Buscar

Gabarito LETRAMENTO ACADÊMICO PRÁTICAS DE ESCRITA ITINERÁRIO FORMATIVO LETRAS

Prévia do material em texto

Gabarito LETRAMENTO ACADÊMICO: PRÁTICAS DE ESCRITA - ITINERÁRIO FORMATIVO LETRAS
Observe a imagem:
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ESBrasil. MP Publicidade assina campanha da Hortifruti com temas de filmes < https://esbrasil.com.br/mp-publicidade-hortifruti/> Acesso em 30 abr. 2020.
A imagem acima faz referência direta a um filme de animação infantil (Shrek). Tomando como referência essa imagem e os conteúdos que constam no livro-base Práticas de Escrita para o Letramento no Ensino Superior, qual nome se dá a esse recurso que permite reconhecermos um texto em outro?  Assinale a alternativa correta:
	
Intertextualidade.
Leia a citação:
"Quem não tem oportunidade de ler e escrever não pode aprender a ler e escrever. E o que lemos e escrevemos são textos, não frases soltas".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HARTMANN, Schirley Horácio de Gois; SANTAROSA, Sebastião Donizete. Práticas de escrita para o letramento no ensino superior. Curitiba: InterSaberes, 2012, p.68.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Práticas de Escrita para o Letramento no Ensino Superior, em relação aos fatores de textualidade, assinale a alternativa correta.
Servem como instrumento metodológico que ajuda a definir o que seja um texto e suas qualidades.
Leia o seguinte fragmento de texto:
“As ocorrências de um texto não devem ser analisadas ‘per si’, mas o texto deve ser percebido e interpretado integralmente, cada elemento sendo avaliado em função do todo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HARTMANN, Schirley Horácio de Gois; SANTAROSA, Sebastião Donizet. Práticas de escrita para o letramento no ensino superior. [Livro eletrônico] Curitiba: Intersaberes, 2012, p. 70.
 
 
 
Considerando o fragmento de texto anterior e os conteúdos no livro-base Práticas de Escrita para o Letramento no Ensino Superior, quais são os fatores pragmáticos relacionados  à direção do sentido e ao contexto interlocutivo? Assinale a alternativa correta.
A intencionalidade, que se refere à direção de sentido, e a situacionalidade, que diz respeito ao contexto interlocutivo.
Leia a citação:
"Nenhuma palavra é em vão e devemos estar atentos a elas".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HARTMANN, Schirley Horácio de Gois; SANTAROSA, Sebastião Donizete, Práticas de escrita para o letramento no ensino superior,.Curitiba: InterSaberes, 2012, p.62.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Práticas de Escrita para o Letramento no Ensino Superior, em relação aos aspectos internos da língua, assinale a alternativa correta.
São os elementos que formam os enunciados verbais, como as palavras e as sentenças.
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"Oralidade e escrita parecem manter uma relação constante, atual ou virtual, com o 'outro', sendo a escrita uma prática linguístico-cultural e sociocultural situada, tal como a fala."
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está em: FLORES.O.; SILVA. M. R. da. Da Oralidade à Escrita: uma busca da mediação multicultural e plurilinguística. Canoas: Ulbra. 2005. P. 23.
 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Práticas de escrita para o letramento no ensino superior  a respeito dos gêneros textuais orais e escritos, é correto afirmar que:
Estão dispostos em um continuum.
Analise a citação a seguir: 
“No caso específico de uma resenha, podemos afirmar que ela pode assumir diferentes configurações em conformidade com o conteúdo e a forma da obra analisada, com a qual está em relação direta”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HARTMANN, Schirley Horácio de Gois; SANTAROSA, Sebastião Donizet. Práticas de escrita para o letramento no ensino superior. [Livro eletrônico] Curitiba: Intersaberes, 2012. p. 172  .
 
Considerado a citação anterior sobre resenhas e, tomando como base os conteúdos apresentados no livro-base Práticas de Escrita para o Letramento no Ensino Superior, a respeito da presença de críticas negativas em uma resenha, é correto afirmar que:
Caso haja a necessidade de pontuar algo negativo, a crítica deverá ser feita com objetividade e dirigidas à obra em si.
Leia a citação:
"Podemos afirmar, em suma, que os integrantes de grupos sociais diferentes falam de formas diferentes e não deficientes".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HARTMANN, Schirley Horácio de Gois; SANTAROSA, Sebastião Donizete, Práticas de escrita para o letramento no ensino superior, Curitiba: Editora InterSaberes, 2012, p. 29.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Práticas de Escrita para o Letramento no Ensino Superior, em relação ao preconceito linguístico, assinale a alternativa correta.
Ninguém deve ser rotulado por causa do seu jeito de falar, seja qual ele for.
Leia a seguinte citação.
“[...] qualquer forma de interação verbal só pode ser concretizada em textos orais ou escritos. Da situação mais prosaica à mais formal e elaborada, em todas as relações sociais que aí se estabelecem estão presentes os textos.” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HARTMANN, Schirley Horário de Gois. Práticas de Escrita para o Letramento no Ensino Superior. Curitiba: Intersaberes, 2012, p. 95.
De acordo com os conteúdos do livro-base Práticas de Escrita para o Letramento no Ensino Superior, assinale a alternativa que apresenta duas características da produção do gênero textual depoimento.
Produzido oralmente e transcrito na foram de texto escrito. 
Leia o fragmento de texto a seguir:
"Nesse sentido, a leitura é um dos elementos que constituem o processo de produção de um texto, pois, na medida em que fornece matéria-prima para se definir o que escrever, coloca o leitor em contato com os procedimentos de organização do texto." 
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está em: RAMIRES, V. Leitura e produção escrita: uma relação não mecânica. In: MOURA. O. (Org.). Os Múltiplos usos da Língua. Maceió: Edufal, 1999. p. 300
 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Práticas de escrita para o letramento no ensino superior, em relação a um inquérito policial, são exemplos de gêneros textuais tipicamente orais e tipicamente escritos, respectivamente:
Depoimentos e laudos técnicos.
Leia a citação:
"[...] devemos considerar que a unidade básica da interação verbal não é a frase isolada, mas o texto completo e contextualizado".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HARTMANN, Schirley Horácio de Gois; SANTAROSA, Sebastião Donizete, Práticas de escrita para o letramento no ensino superior. Curitiba: InterSaberes, 2012, p.68.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Práticas de Escrita para o Letramento no Ensino Superior sobre texto e comunicação, assinale a alternativa correta.
	
O texto é a unidade básica da comunicação.
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“[...] ao trabalharmos as variedades linguísticas em sala de aula, estamos contribuindo para formar cidadãos capacitados para compreender e utilizar a linguagem adequadamente em seus diversos contextos [...]". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JESUS. A de. Variação Linguística e Ensino: Contribuições para a Sala de  Aula. In:  III ENILL. Anais..., Itabaiana: 2012. http://200.17.141.110/pos/letras/enill/anais_eletronicos/2012/III_ENILL_Ariosvaldo_Leal.pdf. Acesso em 25 jun. 2020.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior é correto afirmar que as variações linguísticas...
são sociais, culturais e históricas, uma vez que a língua se transforma com o tempo.
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Se observarmosao nosso redor, encontraremos poucas uniformidades nos usos linguísticos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CASTRO, C.de M. Como Redigir e Apresentar um Trabalho Científico. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011. p. 27.
 
 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior, sobre as relações entre linguagem e sociedade, assinale a alternativa correta:
Conforme os estudos da sociolinguística, as pessoas falam de acordo com suas identidades sociais, ou seja, na língua não existe certo e errado, mas sim diferenças.
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"Além disso, advogamos a existência de variação de gênero de modo análogo à variação dialetal, reafirmando a interpenetração entre oralidade e escrita. A hipótese é a de que essa relação se dê sem quebras [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está em: FLORES. O.; SILVA. M. R. da. Da Oralidade à Escrita: uma busca da mediação multicultural e plurilinguística. Canoas:  Ulbra. 2005. P. 24.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Práticas de escrita para o letramento no ensino superior, podemos afirmar que os gêneros textuais são definidos com base em critérios...
sociocomunicativos e funcionais.
Leia a citação:
"[...] o que chama de fatores de textualidade, oferecendo um bom instrumento metodológico para que possamos definir o que seja um texto e avaliar a sua qualidade, isto é, dizer se é ou não um bom texto".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HARTMANN, Schirley Horácio de Gois; SANTAROSA, Sebastião Donizete. Práticas de escrita para o letramento no ensino superior. Curitiba: InterSaberes, 2012, p.68.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Práticas de Escrita para o Letramento no Ensino Superior, em relação à situacionalidade, assinale a alternativa correta.
A situacionalidade é o contexto interlocutivo em que se realiza o texto.
Leia o fragmento de texto a seguir:
“[...] coesão e coerência [são] fatores de textualidade relacionados à estruturação interna do texto”.
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HARTMANN, Schirley Horácio de Gois; SANTAROSA, Sebastião Donizete. Práticas Para o Letramento no Ensino Superior. Curitiba: Interesaberes, 2009, p. 77.
 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior sobre o conceito de coesão, assinale a alternativa correta:
Coesão refere-se ao modo como as palavras e frases que compõem o texto estão conectadas de forma linear.
 
 
Leia a citação:
“[Os gêneros textuais podem ser definidos como] práticas sociais e comunicativas, em que estão implicados interlocutores cm situação de interação verbal.” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HARTMANN, Schirley Horário de Gois. Práticas de Escrita para o Letramento no Ensino Superior. Curitiba: Intersaberes, 2012, p. 96.
De acordo com a passagem acima e com os conteúdos do livro-base:  Práticas de Escrita para o Letramento no Ensino Superior, pode-se afirmar que os gêneros textuais são:
um evento de linguagem.
Leia o fragmento de texto a seguir:
“(o artigo científico) é um texto produzido com a finalidade de registrar os resultados de uma pesquisa realizada, comunicando-a à comunidade científica, com o fim de fazer avançar a discussão acerca de temas de um determinado campo de estudo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CASTRO, C.de M. Como Redigir e Apresentar um Trabalho Científico. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011. p. 204.
 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior, sobre o conhecimento científico, assinale a alternativa correta:
Embora seja provisório, o conhecimento científico goza de maior confiabilidade social do que outras formas de conhecimento.
Leia o texto:
“Ambos dicionários trazem definições bastante amplas do que seja relatório. ”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está em: HARTMANN, Schirley Horácio de Gois; SANTAROSA, Sebastião Donizete, Práticas de escrita para o letramento no ensino superior, Editora InterSaberes-Curitiba, 2012.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Práticas de escrita para o letramento no ensino superior cap. 5 da disciplina de Letramento acadêmico: prática de escrita assinale a alternativa que justificativa corretamente a ausência da precisão da definição de relatório:
Essa ausência de precisão do termo é fruto das várias situações sociocomunicativas em que se produzem os relatórios.
Atente ao seguinte fragmento de texto:
“De acordo com o Dicionário Michaelis (2009), relatório é ‘1. Exposição, relação, ordinariamente por escrito, sobre a sequência de um acontecimento qualquer [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HARTMANN, Schirley Horácio de Gois; SANTAROSA, Sebastião Donizet. Práticas de escrita para o letramento no ensino superior. [Livro eletrônico] Curitiba: Intersaberes, 2012. p. 184
 
Considerando a informação dada pelo fragmento de texto e os conteúdos apresentados no livro-base Práticas de Escrita para o Letramento no Ensino Superior, assinale a alternativa que apresenta a assertiva correta sobre o gênero textual relatório:
Dada à sua flexibilidade característica, aliada à sua finalidade sociocomunicativa e suas formas, a definição do gênero textual relatório não é tão simples quanto parece.
Considere o seguinte excerto de texto:
 “Sabemos que existem múltiplos e diferentes campos de estudo. Da mesma forma, sabemos também que, no âmbito de um único campo, há várias tendências paradigmáticas, cada qual com seus objetivos, com modelos teóricos, com seus objetos delimitados e com suas próprias metodologias”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HARTMANN, Schirley Horácio de Gois; SANTAROSA, Sebastião Donizet. Práticas de escrita para o letramento no ensino superior. [Livro eletrônico] Curitiba: Intersaberes, 2012. p. 205.
 
 
Como podemos observar, a partir da leitura do excerto anterior e dos conteúdos do livro-base Práticas de Escrita para o Letramento no Ensino Superior, sobre artigo científico e seu âmbito de produção, assinale a alternativa correta:
Apesar de suas características transitória e passageira, o conhecimento científico tem o seu reconhecimento e confiabilidade garantidos por meio da divulgação de artigos científicos.
Atente para o seguinte fragmento de texto: 
“O leitor teria que ser um adivinho para descobrir que o acontecimento noticiado é a aprovação do plano de cargos e salários dos professores”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HARTMANN, Schirley Horácio de Gois; SANTAROSA, Sebastião Donizet. Práticas de escrita para o letramento no ensino superior. [Livro eletrônico] Curitiba: Intersaberes, 2012. p. 257 .
.
 
A partir do exposto no fragmento de texto anterior e nos conteúdos abordados no livro-base Práticas de Escrita para o Letramento no Ensino Superior, sobre incoerência textual, assinale a alternativa correta:
Um texto é incoerente quando as informações que apresenta são antagônicas entre si.
Leia o texto:
“Qualquer exposição pormenorizada de circunstâncias, fatos ou objetos”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está em: HARTMANN, Schirley Horácio de Gois; SANTAROSA, Sebastião Donizete, Práticas de escrita para o letramento no ensino superior, Editora InterSaberes-Curitiba, 2012.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Práticas de escrita para o letramento no ensino superior cap. 5 da disciplina de Letramento acadêmico: prática de escrita assinale a alternativa que apresenta a definição de relatóriosegundo o dicionário Michaelis:
Relação de sequência de acontecimentos, em geral por escrito.
Considere a citação.
“Uma vez que a resenha é um texto que se constrói a partir de outro, como no resumo, é necessário ter uma boa compreensão da obra a ser resenhada.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HARTMANN, Schirley Horário de Gois. Práticas de Escrita para o Letramento no Ensino Superior. Curitiba: Intersaberes, 2012, p. 171.
De acordo com a passagem acima e com os conteúdos do livro-base:  Práticas de Escrita para o Letramento no Ensino Superior sobre os aspectos que definem o gênero resenha, assinale a alternativa correta:
Apresentar um resumo do objeto resenhado, seguido de comentários e avaliações.
Leia o texto:
“A complexidade desse tipo de relatório depende da atividade laboral em que ele está sendo exigido e das perguntas a que o relator deve responder”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está em: HARTMANN, Schirley Horácio de Gois; SANTAROSA, Sebastião Donizete. Práticas de escrita para o letramento no ensino superior, Curitiba: InterSaberes, 2012.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Práticas de escrita para o letramento no ensino superior sobre relatórios de empresas, assinale a alternativa correta:
Os relatórios de empresas trazem informações relevantes aos diretores responsáveis para tomadas de decisão nas últimas instâncias.
Leia o fragmento de  texto:
“[...] Deve ter planejado a elaboração do texto, pensando nos possíveis leitores, feito esquemas, rascunhado uma ou duas vezes algumas ideias vagas e escrito por várias vezes”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está em: HARTMANN, Shirley Horácio de Góis; SANTAROSA, Sebastião Donizete, Práticas de escrita para o letramento no ensino superior. Curitiba:  Intersaberes,  2012.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Práticas de escrita para o letramento no ensino superior, quais são as três possíveis divisões de etapas de trabalho da construção de um texto? Assinale a alternativa correta.
A preparação para a escrita, a escrita propriamente dita e a reescrita.
Leia o texto:
“Terminou o serviço? Deu tudo certo? ”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está em: HARTMANN, Schirley Horácio de Gois; SANTAROSA, Sebastião Donizete. Práticas de escrita para o letramento no ensino superior. Curitiba: Editora InterSaberes-, 2012.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Práticas de escrita para o letramento no ensino superior o que torna menos ou mais complexo um relatório de um trabalho? Assinale a alternativa correta.
A complexidade desse tipo de relatório depende da atividade laboral em que ele está sendo exigido e das perguntas a que o relator deve responder.
Leia a citação:
“Após deixar Lisboa, os navios seguiram para [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse  texto, ele está em: HARTMANN, Schirley Horácio de Gois; SANTAROSA, Sebastião Donizete, Práticas de escrita para o letramento no ensino superior, Editora InterSaberes-Curitiba, 2012.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Práticas de escrita para o letramento no ensino superior cap. 5 da disciplina de Letramento acadêmico: prática de escrita o que os relatórios de viagem contêm? Assinale a alternativa correta.
Os viajantes, quando retornam, costumeiramente relatam o que fizeram, o que viram, o que vivenciaram durante suas aventuras.
Leia a seguinte citação:
“[...] podemos afirmar que eles [os gêneros textuais] se definem fundamentalmente com base em critérios sociocomunicativos e funcionais. Isso significa que não são os aspectos formais (estruturais ou linguísticos) elementos suficientes para caracterizar um gênero, embora não possamos desprezar a forma [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HARTMANN, Schirley Horácio de Gois; SANTAROSA, Sebastião Donizet. Práticas de escrita para o letramento no ensino superior.  Curitiba: Intersaberes, 2012. p. 105 [Livro eletrônico].
A partir da leitura da citação e dos conteúdos do livro-base Práticas de Escrita para o Letramento no Ensino Superior, assinale a alternativa que apresenta corretamente exemplos de gêneros textuais que pertencem à esfera pública.
O artigo de opinião, pois pertence ao contexto jornalístico e, portanto, à esfera pública, e a carta do leitor, pois, apesar de poder ser anônima, é também de ampla divulgação na mídia.
Leia a citação:
“A escrita é o ato de formalizar graficamente o que se tem a dizer com base no que se aprendeu e se deseja dizer”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está em: HARTMANN, Shirley Horácio de Gois; SANTAROSA, Sebastião Donizete, Práticas de escrita para o letramento no ensino superior. Curitiba: InterSaberes-, 2012.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Práticas de escrita para o letramento no ensino superior, o que vem a ser o ato da reescrita? Assinale a alternativa correta.
A reescrita é o processo de revisão da própria escrita.
Observe a seguinte citação
“[...] os textos que costumamos chamar de resumos são de natureza diversa e assumem diferentes configurações, em atendimento às necessidades dos usuários da língua nos variados eventos de letramento.”  
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HARTMANN, Schirley Horário de Gois. Práticas de Escrita para o Letramento no Ensino Superior. Curitiba: Intersaberes, 2012, p. 141.
De acordo com a passagem acima e com os conteúdos do livro-base:  Práticas de Escrita para o Letramento no Ensino Superior, assinale a alternativa qie apresenta os quatro tipos de resumo mencionados no livro-base:
resumo escolar, resumo de artigo, resumo de dissertação, resumo-resenha
Leia o fragmento de texto:
“A professora pede para fazerem um relatório do passeio pedagógico realizado pela turma, e os alunos relatam em seus textos os momentos que acreditam serem mais valorizados pela professora”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está em: HARTMANN, Schirley Horácio de Gois; SANTAROSA, Sebastião Donizete, Práticas de escrita para o letramento no ensino superior, Editora InterSaberes-Curitiba, 2012.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Práticas de escrita para o letramento no ensino superior,  sobre relatórios de crianças iniciantes na escola é correto afirmar que:
Esses relatórios trazem informações suficientes para a professora saber se a criança leu o livro e solicitado e perceber qual foi o seu nível de compreensão.
Leia o texto:
“Analisar e reescrever o próprio texto não é mera higienização, caracterizada pela limpeza de tudo o que poderia soas como transgressão às regras normativas”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está em: HARTMANN, Shirley Horácio de Gois; SANTAROSA, Sebastião Donizete. Práticas de escrita para o letramento no ensino superior. Curitiba: InterSaberes, 2012.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Práticas de escrita para o letramento no ensino superior, o que é a produção de sentido na escrita? Assinale a alternativa correta.
São estratégias de reflexão sobre a escrita a fim de controlar os sentidos do texto, para deixá-lo mais compreensível. 
Leia o texto:
“Exposição pela qual uma pessoa apresenta o essencial de sua própria atividade ou de um grupo ao qual pertence”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está em: HARTMANN, Schirley Horácio de Gois; SANTAROSA, Sebastião Donizete, Práticas de escrita para o letramento no ensino superior, Editora InterSaberes-Curitiba, 2012.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Práticas de escrita para o letramento no ensino superior cap. 5 da disciplina de Letramento acadêmico: prática de escrita,  segundo o Dicionário Houaiss, relatório é:
Conclusõesàs quais chegaram os membros de uma comissão encarregada de pesquisar um problema.
Leia o seguinte fragmento de texto:
 “[...] sempre é de bom tom lembrar que a duplicidade de sentido frasal possivelmente seria esvaecida pelo texto em que os enunciados foram produzidos [...]”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HARTMANN, Schirley Horácio de Gois; SANTAROSA, Sebastião Donizet. Práticas de escrita para o letramento no ensino superior. [Livro eletrônico] Curitiba: Intersaberes, 2012. p. 263.
 
É necessário que os elementos constituintes de um texto apresentem uma relação lógica entre si, de modo que a semântica textual não seja prejudicada. Conforme o exposto no fragmento anterior e os conteúdos do livro-base Práticas de Escrita para o Letramento no Ensino Superior, que nome se dá aos elementos que contribuem para uma construção semântica adequada em um texto? Assinale a alternativa correta:
	Damos o nome de elementos coesivos
Leia o excerto de texto a seguir:
“[...] no caso uma resenha a ser publicada em uma revista científica, ela deve servir para divulgar a avaliação de uma obra feita por um especialista na área e também para recomendar ou não a sua leitura.” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HARTMANN, Schirley Horário de Gois. Práticas de Escrita para o Letramento no Ensino Superior. Curitiba: Intersaberes, 2012, p. 172.
De acordo com a passagem acima e com os conteúdos do livro-base:  Práticas de Escrita para o Letramento no Ensino Superior, assinale a alternativa correta no que se refere ao gênero resenha:
Resenhas publicadas em revistas acadêmicas devem apresentar argumentos consistentes sobre a avaliação do objeto resenhado.

Continue navegando