Buscar

Governança corporativa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GOVERNANÇA CORPORATIVA NAS EMPRESAS.
Hoje em dia, é fundamental que as empresas S/A tenham governança corporativa efetiva. A 3XT, empresa que desenvolve softwares recebeu recentemente uma proposta voltada para granjas de frango. Então, quando o produto foi combinado com o sistema que a empresa já criava, o negócio cresce de forma satisfatória e, como qualquer empresa emergente, a ela precisa encontrar novos parceiros e transformar a 3XT em uma empresa S/A, pois foi exigida pelos seus futuros investidores. 
Para executar uma cultura de governança corporativa em uma empresa, é preciso primeiro saber quais valores devem ser retidos nessa situação. Normalmente, a cultura corporativa da empresa busca formar sobre os valores de seriedade, transparência, eficiência e ética, a fim de estabelecer uma estrutura específica para a realização desses valores e ações. O conceito de Governança Corporativa envolve práticas e usos de direitos e deveres dentro das organizações. Além de viabilizar a gestão de forma transparente e alinhada com a estratégia empresarial é, em essência, um conjunto de princípios, propósitos, processos e práticas que rege o sistema de poder e os mecanismos de gestão das empresas. Portanto, a discussão sobre Governança Corporativa envolve a criação de mecanismos que assegurem que as decisões corporativas serão tomadas no melhor interesse dos investidores e demais stakeholders (ANDRADE; ROSSETTI, 2014).
A criação de um conselho consultivo é mais um passo importante que a empresa deve dar, pois pode ajudar no compartilhamento de experiências e assessoramento na gestão da empresa. A constituição do conselho de administração e o exercício desses administradores na empresa também são muito importantes para aumentar a confiança da empresa entre os acionistas. Quanto mais formas de freios e contrapesos houver na empresa, mais seguros os acionistas e sócios protegerão seus investimentos, o que também possibilitará novas contribuições financeiras no futuro. 
Portanto, investir na implantação governança corporativa e no conselho consultivo, fará com que a empresa eleve seu grau de confiança perante os acionistas, fazendo com que os mesmos invistam sem receio na organização.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
 ANDRADE, A.; ROSSETTI, J. P. Governança Corporativa: fundamentos, desenvolvimento e tendências. (7. ed.). São Paulo: Atlas, 2014.
ENDERAVOR, disponível em <https://endeavor.org.br/estrategia-e-gestao/governanca-corporativa-empresa/ >. Acesso em 16 de Abril de 2021
ENDERAVOR, disponível em <https://endeavor.org.br/tomada-de-decisao/conselho-consultivo-pode-ajudar-empresa/> Acesso em 18 de Abril de 2021

Continue navegando

Outros materiais