Buscar

Prova discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova discursiva 
O fisioterapeuta é habilitado a atuar em todos os níveis de atenção à saúde, apesar de sua prática ainda ser muito focada na reabilitação, o que dificulta a inserção de maior número desses profissionais nas equipes de Atenção Básica, porém ano a ano vamos ganhando espaço. O papel do fisioterapeuta na Atenção Primária à Saúde (APS) é muito importante, uma vez que se trabalha na atenção integral da comunidade e família, desenvolvendo atividades focadas desde a prevenção, tratamento, movimento, funcionalidade e manutenção da saúde, consequentemente melhorando a qualidade de vida das famílias.Disserte sobre os princípios da APS.
Resposta esperada
- Primeiro contato: esse princípio é considerado a porta de entrada dos indivíduos ao sistema de serviços de saúde, sem restrições de gênero, condições socioculturais e problemas de saúde.
- Integralidade: refere-se aos serviços e ao cuidado integral que uma unidade de saúde oferece, tendo ações para prevenção, promoção e recuperação da saúde.
- Longitudinalidade: consiste na relação pessoal de longa duração entre profissional da saúde e paciente no interior do serviço de saúde, por qualquer problema de saúde, formando um vínculo.
- Coordenação: caracterizada como o nível assistencial de articulação entre as diversas ações e serviços de saúde coordenados e pela capacidade de assegurar a continuidade da atenção, de forma integral e organizada.
- Orientação familiar: implica alteração das ações das equipes multiprofissionais de saúde mediante a abordagem familiar utilizada em variados períodos, permitindo que os profissionais construam, espontaneamente, vínculo com o usuário e sua família simplificando, assim, o consentimento para a execução de exames e tratamento, quando houver necessidade.
- Orientação comunitária: possibilita ampliação do vínculo entre equipes de saúde e as comunidades atendidas.
- Competência cultural: deriva da prática na APS e consiste na capacidade de profissionais de saúde em identificar peculiaridades culturais do usuário e familiares, para favorecer a relação e comunicação e propiciar tratamento integral compatível às necessidades e expectativas da população, considerando a conjuntura socioeconômica, física e cultural.
Os injetáveis têm sido amplamente procurados. A toxina botulínica, o famoso Botox®, é um dos favoritos. Essa toxina é utilizada para prevenir ou amenizar rugas e linhas de expressão na região dos olhos – como pés de galinha –, região da testa ou no espaço entre as sobrancelhas (glabela).Disserte sobre a aplicação da toxina botulínica como um procedimento injetável.
Resposta esperada
A aplicação deve ser feita por profissionais especializados, como fisioterapeutas, dermatologistas, odontologistas e por profissionais treinados na técnica. Ao ser injetada, a toxina botulínica atua como se fosse um bloqueador neuromuscular que impede as transmissões de estímulos dos neurônios para os músculos, inibindo a contração muscular de forma parcial ou completamente. Mesmo com esse bloqueio, com o tempo, o próprio organismo produz novas vias de transmissão, por isso, o efeito do Botox® é temporário. Além do uso estético, a toxina botulínica também pode ser usada como tratamento de suor excessivo, espasmo hemifacial (quando metade do rosto sofre com repuxos), enxaqueca, estrabismo, espasticidade disfuncional (rigidez muscular excessiva), dentre outros.

Outros materiais

Outros materiais