerando o direito ao trabalho regulamentado na legislação brasileira, avalie as afirmativas abaixo:
É correto o que se afirma em:
I. É proibido o trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de 18 anos
II. É proibido qualquer trabalho a menores de 17 anos
III. É possível o trabalho como aprendiz a partir dos 14 anos
IV. É proibido o trabalho escravo ou análogo à condição de escravo
I, II e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
II e III, apenas.
II, apenas.
I, II e III, apenas.

Sobre o direito à saúde, com base na Constituição Federal, assinale a alternativa correta.
Escolha uma opção:
é garantido por políticas sociais e econômicas que visem o acesso universal e igualitário às ações e serviços.
é garantido por políticas culturais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços.
é garantido por políticas sociais, ambientais, culturais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços.
é garantido por políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços.
é garantido por políticas sociais e trabalhistas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços.

Considerando os direitos assegurados na legislação brasileira, analise as afirmativas abaixo:
A sequência correta que as classifica, considerando F para falso e V para verdadeiro, de cima para baixo, é:
( ) Educação é um direito social
( ) A moradia é um direito que depende da atuação estatal para que se implemente de forma isonômica entre os cidadãos
( ) O princípio da reserva do possível é aplicável em relação aos direitos individuais, como a liberdade de locomoção e a liberdade religiosa, eis que dependem de uma atuação estatal para a sua efetivação
( ) Constituem, entre outros, objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil construir uma sociedade livre, justa e solidária, garantir o desenvolvimento nacional.
( ) Erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais, além de promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação são alguns dos objetivos ou metas a serem alcançadas pelo Brasil
F, F, V, V, V.
V; F; V; V; F.
F; F; V; F; F
F; V; V; F; V
V; V; F; V; V

Jacob Gorender afirma que embora a escravidão seja condenada e abolida em tratados e declarações formais, este tipo de relação de exploração do trabalho ainda não foi de todo eliminada em nosso tempo.
A Convenção da ONU sobre o tema identifica como práticas similares à escravidão que ainda persistem somente o que se relata na opção abaixo:
O fim dos direitos trabalhistas e a prática de coibir a associação sindical.
As novas formas de controle tecnológico no trabalho.
A servidão por dívidas e o trabalho remunerado sem liberdade de deixar o emprego.
Somente a submissão a violência física no trabalho.
O trabalho por um salário inferior às necessidades humanas básicas para a vida.

A Lei 10.639/2003 prevê: Art. 1o A Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar acrescida dos seguintes arts. 26-A, 79-A e 79-B: "Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira."
A partir de tal enunciação legal, considere as proposições abaixo. É correto o que se afirma em:
I. A implementação de políticas voltadas para a inclusão da população negra no mercado de trabalho é de responsabilidade do poder público.
II. Medidas que visam garantir a certo grupo de minorias a superação de barreiras resultantes de desigualdade histórica e impeditivas ao exercício pleno de direitos e garantias fundamentais não devem ser consideradas discriminatórias, pois representam compromisso com a promoção de valores universais concernentes à paz e à igualdade entre diferentes povos, raças e nações.
III. O professor de história de uma escola pública de ensino fundamental está temporariamente impedido pela direção de continuar ministrando conteúdos sobre história e cultura da África. A medida foi tomada após a associação de pais ter alegado que o professor havia abordado o tema religiões africanas em uma aula, o que, para a associação, é incompatível com a educação formal. Trata-se de medida discriminatória.
IV. Igualdade também significa tratar os desiguais de forma desigual, isto é, oferecer estímulos a todos aqueles que não tiveram igualdade de oportunidade devido a discriminação e racismo.
I, II, e IV, apenas
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, apenas.
I, II, III e IV.

O sociólogo Boaventura de Sousa Santos repete sempre como princípio que “temos o direito de ser iguais sempre que a diferença nos inferioriza, e que temos o direito de ser diferentes sempre que a igualdade nos descaracteriza”.
Considerando este princípio, analise as afirmativas abaixo: Estão corretas:
I - Quando indivíduos se encontram em situação de vulnerabilidade social, passam a exigir uma discriminação positiva.
II - Aristóteles afirma que o direito justo pressupõe o não tratamento igual para indivíduos desiguais.
III - A questão das cotas, por exemplo, se insere na concepção de reciprocidade assimétrica.
IV - A igualdade não pode ser um direito puramente abstrato, mas deve considerar as relações sociais concretas.
Apenas a afirmação II
Todas as afirmacoes estão corretas.
As afirmações II e IV, somente.
As afirmações I e III, somente.
Apenas a afirmação I

Sobre os Direitos Humanos Antidiscriminatórios, assinale a alternativa correta sobre as ações afirmativas.
Escolha uma opção:
São medidas que reforçam a segregação, pois mostram que os negros são desiguais na sociedade.
São ações proibidas, porque implicam em racismo reverso na sociedade, em desfavor dos brancos.
São medidas que implicam maior desigualdade entre as pessoas e provocam maior segregação.
São medidas alternativas adotadas pelo Estado e também pela sociedade civil para reduzir as desigualdades históricas causadas sobre os negros.
São ações proibidas, porque constituem uma forma de discriminação direta positiva, nos termos da Convenção.

O “direito da antidiscriminação” cuida do enfrentamento das discriminações que, no Brasil, estão proibidas por força da Constituição Federal e dos tratados internacionais de direitos humanos dos quais o país parte.
Nesse cenário, podemos afirmar corretamente acerca da discriminação indireta:
I. É a execução, de forma manifestamente desigual, de uma lei neutra.
II. Constitui na adoção de medidas, com a aparência de neutralidade que têm o efeito ou resultam em um impacto diferenciado ilegítimo sobre um indivíduo ou grupo.
III. A norma jurídica expressa a igualdade entre as pessoas com a capacidade de promover efeitos que resultam em tratamento igualitário cotidiano pela sua discricionariedade que se antecipa e evita as ações racistas.
IV. É uma diferenciação ilegítima, com o propósito de prejuízo, por meio de tratamento menos favorável direcionado a um indivíduo ou grupo.
I, II, e IV, apenas
I, apenas.
I, II, III e IV.
II e III, apenas.
II, apenas.

Analise as alternativas a seguir:
É correto o que se afirma apenas em:
I. IDH é um indicador quantitativo, uma vez que expressa, por meio da variável valor, o nível de desenvolvimento humano de uma determinada sociedade.
II. IDH é um indicador qualitativo, uma vez que expressa, por meio da variável valor, o nível de desenvolvimento humano de uma determinada sociedade.
III. O parâmetro educação, no IDH, é composto de duas variáveis. A primeira é a previsão de anos de estudo de uma criança ao nascer, e a segunda é a média de estudos da população em geral.
IV. O IDH reflete as políticas econômicas e sociais do país, que atraem um grande volume de investimentos e auxiliam no desenvolvimento da nação.
II, III e IV
I e II
I
I, III e IV
I, II e IV

Prévia do material em texto

Questão 1
Correto
Atingiu 0,10 de 0,10
Marcar questão
Texto da questão
Analise a seguinte afirmação: “O termo técnico que se dá a estas ‘doses especiais’ de proteção é ______: significa conferir doses especiais de proteção a quem sempre sofreu com condições de desigualdade. Tratam-se de ______, de ações afirmativas, de políticas inclusivas, que buscam reparar injustiças históricas praticadas contra minorias e grupos vulneráveis”.
Assinale a alternativa que contempla, na ordem, as palavras faltantes:
Escolha uma opção:
Igualdade formal / discriminações positivas.
Igualdade formal / discriminações negativas.
Igualdade substancial / discriminações positivas. 
Igualdade substancial / discriminações negativas.
Universalidade / discriminações positivas.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Igualdade substancial / discriminações positivas.
Questão 2
Correto
Atingiu 0,10 de 0,10
Marcar questão
Texto da questão
O jurista Hélio Bicudo, respeitado teórico, ocupou importantes postos em associações de direitos humanos e no sistema internacional de sua proteção. Analise sua reflexão abaixo:
“Os direitos humanos, depois de lutas que se vêm travando ao longo dos tempos, chegaram, ao final do século XX, como uma imposição da comunidade aos homens, traduzida em tratados e convenções internacionais, ingressando, por último, na legislação ordinária dos Estados, configurando todo o processo que serve de fundamento maior à própria democracia, agora, não apenas assentada na representação, mas, sobretudo, na participação. (...) Neste sentido, convém que se busquem, em primeiro lugar, as raízes sobre as quais assentaram os grandes movimentos religiosos e filosóficos, no seu desenvolvimento para reconhecer no homem o sujeito do direito, que busca proteger na dimensão da própria vida, fundamento maior do próprio Direito e da Justiça como meta capaz de alcançar a paz”
(BICUDO, Hélio. Direitos Humanos e sua proteção. SP: FTD, 1997)
Considerando o que o autor afirma, indique a alternativa coerente:
Escolha uma opção:
A origem dos direitos humanos é a legislação, como conjunto de tratados e convenções internacionais. 
O Direito e a Justiça foram afrontados pelas ideias religiosas e filosóficas que procuravam impor uma visão de ser humano como indigna de direitos, defendendo privilégios.
Diferentes movimentos religiosos e filosóficos permitiram desenvolver historicamente a noção de ser humano como sujeito de direitos universais. 
Ideias filosóficas e instituições religiosas são reguladas pela legislação ordinária dos Estados para assegurar a universalidade dos direitos humanos.
Os direitos humanos são impostos à comunidade de maneira arbitrária contra os fundamentos maiores da democracia.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Diferentes movimentos religiosos e filosóficos permitiram desenvolver historicamente a noção de ser humano como sujeito de direitos universais.
Questão 3
Correto
Atingiu 0,10 de 0,10
Marcar questão
Texto da questão
No que concerne aos Direitos Humanos, marque como “verdadeiro” ou “falso” as informações a seguir:
( ) Igualdade formal significa conferir doses especiais de proteção a quem sempre sofreu com condições de desigualdade.
( ) Pela ideia de universalidade, é preciso lembrar que os Direitos Humanos são para todos, independentemente de suas crenças, etnias, ideologias, posicionamentos políticos ou condições financeiras.
( ) Os Direitos Humanos não são restritos ao ambiente jurídico. Há forte multidisciplinaridade em torno da temática.
( ) A característica do dinamismo serve para adjetivar os Direitos Humanos como uma disciplina imutável ao longo do tempo.
( ) Liberdade, Igualdade e Fraternidade correspondem, respectivamente, às três primeiras dimensões de Direitos Humanos.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Escolha uma opção:
F/ F / V / V / V.
F / V / F / F / V.
F/ F / F / F / F.
V / V / V / V / V.
F / V / V / F / V. 
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: F / V / V / F / V.
Questão 4
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,10
Marcar questão
Texto da questão
Jacob Gorender, historiador e pesquisador na Universidade de São Paulo, sintetiza alguns elementos da historicidade dos direitos expressos na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, no contexto da Revolução Francesa. Veja:
“A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789, proclamou os princípios inspiradores da Revolução Francesa. Ao anular os privilégios aristocráticos e feudais, afirmou, no artigo 1º, que os homens nascem e permanecem livres e iguais em direitos. O princípio da soberania reside essencialmente na nação. Apoiada na doutrina de Rousseau, afirmou que a lei é a expressão da vontade geral e, em qualquer caso, quer proteja ou puna, é a mesma para todos. Ninguém deve ser punido senão por uma lei promulgada anteriormente ao delito, e todo homem deve ser presumido inocente, antes de declarado culpado. (...) Nenhum direito recebeu tão enfática exaltação, na Declaração de 1789, quanto o direito de propriedade, o que nada tem de casual. Ambos os documentos, tanto o da Independência dos Estados Unidos quanto o da Revolução Francesa, bem como documentos posteriores, expressavam o interesse essencial da burguesia, a nova classe que se tornava dominante na sociedade ocidental. Para a burguesia, a absoluta garantia jurídica da propriedade privada era indispensável a fim de assegurar a plena liberdade dos empreendimentos capitalistas”
(GORENDER, J. Direitos Humanos. SP: Senac, 2004, p.14-15).
Considerando o que afirma o autor, analise as afirmações a seguir, classificando-as como (V) verdadeiras ou (F) falsas:
(  ) – Os direitos proclamados na referida declaração expressam certa compreensão jurídica que decorre do chamado contratualismo moderno, com Estados nações, legislativo e judiciário com funções claras e contratos entre indivíduos;
(  ) – A burguesia defendeu o direito à propriedade como direito humano que assegura a liberdade;
(   ) – A afirmação do direito à igualdade entre os homens é historicamente associada ao combate aos privilégios feudais da aristocracia.
(   )  – A atualidade desta declaração expressa a perenidade dos direitos humanos que permanecem historicamente válidos e inalterados. 
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Escolha uma opção:
V, V, V, F
F, V, V, V
V, F, V, V
F, V, F, V
V, V, F, V 
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: V, V, V, F
Questão 5
Correto
Atingiu 0,10 de 0,10
Marcar questão
Texto da questão
Com relação ao Direito Humano à Liberdade, analise os seguintes itens:
I. O Direito Humano à Liberdade é ilimitado.
II. Corresponde à primeira dimensão de Direitos Humanos. 
III. O Direito Humano à Liberdade também apresenta desdobramentos proibitivos, como, por exemplo, a vedação de que alguém seja preso ou privado de seus bens sem o devido processo legal.
IV. Uma de suas manifestações é o direito à liberdade religiosa. Envolve ter uma religião, trocar de religião, bem como não seguir qualquer religião.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma opção:
II, III e IV, apenas. 
III e IV, apenas.
I, apenas.
I, II, III e IV.
II e IV, apenas.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: II, III e IV, apenas.
Questão 1
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,10
Marcar questão
Texto da questão
Sobre os direitos humanos avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Os direitos humanos impedem o desenvolvimento de relações amistosas entre as nações.
PORQUE
II.	obrigam a sua proteção interna por leis nacionais e regionais.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Escolha uma opção:
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Feedback
Sua resposta está incorreta.A resposta correta é: As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 2
Correto
Atingiu 0,10 de 0,10
Marcar questão
Texto da questão
Após a leitura do texto abaixo, assinale a alternativa correta:
“Com efeito, não é razoável dar aos tratados de proteção de direitos do ser humano (a começar pelo direito fundamental à vida) o mesmo tratamento dispensado, por exemplo, a um acordo comercial de exportação de laranjas ou sapatos, ou a um acordo de isenção de vistos para turistas estrangeiros. À hierarquia de valores, deve corresponder uma hierarquia de normas, nos planos tanto nacional quanto internacional, a serem interpretadas e aplicadas mediante critérios apropriados”.
(CANÇADO TRINDADE, Antônio Augusto. Memorial em prol de uma nova mentalidade quanto à proteção dos direitos humanos nos planos internacional e nacional, In, Os Direitos Humanos e o Direito Internacional, org. Carlos Eduardo de Abreu Boucalt e Nadia de Araújo, Rio de Janeiro: Renovar, 1999, p. 53.)
Escolha uma opção:
os tratados e as convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por dois quintos dos votos dos respectivos membros, terão força de lei ordinária.
os tratados e as convenções internacionais sobre direitos humanos ou não, que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, independentemente do número de votos parlamentares, terão força constitucional
os tratados e as convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos deputados e senadores, terão força constitucional 
Os tratados tem a mesma hierarquia das leis, estando o trecho em dissonância com a realidade, eis que todos os tratados tem o mesmo valor;
O Brasil não admite a aprovação interna de tratados internacionais, o que foi celebrado no exterior, lá deverá ser cumprido.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: os tratados e as convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos deputados e senadores, terão força constitucional
Questão 3
Correto
Atingiu 0,10 de 0,10
Marcar questão
Texto da questão
Refletindo sobre os direitos humanos, avalie as afirmações abaixo e a correspondência proposta nas alternativas a seguir:
(   ) Direitos humanos têm efeito prático mediato, pois sua aplicação depende de leis que os regulamentem.
(   ) Direitos humanos estão ligados a dignidade. São direitos garantidos à pessoa pelo simples fato de ser pessoa humana.
(   ) Direitos humanos são universais, pertencem a todos os sujeitos. Direitos fundamentais são próprios dos cidadãos de um determinado país.
(   ) Os bandidos e acusados por crimes graves não podem ter todos os direitos humanos.
(   ) A vida e à liberdade, à liberdade de opinião e de expressão são exemplos de direitos humanos.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Escolha uma opção:
V; F; V; V; F
F; F; V; F; F
F; V; V; V; V
F, F, V, V, F;
F; V; V; F; V 
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: F; V; V; F; V
Questão 4
Correto
Atingiu 0,10 de 0,10
Marcar questão
Texto da questão
Assinale a alternativa correta que indica como os direitos e garantias fundamentais estão positivados no plano internacional.
Escolha uma opção:
Direitos Empresariais.
Direitos Humanos. 
Direitos Organizacionais.
Direitos Corporativos.
Direitos Administrativos
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Direitos Humanos.
Questão 5
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,10
Marcar questão
Texto da questão
Analise as afirmativas abaixo e indique a alternativa abaixo adequada:
I. A aplicação efetiva dos direitos humanos e dos direitos fundamentais, em favor da pessoa, visa à limitação do arbítrio estatal.
II. Entre as diversas características dos direitos humanos podemos mencionar a universalidade e a historicidade.
III. As terminologias “direitos humanos” e “direitos fundamentais” são expressões equivalentes, já que se relacionam aos direitos consagrados e protegidos no âmbito exclusivamente internacional.
IV. Pode o cidadão, em situações excepcionais, dispor de sua dignidade se o fizer em benefício próprio.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma opção:
II, apenas; 
III e IV, apenas;
I e II, apenas;
I, II e IV, apenas;
III, apenas;
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: I e II, apenas;
Questão 1
Correto
Atingiu 0,10 de 0,10
Marcar questão
Texto da questão
Com base nos direitos sociais e tendo em vista o seu caráter de direitos humanos e fundamentais, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I.	Os direitos sociais, na qualidade de individuais, são direitos fundamentais assegurados pela Constituição brasileira de 1988 que vinculam uma não atuação do Estado, isto é, um não fazer estatal, trazendo à tona o ideal de liberdade, insculpido na Revolução Francesa
PORQUE
II.	tem por objetivo reduzir as desigualdades sociais entre as pessoas, considerando-se os altos índices de desemprego, falta de moradia, condições de saúde precárias e necessidade de alimentação de muitos cidadãos. 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Escolha uma opção:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Questão 2
Correto
Atingiu 0,10 de 0,10
Marcar questão
Texto da questão
Com base nas gerações ou dimensões dos direitos humanos, relacione o direito à moradia a sua geração correspondente.
Escolha uma opção:
Segunda geração. 
Quinta geração
Primeira geração.
Terceira geração
Quarta geração.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Segunda geração.
Questão 3
Correto
Atingiu 0,10 de 0,10
Marcar questão
Texto da questão
Considerando o direito ao trabalho regulamentado na legislação brasileira, avalie as afirmativas abaixo:
I. É proibido o trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de 18 anos
II. É proibido qualquer trabalho a menores de 17 anos
III. É possível o trabalho como aprendiz a partir dos 14 anos
IV. É proibido o trabalho escravo ou análogo à condição de escravo
É correto o que se afirma em:
Escolha uma opção:
I, II e IV, apenas.
I, III e IV, apenas. 
II e III, apenas.
II, apenas.
I, II e III, apenas.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: I, III e IV, apenas.
Questão 4
Correto
Atingiu 0,10 de 0,10
Marcar questão
Texto da questão
Sobre o direito à saúde, com base na Constituição Federal, assinale a alternativa correta.
Escolha uma opção:
é garantido por políticas sociais e econômicas que visem o acesso universal e igualitário às ações e serviços.
é garantido por políticas culturais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços.
é garantido por políticas sociais, ambientais, culturais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços. 
é garantido por políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços. 
é garantido por políticas sociais e trabalhistas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: é garantido por políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços.
Questão 5
Correto
Atingiu 0,10 de 0,10
Marcar questão
Texto da questãoConsiderando os direitos assegurados na legislação brasileira, analise as afirmativas abaixo:
(   ) Educação é um direito social
(   ) A moradia é um direito que depende da atuação estatal para que se implemente de forma isonômica entre os cidadãos
(   ) O princípio da reserva do possível é aplicável em relação aos direitos individuais, como a liberdade de locomoção e a liberdade religiosa, eis que dependem de uma atuação estatal para a sua efetivação
(   ) Constituem, entre outros, objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil construir uma sociedade livre, justa e solidária, garantir o desenvolvimento nacional. 
(   ) Erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais, além de promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação são alguns dos objetivos ou metas a serem alcançadas pelo Brasil
A sequência correta que as classifica, considerando F para falso e V para verdadeiro, de cima para baixo, é:
Escolha uma opção:
F, F, V, V, V.
V; F; V; V; F.
F; F; V; F; F
F; V; V; F; V
V; V; F; V; V 
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: V; V; F; V; V
Questão 1
Correto
Atingiu 0,10 de 0,10
Marcar questão
Texto da questão
Jacob Gorender afirma que embora a escravidão seja condenada e abolida em tratados e declarações formais, este tipo de relação de exploração do trabalho ainda não foi de todo eliminada em nosso tempo. Se é rara em sua forma completa, que inclui o direito de compra e venda, continua a existir sob formas parciais ou disfarçadas em várias partes do mundo. (Direitos Humanos, 2004). A Convenção da ONU sobre o tema identifica como práticas similares à escravidão que ainda persistem somente o que se relata na opção abaixo:
Escolha uma opção:
O trabalho por um salário inferior às necessidades humanas básicas para a vida.
As novas formas de controle tecnológico no trabalho. 
Somente a submissão a violência física no trabalho.
A servidão por dívidas e o trabalho remunerado sem liberdade de deixar o emprego.  
O fim dos direitos trabalhistas e a prática de coibir a associação sindical.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: A servidão por dívidas e o trabalho remunerado sem liberdade de deixar o emprego. 
Questão 2
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,10
Marcar questão
Texto da questão
A Lei 10.639/2003 prevê:
  Art. 1o A Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar acrescida dos seguintes arts. 26-A, 79-A e 79-B:
"Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.
§ 1o O conteúdo programático a que se refere o caput deste artigo incluirá o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil.
§ 2o Os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras.
A partir de tal enunciação legal, considere as proposições abaixo.
I. A implementação de políticas voltadas para a inclusão da população negra no mercado de trabalho é de responsabilidade do poder público.
II. Medidas que visam garantir a certo grupo de minorias a superação de barreiras resultantes de desigualdade histórica e impeditivas ao exercício pleno de direitos e garantias fundamentais não devem ser consideradas discriminatórias, pois representam compromisso com a promoção de valores universais concernentes à paz e à igualdade entre diferentes povos, raças e nações.
III. O professor de história de uma escola pública de ensino fundamental está temporariamente impedido pela direção de continuar ministrando conteúdos sobre história e cultura da África. A medida foi tomada após a associação de pais ter alegado que o professor havia abordado o tema religiões africanas em uma aula, o que, para a associação, é incompatível com a educação formal. Trata-se de medida discriminatória.
IV. Igualdade também significa tratar os desiguais de forma desigual, isto é, oferecer estímulos a todos aqueles que não tiveram igualdade de oportunidade devido a discriminação e racismo.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma opção:
I, II, e IV, apenas
I e II, apenas. 
II e III, apenas.
I, apenas.
I, II, III e IV.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: I, II, III e IV.
Questão 3
Correto
Atingiu 0,10 de 0,10
Marcar questão
Texto da questão
O sociólogo Boaventura de Sousa Santos repete sempre como princípio que “temos o direito de ser iguais sempre que a diferença nos inferioriza, e que temos o direito de ser diferentes sempre que a igualdade nos descaracteriza”. 
Considerando este princípio, analise as afirmativas abaixo:
I - Quando indivíduos se encontram em situação de vulnerabilidade social, passam a exigir uma discriminação positiva. 
II - Aristóteles afirma que o direito justo pressupõe o não tratamento igual para indivíduos desiguais.
III - A questão das cotas, por exemplo, se insere na concepção de reciprocidade assimétrica. 
IV - A igualdade não pode ser um direito puramente abstrato, mas deve considerar as relações sociais concretas. 
Considerando as reflexões apresentadas, podemos dizer que estão corretas:
Escolha uma opção:
Apenas a afirmação II
Todas as afirmações estão corretas. 
As afirmações II e IV, somente.
As afirmações I e III, somente.
Apenas a afirmação I
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Todas as afirmações estão corretas.
Questão 4
Correto
Atingiu 0,10 de 0,10
Marcar questão
Texto da questão
Sobre os Direitos Humanos Antidiscriminatórios, assinale a alternativa correta sobre as ações afirmativas.
Escolha uma opção:
São medidas que reforçam a segregação, pois mostram que os negros são desiguais na sociedade.
São medidas que implicam maior desigualdade entre as pessoas e provocam maior segregação.
São ações proibidas, porque constituem uma forma de discriminação direta positiva, nos termos da Convenção.
São ações proibidas, porque implicam em racismo reverso na sociedade, em desfavor dos brancos.
São medidas alternativas adotadas pelo Estado e também pela sociedade civil para reduzir as desigualdades históricas causadas sobre os negros. 
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: São medidas alternativas adotadas pelo Estado e também pela sociedade civil para reduzir as desigualdades históricas causadas sobre os negros.
Questão 5
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,10
Marcar questão
Texto da questão
O “direito da antidiscriminação” cuida do enfrentamento das discriminações que, no Brasil, estão proibidas por força da Constituição Federal e dos tratados internacionais de direitos humanos dos quais o país parte, Nesse cenário, podemos afirmar corretamente acerca da discriminação indireta:
I. É a execução, de forma manifestamente desigual, de uma lei neutra.
II. Constitui na adoção de medidas, com a aparência de neutralidade que têm o efeito ou resultam em um impacto diferenciado ilegítimo sobre um indivíduo ou grupo.
III. A norma jurídica expressa a igualdade entre as pessoas com a capacidade de promover efeitos que resultam em tratamento igualitário cotidiano pela sua discricionariedade que se antecipa e evita as ações racistas.
IV. É uma diferenciação ilegítima, com o propósito de prejuízo, por meio de tratamento menos favorável direcionado a um indivíduo ou grupo.
Estão corretas as seguintes assertivas:
Escolha uma opção:
I, II, e IV, apenas
I, apenas.
I, II, III e IV.
II e III, apenas. 
II, apenas.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: II, apenas.
Questão 1
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,10
Marcar questão
Texto da questão
Analise as alternativas a seguir:
I.  IDH é um indicador quantitativo, uma vez que expressa, por meio da variável valor, o nível de desenvolvimentohumano de uma determinada sociedade.
II.  IDH é um indicador qualitativo, uma vez que expressa, por meio da variável valor, o nível de desenvolvimento humano de uma determinada sociedade.
III. O parâmetro educação, no IDH, é composto de duas variáveis. A primeira é a previsão de anos de estudo de uma criança ao nascer, e a segunda é a média de estudos da população em geral.
IV. O IDH  reflete as políticas econômicas e sociais do país, que atraem um grande volume de investimentos e auxiliam no desenvolvimento da nação.
É correto o que se afirma apenas em:
Escolha uma opção:
II, III e IV
I  e II
I 
I, III e IV
I, II e IV
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: I, III e IV
Questão 2
Correto
Atingiu 0,10 de 0,10
Marcar questão
Texto da questão
Avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I.	O IDH – Índice de Desenvolvimento Humano é um indicador socioeconômico variável
PORQUE
II.	as transformações que acontecem na sociedade, nos aspectos sociais e econômicos, modificam seu valor, assim pode-se afirmar que a  queda da expectativa de vida devido a uma pandemia pode gerar uma redução no seu valor final 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Escolha uma opção:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Questão 3
Correto
Atingiu 0,10 de 0,10
Marcar questão
Texto da questão
Em 2015, o Brasil participou da elaboração da Agenda para definição dos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS). Considerando esses objetivos, pode-se afirmar que se encontram presentes no texto definitivo da agenda pós-2015, os seguintes objetivos, EXCETO:
Escolha uma opção:
erradicar a pobreza
educação de qualidade
indústria, inovação e infraestrutura
energias renováveis e não acessíveis 
consumo e produção responsáveis
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: energias renováveis e não acessíveis
Questão 4
Correto
Atingiu 0,10 de 0,10
Marcar questão
Texto da questão
A Declaração Universal dos Direitos Humanos, de acordo com Etienne Richard Mbaya, promove uma síntese de três gerações de Direitos humanos. Tratar-se-ia de fato de uma síntese, uma vez que na divisão geopolítica do mundo pós-guerra, dividido entre dois blocos ideológicos, o bloco liderado pelos Estados Unidos tinha dificuldades em assegurar direitos sociais e econômicos, enquanto que, o outro bloco, liderado pela União Soviética, restringia alguns direitos civis. 
Considerando a estrutura tradicional desta divisão, indique a alternativa que melhor completa a afirmação de Mbaya:
"A primeira, concernente aos direitos_______________, dominada pela tradição e pela civilização ocidentais; a segunda, que é a dos direitos econômicos, sociais e culturais,  cuja emergência se dá com________________________; a terceira, a dos direitos dos povos ou de ______________, refere-se ao direito de autodeterminação, à paz, ao desenvolvimento,  ao meio ambiente e à informação que se pode realizar por meio de um esforço solidário  entre os diferentes atores individuais e coletivos, tanto no plano nacional quanto no internacional. "
(MBAYA, Gênese, evolução e universalidade dos direitos humanos frente a diversidade de culturas.  IEA-USP, 1997).
Escolha uma opção:
identitários e tecnológicos; as revoluções russa e mexicana; liberdade.
identitários e tecnológicos; a revolução francesa; solidariedade.
civis e políticos; as revoluções russa e mexicana; solidariedade. 
civis e políticos; a ideologia judaico-cristã; propriedade privada.
religiosos e trabalhistas; a ideologia neoliberal; competitividade.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: civis e políticos; as revoluções russa e mexicana; solidariedade.
Questão 5
Correto
Atingiu 0,10 de 0,10
Marcar questão
Texto da questão
Considere as alternativas a seguir
I. Um dos indicadores que considera três fatores fundamentais como a educação, saúde e economia para medir o grau de desenvolvimento de determinada sociedade é o IDH. 
II. Um dos principais indicadores para avaliar a desigualdade nos países é o coeficiente de Gini que leva em conta  a produção agrícola em relação à balança comercial.
III. No início da década de 1980  foi lançado, pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que se propôs a verificar o nível de desenvolvimento de um país utilizando-se de indicadores de desempenho.
IV.  Um dos principais indicadores para avaliar a desigualdade nos países é o coeficiente de Gini, nesse índice o cálculo leva em consideração a proporção média de renda acumulada em relação ao todo da população.
É correto o que se afirma apenas em:
Escolha uma opção:
III e IV
I e II
I e III
I e IV  
II e III
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: I e IV

Mais conteúdos dessa disciplina