Logo Passei Direto
Buscar

Prova Regionalização Espaço Brasileiro A4

User badge image
Ailse Azeredo

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o trecho abaixo: A divisão regional deveria oferecer aos planejadores novos subsídios válidos para a política de desenvolvimento regional, definição de um sistema hierarquizado de divisões para políticas regionalizadas de desenvolvimento, como para orientar a racionalização dos suprimentos dos serviços públicos e de infraestrutura.
Sobre os objetivos da regionalização, assinale a alternativa correta.
a. O objetivo da regionalização é fornecer informações subjetivas sobre o território, especialmente relacionadas aos aspectos naturais.
b. A regionalização tem por objetivo dividir o país somente em microrregiões, pois a escala de detalhe permite um maior entendimento das dinâmicas territoriais.
c. A regionalização é um processo em que as frações do espaço geográfico são categorizadas em paisagem e em lugar, facilitando assim o seu estudo.
d. O objetivo da regionalização é agrupar as frações do espaço geográfico que apresentam semelhanças, de modo a facilitar o processo de planejamento e gestão.
e. A divisão regional fundamenta-se na divisão dos estados brasileiros em macrorregiões, que se relaciona com as microrregiões, fornecendo dados para a análise territorial.

Hoje, vivenciamos a aceleração do processo de globalização, o qual nos dá a impressão de que o mundo caminha cada vez mais para uma economia unificada. Existem autores que chegam a anunciar o fim das regiões devido à homogeneização dos espaços e à uniformização dos processos sociais e econômicos.
Com base no fragmento acima, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I. No atual sistema capitalista, considerando a divisão social e territorial do trabalho, a acumulação do capital ocorre de maneira diferenciada, produzindo espaços geográficos diferenciados e articulados, com regiões que ainda compõem esses espaços geográficos.
II. A região, por ser uma categoria do espaço geográfico, também incorporou as mudanças promovidas pelo capitalismo e pela globalização no mundo atual, de modo que as desigualdades geradas pelo sistema também podem ser regionalizadas.
a. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
c. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
d. As asserções I e II são proposições falsas.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Leia o trecho abaixo: A regionalização com vistas ao planejamento do desenvolvimento é aquela que facilita e alavanca a percepção da 'utilidade da solidariedade' territorial por parte dos agentes políticos e econômicos habitantes de determinado território e a instrumentalização para a estruturação de um sistema de planejamento assentado na mobilização de recursos disponíveis no território e controlado por agentes sociais que vivem no mesmo.
Com base no fragmento acima, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I. A divisão regional do Brasil foi elaborada com o intuito de compreender como as dinâmicas territoriais se processaram ao longo do tempo, e de que forma o planejamento seria realizado para otimizar recursos e desenvolver outras áreas.
II. A regionalização do Brasil foi de grande importância, contribuindo no desenvolvimento igualitário de todas as regiões desde a década de 1960, de modo a ser atualizada na década de 1980 para melhorar ainda mais a divisão de recursos.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
b. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
d. As asserções I e II são proposições falsas.
e. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Para além do território, outro entendimento necessário nos processos de regionalização diz respeito à noção de região, que está relacionada a dois princípios fundamentais: o de localização e o de extensão de certo fenômeno, ou ainda uma referência aos limites habituais atribuídos à diversidade espacial.
Considerando o fragmento de texto apresentado, analise as afirmativas a seguir:
I. A região deve ser vista como um produto de um processo social que, devido a sua complexidade, também se define pela escala geográfica.
II. Os condicionantes históricos e as forças presentes em uma determinada fração do espaço geográfico podem modelar os limites de uma região, que passam a ser aceitos e legitimados à medida em que dão respostas às demandas nela gerados.
III. A região pode ser entendida como uma categoria de análise que permite observar a reprodução de uma mesma forma de produção em diversas partes, de acordo com suas especificidades regionais.
IV. A região deve ser entendida como uma estrutura inflexível, cujos limites são fixados em termos geográficos ou jurisdicionais, desconsiderando os critérios usados para a sua definição.
a. II, III e IV, apenas.
b. I, III e IV, apenas.
c. I, II e III, apenas.
d. I, II, III e IV.
e. I, II e IV, apenas.

Leia o trecho a seguir: A criação do IBGE – a 'maior agência de planejamento territorial do governo brasileiro' se dá num contexto de radical transformação do Estado brasileiro.
Com base no fragmento acima, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I. A regionalização do Brasil foi implementada devido à demanda governamental de tentar integrar as diferentes áreas do Brasil que não estavam relacionadas com os ciclos econômicos, de forma a promover o desenvolvimento econômico e social.
II. A primeira regionalização brasileira, baseada nas regiões fisiográficas, tinha como objetivo trazer uma nova síntese territorial na qual, ao mesmo tempo em que se valorizava e se exaltava o interior, buscava integrá-lo a partir do incentivo à ocupação territorial.
a. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
e. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Sobre o ensino de Geografia e a regionalização, analise as afirmativas a seguir:
É correto o que se afirma em:
I. Da mesma forma que Hettner definiu a Geografia, a importância do ensino da regionalização reside no fato de demonstrar as razões de uma determinada regionalização e a sua importância para a análise do espaço geográfico.
II. As diferentes regionalizações estão baseadas em aspectos econômicos, políticos, sociais e ambientais que refletem um dado momento histórico e são importantes para compreender o contexto em que foram criadas.
III. O estudo das regiões pouco contribui para o entendimento do espaço geográfico e dos acontecimentos no cotidiano do aluno, e deve ser abordado de forma superficial na educação básica.
IV. As regiões são de grande importância no entendimento das dinâmicas do espaço geográfico, pois cada delimitação demonstra um fenômeno, contribuindo em diferentes áreas do conhecimento.
a. I, III e IV, apenas.
b. I, II, III e IV.
c. I, II e IV, apenas.
d. I, II e III, apenas.

Sobre o processo de regionalização, assinale a alternativa correta.
a. As regiões homogêneas foram elaboradas a partir de critérios naturais e humanos, sendo o critério principal o humano e o critério secundário os elementos naturais.
b. As regiões geográficas foram elaboradas a partir de critérios naturais e humanos, sendo o critério principal o natural e o critério secundário os elementos humanos.
c. A evolução do conhecimento geográfico permitiu que a divisão regional contemplasse tanto os critérios naturais quanto os critérios socioeconômicos, já que todos os elementos interferem nas dinâmicas territoriais.
d. As regiões naturais só poderiam ser usadas em uma divisão regional caso fossem associadas aos elementos socioeconômicos, exatamente como foi feita na regionalização da década de 1940.
e. As regiões são definidas de forma aleatória e subjetiva, a partir de dados coletados em campo e interpretados de maneiras diferentes, de acordo com a formação do pesquisador.

A renovação da geografia provocou uma série de debates e reflexões sobre as categorias do espaço geográfico, o que impactou na regionalização brasileira. Neste sentido, é correto afirmar:
a. As regionalizações administrativas representam uma regionalização historicamente construída que tem como base o conceito de região natural.
b. Os pressupostos da nova geografia influenciaram a nova regionalização do IBGE de 1969/1970, como o uso da hierarquização/influência das regiões funcionais/nodais brasileiras.
c. As regionalizações administrativas representam uma regionalização historicamente construída que tem como base o conceito de região natural.
d. A primeira regionalização brasileira foi elaborada em 1945 e sofreu poucas modificações desde então, sendo usada até os dias atuais.
e. A primeira regionalização brasileira foi baseada em critérios metodológicos indiscutíveis, que consideraram os aspectos humanos em detrimento dos critérios naturais.

Com base no fragmento acima, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta
I. A caracterização do território e o entendimento das dinâmicas que operam em cada um deles permite elaborar divisões regionais mais precisas e assertivas, resultando em análises importantes para o planejamento territorial.
II. A regionalização atua como um elemento integrador, pois ao utilizar critérios semelhantes para agrupar frações do espaço geográfico, a divisão regional permite o entendimento dos fluxos que promovem o desenvolvimento, auxiliando no planejamento e na redução da desigualdade regional.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
c. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
d. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
e. As asserções I e II são proposições falsas.

As formas regionais do espaço nacional, por consequência, se modificam. As “regiões naturais” não mais explicariam um território cada vez mais urbanizado e tecnificado, e tampouco a divisão regional de 1942 teria efetiva capacidade de organizar as estatísticas territoriais e dar subsídios para a consecução dos Planos do Governo Federal.
Considerando o fragmento de texto apresentado, assinale a alternativa correta:
a. A regionalização do Brasil foi alterada em função da própria evolução do território, de modo que as regiões considerassem a evolução urbana e econômica.
b. As regiões brasileiras foram criadas a partir da década de 1990 em função da globalização da economia, de modo a facilitar os fluxos comerciais.
c. A regionalização de 1942 foi atualizada para estar mais adequada às demandas governamentais, permanecendo em uso até os dias atuais.
d. A divisão do país em regiões objetivou a organização dos estados e municípios por ordem alfabética, auxiliando nas políticas governamentais.
e. A regionalização do Brasil utilizou, como base, as características naturais e fisiográficas de cada fração do espaço geográfico, determinando assim os espaço econômicos.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o trecho abaixo: A divisão regional deveria oferecer aos planejadores novos subsídios válidos para a política de desenvolvimento regional, definição de um sistema hierarquizado de divisões para políticas regionalizadas de desenvolvimento, como para orientar a racionalização dos suprimentos dos serviços públicos e de infraestrutura.
Sobre os objetivos da regionalização, assinale a alternativa correta.
a. O objetivo da regionalização é fornecer informações subjetivas sobre o território, especialmente relacionadas aos aspectos naturais.
b. A regionalização tem por objetivo dividir o país somente em microrregiões, pois a escala de detalhe permite um maior entendimento das dinâmicas territoriais.
c. A regionalização é um processo em que as frações do espaço geográfico são categorizadas em paisagem e em lugar, facilitando assim o seu estudo.
d. O objetivo da regionalização é agrupar as frações do espaço geográfico que apresentam semelhanças, de modo a facilitar o processo de planejamento e gestão.
e. A divisão regional fundamenta-se na divisão dos estados brasileiros em macrorregiões, que se relaciona com as microrregiões, fornecendo dados para a análise territorial.

Hoje, vivenciamos a aceleração do processo de globalização, o qual nos dá a impressão de que o mundo caminha cada vez mais para uma economia unificada. Existem autores que chegam a anunciar o fim das regiões devido à homogeneização dos espaços e à uniformização dos processos sociais e econômicos.
Com base no fragmento acima, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I. No atual sistema capitalista, considerando a divisão social e territorial do trabalho, a acumulação do capital ocorre de maneira diferenciada, produzindo espaços geográficos diferenciados e articulados, com regiões que ainda compõem esses espaços geográficos.
II. A região, por ser uma categoria do espaço geográfico, também incorporou as mudanças promovidas pelo capitalismo e pela globalização no mundo atual, de modo que as desigualdades geradas pelo sistema também podem ser regionalizadas.
a. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
c. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
d. As asserções I e II são proposições falsas.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Leia o trecho abaixo: A regionalização com vistas ao planejamento do desenvolvimento é aquela que facilita e alavanca a percepção da 'utilidade da solidariedade' territorial por parte dos agentes políticos e econômicos habitantes de determinado território e a instrumentalização para a estruturação de um sistema de planejamento assentado na mobilização de recursos disponíveis no território e controlado por agentes sociais que vivem no mesmo.
Com base no fragmento acima, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I. A divisão regional do Brasil foi elaborada com o intuito de compreender como as dinâmicas territoriais se processaram ao longo do tempo, e de que forma o planejamento seria realizado para otimizar recursos e desenvolver outras áreas.
II. A regionalização do Brasil foi de grande importância, contribuindo no desenvolvimento igualitário de todas as regiões desde a década de 1960, de modo a ser atualizada na década de 1980 para melhorar ainda mais a divisão de recursos.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
b. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
d. As asserções I e II são proposições falsas.
e. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Para além do território, outro entendimento necessário nos processos de regionalização diz respeito à noção de região, que está relacionada a dois princípios fundamentais: o de localização e o de extensão de certo fenômeno, ou ainda uma referência aos limites habituais atribuídos à diversidade espacial.
Considerando o fragmento de texto apresentado, analise as afirmativas a seguir:
I. A região deve ser vista como um produto de um processo social que, devido a sua complexidade, também se define pela escala geográfica.
II. Os condicionantes históricos e as forças presentes em uma determinada fração do espaço geográfico podem modelar os limites de uma região, que passam a ser aceitos e legitimados à medida em que dão respostas às demandas nela gerados.
III. A região pode ser entendida como uma categoria de análise que permite observar a reprodução de uma mesma forma de produção em diversas partes, de acordo com suas especificidades regionais.
IV. A região deve ser entendida como uma estrutura inflexível, cujos limites são fixados em termos geográficos ou jurisdicionais, desconsiderando os critérios usados para a sua definição.
a. II, III e IV, apenas.
b. I, III e IV, apenas.
c. I, II e III, apenas.
d. I, II, III e IV.
e. I, II e IV, apenas.

Leia o trecho a seguir: A criação do IBGE – a 'maior agência de planejamento territorial do governo brasileiro' se dá num contexto de radical transformação do Estado brasileiro.
Com base no fragmento acima, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I. A regionalização do Brasil foi implementada devido à demanda governamental de tentar integrar as diferentes áreas do Brasil que não estavam relacionadas com os ciclos econômicos, de forma a promover o desenvolvimento econômico e social.
II. A primeira regionalização brasileira, baseada nas regiões fisiográficas, tinha como objetivo trazer uma nova síntese territorial na qual, ao mesmo tempo em que se valorizava e se exaltava o interior, buscava integrá-lo a partir do incentivo à ocupação territorial.
a. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
e. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Sobre o ensino de Geografia e a regionalização, analise as afirmativas a seguir:
É correto o que se afirma em:
I. Da mesma forma que Hettner definiu a Geografia, a importância do ensino da regionalização reside no fato de demonstrar as razões de uma determinada regionalização e a sua importância para a análise do espaço geográfico.
II. As diferentes regionalizações estão baseadas em aspectos econômicos, políticos, sociais e ambientais que refletem um dado momento histórico e são importantes para compreender o contexto em que foram criadas.
III. O estudo das regiões pouco contribui para o entendimento do espaço geográfico e dos acontecimentos no cotidiano do aluno, e deve ser abordado de forma superficial na educação básica.
IV. As regiões são de grande importância no entendimento das dinâmicas do espaço geográfico, pois cada delimitação demonstra um fenômeno, contribuindo em diferentes áreas do conhecimento.
a. I, III e IV, apenas.
b. I, II, III e IV.
c. I, II e IV, apenas.
d. I, II e III, apenas.

Sobre o processo de regionalização, assinale a alternativa correta.
a. As regiões homogêneas foram elaboradas a partir de critérios naturais e humanos, sendo o critério principal o humano e o critério secundário os elementos naturais.
b. As regiões geográficas foram elaboradas a partir de critérios naturais e humanos, sendo o critério principal o natural e o critério secundário os elementos humanos.
c. A evolução do conhecimento geográfico permitiu que a divisão regional contemplasse tanto os critérios naturais quanto os critérios socioeconômicos, já que todos os elementos interferem nas dinâmicas territoriais.
d. As regiões naturais só poderiam ser usadas em uma divisão regional caso fossem associadas aos elementos socioeconômicos, exatamente como foi feita na regionalização da década de 1940.
e. As regiões são definidas de forma aleatória e subjetiva, a partir de dados coletados em campo e interpretados de maneiras diferentes, de acordo com a formação do pesquisador.

A renovação da geografia provocou uma série de debates e reflexões sobre as categorias do espaço geográfico, o que impactou na regionalização brasileira. Neste sentido, é correto afirmar:
a. As regionalizações administrativas representam uma regionalização historicamente construída que tem como base o conceito de região natural.
b. Os pressupostos da nova geografia influenciaram a nova regionalização do IBGE de 1969/1970, como o uso da hierarquização/influência das regiões funcionais/nodais brasileiras.
c. As regionalizações administrativas representam uma regionalização historicamente construída que tem como base o conceito de região natural.
d. A primeira regionalização brasileira foi elaborada em 1945 e sofreu poucas modificações desde então, sendo usada até os dias atuais.
e. A primeira regionalização brasileira foi baseada em critérios metodológicos indiscutíveis, que consideraram os aspectos humanos em detrimento dos critérios naturais.

Com base no fragmento acima, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta
I. A caracterização do território e o entendimento das dinâmicas que operam em cada um deles permite elaborar divisões regionais mais precisas e assertivas, resultando em análises importantes para o planejamento territorial.
II. A regionalização atua como um elemento integrador, pois ao utilizar critérios semelhantes para agrupar frações do espaço geográfico, a divisão regional permite o entendimento dos fluxos que promovem o desenvolvimento, auxiliando no planejamento e na redução da desigualdade regional.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
c. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
d. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
e. As asserções I e II são proposições falsas.

As formas regionais do espaço nacional, por consequência, se modificam. As “regiões naturais” não mais explicariam um território cada vez mais urbanizado e tecnificado, e tampouco a divisão regional de 1942 teria efetiva capacidade de organizar as estatísticas territoriais e dar subsídios para a consecução dos Planos do Governo Federal.
Considerando o fragmento de texto apresentado, assinale a alternativa correta:
a. A regionalização do Brasil foi alterada em função da própria evolução do território, de modo que as regiões considerassem a evolução urbana e econômica.
b. As regiões brasileiras foram criadas a partir da década de 1990 em função da globalização da economia, de modo a facilitar os fluxos comerciais.
c. A regionalização de 1942 foi atualizada para estar mais adequada às demandas governamentais, permanecendo em uso até os dias atuais.
d. A divisão do país em regiões objetivou a organização dos estados e municípios por ordem alfabética, auxiliando nas políticas governamentais.
e. A regionalização do Brasil utilizou, como base, as características naturais e fisiográficas de cada fração do espaço geográfico, determinando assim os espaço econômicos.

Prévia do material em texto

1. 232GGR2983A - REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO 
Questionário
Atividade 4 (A4)
	Iniciado em
	sexta, 20 out 2023, 16:28
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	sexta, 20 out 2023, 16:51
	Tempo empregado
	23 minutos 38 segundos
	Avaliar
	3,00 de um máximo de 10,00(30%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Leia o trecho abaixo:
A divisão regional deveria oferecer aos planejadores novos subsídios válidos para a política de desenvolvimento regional, definição de um sistema hierarquizado de divisões para políticas regionalizadas de desenvolvimento, como para orientar a racionalização dos suprimentos dos serviços públicos e de infraestrutura.
BEZZI, M. L. Região: uma (re)visão historiográfica – da gênese aos novos paradigmas. Santa Maria (RS): Editora da UFSM, 2004.
 
Sobre os objetivos da regionalização, assinale a alternativa correta.
a. 
O objetivo da regionalização é fornecer informações subjetivas sobre o território, especialmente relacionadas aos aspectos naturais.
b. 
A regionalização tem por objetivo dividir o país somente em microrregiões, pois a escala de detalhe permite um maior entendimento das dinâmicas territoriais.
c. 
A regionalização é um processo em que as frações do espaço geográfico são categorizadas em paisagem e em lugar, facilitando assim o seu estudo.
d. 
O objetivo da regionalização é agrupar as frações do espaço geográfico que apresentam semelhanças, de modo a facilitar o processo de planejamento e gestão.
e. 
A divisão regional fundamenta-se na divisão dos estados brasileiros em macrorregiões, que se relaciona com as microrregiões, fornecendo dados para a análise territorial.
Alternativa incorreta. O objetivo da regionalização é fornecer informações objetivas sobre o território relacionadas aos aspectos naturais e aos aspectos humanos. Dessa maneira, a regionalização categoriza o país em regiões, e dividiu o Brasil em macro, meso e microrregiões, de forma a obter informações em todas as escalas de análise e assim compreender melhor o território.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: 
O objetivo da regionalização é agrupar as frações do espaço geográfico que apresentam semelhanças, de modo a facilitar o processo de planejamento e gestão.
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Hoje, vivenciamos a aceleração do processo de globalização, o qual nos dá a impressão de que o mundo caminha cada vez mais para uma economia unificada. Existem autores que chegam a anunciar o fim das regiões devido à homogeneização dos espaços e à uniformização dos processos sociais e econômicos.
BARROSO, R. C. A.; FONTANA, R. L. M.; RODRIGUES, A. J.; SILVA, J. A. B.; VIEIRA, J. D. Abordagens sobre a categoria região na história do pensamento geográfico. In: Geografia Cadernos de Graduação Ciências Humanas e Sociais, v. 3, n. 2, p. 27-36, 2016, Aracaju. Anais eletrônicos [...]. Aracaju: Editora Universitária Tiradentes, 2016. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/download/2236/1734/9521. Acesso em: 08 mai. 2022.
 
Com base no fragmento acima, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
 
I. No atual sistema capitalista, considerando a divisão social e territorial do trabalho, a acumulação do capital ocorre de maneira diferenciada, produzindo espaços geográficos diferenciados e articulados, com regiões que ainda compõem esses espaços geográficos.
PORQUE:
II. A região, por ser uma categoria do espaço geográfico, também incorporou as mudanças promovidas pelo capitalismo e pela globalização no mundo atual, de modo que as desigualdades geradas pelo sistema também podem ser regionalizadas. 
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
a. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
b. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. 
Alternativa correta. A asserção I é uma proposição correta, pois apesar do sistema globalizado causar a impressão de que somos uma única região, existem muitas desigualdades que podem se manifestar em regionalizações. A asserção II é uma proposição correta e justifica a I, pois as regiões incorporam tanto as igualdades quanto as desigualdades, se manifestando em novas regionalizações de acordo com o contexto econômico, político e social. 
c. 
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
d. 
As asserções I e II são proposições falsas.
e. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. 
Questão 3
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Leia o trecho abaixo:
A regionalização com vistas ao planejamento do desenvolvimento é aquela que facilita e alavanca a percepção da "utilidade da solidariedade" territorial por parte dos agentes políticos e econômicos habitantes de determinado território e a instrumentalização para a estruturação de um sistema de planejamento assentado na mobilização de recursos disponíveis no território e controlado por agentes sociais que vivem no mesmo.
PAIVA, C. Á. “Re-gionalizar o RS para planejar o desenvolvimento endógeno dos territórios retardatários: um programa de pesquisa em curso” In: THEIS, I. M. (Org.). Desenvolvimento e território: questões teóricas, evidências empíricas. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2008.
 
Com base no fragmento acima, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I. A divisão regional do Brasil foi elaborada com o intuito de compreender como as dinâmicas territoriais se processaram ao longo do tempo, e de que forma o planejamento seria realizado para otimizar recursos e desenvolver outras áreas.
PORQUE:
II. A regionalização do Brasil foi de grande importância, contribuindo no desenvolvimento igualitário de todas as regiões desde a década de 1960, de modo a ser atualizada na década de 1980 para melhorar ainda mais a divisão de recursos.
 
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
a. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. 
b. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
c. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. 
d. 
As asserções I e II são proposições falsas.
Alternativa incorreta. A asserção I é uma proposição correta, pois a regionalização tem por objetivo reunir as frações do espaço geográfico que apresentem características em comum, de modo a serem analisadas de forma conjunta com suas influências e seus impactos regionais. A asserção II é uma proposição falsa, pois apesar da intenção da regionalização em detectar os problemas para reduzir as desigualdades, as políticas públicas ainda não conseguiram equacionar o problema, existindo ainda grandes disparidades regionais.
e. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Questão 4
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Leia o trecho a seguir:
Para além do território, outro entendimento necessário nos processos de regionalização diz respeito à noção de região, que está relacionada a dois princípios fundamentais: o de localização e o de extensão de certo fenômeno, ou ainda uma referência aos limites habituais atribuídos à diversidade espacial. A região também tem um sentido conhecido como unidade administrativa e, neste caso, a divisão regional é o meio pelo qual se exerce frequentemente a hierarquia e o controle na administração dos Estados.
GOMES, P. C. C. “O conceito de região e sua discussão”. In: CASTRO, I. E.; GOMES, P. C. C.; CORRÊA, R. L. G. Conceitos e temas. 6ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
 
Considerando o fragmento de textoapresentado, analise as afirmativas a seguir:
I. A região deve ser vista como um produto de um processo social que, devido a sua complexidade, também se define pela escala geográfica. 
II. Os condicionantes históricos e as forças presentes em uma determinada fração do espaço geográfico podem modelar os limites de uma região, que passam a ser aceitos e legitimados à medida em que dão respostas às demandas nela gerados.
III. A região pode ser entendida como uma categoria de análise que permite observar a reprodução de uma mesma forma de produção em diversas partes, de acordo com suas especificidades regionais.
IV. A região deve ser entendida como uma estrutura inflexível, cujos limites são fixados em termos geográficos ou jurisdicionais, desconsiderando os critérios usados para a sua definição. 
 
É correto o que se afirma em:
a. 
II, III e IV, apenas.
b. 
I, III e IV, apenas.
Alternativa incorreta. A afirmativa I está correta, pois a região é resultante das dinâmicas sociais que movimentam os fluxos econômicos, políticos e ambientais, conferindo características semelhantes que podem ser agrupadas. A afirmativa II está correta, pois os condicionantes históricos e as forças presentes no espaço geográfico como um todo podem modelar os limites de uma região, sendo legitimados de acordo com as respostas geradas. A afirmativa III está correta, pois a região é uma categoria de análise do espaço geográfico por reunir um conjunto de partes com uma mesma característica, permitindo comparações e outras avaliações. A afirmativa IV está incorreta, pois a região deve ser entendida como uma estrutura flexível, cujos limites não são fixados somente em termos geográficos ou jurisdicionais, mas também de acordo com os critérios utilizados para a sua definição.
c. 
I, II e III, apenas.
d. 
I, II, III e IV.
e. 
I, II e IV, apenas.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: 
I, II e III, apenas.
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Leia o trecho a seguir:
A criação do IBGE – a “maior agência de planejamento territorial do governo brasileiro” se dá num contexto de radical transformação do Estado brasileiro. [...] a partir da década de 1930 se acelera o processo de desmantelamento do “Estado oligárquico” existente, e a ação estatal ganha maior institucionalidade, se tornando mais complexa. [...] nesse contexto, “as políticas territoriais passam a ser postas como prioridade do Estado”, e a principal tônica da ação do Governo Vargas “residiu no aparelhamento do Estado, que centraliza o poder até então bastante dividido entre as oligarquias regionais”.
CONTEL, F. B. As divisões regionais do IBGE no século XX (1942, 1970 e 1990). In: Terra Brasilis (Nova Série), 3, 2014. Anais eletrônicos [...]. Revista da Rede Brasileira de História da Geografia e Geografia Histórica, 2014. Disponível em: http://journals.openedition.org/terrabrasilis/990. Acesso em: 08 mai. 2022.
 
Com base no fragmento acima, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:  
 
I. A regionalização do Brasil foi implementada devido à demanda governamental de tentar integrar as diferentes áreas do Brasil que não estavam relacionadas com os ciclos econômicos, de forma a promover o desenvolvimento econômico e social.  
PORQUE:
II. A primeira regionalização brasileira, baseada nas regiões fisiográficas, tinha como objetivo trazer uma nova síntese territorial na qual, ao mesmo tempo em que se valorizava e se exaltava o interior, buscava integrá-lo a partir do incentivo à ocupação territorial.
 
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
a. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
b. 
As asserções I e II são proposições falsas.
c. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. 
d. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. 
Alternativa correta. A asserção I é uma proposição correta, pois no final dos anos de 1930 buscava-se uma maior integração regional, fora das oligarquias já estabelecidas, para que o país pudesse se desenvolver de forma menos desigual a partir da descentralização e ocupação do interior. A asserção II é uma proposição correta, mas não justifica a I, pois complementa a informação quando comenta sobre a base teórica utilizada na elaboração da regionalização, bem como os objetivos da sua criação. 
e. 
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. 
Questão 6
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Para Hettner, a Geografia é uma ciência que estuda “a diferenciação de áreas”, ou melhor, a ciência que objetiva explicar “por que” e “em que” diferem as diversas partes (regiões) da superfície terrestre. Considera que o caráter singular das diferentes parcelas do espaço decorre da particular forma de inter-relação dos fenômenos. A Geografia seria, assim, o estudo dessas formas de inter-relação dos fenômenos na superfície terrestre.
BARROSO, R. C. A.; FONTANA, R. L. M.; RODRIGUES, A. J.; SILVA, J. A. B.; VIEIRA, J. D. Abordagens sobre a categoria região na história do pensamento geográfico. In: Geografia Cadernos de Graduação Ciências Humanas e Sociais, v. 3, 2016, Aracaju. Anais eletrônicos [...]. Aracaju: Editora Universitária Tiradentes, 2016. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/download/2236/1734/9521. Acesso em: 08 mai. 2022.
Sobre o ensino de Geografia e a regionalização, analise as afirmativas a seguir:
I. Da mesma forma que Hettner definiu a Geografia, a importância do ensino da regionalização reside no fato de demonstrar as razões de uma determinada regionalização e a sua importância para a análise do espaço geográfico.
II. As diferentes regionalizações estão baseadas em aspectos econômicos, políticos, sociais e ambientais que refletem um dado momento histórico e são importantes para compreender o contexto em que foram criadas.
III. O estudo das regiões pouco contribui para o entendimento do espaço geográfico e dos acontecimentos no cotidiano do aluno, e deve ser abordado de forma superficial na educação básica.
IV. As regiões são de grande importância no entendimento das dinâmicas do espaço geográfico, pois cada delimitação demonstra um fenômeno, contribuindo em diferentes áreas do conhecimento.
É correto o que se afirma em:
a. 
I, III e IV, apenas.
b. 
I, II, III e IV.
c. 
I, II e IV, apenas.
d. 
I, II e III, apenas.
Alternativa incorreta. A afirmativa I está correta, pois a forma como Hettner definiu a Geografia também esclarece a importância da regionalização e do seu ensino para a compreensão das dinâmicas espaciais. A afirmativa II está correta, pois as diferentes regionalizações estão baseadas em elementos que se alteram com o tempo, e por isso estudar as regionalizações, mesmo que passadas, são importantes para compreender o contexto histórico envolvido. A afirmativa III está incorreta, pois o estudo das regiões é essencial para o entendimento do espaço geográfico e dos acontecimentos no cotidiano do aluno, devendo ser abordado de forma a articular as realidades vividas com os conceitos em sala de aula. A afirmativa IV está correta, pois as regiões são de grande importância no entendimento das dinâmicas do espaço geográfico, visto que cada delimitação demonstra um fenômeno, contribuindo em diferentes áreas do conhecimento.
e. 
II, III e IV, apenas.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: 
I, II e IV, apenas.
Questão 7
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Leia o trecho a seguir:
A forma como se estabelece um recorte regional para alicerçar um projeto de desenvolvimento traz, amiúde, questionamentos sobre a sua pertinência, legitimidade e coerência. Considera-se, neste estudo, que a construção de uma região não é obra do acaso, mas sim produto de um contextohistórico e geográfico. Não se pode argumentar que há regiões naturais ou que as demarcações de territórios correspondem a uma visão consensual de todos os atores sociais envolvidos.
FILIPPIM, E. S. Administração pública e desenvolvimento sustentável: um estudo sobre a região da Associação dos Municípios do meio Oeste Catarinense. 2005. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) — Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.
 
Sobre o processo de regionalização, assinale a alternativa correta.
a. 
As regiões homogêneas foram elaboradas a partir de critérios naturais e humanos, sendo o critério principal o humano e o critério secundário os elementos naturais. 
b. 
As regiões geográficas foram elaboradas a partir de critérios naturais e humanos, sendo o critério principal o natural e o critério secundário os elementos humanos.
Alternativa incorreta. As regiões naturais foram o único critério utilizado na divisão regional da década de 1940, pois era o conhecimento e o entendimento de região que se tinha na época. As regiões são definidas a partir de critérios de semelhança, de forma mais precisa e objetiva possível, para que possa ser usada em diferentes finalidades e ter a mesma interpretação. As regiões geográficas foram elaboradas a partir de critérios naturais e humanos, sendo o critério principal o humano e o critério secundário os elementos naturais. As regiões homogêneas, por sua vez, foram elaboradas a partir de critérios naturais e humanos, sendo o critério principal o natural e o critério secundário os elementos humanos. 
c. 
A evolução do conhecimento geográfico permitiu que a divisão regional contemplasse tanto os critérios naturais quanto os critérios socioeconômicos, já que todos os elementos interferem nas dinâmicas territoriais.
d. 
As regiões naturais só poderiam ser usadas em uma divisão regional caso fossem associadas aos elementos socioeconômicos, exatamente como foi feita na regionalização da década de 1940.
e. 
As regiões são definidas de forma aleatória e subjetiva, a partir de dados coletados em campo e interpretados de maneiras diferentes, de acordo com a formação do pesquisador. 
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: 
A evolução do conhecimento geográfico permitiu que a divisão regional contemplasse tanto os critérios naturais quanto os critérios socioeconômicos, já que todos os elementos interferem nas dinâmicas territoriais.
Questão 8
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Na metade do século XX ocorreram várias transformações políticas, econômicas, sociais, filosóficas, científicas e tecnológicas no mundo. Essas mudanças atingiram a ciência geográfica, provocando um processo de renovação e mudanças. A partir da década de 1950, a geografia tradicional entrou em declínio e, na década de 1970, encontra-se quase que praticamente extinta. A partir da década de 1950, a geografia partiu para novos caminhos.
BARROSO, R. C. A.; FONTANA, R. L. M.; RODRIGUES, A. J.; SILVA, J. A. B.; VIEIRA, J. D. Abordagens sobre a categoria região na história do pensamento geográfico. In: Geografia Cadernos de Graduação Ciências Humanas e Sociais, v. 3, n. 2, p. 27-36, 2016, Aracaju. Anais eletrônicos [...]. Aracaju: Editora Universitária Tiradentes, 2016. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/download/2236/1734/9521. Acesso em: 08 mai. 2022.
 
A renovação da geografia provocou uma série de debates e reflexões sobre as categorias do espaço geográfico, o que impactou na regionalização brasileira. Neste sentido, é correto afirmar:
a. 
As regionalizações administrativas representam uma regionalização historicamente construída que tem como base o conceito de região natural.
b. 
Os pressupostos da nova geografia influenciaram a nova regionalização do IBGE de 1969/1970, como o uso da hierarquização/influência das regiões funcionais/nodais brasileiras.
c. 
As regionalizações administrativas representam uma regionalização historicamente construída que tem como base o conceito de região natural.
d. 
A primeira regionalização brasileira foi elaborada em 1945 e sofreu poucas modificações desde então, sendo usada até os dias atuais.
e. 
A primeira regionalização brasileira foi baseada em critérios metodológicos indiscutíveis, que consideraram os aspectos humanos em detrimento dos critérios naturais. 
Alternativa incorreta. A primeira regionalização brasileira foi elaborada em 1941, e sofreu várias modificações desde então, conforme o avanço da ciência e das discussões sobre o conceito de região. A primeira regionalização foi baseada em critérios metodológicos frágeis, que consideraram somente os elementos naturais. Com o tempo, as regionalizações passaram a ser construídas a partir de um conceito de região geográfica, unindo os elementos humanos e naturais a partir de uma visão mais objetiva. No entanto, a regionalização no período atual não se limita a dividir o território para melhor administrá-lo, e ainda contribui na disseminação das desigualdades regionais. 
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: 
Os pressupostos da nova geografia influenciaram a nova regionalização do IBGE de 1969/1970, como o uso da hierarquização/influência das regiões funcionais/nodais brasileiras.
Questão 9
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O território se caracteriza como um espaço que não pode ser considerado estritamente natural, nem unicamente político, econômico ou cultural: deve ser concebido por meio de uma perspectiva integradora entre as diferentes dimensões, a da sociedade e a da própria natureza.
HAESBAERT, R. O mito da desterritorialização: do “fim dos territórios” à multiterritorialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.
 
Com base no fragmento acima, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I. A caracterização do território e o entendimento das dinâmicas que operam em cada um deles permite elaborar divisões regionais mais precisas e assertivas, resultando em análises importantes para o planejamento territorial.
PORQUE:
II. A regionalização atua como um elemento integrador, pois ao utilizar critérios semelhantes para agrupar frações do espaço geográfico, a divisão regional permite o entendimento dos fluxos que promovem o desenvolvimento, auxiliando no planejamento e na redução da desigualdade regional.
 
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta
a. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. 
Alternativa correta. A asserção I é uma proposição correta, pois a partir da caracterização do território é possível entender as suas singularidades e as semelhanças com o seu entorno, de forma a equacionar problemas regionais. A asserção II é uma proposição correta e justifica a I, pois a regionalização permite o entendimento do território justamente por unificar os elementos semelhantes, auxiliando na compreensão de dinâmicas diversas. 
b. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. 
c. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
d. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
e. 
As asserções I e II são proposições falsas.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. 
Questão 10
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
As formas regionais do espaço nacional, por consequência, se modificam. As “regiões naturais” não mais explicariam um território cada vez mais urbanizado e tecnificado, e tampouco a divisão regional de 1942 teria efetiva capacidade de organizar as estatísticas territoriais e dar subsídios para a consecução dos Planos do Governo Federal.
CONTEL, F. B. As divisões regionais do IBGE no século XX (1942, 1970 e 1990). In: Terra Brasilis (Nova Série), 3, 2014. Anais eletrônicos [...]. Revista da Rede Brasileirade História da Geografia e Geografia Histórica, 2014. Disponível em: http://journals.openedition.org/terrabrasilis/990. Acesso em: 08 mai. 2022.
 
Considerando o fragmento de texto apressentado, assinale a alternativa correta: 
a. 
A regionalização do Brasil foi alterada em função da própria evolução do território, de modo que as regiões considerassem a evolução urbana e econômica. 
b. 
As regiões brasileiras foram criadas a partir da década de 1990 em função da globalização da economia, de modo a facilitar os fluxos comerciais.
c. 
A regionalização de 1942 foi atualizada para estar mais adequada às demandas governamentais, permanecendo em uso até os dias atuais.
d. 
A divisão do país em regiões objetivou a organização dos estados e municípios por ordem alfabética, auxiliando nas políticas governamentais.
e. 
A regionalização do Brasil utilizou, como base, as características naturais e  fisiográficas de cada fração do espaço geográfico, determinando assim os espaço econômicos.
Alternativa incorreta. A primeira regionalização, em 1942, foi atualizada em duas ocasiões, resultando em duas outras regionalizações, com o objetivo de facilitar o entendimento das dinâmicas territoriais. A divisão do país em regiões objetivou a organização dos diferentes elementos que atuam no espaço geográfico, de forma a facilitar o entendimento dos fluxos envolvidos a partir de elementos naturais e humanos. 
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: 
A regionalização do Brasil foi alterada em função da própria evolução do território, de modo que as regiões considerassem a evolução urbana e econômica. 
Parte inferior do formulário
Terminar revisão

Mais conteúdos dessa disciplina