Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação I - Individual (primeiro socorros)

User badge image
Mike Souza

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

De acordo com Louzada Júnior, Oliveira e Sarti (2003), a condição essencial para um indivíduo desenvolver choque anafilático é ele ter sido previamente sensibilizado a determinada substância, que, no contato, tenha produzido IgE específica contra o imunógeno. Após a exposição ao agente causal, a resposta à reação anafilática costuma ocorrer dentro de segundos a minutos ou em até poucas horas. Sobre a classificação das reações anafiláticas, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A reação aguda surge de segundos a minutos após a exposição, e é decorrente especialmente da ação de mediadores pré-formados.
II- Reação pós-contato aparece minutos depois do contato e em resposta ao alérgeno.
III- Fase crônica ocorre em tecidos ou órgãos expostos de forma prolongada e repetida ao alérgeno.
IV- Fase aguda é considerada a fase mais preocupante, visto que é responsável por mudanças estruturais e funcionais no local envolvido.
V- As reações anafiláticas podem ser classificadas como reação aguda, reação pós-contato, reação tardia e ainda reação crônica.
A As sentenças I, II e IV estão corretas.
B As sentenças I, II e III estão corretas.
C As sentenças III, IV e V estão corretas.
D As sentenças I e III estão corretas.

De acordo com Santos (2020), a passagem ou percurso da corrente elétrica pelo corpo é determinada por quais estruturas foram lesionadas e danificadas, um parâmetro importante para a pessoa que prestará os primeiros cuidados à vítima do trauma. Frente a esse tipo de lesão, é incorretamente utilizado os termos ponto de entrada e ponto de saída.
Após esse contexto, assinale a alternativa que melhor descreve os termos adequados para os pontos de entrada e saída, respectivamente:
A Ponto fonte, local que obteve contato com a fonte de energia podendo ser qualquer parte do corpo humano, mas mais comum ser a cabeça e a mão, e ponto terra, local onde ocorreu a saída da descarga elétrica sendo mais comum no pé.
B Ponto terra forte local que obteve contato com a fonte de energia e ponto matriz onde a corrente finaliza seu percurso pelo corpo humano, sendo então descarregado.
C Via inicial, local onde a vítima teve contato com a corrente elétrica, podendo ser qualquer parte do corpo e via final, local de saída da corrente elétrica, mais comum nas extremidades do corpo.
D Ponto forte, local onde a vítima recebe a energia elétrica, sendo, no topo da cabeça e nas mãos e ponto terral, local onde ocorreu a saída da descarga elétrica.

A reação alérgica é uma síndrome clínica que tem suas primeiras manifestações clínicas iniciadas em questões de segundos a minutos após a exposição ao alérgeno. Relacionado à reação alérgica, temos a anafilaxia ou choque anafilático, um processo alérgico que pode se apresentar em variados graus.
Sobre o choque anafilático ou anafilaxia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os sintomas se estabelecem em cerca de minutos a horas depois do contato com o alérgeno e o envolvimento cutâneo é considerado o mais comum, sendo que as lesões da pele podem ser chamadas tecnicamente de erupções cutâneas ou lesões urticariformes.
( ) Conhecida como uma manifestação clínica sistêmica potencialmente grave, desencadeada por reações mediadas pela imunoglobulina A (IgA), sem a necessidade de uma exposição prévia ao agente sensibilizador.
( ) Sendo a anafilaxia uma reação de hipersensibilidade aguda potencialmente fatal, as primeiras fases ou reações representadas por suas manifestações, ocorrem em decorrência da ação de diversos mediadores químicos que são liberados como estratégia de defesa no organismo humano.
( ) A anafilaxia, inicialmente, afeta pelo menos dois sistemas a incluir a pele e mucosas com cerca de 80 a 90% dos casos e o sistema respiratório com taxas de 70% dos casos.
A V - V - V - V.
B F - F - F - F.
C F - V - F - V.
D V - F - V - V.

Lesões por choque elétrico podem ser causadas por exposição à eletricidade de alta ou baixa tensão ou por raios, e o mecanismo dessas lesões não é completamente entendido, uma vez que existem muitas variáveis que não podem ser medidas e controladas no momento do acidente. Sobre as lesões por choque elétrico, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Para alguns autores, existem sete mecanismos fisiopatológicos que podem ser aceitos, relacionados à ocorrência com energia ou descarga elétrica, podendo revelar a gravidade do dano gerado pela eletricidade.
II- Descargas elétricas advindas de eventos convencionais apresentam uma probabilidade de lesões mais expressivas, quando comparadas com aquelas geradas por raios, pois a duração do contato é muito curta e o raio atravessa a superfície cutânea, sendo descarregado no solo.
III- As lesões no sistema tegumentar, oriundas de queimaduras elétricas, são as complicações mais presentes e frequentes.
IV- Descargas elétricas de alta voltagem ocasionam lesões tegumentares tipo queimadura, devido a ocorrer a conversão de energia em calor, resultando em lesões térmicas.
V- Lesões por choque elétrico podem apresentar-se por queimaduras superficiais, ocorrendo lesões por disfunção a múltiplos sistemas e órgãos, podendo evoluir para óbito.
A As sentenças I, II, III, IV e V estão corretas.
B Somente a sentença III está correta.
C Somente a sentença II está correta.
D Somente a sentença I está correta.

De acordo com Santos (2020), o socorrista responsável pelo primeiro atendimento ou aquele que se depara com uma vítima de choque elétrico, deve estar atento aos diversos mecanismos causadores de lesão, possuindo noções básicas de avaliação quanto às manifestações clínicas relacionadas aos tipos de queimaduras, se a vítima está em Parada Cardiopulmonar (PCP) ou não, e, ainda, identificar qual a intervenção inicial a ser aplicada. Com relação aos efeitos fisiológicos que a corrente elétrica externa produz no organismo humano, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A tetanização é um fenômeno decorrente da contração muscular produzida por impulsos elétricos sucessivos, mantendo a musculatura em contração completa.
II- Fibrilação atrial trata-se de um fenômeno onde as contrações tornam-se descoordenadas, ineficazes e muito rápidas nos ventrículos.
III- Parada cardiorrespiratória decorrente dos surtos de corrente elétrica que passam pelo corpo humano com elevada intensidade em curtos períodos.
IV- Queimaduras devido ao calor, produzido pelo efeito Joule, durante a passagem de corrente elétrica pelo corpo.
A As sentenças II, III e IV estão corretas.
B As sentenças I, III e IV estão corretas.
C As sentenças II e IV estão corretas.
D As sentenças I e II estão corretas.

A reação alérgica é caracterizada por uma resposta anormal do sistema imunológico e começa a apresentar as primeiras manifestações em questões de segundos a minutos após a exposição a um determinado antígeno. Quando em condições ativas, alguns sintomas comuns indicam a presença de um processo alérgico.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta esses sintomas:
A Fadiga, confusão mental, dor generalizada por vezes intensa e sensibilidade generalizada dos músculos.
B Tosse com secreção, febre alta, falta de ar e dor no peito são alguns dos sintomas mais comuns em quadros alérgicos.
C Suores noturnos e dificuldade para dormir, cianose, dores abdominais baixas e incontinência.
D Irritação na pele associado ou não a prurido, sintomas gastrointestinais, sintomas respiratórios como dificuldade respiratória e choque hemorrágico.

De acordo com Santos (2020), a temperatura do corpo humano dita como fisiológica, medida por meio da adaptação de termômetro nas axilas, é de 36,5°C. Quando a temperatura corporal excede a 40 °C maiores são as possibilidades de haver prejuízo ao corpo humano do ponto de vista funcional, trazendo vulnerabilidade a pessoa que vivencia tal enfermidade. Sobre a elevação da temperatura corporal, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A febre é definida como a elevação da temperatura corporal, mesmo após o ajuste realizado no termostato no hipotálamo, excedendo a variação normal ao longo do dia.
( ) Durante a febre, o organismo mantêm a vasodilatação cutânea, para assim produzir calor, como consequência o indivíduo possui calafrios e aumento da atividade metabólica.
( ) A hipertermia ocorre quando há falência dos mecanismos periféricos em corrigir o aumento da temperatura corporal, podendo ser causada por exemplo, pela produção metabólica exagerada de calor corpóreo devido ao calor excessivo do ambiente ou pela dissipação prejudicada de calor.
( ) Para o tratamento de hipertermia, recomenda-se resfriar o organismo do indivíduo por medidas físicas como a utilização de compressas frias na região do pescoço e das axilas, por exemplo.
A V - V - V - F.
B V - F - V - V.
C F - V - V - V.
D V - V - F - F.

Os serviços de atendimento em urgência e emergência são amplamente procurados em decorrência de aumento da temperatura, frequentemente em atendimentos pediátricos. A maior parte dos atendimentos representam casos de febre. Nota-se a importância da distinção entre febre e hipertermia para um correto atendimento ao paciente.
Assinale a alternativa CORRETA que descreve o conceito de HIPERTEMIA:
A Febre, que decorre de processos infecciosos e/ou inflamatórios.
B Elevação da temperatura do corpo quando o organismo produz e/ou absorve mais calor do que consegue dissipar.
C Exposição prolongada ao frio.
D Exposição prolongada ao calor gerando significativa queda de temperatura do corpo.

Para um correto tratamento da anafilaxia, é preciso de forma eficiente avaliar os riscos, identificar e evitar os fatores desencadeantes assim como tratar as comorbidades. A conduta do profissional de saúde deve visar à realização de uma rápida avaliação e então intervenção do A B C do suporte básico de vida.
Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A permeabilidade da via aérea pode estar gravemente comprometida, a equipe deve estar preparada para garantir e estabelecer a patência da via aérea seja por reposicionamento da cabeça e pescoço ou intubação onde o profissional mais habilitado deverá realizar o procedimento.
( ) Manter o paciente em posição supina, com os membros superiores elevados para obter melhor acesso venosos para a infusão de fármacos e fluidos.
( ) Manter ventilação e oxigenação de acordo com a necessidade e/ou grau da dificuldade respiratória da melhor forma (de preferência com máscara com reservatório, não reinalante).
A V - F - V.
B V - V - V.
C V - V - F.
D F - V - F.

Insuficiência respiratória aguda (IRpA) refere-se à incapacidade do sistema respiratório em realizar as demandas metabólicas de oxigênio do organismo, também definida como uma diminuição na pressão arterial de oxigênio (PaO2) a menos de 50-60 mmHg (hipoxemia) e uma elevação na pressão arterial de gás carbônico para valores superiores a 50-60 mm Hg (hipercapnia), com um pH inferior a 7.35.
Relacionado ao tratamento da IRpA, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a melhor intervenção:
A O tratamento da insuficiência respiratória aguda (IRpA) deve ser específico para cada caso, existindo uma grande quantidade de intervenções e possibilidades a serem utilizadas.
B Utilização de máscara facial, que podem ser acoplados a acessórios capazes de aumentar o fluxo de oxigênio oferecido à vítima do trauma.
C A oxigenoterapia é a melhor escolha no manejo desta condição clínica.
D Aspiração das vias aéreas superiores, uma vez que, secreções pulmonares, sangue e vômito são as causas mais comuns de obstrução das vias aéreas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

De acordo com Louzada Júnior, Oliveira e Sarti (2003), a condição essencial para um indivíduo desenvolver choque anafilático é ele ter sido previamente sensibilizado a determinada substância, que, no contato, tenha produzido IgE específica contra o imunógeno. Após a exposição ao agente causal, a resposta à reação anafilática costuma ocorrer dentro de segundos a minutos ou em até poucas horas. Sobre a classificação das reações anafiláticas, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A reação aguda surge de segundos a minutos após a exposição, e é decorrente especialmente da ação de mediadores pré-formados.
II- Reação pós-contato aparece minutos depois do contato e em resposta ao alérgeno.
III- Fase crônica ocorre em tecidos ou órgãos expostos de forma prolongada e repetida ao alérgeno.
IV- Fase aguda é considerada a fase mais preocupante, visto que é responsável por mudanças estruturais e funcionais no local envolvido.
V- As reações anafiláticas podem ser classificadas como reação aguda, reação pós-contato, reação tardia e ainda reação crônica.
A As sentenças I, II e IV estão corretas.
B As sentenças I, II e III estão corretas.
C As sentenças III, IV e V estão corretas.
D As sentenças I e III estão corretas.

De acordo com Santos (2020), a passagem ou percurso da corrente elétrica pelo corpo é determinada por quais estruturas foram lesionadas e danificadas, um parâmetro importante para a pessoa que prestará os primeiros cuidados à vítima do trauma. Frente a esse tipo de lesão, é incorretamente utilizado os termos ponto de entrada e ponto de saída.
Após esse contexto, assinale a alternativa que melhor descreve os termos adequados para os pontos de entrada e saída, respectivamente:
A Ponto fonte, local que obteve contato com a fonte de energia podendo ser qualquer parte do corpo humano, mas mais comum ser a cabeça e a mão, e ponto terra, local onde ocorreu a saída da descarga elétrica sendo mais comum no pé.
B Ponto terra forte local que obteve contato com a fonte de energia e ponto matriz onde a corrente finaliza seu percurso pelo corpo humano, sendo então descarregado.
C Via inicial, local onde a vítima teve contato com a corrente elétrica, podendo ser qualquer parte do corpo e via final, local de saída da corrente elétrica, mais comum nas extremidades do corpo.
D Ponto forte, local onde a vítima recebe a energia elétrica, sendo, no topo da cabeça e nas mãos e ponto terral, local onde ocorreu a saída da descarga elétrica.

A reação alérgica é uma síndrome clínica que tem suas primeiras manifestações clínicas iniciadas em questões de segundos a minutos após a exposição ao alérgeno. Relacionado à reação alérgica, temos a anafilaxia ou choque anafilático, um processo alérgico que pode se apresentar em variados graus.
Sobre o choque anafilático ou anafilaxia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os sintomas se estabelecem em cerca de minutos a horas depois do contato com o alérgeno e o envolvimento cutâneo é considerado o mais comum, sendo que as lesões da pele podem ser chamadas tecnicamente de erupções cutâneas ou lesões urticariformes.
( ) Conhecida como uma manifestação clínica sistêmica potencialmente grave, desencadeada por reações mediadas pela imunoglobulina A (IgA), sem a necessidade de uma exposição prévia ao agente sensibilizador.
( ) Sendo a anafilaxia uma reação de hipersensibilidade aguda potencialmente fatal, as primeiras fases ou reações representadas por suas manifestações, ocorrem em decorrência da ação de diversos mediadores químicos que são liberados como estratégia de defesa no organismo humano.
( ) A anafilaxia, inicialmente, afeta pelo menos dois sistemas a incluir a pele e mucosas com cerca de 80 a 90% dos casos e o sistema respiratório com taxas de 70% dos casos.
A V - V - V - V.
B F - F - F - F.
C F - V - F - V.
D V - F - V - V.

Lesões por choque elétrico podem ser causadas por exposição à eletricidade de alta ou baixa tensão ou por raios, e o mecanismo dessas lesões não é completamente entendido, uma vez que existem muitas variáveis que não podem ser medidas e controladas no momento do acidente. Sobre as lesões por choque elétrico, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Para alguns autores, existem sete mecanismos fisiopatológicos que podem ser aceitos, relacionados à ocorrência com energia ou descarga elétrica, podendo revelar a gravidade do dano gerado pela eletricidade.
II- Descargas elétricas advindas de eventos convencionais apresentam uma probabilidade de lesões mais expressivas, quando comparadas com aquelas geradas por raios, pois a duração do contato é muito curta e o raio atravessa a superfície cutânea, sendo descarregado no solo.
III- As lesões no sistema tegumentar, oriundas de queimaduras elétricas, são as complicações mais presentes e frequentes.
IV- Descargas elétricas de alta voltagem ocasionam lesões tegumentares tipo queimadura, devido a ocorrer a conversão de energia em calor, resultando em lesões térmicas.
V- Lesões por choque elétrico podem apresentar-se por queimaduras superficiais, ocorrendo lesões por disfunção a múltiplos sistemas e órgãos, podendo evoluir para óbito.
A As sentenças I, II, III, IV e V estão corretas.
B Somente a sentença III está correta.
C Somente a sentença II está correta.
D Somente a sentença I está correta.

De acordo com Santos (2020), o socorrista responsável pelo primeiro atendimento ou aquele que se depara com uma vítima de choque elétrico, deve estar atento aos diversos mecanismos causadores de lesão, possuindo noções básicas de avaliação quanto às manifestações clínicas relacionadas aos tipos de queimaduras, se a vítima está em Parada Cardiopulmonar (PCP) ou não, e, ainda, identificar qual a intervenção inicial a ser aplicada. Com relação aos efeitos fisiológicos que a corrente elétrica externa produz no organismo humano, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A tetanização é um fenômeno decorrente da contração muscular produzida por impulsos elétricos sucessivos, mantendo a musculatura em contração completa.
II- Fibrilação atrial trata-se de um fenômeno onde as contrações tornam-se descoordenadas, ineficazes e muito rápidas nos ventrículos.
III- Parada cardiorrespiratória decorrente dos surtos de corrente elétrica que passam pelo corpo humano com elevada intensidade em curtos períodos.
IV- Queimaduras devido ao calor, produzido pelo efeito Joule, durante a passagem de corrente elétrica pelo corpo.
A As sentenças II, III e IV estão corretas.
B As sentenças I, III e IV estão corretas.
C As sentenças II e IV estão corretas.
D As sentenças I e II estão corretas.

A reação alérgica é caracterizada por uma resposta anormal do sistema imunológico e começa a apresentar as primeiras manifestações em questões de segundos a minutos após a exposição a um determinado antígeno. Quando em condições ativas, alguns sintomas comuns indicam a presença de um processo alérgico.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta esses sintomas:
A Fadiga, confusão mental, dor generalizada por vezes intensa e sensibilidade generalizada dos músculos.
B Tosse com secreção, febre alta, falta de ar e dor no peito são alguns dos sintomas mais comuns em quadros alérgicos.
C Suores noturnos e dificuldade para dormir, cianose, dores abdominais baixas e incontinência.
D Irritação na pele associado ou não a prurido, sintomas gastrointestinais, sintomas respiratórios como dificuldade respiratória e choque hemorrágico.

De acordo com Santos (2020), a temperatura do corpo humano dita como fisiológica, medida por meio da adaptação de termômetro nas axilas, é de 36,5°C. Quando a temperatura corporal excede a 40 °C maiores são as possibilidades de haver prejuízo ao corpo humano do ponto de vista funcional, trazendo vulnerabilidade a pessoa que vivencia tal enfermidade. Sobre a elevação da temperatura corporal, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A febre é definida como a elevação da temperatura corporal, mesmo após o ajuste realizado no termostato no hipotálamo, excedendo a variação normal ao longo do dia.
( ) Durante a febre, o organismo mantêm a vasodilatação cutânea, para assim produzir calor, como consequência o indivíduo possui calafrios e aumento da atividade metabólica.
( ) A hipertermia ocorre quando há falência dos mecanismos periféricos em corrigir o aumento da temperatura corporal, podendo ser causada por exemplo, pela produção metabólica exagerada de calor corpóreo devido ao calor excessivo do ambiente ou pela dissipação prejudicada de calor.
( ) Para o tratamento de hipertermia, recomenda-se resfriar o organismo do indivíduo por medidas físicas como a utilização de compressas frias na região do pescoço e das axilas, por exemplo.
A V - V - V - F.
B V - F - V - V.
C F - V - V - V.
D V - V - F - F.

Os serviços de atendimento em urgência e emergência são amplamente procurados em decorrência de aumento da temperatura, frequentemente em atendimentos pediátricos. A maior parte dos atendimentos representam casos de febre. Nota-se a importância da distinção entre febre e hipertermia para um correto atendimento ao paciente.
Assinale a alternativa CORRETA que descreve o conceito de HIPERTEMIA:
A Febre, que decorre de processos infecciosos e/ou inflamatórios.
B Elevação da temperatura do corpo quando o organismo produz e/ou absorve mais calor do que consegue dissipar.
C Exposição prolongada ao frio.
D Exposição prolongada ao calor gerando significativa queda de temperatura do corpo.

Para um correto tratamento da anafilaxia, é preciso de forma eficiente avaliar os riscos, identificar e evitar os fatores desencadeantes assim como tratar as comorbidades. A conduta do profissional de saúde deve visar à realização de uma rápida avaliação e então intervenção do A B C do suporte básico de vida.
Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A permeabilidade da via aérea pode estar gravemente comprometida, a equipe deve estar preparada para garantir e estabelecer a patência da via aérea seja por reposicionamento da cabeça e pescoço ou intubação onde o profissional mais habilitado deverá realizar o procedimento.
( ) Manter o paciente em posição supina, com os membros superiores elevados para obter melhor acesso venosos para a infusão de fármacos e fluidos.
( ) Manter ventilação e oxigenação de acordo com a necessidade e/ou grau da dificuldade respiratória da melhor forma (de preferência com máscara com reservatório, não reinalante).
A V - F - V.
B V - V - V.
C V - V - F.
D F - V - F.

Insuficiência respiratória aguda (IRpA) refere-se à incapacidade do sistema respiratório em realizar as demandas metabólicas de oxigênio do organismo, também definida como uma diminuição na pressão arterial de oxigênio (PaO2) a menos de 50-60 mmHg (hipoxemia) e uma elevação na pressão arterial de gás carbônico para valores superiores a 50-60 mm Hg (hipercapnia), com um pH inferior a 7.35.
Relacionado ao tratamento da IRpA, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a melhor intervenção:
A O tratamento da insuficiência respiratória aguda (IRpA) deve ser específico para cada caso, existindo uma grande quantidade de intervenções e possibilidades a serem utilizadas.
B Utilização de máscara facial, que podem ser acoplados a acessórios capazes de aumentar o fluxo de oxigênio oferecido à vítima do trauma.
C A oxigenoterapia é a melhor escolha no manejo desta condição clínica.
D Aspiração das vias aéreas superiores, uma vez que, secreções pulmonares, sangue e vômito são as causas mais comuns de obstrução das vias aéreas.

Prévia do material em texto

Prova Impressa
GABARITO | Avaliação I - Individual (Cod.:888412)
Peso da Avaliação 1,50
Prova 71201075
Qtd. de Questões 10
Acertos/Erros 8/2
Nota 8,00
De acordo com Louzada Júnior, Oliveira e Sarti (2003), a condição essencial para um indivíduo 
desenvolver choque anafilático é ele ter sido previamente sensibilizado a determinada substância, que, 
no contato, tenha produzido IgE específica contra o imunógeno. Após a exposição ao agente causal, a 
resposta à reação anafilática costuma ocorrer dentro de segundos a minutos ou em até poucas horas. 
Sobre a classificação das reações anafiláticas, analise as sentenças a seguir:
I- A reação aguda surge de segundos a minutos após a exposição, e é decorrente especialmente da 
ação de mediadores pré-formados. 
II- Reação pós-contato aparece minutos depois do contato e em resposta ao alérgeno. 
III- Fase crônica ocorre em tecidos ou órgãos expostos de forma prolongada e repetida ao alérgeno. 
IV- Fase aguda é considerada a fase mais preocupante, visto que é responsável por mudanças 
estruturais e funcionais no local envolvido. 
V- As reações anafiláticas podem ser classificadas como reação aguda, reação pós-contato, reação 
tardia e ainda reação crônica. 
Assinale a alternativa CORRETA:
Fonte: LOUZADA JÚNIOR, P.; OLIVEIRA, F. R.; SARTI, W. Anafilaxia e reações anafilactoides. 
Medicina, Ribeirão Preto, v. 36, p. 399-403, abr./dez. 2003.
A As sentenças I, II e IV estão corretas.
B As sentenças I, II e III estão corretas.
C As sentenças III, IV e V estão corretas.
D As sentenças I e III estão corretas.
De acordo com Santos (2020), a passagem ou percurso da corrente elétrica pelo corpo é determinada 
por quais estruturas foram lesionadas e danificadas, um parâmetro importante para a pessoa que 
prestará os primeiros cuidados à vítima do trauma. Frente a esse tipo de lesão, é incorretamente 
utilizado os termos ponto de entrada e ponto de saída.
Fonte: SANTOS, Dionei Alves dos. Primeiros Socorros. Indaial: UNIASSELVI, 2020. 
Após esse contexto, assinale a alternativa que melhor descreve os termos adequados para os pontos de 
entrada e saída, respectivamente:
A
Ponto fonte, local que obteve contato com a fonte de energia podendo ser qualquer parte do corpo
humano, mas mais comum ser a cabeça e a mão, e ponto terra, local onde ocorreu a saída da
descarga elétrica sendo mais comum no pé.
B Ponto terra forte local que obteve contato com a fonte de energia e ponto matriz onde a corrente
finaliza seu percurso pelo corpo humano, sendo então descarregado.
 VOLTAR
A+ Alterar modo de visualização
1
2
C Via inicial, local onde a vítima teve contato com a corrente elétrica, podendo ser qualquer parte
do corpo e via final, local de saída da corrente elétrica, mais comum nas extremidades do corpo.
D Ponto forte, local onde a vítima recebe a energia elétrica, sendo, no topo da cabeça e nas mãos e
ponto terral, local onde ocorreu a saída da descarga elétrica.
A reação alérgica é uma síndrome clínica que tem suas primeiras manifestações clínicas iniciadas em 
questões de segundos a minutos após a exposição ao alérgeno. Relacionado à reação alérgica, temos a 
anafilaxia ou choque anafilático, um processo alérgico que pode se apresentar em variados graus. 
Sobre o choque anafilático ou anafilaxia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as 
falsas:
( ) Os sintomas se estabelecem em cerca de minutos a horas depois do contato com o alérgeno e o 
envolvimento cutâneo é considerado o mais comum, sendo que as lesões da pele podem ser chamadas 
tecnicamente de erupções cutâneas ou lesões urticariformes.
( ) Conhecida como uma manifestação clínica sistêmica potencialmente grave, desencadeada por 
reações mediadas pela imunoglobulina A (IgA), sem a necessidade de uma exposição prévia ao agente 
sensibilizador. 
( ) Sendo a anafilaxia uma reação de hipersensibilidade aguda potencialmente fatal, as primeiras 
fases ou reações representadas por suas manifestações, ocorrem em decorrência da ação de diversos 
mediadores químicos que são liberados como estratégia de defesa no organismo humano.
( ) A anafilaxia, inicialmente, afeta pelo menos dois sistemas a incluir a pele e mucosas com cerca 
de 80 a 90% dos casos e o sistema respiratório com taxas de 70% dos casos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - V - V - V.
B F - F - F - F.
C F - V - F - V.
D V - F - V - V.
Lesões por choque elétrico podem ser causadas por exposição à eletricidade de alta ou baixa tensão 
ou por raios, e o mecanismo dessas lesões não é completamente entendido, uma vez que existem 
muitas variáveis que não podem ser medidas e controladas no momento do acidente. Sobre as lesões 
por choque elétrico, analise as sentenças a seguir:
I- Para alguns autores, existem sete mecanismos fisiopatológicos que podem ser aceitos, relacionados 
à ocorrência com energia ou descarga elétrica, podendo revelar a gravidade do dano gerado pela 
eletricidade. 
II- Descargas elétricas advindas de eventos convencionais apresentam uma probabilidade de lesões 
mais expressivas, quando comparadas com aquelas geradas por raios, pois a duração do contato é 
muito curta e o raio atravessa a superfície cutânea, sendo descarregado no solo.
III- As lesões no sistema tegumentar, oriundas de queimaduras elétricas, são as complicações mais 
presentes e frequentes. 
IV- Descargas elétricas de alta voltagem ocasionam lesões tegumentares tipo queimadura, devido a 
ocorrer a conversão de energia em calor, resultando em lesões térmicas. 
V- Lesões por choque elétrico podem apresentar-se por queimaduras superficiais, ocorrendo lesões 
por disfunção a múltiplos sistemas e órgãos, podendo evoluir para óbito. 
Assinale a alternativa CORRETA:
3
4
A As sentenças I, II, III, IV e V estão corretas.
B Somente a sentença III está correta.
C Somente a sentença II está correta.
D Somente a sentença I está correta.
De acordo com Santos (2020), o socorrista responsável pelo primeiro atendimento ou aquele que se 
depara com uma vítima de choque elétrico, deve estar atento aos diversos mecanismos causadores de 
lesão, possuindo noções básicas de avaliação quanto às manifestações clínicas relacionadas aos tipos 
de queimaduras, se a vítima está em Parada Cardiopulmonar (PCP) ou não, e, ainda, identificar qual a 
intervenção inicial a ser aplicada. Com relação aos efeitos fisiológicos que a corrente elétrica externa 
produz no organismo humano, analise as sentenças a seguir: 
I- A tetanização é um fenômeno decorrente da contração muscular produzida por impulsos elétricos 
sucessivos, mantendo a musculatura em contração completa.
II- Fibrilação atrial trata-se de um fenômeno onde as contrações tornam-se descoordenadas, ineficazes 
e muito rápidas nos ventrículos.
III- Parada cardiorrespiratória decorrente dos surtos de corrente elétrica que passam pelo corpo 
humano com elevada intensidade em curtos períodos.
IV- Queimaduras devido ao calor, produzido pelo efeito Joule, durante a passagem de corrente elétrica 
pelo corpo. 
Assinale a alternativa CORRETA:
Fonte: SANTOS, Dionei Alves dos. Primeiros Socorros. Indaial: UNIASSELVI, 2020. 
A As sentenças II, III e IV estão corretas.
B As sentenças I, III e IV estão corretas.
C As sentenças II e IV estão corretas.
D As sentenças I e II estão corretas.
A reação alérgica é caracterizada por uma resposta anormal do sistema imunológico e começa a 
apresentar as primeiras manifestações em questões de segundos a minutos após a exposição a um 
determinado antígeno. Quando em condições ativas, alguns sintomas comuns indicam a presença de 
um processo alérgico.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta esses sintomas:
A Fadiga, confusão mental, dor generalizada por vezes intensa e sensibilidade generalizada dos
músculos.
B Tosse com secreção, febre alta, falta de ar e dor no peito são alguns dos sintomas mais comuns
em quadros alérgicos.
C Suores noturnos e dificuldade para dormir, cianose, dores abdominais baixas e incontinência.
5
6
D Irritaçãona pele associado ou não a prurido, sintomas gastrointestinais, sintomas respiratórios
como dificuldade respiratória e choque hemorrágico.
De acordo com Santos (2020), a temperatura do corpo humano dita como fisiológica, medida por 
meio da adaptação de termômetro nas axilas, é de 36,5°C. Quando a temperatura corporal excede a 40 
°C maiores são as possibilidades de haver prejuízo ao corpo humano do ponto de vista funcional, 
trazendo vulnerabilidade a pessoa que vivencia tal enfermidade. Sobre a elevação da temperatura 
corporal, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A febre é definida como a elevação da temperatura corporal, mesmo após o ajuste realizado no 
termostato no hipotálamo, excedendo a variação normal ao longo do dia.
( ) Durante a febre, o organismo mantêm a vasodilatação cutânea, para assim produzir calor, como 
consequência o indivíduo possui calafrios e aumento da atividade metabólica.
( ) A hipertermia ocorre quando há falência dos mecanismos periféricos em corrigir o aumento da 
temperatura corporal, podendo ser causada por exemplo, pela produção metabólica exagerada de calor 
corpóreo devido ao calor excessivo do ambiente ou pela dissipação prejudicada de calor.
( ) Para o tratamento de hipertermia, recomenda-se resfriar o organismo do indivíduo por medidas 
físicas como a utilização de compressas frias na região do pescoço e das axilas, por exemplo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Fonte: SANTOS, Dionei Alves dos. Primeiros Socorros. Indaial: UNIASSELVI, 2020.
A V - V - V - F.
B V - F - V - V.
C F - V - V - V.
D V - V - F - F.
Os serviços de atendimento em urgência e emergência são amplamente procurados em decorrência de 
aumento da temperatura, frequentemente em atendimentos pediátricos. A maior parte dos 
atendimentos representam casos de febre. Nota-se a importância da distinção entre febre e hipertermia 
para um correto atendimento ao paciente. 
Assinale a alternativa CORRETA que descreve o conceito de HIPERTEMIA:
A Exposição prolongada ao frio.
B Exposição prolongada ao calor gerando significativa queda de temperatura do corpo.
C Elevação da temperatura do corpo quando o organismo produz e/ou absorve mais calor do que
consegue dissipar.
D Febre, que decorre de processos infecciosas e/ou inflamatórios.
7
8
Para um correto tratamento da anafilaxia, é preciso de forma eficiente avaliar os riscos, identificar e 
evitar os fatores desencadeantes assim como tratar as comorbidades. A conduta do profissional de 
saúde deve visar à realização de uma rápida avaliação e então intervenção do A B C do suporte básico 
de vida. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A permeabilidade da via aérea pode estar gravemente comprometida, a equipe deve estar 
preparada para garantir e estabelecer a patência da via aérea seja por reposicionamento da cabeça e 
pescoço ou intubação onde o profissional mais habilitado deverá realizar o procedimento.
( ) Manter o paciente em posição supina, com os membros superiores elevados para obter melhor 
acesso venosos para a infusão de fármacos e fluidos.
( ) Manter ventilação e oxigenação de acordo com a necessidade e/ou grau da dificuldade 
respiratória da melhor forma (de preferência com máscara com reservatório, não reinalante).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - V.
B V - V - V.
C V - V - F.
D F - V - F.
Insuficiência respiratória aguda (IRpA) refere-se à incapacidade do sistema respiratório em realizar as 
demandas metabólicas de oxigênio do organismo, também definida como uma diminuição na pressão 
arterial de oxigênio (PaO2) a menos de 50-60 mmHg (hipoxemia) e uma elevação na pressão arterial 
de gás carbônico para valores superiores a 50-60 mm Hg (hipercapnia), com um pH inferior a 7.35.
Relacionado ao tratamento da IRpA, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a 
melhor intervenção:
A O tratamento da insuficiência respiratória aguda (IRpA) deve ser específico para cada caso,
existindo uma grande quantidade de intervenções e possibilidades a serem utilizadas.
B Utilização de máscara facial, que podem ser acoplados a acessórios capazes de aumentar o fluxo
de oxigênio oferecido à vítima do trauma. 
C A oxigenoterapia é a melhor escolha no manejo desta condição clínica.
D Aspiração das vias aéreas superiores, uma vez que, secreções pulmonares, sangue e vômito são
as causas mais comuns de obstrução das vias aéreas.
9
10
Imprimir

Mais conteúdos dessa disciplina